Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Outra hipotese que ja descartei. http://religiaoeveneno.com.br/discussion/comment/4991/#Comment_4991
O marketing catolico nao mudou nada de dois anos pra ca. Um milenio acostumado com monopolio nao se cura facil. A especialidade protestante de propaganda ainda continuara por um bom tempo.
Se quiser um pastor, vai até a esquina e ele estará na porta, pronto a lhe atender com uma oração, exorcismo ou até um culto improvisado para pequenos grupos.
Sem falar em que igreja católica é o lugar onde se vai aos domingos para assistir à missa e fim de papo, enquanto que as igrejas evangélicas muitas vezes se tornam o centro social das comunidades pobres, onde todos se encontram para discutir os problemas comuns ou apenas jogar conversa fora.
Valdemiro apostou todas as fichas no freak show dos "milagres" em massa.
O pensamento óbvio é que é preciso ser muito idiota para acreditar naquilo.
Uma conhecida crente, que de idiota não tem nada, ajudou a elucidar um pouco a coisa.
Conhecedora de meu colossal desprezo pelo Grotesco, alegou que na verdade seria a Fé dos crentes e não o Valdemiro em si a causa dos tais milagres, justificando assim sua crença nas apresentações do freak show.
Sendo o Índio Velho quem é, respondi com a pergunta "quantos milagres de cura Jesus realizou". Ela respondeu apenas "um monte", evidenciando a ignorância típica dos evangélicos quando surpreendidos por um questionamento bíblico que vai além de algum trecho convenientemente decorado.
Respondi que não, que em três anos de ministério Jesus fez por volta de vinte milagres de cura, o que daria um milagre a cada dois meses mais ou menos e ainda olha lá.
Então questionei se ela achava razoável a hipótese de que o Valdemiro realizasse - ou criasse o ambiente, como ela defendia - mais curas em um hora de programa do que o próprio Jesus em toda sua vida.
Como é anátema para crente admitir qualquer inferioridade comparativa do sr. Jesus, ela ficou sem resposta.
Mas foi um experimento interessante.
Entendo que tem gente tão fodida na vida que precisa se apegar a qualquer fio de esperança que lhe apareça, mesmo sendo ela o grotesco do Valdemiro.
Também tem o corporativismo espiritual dos crentes, aquilo que citei no Manual, "somos tão especiais que mesmo quando o pastor é um pilantra, Deus nos atende com tratamento VIP."
São dois pontos que melhoram o entendimento, mas não resolvem o imbróglio. Vamos seguir observando e ver no que dá. O desfecho deve ser muito didático.
Valdemiro e Macedo já são um subproduto do vácuo deixado pelo Catolicismo Conservador. Subproduto porque os evangélicos pentecostais absorveram os descontentes com o modernismo Católico da Teologia da Libertação, mas agora eles próprios sucumbem aos seus modernismos, ainda piores que aquele que os originou e produzindo crias piores ainda.
Por algum tempo deve predominar esta religiosidade neutra e difusa típica do brasileiro, aumentando em número um grupo que não existia, o dos "evangélicos não praticantes".
Depois pode aparecer algum sincretismo da moda que substitua o New Age ou mesmo um avanço do Materialismo Cientificista (uma visão de mundo adolescente, própria para um mundo cada vez menos adulto).
Em algum momento este castelo de cartas desaba, pois como muito bem colocado em O Jardim das Aflições, a sustentação da sociedade é um equilíbrio entre religião e civismo, com o esvaziamento da religião o civismo deveria progredir em uma taxa compensatória. Como não se vê isto, pelo contrário, religião e civismo se enfraquecem, um dos dois terá que passar por uma renovação traumática, de preferência antes que as forças do caos aproveitem o momento.
Foi ao Roberto Damasio que me referi certa vez quando disse que todo o staff do Valdemiro tinha cara de quem já puxou cadeia.
Na época os lugares-tenentes do Grotesco eram o Damásio e um "bispo" negro magricelo de olhos esbugalhados que era ruim que dói de TV, até para os padrões do Valdemiro.
Certamente tiveram desavenças quanto à divisão do butim e o Damásio deve ter pensado que se aquele rastaquera se deu bem, ele haveria de se dar melhor. Errou. O público o viu como imitação barata do Valdemiro.
Na minha concepção, tornar-se imitação barata do Valdemiro deveria ser castigo reservado aos piores pecadores nos mais profundos círculos do inferno. E o cara fez isto por opção...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Alem da vocacao exigida, os custos e o tempo para formar um padre sao muito maiores, mesmo comparando com as igrejas protestantes serias, mesmo a ICAR tendo cortado alguns gastos (disseram-me que nao ensinam mais latim nos seminarios, o que e um absurdo).
Igrejas como a do Valdemiro devem formar seus pastores e ate bispos num intensivao de final de semana. A maioria nunca deve ter lido um livro inteiro na vida, seja um livro da biblia, de teologia ou historia.
Ooooo quêêêêêêêêêê????????????????
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Fazendo uma busca rapida na internet, os seminarios ainda ensinam latim, grego e aramaico. Pelo menos uma lingua sacra o padre deveria saber, e para os catolicos tem que ser latim. A lingua comum dos cardeais em Roma e latim, todos os documentos da Igreja estao em latim, as obras teologicas foram escritas originalmente em latim. Alem do latim hoje ser uma lingua "imutavel", justamente por estar "morta". Toda a unidade da Igreja depende de que seu clero saiba latim. Acho que ela se enganou.
A ICAR nao tem que concorrer com as igrejas protestantes em quantidade, ela nunca conseguira isso, a nao ser que deixe de ser a ICAR, ja que qualquer sem nocao como Valdemiro pode se tornar um clerigo de "primeiro escalao" no protestantismo . Ela precisa mostrar e superioridade. Cortar custos da formacao do padre e o maior tiro no pe que a Santa Madre Igreja pode dar.
E tragicomico.
O amedontrador e que se chegarmos ao Caos, o Principio de Ordem que vem depois e simplesmente imprevisivel.
Muitos podiam apontar sinais da decadencia de Roma com a queda dos valores civicos, mas ninguem poderia prever que cairiam invadidos por barbaros analfabetos e logo depois a Europa inteira estaria sob uma unidade crista e tornar-se-ia uma sociedade feudal.
Estou assistindo alguns videos do sujeito. Mais um grotesco.
O império caiu devido à sua própria decadência.
Parece que Valdemiro teve o discutível mérito de ser mais cara-de-pau que todo mundo.
Antes dele parecia haver um certo cuidado, do tipo "não exagera nos milagres para o povo não desconfiar".
O Grotesco apostou na fórmula inversa, quanto mais absurdo mais crível para o público dele. Pelo jeito acertou, já que mesmo a citada evangélica que está longe léguas do padrão tábula rasa do fiel da Mundial tava citando condicionais prá defender o sujeito.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Embora o marketing agressivo ja fosse uma caracterisica protestante e as curas milagrosas por meio de uncoes caracteristicas pentecostais, Valdemiro inovou com sua producao em escala industrial de milagres e sua publicidade grotesca.
Como descrito em "Bilionarios por acaso" as vezes apeans o pioneirismo ja atrai sucesso por si so.
Ainda nao sei se ele fez isso conscientemente ou so percebeu o sucesso apos o inicio das atividades milagreiras.
A esperteza daquela turma é mesma notória.
Botaram no ar um programa igualzinho ao do Grotesco. Muitos desavisados depositarão dinheiro na conta da Universal pensando estar ajudando o Valdemiro.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!