Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Pesquisadores identificam substâncias naturais para uso como repelentes

JohnnyJohnny Membro
Nova geração de repelentes pode revolucionar o combate a insetos e pragas. As substâncias foram identificadas a partir do estudo dos neurônios olfativos de moscas-da-fruta.

Por: Cássio Leite Vieira

Publicado em 29/11/2013 | Atualizado em 29/11/2013


Pesquisadores dos Estados Unidos identificaram quatro substâncias naturais que poderão ser usadas como repelente de insetos. (foto: Gabor Bibor/ Sxc.hu)


Estudo mostrou o caminho para a obtenção de uma nova geração de repelentes contra insetos, ao descobrir compostos com essa propriedade mais baratos, seguros para humanos e que não dissolvem o plástico. E, de quebra, o grupo responsável pela pesquisa ainda fez uma descoberta básica importante sobre a morfologia de insetos, considerada uma revolução na área que estuda o olfato.

Pode-se dizer que a equipe de Anandasankar Ray, da Universidade da Califórnia, em Riverside (EUA), iniciou o experimento pelo caminho inverso: primeiramente, identificou que neurônios eram responsáveis por fazer o inseto evitar um repelente. E essa estratégia levou à seleção de quatro substâncias que podem ser o ponto de partida para uma nova geração de repelentes contra insetos e, talvez, também pragas da agricultura.

O mais comum dos repelentes atuais, o DEET, está há cerca de 60 anos no mercado, é caro, faz mal à saúde de mamíferos e tem a desvantagem de dissolver plásticos

Ray e colegas usaram a Drosophila melanogaster modificada geneticamente para que os neurônios olfativos dessas moscas-da-fruta brilhassem em verde fluorescente quando ativados pelo princípio ativo do mais comum dos repelentes atuais, o DEET – há cerca de 60 anos no mercado, o DEET (sigla para N, N-dietil-m-toluamida) é caro, faz mal à saúde de mamíferos – inibe a enzima acetilcolinesterase – e tem a desvantagem de dissolver plásticos.

Nas mosquinhas modificadas, os pesquisadores conseguiram localizar o receptor do DEET: a proteína Ir40a. Ela está nos neurônios olfativos de uma região da antena da Drosophila pouco estudada e conhecida, o sáculo, com forma de poço. Descoberto o receptor, a equipe selecionou, entre cerca de 400 mil substâncias, aproximadamente 200 candidatos ao posto de repelentes naturais. Quatro desses compostos ativaram os neurônios do sáculo e mantiveram afastados tanto a Drosophila quanto mosquitos Aedes. Ou seja, comportaram-se como repelentes. Ray e equipe publicaram os resultados em Nature (02/10/13).



Já aprovadas

A vantagem é que essas substâncias selecionadas são baratas, podem ser fabricadas em grandes quantidades e não têm efeitos colaterais para humanos e outros animais. Além disso, não dissolvem plásticos. Três delas são aprovadas pelo FDA (órgão que regula o comércio de drogas e alimentos nos EUA) como flavorizantes e são usadas em comidas.

E a parte mais peculiar da descoberta: as substâncias têm cheiro de uva.

Poderiam, então, ser aplicadas a mosquiteiros, cortinas e até roupas. A universidade já entrou com o pedido de duas patentes.

Segundo Ray, a proteína Ir40a está presente em muitos insetos e pragas. Assim, é possível que os repelentes recém-descobertos possam também servir para manter afastados piolhos, percevejos, formigas, baratas etc. E serem usados na agricultura para evitar a aproximação de pestes, bem como em áreas atingidas por doenças que são transmitidas por insetos, como dengue, malária, febre amarela.

Cássio Leite Vieira
Ciência Hoje/ RJ

Post edited by Johnny on

Comentários

  • 4 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Falando nisso com 6 meses meu filhote vai poder usar repelente: recomendaram Johnsons e Turma da Mônica.

    Ele fica com as pernas todas picadas por pernilongos.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • I do not believe ... you still here?
  • sybok escreveu: »

    Deram para esse invento moderno incrível o nome de véu de berço. ;)



    Aka mosquiteiro. Temos alguns, mas quando ele não está no berço ele é vitima desses predadores.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.