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O GIGANTE: Nelson Mandela (MADIBA)

Saudações a todos


Introdução ao tema:
“Hoje(05-12-2013) o mundo perdeu um dos verdadeiros gigantes do século passado» disse o ator Morgan Freeman, que interpretou o líder sul-africano no filme "Invictus", realizado por Clint Eastwood e nomeado para os Óscares em 2009.”
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=3572627&page=2

Minhas considerações:
Assisti a esse filme há uns anos atrás, me encantei por Madiba, principalmente interpretado por Morgan Freeman.
O filme todo é um manifesto a solidariedade e nos leva a reflexão do tema humanidade, além de parte do conhecimento da história do povo da África do Sul, contado pelo ponto de vista de um verdadeiro africâner.
E assim, no decorrer do filme vamos vendo um homem ser forjado em sua amplitude, seja enquanto ser humano, estadista, líder revolucionário, filósofo(porque não dizermos). Apaixonado por seu povo e pelos africâneres, fossem eles negros ou brancos.


Como Nelson disse em tribunal:

“Quero deixar claro que não sou racialista e detesto racialismo, porque o encaro como algo bárbaro, quer proveniente de um negro, quer de um branco. A terminologia que empregarei é forçosa dada a natureza da solicitação que estou fazendo.”

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/12/1381499-sou-um-negro-no-tribunal-dos-brancos-disse-mandela-em-julgamento.shtml


OBJETIVO DESTE TÓPICO:

- QUAL A REAL IMPORTÂNCIA DA LEI ABAIXO DESTACADA PARA UMA CONSCIÊNCIA DE IGUALDADE NO BRASIL?

Educação no Brasil: Lei 10.639/03 e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm


LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.



SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - Reflexão
http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/01/lei-10-639-03-completa-uma-decada


Então se os nobres colegas do RV me ajudarem a trazer esta temática em homenagem ao Madiba que aprendi a admirar. Agradeço.


Ps.: Raphael, Fernando_Silva ou Acauan.
Antes de uma resposta de vcs(havia postado pergunta antes um pouco) resolvi me aventurar nesta publicação.
Se acaso a mesma estiver fora de algum parâmetro. basta me avisar e apagar.


Obrigada desde já pela atenção de todos.


Abraços fraternos a todos os participantes
Silvana

Comentários

  • 20 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1758
    A verdadeira face de Nelson Mandela

    Dedico este artigo ao povo sul-africano, especialmente às vítimas do apartheid, do terrorismo comunista, da barbárie de Mandela, do regime do CNA e dos genocídios. Descansem em paz.

    PRÓLOGO

    Para o historiador John Dalberg-Acton, o 1º barão Acton, o guia da História não é Clio, uma das musas gregas inspiradoras das ciências, literatura e arte. Este papel caberia a Radamanto, um dos juízes do mundo dos mortos, carrasco dos injustos e vingador dos inocentes.

    Nunca este espírito foi tão necessário quanto hoje, em um mundo onde a mídia de massa distorce os fatos a serviço das mais infames agendas políticas.

    Nelson Mandela, assim como muitos falecidos, goza de uma injusta reputação de herói e libertador perante a opinião pública. Seus métodos, motivação e legado, porém, são nefastos.

    A finalidade deste artigo é expor a verdadeira face do mais querido assassino e terrorista da História.
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes

    Sybok, gentil de sua parte vir contribuir neste tópico que abri em temática transversal ao homenageado no título do tópico...

    Agradeço sua presença(aproveitando estendendo aos demais participantes), pois ajudará a refletir sobre as diversas problemáticas que envolvem o contexto.

    Comecemos então...
    Sybok disse: Pois é, falam sobre as coisas boas, mas omitem que a forma de luta escolhida foi o terrorismo.

    Sybok, terrorismo é a sinonímia da morte de inocentes, não importando o contexto não pode ser usado como um meio. Nisso concordamos.

    Sybok disse: Não acho que um terrorista seja exemplo de humanidade ou de solidariedade.

    Concordo.
    Porém, faço a seguinte ressalva...
    Quando afirmei ter passado a admirar Mandela, destaco não ter sido por conta de um filme contado por ele(africâner) dentro de uma visão unilateral...
    Mas do contexto humano transformador que ocorreu nesse homem, e a partir dele as mudanças ocorridas no sentido amplo de combate a segregação, fora também da África.
    Percebamos que muito pouco havia para ser diferente no caso dos africanos do sul, que eram e ainda são divididos em posicionamentos dentro de suas próprias tribos e clãs. A opção político-ideológica no inicio de seu ativismo, seguiu o mais óbvio que lhe podia parecer, a “definição de liberdade coletiva(familiar de clã(*)” dentro do discurso de Marx, ora, quem poderia imaginar outro discurso mais próximo daquelas circunstâncias, Poderíamos esperar um discurso democrata em um país dividido por um sistema de Apartheid instituído por um povo Imperialista(Britânicos)?(**)


    Entendamos a concepção de coletivo social que Mandela compreendia:

    (*) Mandela disse: “Na cultura africana, os filhos e as filhas das nossas tias e tios são considerados irmãos e não primos. Não fazemos as mesmas distinções de parentesco que os brancos fazem. Não temos meios irmãos ou meias irmãs, a irmã da minha mãe é minha mãe, o filho do meu tio é meu irmão e os filhos do meu irmão são meus filhos.”

    http://www.planeta.pt/publisher/wp-content/files_mf/1333016342UmLongoCaminhoMandela_extract.pdf


    Ele queria a elevação dos negros ao escopo dos brancos, mas sabemos que dependendo da situação excessos podem ocorrer durante um processo conturbado...
    Não estou advogando em nome de ninguém, somente destacando que a “liberdade” ou o que se entende por liberdade, em toda a história da humanidade nunca foi um processo muito tranqüilo.
    Observemos então que o máximo que os africâners podiam reivindicar era igualdade e direitos civis básicos de ir e vir em seu próprio país...

    Claro que para um país dividido e oprimido, óbvio que a esquerda e suas idéias seriam abraçadas pelos oprimidos da época.

    O interessante que destaco neste ponto é que em um país tão desigual os direitos dele foram preservados enquanto preso político, havendo tempo e oportunidade para que Mandela pudesse amadurecer sua visão de liberdade/equidade africana, e ele mesmo perceber que cumpriu a pena que lhe foi impugnada(não foi resgatado por seus semelhantes) e nem assassinado, tendo seus direitos civis preservados, podendo sair vivo para disputar como presidente...


    Sybok disse: A luta contra um mal faz do sujeito automaticamente um herói?

    Paulo Kogos disse: “O maior crime do Apartheid talvez tenha sido o Ato da Terra de 1913, que reservava 87% da terra do país para posse dos brancos e segregava etnias negras em territórios etnicamente homogêneos e administrativamente autônomos conhecidos como Bantustões. Havia 10 deles. O resultado foi um roubo massivo da terra legítima dos negros, que ficaram também impedidos de adquirir terras.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1758&comments=true#ac61740


    Na verdade segundo entendo, ninguém é herói de nada quando se fala em terrorismo.

    Mas o terrorismo não foi instituído primeiro pelos estrangeiros colonizadores???
    Do direito a propriedade e direito de ir e vir em seu próprio país, pois a hereditariedade lhes deu esse direito adquirido, ou não?

    Segue a reflexão: De quem era a terra originalmente?
    Das etnias negras, dos Britânicos, dos Holandeses que também ocuparam junto com os britânicos as:
    Paulo kogos disse: “reservas de diamantes e metais preciosos que foram descobertas na África do Sul entre as décadas de 1860 e 1880. O atual território do país era dividido em províncias britânicas, estados africâneres (etnia sul-africana descendente dos brancos nascidos na África) de colonos europeus, principalmente holandeses) e territórios nativos.”

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1758&comments=true#ac61740


    Paulo kogos disse: “Na era do apartheid, a hostilidade entre os Xhosas (grupo étnico de Mandela) e os Zulus (do atual presidente, Jacob Zuma), foi pelo menos tão intensa como aquela entre negros e brancos; naqueles dias, os Zulus se uniram aos brancos contra os Xhosas, bem como as minorias de indianos e mestiços. A África do Sul era então, e continua a ser, uma nação híbrida de etnias, que inclui uma miríade de grupos adversários.


    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1758&comments=true#ac61740


    Eu acrescentaria que muito vorazes e demasiadamente bárbaros em suas conquistas, mas seguindo com a evolução da sociedade que no caso da áfrica ainda anda a passos lentos...

    Mas vamos entender quem eram os Zulus...
    Site citado publicou: A história de Shaka Zulu, líder africano que expandiu a nação zulu, num feito comparável a Alexandre o Grande, mas também terminou sua vida como ditador insano.(...)

    (...) Na batalha contra os Lenganis, Shaka ordenou uma marcha silenciosa. Na manhã seguinte o clã adversário acordou cercado por guerreiros Zulus. Foi à vingança contra o clã que expulsara a mãe e ele há anos atrás. Todos os desafetos pessoais foram empalados por estacas de bambu, e depois de horas de sofrimento, queimados ainda vivos. Os chefes apenas tinham o pescoço quebrado, numa morte rápida e sem sofrimento, e no final, absorveu os regimentos Langani no seu exército.”

    (...)No dia 22 de Setembro de 1828, vários conspiradores se reuniram, foram ao Kraal de Shaka, e sem que este pudesse esboçar um gesto de defesa, lhe espetaram fundo e por diversas vezes as mortais azagaias.

    Terminava assim o homem que criou a Nação Zulu.

    http://www.exploreafricadosul.com.br/kwazulunatal/shaka.asp


    Então renovo teu questionamento...
    Sybok disse: A luta contra um mal faz do sujeito automaticamente um herói?

    Não, mas pode dar sentido a toda uma história de lutas desumanas e que no final levou como o exemplo acima, ao assassinato de Shaka líder comparado a Alexandre o Grande por seu próprio clã...

    Já no caso de Mandela, o mesmo viveu entre os seus(povo) e morreu por complicações de uma doença crônica adquirida nos tempos de prisão...

    Tenho certeza de que se Mandela tivesse permanecido tão covarde como os tribunais atestaram, o mesmo teria sido assassinado por seus semelhantes desgostosos há muito tempo.

    Ou por uma de suas ex-mulheres... rs

    Homenagem do povo africâner em frente a sua residência que fica em Johanesburgo:
    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/12/09/mandela-passou-seus-momentos-finais-ao-lado-de-ex-e-da-atual-mulher-diz-amigo.htm#fotoNav=224


    Primeira casa de Mandela:
    http://g1.globo.com/mundo/morte-nelson-mandela/noticia/2013/12/primeira-casa-de-mandela-em-johanesburgo-expoe-desigualdades.html


    Sybok disse: Isso tudo trata de ideologia não de educação.

    Sybok, sua experiência em escola pública, além de sua opinião, me são importantes.
    Portanto como vc muito bem destacou os aspectos políticos e culturais devem ser sempre avaliados para que os métodos educativos sejam livres de qualquer ponto negativo.

    Observemos então:
    Seppir: “O que se espera é que os mais jovens, que estão tendo acesso ao conhecimento sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, que nenhum de nós de gerações anteriores recebeu, possam contribuir de forma mais efetiva para um Brasil democrático, pautado no respeito à diversidade.”

    http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/01/lei-10-639-03-completa-uma-decada


    Neste aspecto, concordo com a valorização e resgate da auto-imagem da cultura afro-descendente, da atual nação Brasileira.

    Porém, devemos também lembrar que a escola deve dar espaço as pluralidades raciais respeitando e valorizando os demais integrantes dessa comunidade plural.
    Sendo assim, toda a comunidade educativa deve ter o mesmo espaço dentro da escola idealizada para a diversidade de raças existentes hj na escola pública.

    A palavra deve ser o equilíbrio no processo.

    Viviane farias disse: às contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.


    http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/preciso-valorizar-diversidade-sociocultural-dentro-sistemas-ensino-643786.shtml

    abraços fraternos a ti prezado Sybok
    abraços fraternos a todos os demais participantes
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Fernando_silva
    Saudações aos demais participantes

    Fernando, li toda a sua observação, achei interessante as colocações do Paulo Kogos, foram tão interessantes que acabei por utilizar como links acima em minhas colocações.

    peço a ti para deixar por enquanto em aberto minha resposta a tua explanação.
    Volto outro momento, preciso sair um pouco agora.

    Obrigada.

    abraços fraternos a ti Fernando
    abraços fraternos a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Fernando_Silva
    Saudações aos demais participantes


    Fernando, fazendo um breve comentário sobre o texto por ti apresentado.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1758


    Segue então minhas considerações:
    Existiu um período histórico na África em que Nelson Mandela passou a limpo a nação Arco-ìris, foi feito através do que eles chamaram de : Comissão para a Verdade e Reconciliação (CVR).

    Portal Ibase publicou: A comissão de Verdade e Reconciliação (CVR) foi criada pela Lei de Promoção da Unidade e Reconciliação Nacional de 1995(na Àfrica do sul), com a tarefa de investigar e registrar os casos mais graves de violação de direitos humanos ocorridos entre 1960 e a primeira eleição democrática em 1994 Para esse fim, a Comissão foi composta de três comitês: o Comitê de Violações de Direitos Humanos, o Comitê de Anistia e o Comitê de Reparações e Reabilitação.(...)

    (...) Cerca de 10% das vítimas que se apresentaram prestaram testemunho em audiências públicas, transmitidas pela televisão para todo o país. Foram esses relatos terríveis de atos de violência patrocinados pelo Estado, nos quais estava baseado o regime do apartheid, que talvez tenham causado o maior impacto no país.

    http://www.ibase.br/site-antigo/modules.php?name=Conteudo&pid=902


    Inclusive existe um filme que assisti há um tempo atrás.
    O filme retrata esse período na Àfrica e chama-se: Um Amor em África, 2004.

    Frank Räther (lk) : Em 29 de outubro de 1998, o arcebispo Desmond Tutu entregou ao então presidente da África do Sul, Nelson Mandela, cinco pesados volumes com um total de 3.500 páginas. Eles continham a documentação dos trabalhos da comissão dirigida por Tutu e que tinha por missão passar a limpo o passado de violência do regime do apartheid.
    A meta era esclarecer os crimes cometidos no país, evitando que a África do Sul se desmantelasse após o fim do apartheid e permitindo um recomeço com a participação conjunta de agentes e vítimas de atos de violência. Àqueles que estivessem dispostos a falar abertamente sobre as violações que tivessem cometido, acenava-se com a anistia.
    http://www.dw.de/dez-anos-de-comissão-de-verdade-o-difícil-legado-na-áfrica-do-sul/a-3751436


    Então, creio que cabe aqui relembrar que Mandela não estava assumindo mais o papel de terrorista e sim de conciliador.


    abraços fraternos a ti
    abraços fraternos a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes

    Sybok disse: Dito isso, não me entra na cabeça como podem estar falando desse sujeito como se fosse um Gandhi e como podem ter dado a ele o Nobel da Paz.

    hahaha. Um bom questionamento.

    Prezado Sybok, as vezes as pessoas se reinventam. Elas passam por um processo transformador, algo digno de homens capazes de se agigantar e superar seus "demônios".
    No caso do Mandela, aconteceu esse algo transformador. Alguns alegaram que foi a religião. Outros que foi o próprio Mandela que amadureceu mais o perfil de seu pai a quem ele chamava de líder conciliador... Enfim, isso não importa o que importa é que o homem recebeu um Nobel, com a permissão de uma nação que lhe ama muito, a nação Arco-Íris...
    Sybok disse: Até o fim ele se recusou a renunciar ao terrorismo. Ofereceram a ele a liberdade, já velho, quando iniciaram as pressões internacionais e a campanha "free Mandela", em troca dele renunciar publicamente ao uso da violência, proposta que ele recusou.
    Ele comandou de dentro da cadeia atentados em Shoppings e Aeroportos, como fazem os traficantes aqui que de dentro da cadeia continuam comandando o trafico.

    Sybok, por favor, onde leu isso?
    Essas afirmações sobre ele comandar terrorismo de dentro da cadeia?
    Poderias colocar o link para eu verificar, não sei não, devemos ler com cuidado as fontes e autores...
    Se acaso isso tivesse acontecido ele teria sido penalizado de alguma forma pela Anistia Internacional e pelos Direitos Humanos. Esse último organismo inclusive o questionou algumas vezes dentro da penitenciária ao qual ele respondeu sempre de forma conciliadora.
    Sybok disse: Digam o que quiserem sobre os méritos dele, mas entre esses méritos não estava ser um homem da paz e sim do terror.

    hahaha. Um homem negro de mente politizada conforme sua concepção agregadora familiar, dificilmente pode ser somente um demônio, em algum momento ele será um anjo. Pois, a imensa nação de africâners o percebiam assim...
    Sybok disse: Pois é, mas esse homem do discurso para a midia internacional sobre a "nação arco-íris", não me parece o mesmo homem que eu vi cantando "matem os brancos" e que instituiu um regime que aparentemente foi opressor com a minoria zulu, nem como o homem que falava sobre "liberdade", mas ao mesmo tempo em que criticava as democracias ocidentais, tecia elogios e ditaduras como a Cubana e se tornou amigo de tudo quanto foi crápula, a começar por Fidel e terminar em Muammar al-Gaddafi.

    Sybok, vemos muitas fotos estranhas, presidentes as vezes praticam protocolos e falam com pessoas de que as vezes não gostam. Por exemplo, Gandhi, não era um político com a força da expressão, ele foi um advogado que preferiu ser mais conselheiro político do que se tornar um. Por isso não vemos fotos ou imagens dele com nenhuma personalidade que possa gerar qualquer desconforto a imagem dele...

    Sybok disse: O quão filhos da puta eram ou ainda são os Zulus eu não sei, mas enquanto governo, se o CNA de Mandela se comporta com essa etnia como se comportaram os Nacionalistas contra eles, então cai por terra a noção de nação arco iris.
    Também parece haver genocídio contra brancos por lá desde o fim do apartheid.
    O Genocide Watch trata do assunto: http://www.genocidewatch.org/southafrica.html

    Puxa, eu não disse que os Zulus eram o que vc nominou... rs
    Disse que eles eram vorazes e bárbaros, e assim formaram a nação que formaram...

    Daí a eu tbm concordar com essa forma grotesca que eles tinham de agregar seus semelhantes, digo que é uma coisa nojenta mesmo. O que não faz com que mereçam ser tratados como animais, mas justifica uma relação mais conturbada entre essas tribos rivais. Isso é normal entre eles...

    Sybok disse: Se for por Winnie mandela, uma de suas ex, ele teria morrido com um pneu no pescoço.
    Ela defendia abertamente o necklacing:

    Era ela mesmo que estava com a atual viúva dele no leito de morte... rs

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/12/09/mandela-passou-seus-momentos-finais-ao-lado-de-ex-e-da-atual-mulher-diz-amigo.htm#fotoNav=224

    Realmente as vezes a gente fica sem saber se as pessoas mudam ou se as situações mudam... rs
    Mas no caso da Winnie ela não faria isso a ele. Ela foi sempre amiga dele.

    Sybok disse: Essas leis são papo furado, o fato é que a escola privada deve ter autonomia curricular, e o ensino publico deve ser abolido.

    Sybok, hahahahahaha.
    Menino, me responda para onde seriam remanejados todos os alunos da escola pública? rs

    Vc é um barato.
    Me lembrei de em outro tópico o Cabeção ter dito que o Mec deveria ser extinto... rs
    Ps.: (se não me engano foi sobre o Mec que ele falava)

    Vcs Heim?!!!


    abraços fraternos a ti
    abraços fraternos a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Na verdade, fazer crimes hediondos por motivos "políticos" é eticamente MAIS GRAVE do que fazer por motivos comuns, porque em parte grupo guerrilheiro que os faz é um proto-Estado que os está fazendo (inclusive porque quer negociar de igual para igual com o Estado oficial, e ainda mais em casos em que isso acabe acontecendo mesmo), e em parte, independentemente disso, um grupo guerrilheiro tem apoio de uma parte da sociedade, JUSTAMENTE, o que torna por exemplo, crimes machistas por possessividade masculina sobre as mulheres MAIS e não MENOS grave do que crimes comuns.
  • JohnnyJohnny Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Sybock escreveu:
    Seriam remanejados para a escola particular Silvana.
    Cada aluno na escola publica custa aos contribuintes cerca de 860 reais, tem escolas particulares que saem por 440 reais ou menos, tem faculdade custando 330 reais e eu pago na minha a distancia 260 reais.

    O ensino publico custa MUITO caro, mas caro que o ensino privado.
    Ao invés de pagar mais caro para manter o ensino publico, o governo poderia economizar uma grana preta oferendo bolsa escola no lugar do ensino publico.

    É quase assim com a saúde privada. Mas tem um probleminha aí. Coisas privadas objetivam LUCRO e não se tem lucro em cidadezinhas do interior. E quando o lucro é pouco, a qualidade acompanha. Fora que a qualidade de ensino em muitas escolas privadas é questionável, enquanto em muitas escolas municipais são dignas de primeiro mundo. O problema do Brasil não está nem na estatização e nem na privatização e sim no próprio modo como o brasileiro encara seus direitos e vê sua imagem junto ao poder público.

    http://noticias.terra.com.br/educacao/escola-privada-nao-e-sinonimo-de-qualidade-alertam-especialistas,a3def67f9720d310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
    Post edited by Johnny on
  • sybok escreveu: »
    O texto que você indicou é uma verdadeira piada:
    "Há uma falsa percepção de que escolas particulares são mais eficientes", explica a diretora.

    Nem o desempenho inferior das públicas na medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deve ser encarado como uma informação final e absoluta. No ano passado, a divulgação do Ideb 2011 mostrou que as escolas privadas atingiram índice de 6.5 nos anos iniciais do fundamental, 6.0 nos anos finais e 5.7 no ensino médio, enquanto as públicas ficaram com 4.7, 3.9 e 3.4 respectivamente (segundo as médias de todo o País). Priscila frisa a importância de relativizar o desempenho das instituições.

    Em um exercício de imaginação, a diretora do movimento Todos pela Educação sugere que os alunos, preservando suas condições socioeconômicas, fossem trocados de escola. A transferência colocaria os menos favorecidos em instituições particulares, enquanto crianças e adolescentes com maior contato com cultura e educação diariamente estudariam em colégios públicos. Nesse cenário, o melhor Ideb acompanharia a inversão, e a pior nota apontaria para as particulares.

    Ou seja, os números do Ideb demonstram a superioridade das escolas particulares, mas a tal diretora do "Todos pela Educação" dessa reportagem usa a "imaginação" para concluir que tudo é uma questão econômica e que se os alunos ricos frequentassem as escolas publicas, e os alunos pobres as particulares, as escolar publicas teriam uma nota melhor no Ideb...

    Alguma prova de que isso seria assim, além do uso da imaginação?
    Outro mito em relação às escolas particulares é o de que os educadores têm melhor instrução. "Os professores são formados pelas mesmas instituições", assegura Priscila. A diretora do movimento ressalta que o problema da formação inicial, com qualidade aquém do esperado, se estende tanto para profissionais de instituições públicas quanto privadas. Além disso, a questão depende também do desempenho individual. "Não podemos dizer que todos os professores são bons ou ruins", alerta Marcia.
    Isso em alguns casos é verdade, mas o professor não é o único fator que diferencia escolas publicas e privadas.
    Temos aqui outras diferenças, como material didático, instalações, a questão da progressão continuada e das faltas excessivas dos professores do ensino publico.


    Bom, há dois fatores que fazem que pelo menos em alguns casos, aconteça alguma coisa assim como ela disse. Em primeiro lugar, os pais que ganham mais podem pagar professores particulares, fonoudiólogos particulares(melhores e sobretudo com mais seções do que os públicos). E além disso, escolas como o Bandeirantes e Palmares são desonestas com os vestibulinhos, muitas vezes, os seus alunos só acompanham o ritmo por causa de professores particulares, ainda mais caros do que a escola, na verdade é uma forma de homeescolers na prática, o que significa que as escolas estilo Bandeiras e Palmares estão roubando os pais dos alunos, e isso também acontece em escolas públicas com vestibulinhos como as Etecs.

    Escolas particulares muito melhores do que a média e honestas na sua qualidade, só as estilo o "Objetivo", "Anglo" e "Etapa"...
  • Ah...eu esqueci da falar o segundo fator, esses alunos são beneficiados já pelo fato da casa em que o aluno mora ser maior, e com pais mais cultos, que podem não só ajudá-los nas lições, mesmo independentemente da questão de pagar aulas particulares ajudar pessoalmente os filhos a estudar, como também têm conversas mais culta em geral, tudo isso, já eleva o nível do aluno, além disso, com uma casa ou apartamento maior, os pais podem disfarça mais brigas do casal da visão dos filhos, etc...
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes

    Sybok, ando meio ocupada por isso não pude ler ou assistir a todas as suas indicações em links, mas farei em breve. Obrigada pelas mesmas.
    Sybok disse: Até o fim, enquanto se via a caminho de se tornar presidente, queria nacionalizar as industrias e "socializar" a Africa do Sul, só que foi bem aconselhado e bem informado em 92, durante o fórum econômico de Davos, do desastre que isso seria.
    Ele foi bem aconselhado por economistas e democratas, mas não foi convencido por eles e sim pelos representantes da China e outras nações comunistas que ali estavam e o informaram sobre o fracasso pessoal deles.

    Isso prova que Mandela sempre pensou antes no bem de toda a nação, refletindo junto com os brancos líderes anteriores, negando assim a criação de uma cuba africana. rs
    sybok disse: O que mudaram foram os ventos, ele se tornou uma celebridade internacional e o apartheid não tinha nenhuma simpatia mundo a fora.

    Sim. Os ventos foram a favor do povo africano, graças a colaboração de Mandela, pois se tivesse sido um revolucionário inconseqüente, como algumas publicações de jornalistas vem propondo, a África hj seria um desastre maior para o próprio povo que herdou o poder conciliador de Mandela.
    E hoje pode respirar uma sociedade mais aberta aos direitos de todos.

    Sybok disse: Ele era tão "politizado" quanto Che.

    hahahaha.
    Discordo de ti, ele foi melhor que o Che.
    Ganhou Nobel e não foi assassinado. rs
    No mínimo ele era um estrategista melhor que o Che.

    Sybok disse: Ele pessoalmente poderia até não ser racista, o que não muda o fato de que os grupo dele era isso ai e ele colaborava e LIDERAVA essa gente.

    Ele não era racista. Afirmou isso sempre.
    O fato de que ele “liderava”/comungava com alguns ideais de um grupo armado não significa que ele tenha sido um guerrilheiro no momento da transição política nacional, isso fez a diferença, entendo que ficar apontando para os fatos que levaram ao destaque de terrorista, não é o suficiente para reforçar a conduta posterior do processo político pelo qual passou a África.

    No final ele conseguiu o que era o desejo dos Africanos. Isso foi a real contribuição de Madiba.
    Policia armada atirar em manifestantes desarmados e matar um monte de gente não é normal nunca.

    Vc fala tbm da policia branca que alvejou os manifestantes em Soweto?

    Vejamos o que nos fala alguém com uma vivencia próxima ao dos irmãos negros da África do Sul.
    Rafael Marques de Moraes disse: Mandela, com os seus atos de resistência, antes e durante a sua detenção, foi o símbolo maior da esperança dos sul-africanos pela liberdade. Com a sua libertação, Mandela serviu como o maior catalisador para o perdão, a unidade, a reconciliação, a humildade política, a democracia e a liberdade. Acima de tudo, Mandela empoderou o seu povo com ideais e valores políticos e morais que sobreviverão aos tempos e aos políticos predadores.(...)

    (...)Na África do Sul, a esperança tem estado a dar lugar a uma crescente frustração por causa do aumento das injustiças econômicas e do distanciamento da elite negra governante do povo em geral. Infelizmente, muitos políticos sul-africanos seguem agora os exemplos das lideranças corruptas africanas. Hoje, na cerimônia fúnebre de Mandela, os milhares de cidadãos presentes ovacionaram, com grande emoção, vários líderes mundiais, mas vaiaram o seu próprio presidente.
    Todavia, os profundos alicerces da paz, da liberdade e da democracia garantem aos setores descontentes da população a tradição e o direito de se exprimirem e de continuarem a manifestar-se sem medo.

    Comentários de um cidadão Português no site de Rafael:
    Vitor Monteiro comentou: (...) Para se perceber o homem é preciso perceber que ele é o anti-ódio por natureza e auto-educação. Nelson Mandela, aprendeu na prisão que sem o perdão mergulharia a África do Sul numa guerra tenebrosa que se estenderia certamente a Angola e Moçambique igualmente em guerra nessa altura. Os que o condenam por não ter enveredado por esse caminho, definitivamente pertencem ao século XX, Mandela pertence ao futuro e é um guia espiritual para aqueles que não alimentam o ódio com mais ressentimentos.

    http://makaangola.org/2013/12/10/soweto-mandela-e-uma-licao-para-angola/

    Mandela, manteve não somente uma África do Sul unida, como exemplificou um modelo aos vizinhos. Claro, estou falando somente do tom conciliador de Mandela como exemplo aos demais.


    Questão transversal: Lei 10.639/03
    Sybok disse: Seriam remanejados para a escola particular Silvana.
    Cada aluno na escola publica custa aos contribuintes cerca de 860 reais, tem escolas particulares que saem por 440 reais ou menos, tem faculdade custando 330 reais e eu pago na minha a distancia 260 reais.

    Sim. As questões do financiamento e intervencionismo do governo para verba da educação é uma questão importante tbm.
    Porém, não me parece tão prático atribuir o remanejamento do ensino público institucionalizado convertendo a grande clientela para um modelo diferente do atualmente oferecido, pois creio que faltariam vagas nas escolas particulares, mas deixo aqui o registro de que um vale transformado em educação, onde o povo poderia escolher outra escola e pagar com o custeio do governo seria tbm interessante...


    Outro aspecto que deve ser observado, o quadro funcional seria dispensado ou teria de passar abandonar a escola pública e passar a procurar emprego nas escolas particulares, isso poderia ser danoso em um primeiro momento, pois não mudaria o fato de que a oferta deixaria de ser homogênea, pois nem todas as escolas particulares também mantêm um nível de ensino equiparado aos primeiros lugares no Ideb.



    Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
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  • Saudações Johnny
    Saudações aos demais participantes
    Johnny disse: É quase assim com a saúde privada. Mas tem um probleminha aí. Coisas privadas objetivam LUCRO e não se tem lucro em cidadezinhas do interior. E quando o lucro é pouco, a qualidade acompanha. Fora que a qualidade de ensino em muitas escolas privadas é questionável, enquanto em muitas escolas municipais são dignas de primeiro mundo. O problema do Brasil não está nem na estatização e nem na privatização e sim no próprio modo como o brasileiro encara seus direitos e vê sua imagem junto ao poder público.

    Sim. Mais ou menos como falei acima.

    O problema da educação no Brasil seria mais uma democratização dos modelos de ensino.


    Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes
    Sybok disse: E não, a iniciativa privada NÃO se resume a instituições com fins lucrativos, não faltam instituições privadas filantrópicas que não tem o lucro por objetivo.

    Menino, uma instituição sem fins lucrativos, ainda assim tem contas a pagar.
    Falemos então sem o peso lucro(Filantropia), mas se o saldo final forem dívidas, ninguém(nenhuma instituição) mantêm escola aberta desse jeito, muito menos qualidade de ensino...
    Sybok disse: E sim, pontualmente, instituições privadas também podem ser ruins e muitas são, assim como existem casos pontuais de instituições publicas boas, mas quando comparados ensino privado e ensino publico, vemos que o sistema que incentiva e permite o maior número de boas escolas e o menor número de escolas ruins é o privado.
    Isso ocorre pelo fato de que em instituições privadas temos a questão da CONCORRÊNCIA que cria a liberdade de ESCOLHA dos pais em escolher, dentre as escolas, qual é a melhor para seu filho.

    Isso é gerado pela livre concorrência... Sim, resultaria em um meio bem simples... rs > Qualidade.

    Porém faço uma ressalva, cairíamos novamente na questão do subsídio(recursos)...
    Essa educação de qualidade só pode ser ofertada se(para) o público tiver condições de pagar...

    Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
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  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Lara
    Saudações aos demais participantes
    Lara disse: eu esqueci da falar o segundo fator, esses alunos são beneficiados já pelo fato da casa em que o aluno mora ser maior, e com pais mais cultos, que podem não só ajudá-los nas lições, mesmo independentemente da questão de pagar aulas particulares ajudar pessoalmente os filhos a estudar...

    A questão alimentar, cultural, local de moradia....
    Enfim, vários são os fatores que influenciam na facilitação de uma aprendizagem...
    Darcy Ribeiro já havia pensado sobre isso quando aqui no Rio propôs o ensino integral, pois as escolas integrais seguiriam os modelos Europeus, dando assim respaldo as classes menos favorecidas nos aspectos mais básicos de constituição fisiológica para a melhoria desse aprendizado. Além de um ambiente mais sadio em alguns casos, quando a família é desestruturada... enfim, muitos aspectos envolvem a melhoria da qualidade da aprendizagem, assim como vc muito bem abordou.

    abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes
    Sybok disse: Eu lembro bem quanto passei da escola privada para a publica, a escola publica é pior sim, o conteúdo é mais fraco, o material é didático é pior, se não inexistente, os professores faltam MUITO mais e além de tudo agora tem a progressão continuada.
    E olha que a escola particular que eu estudava não era grande coisa, era escolinha de bairro com ensino dito "construtivista", ou seja, lixo como em geral se tem pelo Brasil. Ainda assim senti a diferença das escolas publicas, que eram bem pior.

    Depende, ouço comentários de escolas que dependendo da região podem oferecer ensino de qualidade mesmo sendo públicas.

    Minha maior reflexão no construtivismo sempre foi a questão da avaliação...
    >>> Nem 8 nem 80.000. <<<
    Nem prêmio nem castigo, a educação não é uma apropriação isolada nem absolutamente coletiva...
    Se precisam premiar alunos passando os mesmos sem o mínimo de conhecimento para a série seguinte, o problema deve ser analisado, e não empurrado para a série e professor(res) seguintes... Gera um ciclo vicioso de perdas e nenhum nivelamento será possível de recuperar em alguns casos.

    A questão do material didático e do conteúdo deve ser constantemente revisada...

    abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
  • ..eu esqueci da falar o segundo fator, esses alunos são beneficiados já pelo fato da casa em que o aluno mora ser maior, e com pais mais cultos, que podem não só ajudá-los nas lições, mesmo independentemente da questão de pagar aulas particulares ajudar pessoalmente os filhos a estudar, como também têm conversas mais culta em geral, tudo isso, já eleva o nível do aluno, além disso, com uma casa ou apartamento maior, os pais podem disfarça mais brigas do casal da visão dos filhos, etc...
    É exatamente esse tipo de pensamento elitista que atrasa a educação pública no Brasil.

    Minha mãe é economista e ela nunca ajudou em lições de casa de matemática, e eu nunca vi pais ajudando filhos que estudavam em colégios particulares (a escola tinha que ser o suficiente), e sobre aulas particulares de 200 pessoas que eu vi, só 2 tinham aulas particulares.

    O grande problema da escola pública é o professor que vê o aluno como um ser inferior que por ser pobre não leva jeito pra estudar.
    Silvana escreveu:
    A questão alimentar, cultural, local de moradia....
    Enfim, vários são os fatores que influenciam na facilitação de uma aprendizagem...
    Sim, o caviar, os pais chiques, o ambiente chique é que faz o rico ser superior ao pobre intelectualmente.

    No outro tópico o sybok falou sobre a escola pública num bairro de classe média alta com alunos de classe média baixa e com professores sem vontade de dar aula porque já sabiam que o aluno era burro e completamente incapaz de aprender.

    Talvez porque a Lara e a Silvana nunca tenham tido contato real com colégios particulares, e nem com o sistema desses colégios (como a maioria dos professores de escola pública nunca tiveram)aí ficam fantasiando coisas irreais nesse ambiente. Como pais que ajudam na lição de casa, professores que trabalham menos.

    Mas num colégio top do paraná, com 3 mil alunos, e com dois turnos, e com no mínimo uma aula de matemática, português e química por dia um professor tem a carga de aula semanal de no mínimo 44 aulas, são 12 turmas e dois turnos e duas aulas na semana com o mesmo professor, é só fazer as contas 24x2=48 aulas, fora as revisões (e ser chamado da sala de professore pra tirar dúvidas, e ainda tem um professor que fica 1 hora por semana tirando dúvidas). Eles podem ganhar 10 mil por mês (é o que reza a lenda), mas trabalham bastante.

    E apesar de um professor de um colégio público ganhar em torno de 2 mil por mês, é o que merecem ganhar pois não tem tanta boa vontade. O dia que eles forem parecidos com os de um colégio particular aí a sociedade vai clamar por aumento no salário dos professores.
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Fabi
    Saudações aos demais participantes
    Fabi disse: Talvez porque (...) Silvana nunca tenha(m) tido contato real com colégio(s) particular(es), e nem com o sistema desses colégios (como a maioria dos professores de escola pública nunca tiveram)aí ficam fantasiando coisas irreais nesse ambiente. Como pais que ajudam na lição de casa, professores que trabalham menos.

    Fabi, respondendo a seu apontamento. Já ministrei aula em escola particular no ensino fundamental.
    Quando acabava meu horário de aula, pois ainda estudava, trazia para casa o complemento de minhas correções da escola, pilhas de cadernos que corrigia com o maior amor, pois vibrava com o progresso de meus alunos, normalmente corrigia em média 60 cadernos por turma. Sim, já tive turmas superlotadas com até mais de 60 alunos em classe...rs
    E já trabalhei no sistema multisseriado tbm...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_multisseriada

    Minha primeira formação acadêmica foi em Pedagogia e possuo também uma especialização na área, concluindo ambos em uma universidade particular de uma cidade que alguns chamam de cidade dormitório...
    Coisa de cidade do “interior” sem muita oportunidade de empregos... rs
    Já ministrei aulas tbm em cursos livres em micro-informática, nesses núcleos de estudo além das aulas presencias e práticas, fazia o acompanhamento dos meus alunos extra-classe, conversava com os monitores dos meus alunos sobre suas dificuldades, caso as mesmas existissem.

    Atualmente quando na minha classe de estudo(estou em outra formação acadêmica presencial) aprendo muito com meus colegas compartilhando meus estudos com eles. Acredito na disseminação de conhecimentos e no ciclo dinâmico da troca pela aprendizagem das diferentes experiências.

    Bem, seguindo um histórico reflexivo...
    Minha mãe era e morreu analfabeta e é com certo amargor que digo isso, pois ela nunca quis aprender comigo nem com ninguém, afirmando a ti que fiz uma força imensa com ela para mudar sua “deficiência” na época eu era uma normalista idealista num passado para mim distante...

    Enfim, eu não tinha muito apoio em casa para auxiliar meus estudos e tarefas escolares, pois meu pai o único letrado mais disponível, trabalhava muito, mas muito mesmo, meu pai era o tipo empreendedor... Nossa família era pobre, mas com o tempo melhoramos nosso padrão de vida, graças ao meu pai que como disse era muito difícil estar com ele próximo de mim tempo o suficiente para estudar todo o conteúdo da escola, se queria estar com ele tinha de ir para o comércio em que ele administrava e ficar por lá, o que para mim dificultava meu estudo e vc entenderá o motivo já já...
    Meu irmão mais velho era estudante de Direito, pois enquanto eu ainda estava terminando o ensino fundamental meu irmão já estava na Faculdade... Temos uma boa diferença de idade, ou seja, ele não tinha tempo para mim...
    Vc deve estar se perguntando o motivo de eu estar falando sobre parte de minha vida, na verdade estou te contando que assim como a maioria das crianças de minha idade, também “sofri” para conquistar meu conhecimento, meus livros de cabeceira quando criança versavam sobre assuntos de direito civil e constitucional... rs
    Lembro de um livro de meu irmão sobre os direitos de propriedade a terra na Amazônia... rs Tenho esse livro em minha atual biblioteca particular, quando meu irmão casou acabou me deixando sua biblioteca de direito todinha... rs
    Porém minha leitura ia além dos acadêmicos, pois vivia catando livros nas coisas dele.
    Já mais mocinha por volta dos 10/11 anos, completava minhas leituras na biblioteca, sou rata de biblioteca, não consigo estar sem estudar. Todos os dias estudo é como o ar para mim...

    Então, concluindo todo esse meu elaborado testemunho de vida, te afirmo que o pobre não é burro...
    Só precisa ser incentivado ou melhor dizendo, estimulado...

    Bem, voltando a premissa do estado de burrice... Odeio esses termos burgueses... rs

    Pois se esse termo se aplicasse ao pé da letra, essa que te escreve seria uma criança discriminada, pois sou hiperativa era e sempre fui uma espoleta, segundo muitos me chamavam... Haviam professores que se admiravam de mim, eu versava sobre vários assuntos com o maior domínio e tranqüilidade.
    Para outros professores eu era a personificação da burrice... rs

    Mas seguindo a premissa do TDAH eu tinha dificuldade para permanecer com atenção a um mesmo assunto por um longo tempo, o que dificultava minha atenção e minha “capacidade de retenção” era menor, tecnicamente falando segundo os teóricos do assunto... rs
    Em compensação eu era a mais criativa aluna em sala sempre em todas as escolas que frequentava... Hora eu era a assistente da professora, hora eu era a “perseguida” por outros professores que não entendiam minhas perguntas adiantadas na matéria...

    http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html

    Com o tempo aprendi a técnica do ficar apática... Sempre funcionava...
    Deixam crianças como eu em paz... Daí com o tempo a gente fica mais seletiva e sabe diferenciar com quais professores podemos conversar e perguntar verdadeiramente.

    Então para concluir... A escola atual dá mais espaço para os alunos “problemáticos” como eu fui para alguns professores, na minha época não tive a “tranqüilidade” que hj percebo quanto à integração da diversidade na comunidade educativa.

    Fabi, por isso te afirmo, não creio em burrice, creio em inaptidão para acesso ao conhecimento, saber nem sempre é o mesmo que aprender a ser. Porém, não deve ser uma etapa determinista do desenvolvimento das capacidades intelectuais de um ser integral... Um dia todos chegarão ao seu próprio objetivo.

    Fabi disse: Sim, o caviar, os pais chiques, o ambiente chique é que faz o rico ser superior ao pobre intelectualmente.

    Esse seu discurso não lembra muito o meu... rs
    Até por conta do meu testemunho acima.

    Daí fui pegar um antigo livro de Pedagogia. Relembrar é reavaliar(oportunizar) novos conceitos...
    Larroyo, falou(a) que nos domínios do saber a atividade precede à reflexão.
    Ou seja, primeiro educa-se espontâneamente ou deliberadamente.
    Ele fala ainda que : “A educação assim concebida viria a ser como uma forma de dotar o aluno de toda classe de armas e instrumentos para posterior ‘luta pela existência’ “.[1]
    Enfim, Larroyo citava uma etapa do inicio do século XIX de Herbert Spencer[2]...

    Fabi disse: E apesar de um professor de um colégio público ganhar em torno de 2 mil por mês, é o que merecem ganhar pois não tem tanta boa vontade. O dia que eles forem parecidos com os de um colégio particular aí a sociedade vai clamar por aumento no salário dos professores.

    Puxa vida, tenho amigas que trabalham pra caramba, fazem as mesmas práticas de feedback que eu mencionei que fazia com meus alunos e conseguem ensinar seus alunos e manter um bom aproveitamento em suas turmas. Tem algumas que inclusive estudam em cursos de aperfeiçoamento, estão sempre se aperfeiçoando para atender a demanda de suas turmas cada vez mais dinâmicas e instruídas pelos meios eletrônicos... Não seria tão dura assim com esses professores, tem muita gente boa(profissionais) na escola pública tbm...



    [1]Livro: História geral da Pedagogia - TOMO II - Capítulo VIII A Pedagogia da vida e do historicismo transcendental

    [2] No campo pedagógico, Spencer fez campanha pelo ensino da ciência, combateu a interferência do Estado na educação e afirmou que o principal objetivo da escola era a construção do caráter.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Spencer


    abraços fraternos a ti
    abraços fraternos a todos
    Silvana
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  • Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes

    Sybok, preciso sair agora, volto amanhã para colaborar em teus apontamentos.
    obrigada.

    abraços fraternos a ti
    abraços fraternos a todos
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes

    Sybok, ponderei sobre seus apontamentos na questão do sistema educacional.

    Li todas as considerações. Segue então...
    Infoescola: Publicação do Índice de Desenvolvimento Humano de 2011. Na lista, o Brasil registrou escala de 0,718, ficando na 84ª posição no grupo de 187 países.
    http://www.infoescola.com/geografia/idh-2011/

    Segue observação de resultados:

    Então fui dar uma olhada no sistema educacional da Noruega... Vamos ver o que eles fazem...
    Ensaiosdegenero publicou: Dada à heterogeneidade das famílias, nem todas podiam assistir com a mesma qualidade a Educação de suas crianças e jovens. Nesse sentido, a reforma teria disparado mecanismos que fariam as desigualdades escolares crescer. Ainda, outros efeitos foram estimulados em algum grau pela reforma. Elstad menciona que conteúdos escolares pouco relacionados à geração de resultados para o PISA tendiam a ser descartados, incentivando o estreitamento curricular em função dos testes padronizados. Enquanto em diversos lugares do mundo isso é uma cruel realidade, como nos EUA, na Noruega é ainda uma leve tendência, mas que pode ter sido realçada pela reforma e a meta, até obsessiva, de galgar uma posição invejável no ranking do PISA.

    (...)a importância dada aos resultados dos testes padronizados – as avaliações em larga escala – tanto para a aferição da qualidade de ensino quanto para a formulação de políticas públicas.

    http://ensaiosdegenero.wordpress.com/tag/sistema-educacional-noruegues/

    Perceba que o sistema deles prioriza os resultados nos testes padronizados, fica mais ou menos como acontece nos cursinhos preparatórios para concurso público, o estudo direcionando em formato de estudo dirigido para o resultado que se quer alcançar... Bem, tem funcionado para eles... rs

    Porém, destaco que lá como aqui o estado tbm assume grande parcela da promoção social através da Educação...


    Colo abaixo o modelo de ensino por eles aplicado e dividido.
    IPV publicou: Segue um link com o modelo de ensino da Noruega:

    http://www.ipv.pt/millenium/15_esf3.htm


    Continuando minha colocação : No Brasil o que impede nosso maior desenvolvimento???


    Segundo o PISA:
    PISA: The pervasiveness of grade repetition in Brazil has been linked to high dropout rates, high levels of student disengagement, and the more than 12 years, on average, that it takes students to complete eight grades of primary school. It is important to reduce the use of grade repetition by finding other, more effective ways to work with students from across the performance spectrum, and to establish high expectations for all students, in order to motivate and provide opportunities for all students.

    http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2013/country_note_brazil_pisa_2012.pdf

    PISA: “A repetência no Brasil tem sido associada a taxas elevadas de abandono escolar, altos níveis de desocupação do estudante, e os mais de 12 anos, em média, que levam os alunos a completar oito séries do ensino fundamental.

    Falou-se no ensino de uma maneira geral. Claro, destacando o ensino fundamental.

    E orgão complementa sua recomendação:

    PISA: “É importante reduzir o uso de repetência encontrando outro, mais eficaz
    maneiras de trabalhar com estudantes de todo o espectro do desempenho, e para o estabelecimento de grandes expectativas a todos os alunos, a fim de motivar e oferecer oportunidades a todos.”

    Porém, tenho conversado com alguns colegas e muitos não concordam com o sistema de avaliação do que alguns chamam de “empurrar o problema”... Progressivamente falando...
    Desculpem o termo, pois os estudantes não representam esse contexto, mas antes as políticas educacionais que geram os mesmos.

    Então, creio que o Brasil recebe esses relatórios, porém não sei até que ponto os mesmos são realmente significativos para nossa realidade...

    Um ponto importante destacaram, e esse eu queria voltar a trazer as nossas reflexões...

    A questão do abandono escolar seria por conta da falta de políticas sociais para o incentivo dessas crianças na escola, ou realmente o ensino priorizando o resgate da identidade como o da Lei referida neste tópico pode resgatar a vontade desses alunos de permanecer na escola?


    Abraços fraternos a ti
    Abraços fraternos a todos
    Silvana
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  • SilvanaSilvana Membro
    edited janeiro 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações Sybok
    Saudações aos demais participantes

    Desculpe pela demora nesta resposta, estou e ando muito atarefada.
    Sybok disse: São uma nação rica, assim como o EUA.
    Isso não funciona aqui por duas razões, uma delas política e a outra ideológica.

    Sybok, assim como vc falou, penso que querer comparar ou igualar nossas realidades sociais não faria com que as soluções dos nossos problemas políticos educacionais venham a ser resolvidos.
    Pois estaríamos falando ainda de nos adequar aos padrões idealizados por terceiros, e isso é e sempre será um fator desigual para países em desenvolvimento como o nosso.

    Creio que concordamos nesse aspecto no geral.

    Sybok disse: Se a diretoria do PISA é contra a repetência essa é a ultima instituição a qual devemos dar ouvidos para saber como melhorar nossa educação.

    Sim, a questão é que estamos atrelados aos modelos impostos por um "pseudo desenvolvimento humano" onde uma parcela mundial economicamente mais abastada, DITA as normas e patamares ao que o restante deve alcançar.

    E sabemos o quanto de Utopia existe em tentar alcançar os países desenvolvidos no ranking.
    E não é uma afirmação desesperançosa, diria quase já afirmando.

    Sybok disse: A noção de que todos os outros alunos e a escola, tem que lidar um aluno desinteressado, é simplesmente falsa.

    Concordo com vc, pois a escola não deve promover mudanças em sua metodologia para adequar-se aos alunos e sim apresentar ao aluno a possibilidade de ele se interessar pelo conteúdo...

    Sybok disse: As políticas publicas devem ter foco em criar o ambiente mais favorável a proporcionar oportunidades aos cidadãos, isso significa fornecer, leis coerentes e democráticas, justiça e segurança, e, um mercado livre onde a livre concorrência possa fazer seu próprio trabalho na democracia plural do mercado.

    Muito boa explanação.
    Porém, destacando que a livre concorrência não funciona na educação para todos, ou seja, se a mesma existir, sempre teremos disparidades na qualidade final.


    abraços fraternos a ti
    abraços fraternos a todos
    Silvana
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