Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Santa Ironia: Esquerda progressista é contra casamento interracial

De Pelé a Joaquim Barbosa, é sempre a mesma história

Postado em 01 Jan 2014 por : Paulo Nogueira
PELE_XUXA1.jpg
Pelé e Xuxa, no passado

Não é um assunto fácil de tratar.

Mas, ao mesmo tempo, não posso deixar de enfrentá-lo.

Começo, então, com uma digressão.

Uma das coisas notáveis que o ativista negro Malcom X fez pelo seu povo foi, em suas pregações, elevar-lhe a auto-estima.

Malcom X, com seu poder retórico extraordinário, dizia aos que o ouviam que deviam se orgulhar de sua aparência.

Os lábios grossos de vocês são lindos, bem como o cabelo crespo, bem como as narinas dilatadas – bem como, sobretudo, a cor de sua pele.

Os negros americanos tinham sido habituados a se envergonhar de sua aparência, e a buscar tudo que fosse possível para aproximá-la da dos brancos.

O próprio Malcom X, na juventude, alisou os cabelos.

Não foi por vaidade que um dos seguidores de Malcom X, Muhammad Ali, dizia que era o homem mais bonito do mundo. Ali estava na verdade dizendo aos negros que eles eram bonitos.

Ali casou algumas vezes, sempre com negras. Era mais uma maneira de sublinhar a beleza dos negros. Se Ali, no apogeu, tivesse casado com uma loira a mensagem não poderia ser pior.
Sans-titre-124-e1361818001111.jpg
JB e namorada, no presente

Pelé, no Brasil, teve uma atitude bem diferente – e não apenas ele. Era como se na ascensão dos negros no Brasil estivesse incluída a mulher branca.

Falta de consciência? Alienação? Deslumbramento? Compensação? Alpinismo social? A resposta a esse fenômeno é, provavelmente, uma mistura de todos estes fatores.

Pelé casou com uma branca, Rose, há meio século. Depois, passou para uma Xuxa adolescente. É uma bênção para as negras brasileiras que seu orgulho nunca tenha estado na dependência de estímulos de celebridades como Pelé.

Quanto mudou o cenário nestes cinquenta anos fica claro quando se olha a fotografia da namorada de Joaquim Barbosa.

Não mudou nada.

Quando, algum tempo atrás, falaram que JB fora fotografado em Trancoso numa pizzaria com uma namorada, imediatamente pensei: branca e com idade para ser sua filha.

Ao ver a foto, ali estava ela, exatamente como eu antecipara para mim mesmo.

Não sou tão inteligente assim. Mas observo as coisas.

Seria esperar demais que JB, por tudo que já mostrou, agisse diferentemente. Que estivesse mais para Ali do que para Pelé.

Os traços de personalidade já estavam claros. Numa entrevista à Veja, ele se gabou dos ternos de marca estrangeira que estão em seu guarda-roupa. Não é uma coisa pequena senão por ser grande na definição de caráter.

A partir desse tipo de coisa, você pode montar os dados básicos do perfil da pessoa. Ou alguém imagina, para ficar num personagem dos nossos dias, um Pepe Mujica falando de grifes a repórteres?

De Pelé a JB, o Brasil sob certos aspectos marchou para o mesmo, mesmíssimo lugar.

Racismo não faltou, neste tempo todo. Faltou foi gente do calibre de Malcom X e de Muhammad Ali.

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/de-pele-a-joaquim-barbosa-e-sempre-a-mesma-historia/
DCM
"In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon

Comentários

  • 5 Comentários sorted by Votes Date Added
  • É gozado como achamos o que é que os negros devem fazer para se afirmarem perante os brancos... Não creio que Pelé, Joaquim ou qualquer outro negro fizesse questão de se envolver com uma branca "só para poder mandar nela" como já ouvi de um racista tempos atrás.

    O Michael Jackson foi um que se ferrou bonito. Fez de tudo para virar branco e no fim virou um cara que não se parecia com ninguém a não ser consigo próprio...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    O que significa quando uma branquela assedia um negão, independente de sua classe social ?
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    edited janeiro 2014 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva escreveu: »
    O que significa quando uma branquela assedia um negão, independente de sua classe social ?

    Na Bahia, tem gringa alemã de 1,80 que vai lá só pegar negão...

    Não sei se a mulher do JB é branca mesmo por esta foto...

    Em todo caso, um sulista americano ultra-consevador pregando apartheid matrimonial já o fim da picada. Um jornalista dito liberal fazendo este tipo de fofoquinha de quem come quem e se posicionando conta a miscigenação é cúmulo da hipocrisia.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Na verdade, me parece que são só um ou outro fanático que fala ou escreve essas merdas, e esses me parecem mais é de esquerdona do que progressistas. Em todo caso, essas historias de "auto-afirmação" negra, são coisas não-políticas (pelo menos não politicas democráticas), são coisas pessoais desses caras, coisas para eles falarem com seus psicanalistas ou com seus confessores religiosos, é absurdo querer transformar isso em política e além disso é uma infantilidade, como se os se aparência branca fossem pais desses caras.
  • Quem se autodenomina progressista são eles mesmos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.