Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Se o voo de Flappy Bird não foi genuíno, mudanças são necessárias

Após um burburinho enorme causado por uma explosão súbita de popularidade, Flappy Bird nos faz questionar o quão saudável ambientes como a App Store são atualmente

Com a entrevista de Dong Nguyen, conseguida pela Forbes, em que que o desenvolvedor de 29 anos explica por que retirou do ar seu explosivo sucesso Flappy Bird, é provável que o burburinho que tomou conta dos veículos especializados nos últimos dias finalmente comece a desvanecer.

Tão rápido quanto uma de suas partidas foi o falatório em torno do jogo, que angariou em iguais partes um público e questionamentos do que o levou a ser tão comentado. Flappy Bird, um simples título para iOS e Android, pede que jogadores controlem um pássaro similar aos Cheep Cheep de Super Mario Bros. através de canos verdes - também bem semelhantes aos presentes no jogo do encanador -, sendo que o simples roçar com qualquer parte do cenário fará com que a tela de Game Over apareça imediatamente. Apesar de ele ter sido lançado no dia 24 de maio de 2013 - há pouco menos de um ano -, foi apenas no final de dezembro de 2013 para o início de janeiro de 2014 que o público passou a dar atenção ao app, de uma maneira estrondosa. Estrondosa demais, segundo alguns.

Para se ter noção, por causa da quantidade de jogadores, o site Verge estimava que Nguyen estavaganhando cerca de US$ 50 mil por dia, apenas com as propagandas existentes dentro de Flappy Bird. E, no auge deste sucesso, Nguyen resolveu retirar seu jogo do ar. "[O título] foi feito para ser jogado em uns poucos minutos quando você está relaxado. Mas ele se tornou um produto viciante. Eu acho que ele se tornou um problema. Para resolver isso, é melhor retirar Flappy Bird do ar. Ele se foi para sempre," afirmou o criador na entrevista a Forbes.

É possível que os motivos de Nguyen sejam genuínos e, dado que não parece ter havido nenhuma pressão da Nintendo para que o jogo fosse removido, não há indicação de que haja nada além da própria vontade do desenvolvedor de fazer com que seu trabalho não seja mais acessível aos jogadores. Nguyen pode simplesmente não ter aguentado a repentina pressão que se recaiu sobre ele depois que Flappy Bird começou a ser comentado ostensivamente em sites especializados e preferiu se afastar de tudo. Em alguns comentários compilados pelo Kotaku, em resposta a fãs que não conseguem parar de usar o aplicativo, a preocupação de Nguyen soa sincera. Chama especial atenção a resposta dada a uma pessoa que afirmou que iria chorar por causa do jogo. "Na verdade, ele foi feito para você sorrir," respondeu o desenvolvedor.

Nada disso, no entanto, elimina a estranheza que existe em torno da obsessão recente de um grande público por Flappy Bird e da grandeza que ele atingiu. Como aponta Carter Thomas, também desenvolvedor de aplicativos, no site Blue Cloud Solutions, três jogos de Nguyen foram catapultados inesperadamente (dois deles ainda estão no Top 10 da loja virtual da Apple), meses depois de chegarem a App Store, como visto nos gráficos abaixo.

366qbp7f42wxvanafu4b8n6bj.jpg
cdpvr4agq24dw064v7ttgitub.jpg
90u6mtrnh3yqoeepr88lkn3lt.jpg

"Tipicamente, se eu visse uma insanidade de ranqueamento como essa eu presumiria que houve uma compra de tráfego. Isso acontece o tempo todo e faz sentido. Isso acontece com desenvolvedores indies também quando eles lançam um jogo que vira hit," diz Thomas.

"[Mas] quando você lança jogos em MAIO (Shuriken Block) e JUNHO (Flappy Birds) (sic) que tiveram um lançamento não existente, e então magicamente são impulsionados seis meses depois. é esquisito. Especialmente quando os seus outros jogos coincidentemente fazem o mesmo na mesma hora."

Thomas continua com um dado que chega a ser engraçado devido à morbidez, que são as análises de usuários deixadas na App Store. Além de ser possível ver que existem certas palavras que aparecem com grande frequência, há uma abundância de reviews dando cinco estrelas para o aplicativo, mesmo que o texto em si possua um tom negativo. O que deixa tudo mais bizarro é que boa parte dessas análises de usuários falam em morte e suicídio, como se Flappy Bird tivesse acabado com a vida deles. Eis alguns exemplos:

"Flappy Bird será a minha morte. Deixe-me começar dizendo NÃO baixe Flappy Bird. (…) Eu não durmo. Eu não como. Eu estou perdendo amigos por causa de Flappy Bird. Eu vejo Flappy Bird nos meus sonhos…"

ou

"Minha vida acabou.

Sua vida acabou.

O mundo acabou…"

ou

"Você já quis cometer suicídio mas nunca teve estresse o suficiente? Bem, Flappy Bird é o aplicativo para você. Ele fará com que você queira se jogar na frente de um carro dentro de poucos dias…."

A nota desses reviews? Todos deram cinco estrelas, a nota máxima na App Store. E a quantidade de análises deixadas também é chamativa. Antes de ser retirado do ar, Flappy Bird tinha mais de 75 mil avaliações, um número impressionante levando em conta que o aplicativo do Twitter para iPhone tem pouco mais de 62 mil avaliações e o do Tinder quase 4 mil.

Estar nos Top Apps é praticamente uma garantia de sucesso. Um dos maiores problemas de lojas como o Android Market e a App Store é a dificuldade em se descobrir bons aplicativos dada a enorme quantidade em que eles existem. Assim, a lógica seria a de que Flappy Bird (e possivelmente os outros jogos de Nguyen) teriam utilizado "bots" para colocar o app em uma posição alta, aumentando sua visibilidade. Uma vez feito isso, mais pessoas o estariam jogando, aumentando o burburinho e o fazendo chegar, por exemplo, no dia 27 de janeiro, ao canal de PewDiePie, aumentando consideravelmente a popularidade e reconhecimento do jogo, retroalimentando todo o process

4tpvv203kdrowwbxll2vzjt8m.jpg

Red Bouncing Ball Spikes na segundo posição de app pago mais popular

Em teoria deveria ser absurdo que "bots" pudessem ser usados para arremessar um aplicativo à proeminência sem chamar a atenção da Apple. Porém na última quinta-feira (6), um título chamado Red Bouncing Ball Spikes, de baixíssima qualidade, subiu em um piscar de olhos ao segundo lugar na categoria de "aplicativos pagos" na App Store. O App é um jogo criado com um template do Game Salad, por US$ 10. Segundo o Kotaku, o primeiro update do app teve de adicionar um botão de menu, pois a versão inicial sequer possuía isso. O título é terrível, copia ideias do The Impossible Game, tem péssimas avaliações e, além de tudo, é pago (US$ 0,99, enquanto Flappy Bird era gratuito). E ainda assim, no momento desta publicação, seis dias depois de Red Bouncing Ball Spikes ter sido notado, ele continua presente no segundo lugar de app mais baixado na App Store.

Não se trata de evidência conclusiva de que Nguyen tenha utilizado "bots" para impulsionar seus jogos e colocá-los em uma posição melhor nas listas, mas isso certamente faz com que a desconfiança seja válida. Ainda mais quando dois de seus outros jogos, Super Ball Juggling eShuriken Block, continuam, no momento desta publicação, entre os dez títulos mais baixados na categoria "jogos gratuitos", um feito no mínimo impressionante para um único desenvolvedor. E, ironicamente, as primeiras quatro posições - assim como diversos outros pontos da lista - estão ocupadas atualmente por clones de Flappy Bird (cuja originalidade é também bastante questionada).

89dhfjza6kiyiu19767113w5m.jpg

Clones de Flappy Bird dominando a lista de apps gratuitos na categoria "jogos"

Dito isso, existe alguma coisa em Flappy Bird que atraiu o público. Como apontado por Charles Pratt em um artigo ao Polygon, o jogo de Nguyen é prova de que ninguém sabe o que o público quer. "Isso surpreendeu muitas pessoas, mais que todos o próprio Nguyen," afirma Pratt. "O jogo não parece ser o tipo que iria capturar os corações e dedos de milhões de jogadores, já que ele não tem marketing, não tem história, não tem uma propriedade intelectual estabelecida, não tem ganchos que o tornem viral, não tem fases, não tem sofisticação visual." Apesar disso, uma vez ao alcance do público, Flappy Bird ofereceu algo que o agarrou e não o fez mais querer largar esse pássaro que tanto se parece com o peixe de Super Mario Bros. Pessoalmente, acho que um dos grandes motivos disso está naquele que talvez seja o único toque elegante de design no título, que é permitir que jogadores tentem novamente sem espera, que possam recomeçar instantaneamente. É o mesmo detalhe, mínimo, porém extremamente necessário, presente em Super Meat Boy, por exemplo, que permite que a frustração causada pela dificuldade extrema seja diminuída, pois a próxima chance está logo ali, mais veloz do que o pensamento de "por que eu ainda estou fazendo isso?"

Mais do que isso, eu também acredito que Nguyen legitimamente estava preocupado com o que seu jogo tinha causado às pessoas e como elas estavam reagindo a algo que deveria apenas diverti-las. Uma pequena compilação de respostas feitas pela Giant Bomb, após o desenvolvedor avisar pelo Twitter que tinha a intenção de retirar sua criação do ar, mostra a intensidade da relação que muitos criaram com um aplicativo que era só sobre fazer um pássaro passar no meio de canos.

Eu não creio que isso anule que uma artificialidade tenha elevado Flappy Bird e os outros títulos de Nguyen ao topo da App Store; que o sucesso de Flappy Bird foi algo retroalimentado pelo sistema de popularidade de apps, que faz com que aquilo que é bem visível - que normalmente é o que já alcançou um número considerável de vendas ou downloads - seja ainda mais vendido e baixado. Se o crescimento de Flappy Bird ocorreu única e exclusivamente por causa de uma manipulação do sistema - e que fique claro que esse pode não ter sido o caso, mesmo que exemplos como o de Red Bouncing Ball Spikes indiquem o contrário - espero que o barulho que esses eventos causaram nas últimas semanas seja o suficiente para que certas coisas mudem e aplicativos tenham mais chances de ganharem maior proeminência por mérito próprio.

http://arena.ig.com.br/2014-02-12/se-o-voo-de-flappy-bird-nao-foi-genuino-mudancas-sao-necessarias.html

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.