Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Pirahãs: A tribo que converteu um missionário ao ateísmo

Pirahãs: A tribo que converteu um missionário ao ateísmo
E não é que eles podem estar certos?

Recente reportagem da BBC Radio trouxe uma história curiosa de uma selva que recebeu um missionário e devolveu ao mundo mais uma ateu. A história resumida pelo site freethinker.co.uk começa com um missionário norte americano disposto a pregar sua fé aos índios sulamericanos mas que acaba conhecendo os Pirahãs. Uma tribo de gente em contato com a natureza e absolutamente secular. Um povo que terminou por convencer o pregador cristão a se tornar ateu.

Daniel Everett, 57, linguista da cadeira de Língua, Literatura e Cultura da Universidade de Illlinois disse ao apresentador da BBC, John McCarthy que seu objetivo era levar a alegria da fé cristã aos "povos primitivos", mas acabou descobrindo que aquelas pessoas já eram felizes. De fato, segundo ele muito mais felizes do que a maioria do cristãos que ele conhecia.

A primeira estratégia de Everett foi traduzir o Evangelho de Lucas para a língua dos Pirahãs e fazer uma leitura para os membros do grupo. Mas qual a surpresa do missionário ao ver que mesmo interessados na história, os índios resistiam a toda tentativa de conversão. Os Pirahãs perguntavam se ele próprio havia presenciado todos os milagres que eram contados, e ele teve que admitir que não. Admitiu que simplesmente estava passando adiante o que haviam contado pessoas que por sua vez também não testemunharam nada daquilo.

Para os Pirahãs o mundo é como sempre foi e não há nenhuma deidade suprema. Além disso não existem quaisquer mitos da criação, ou súplicas em sua cultura. Eles não demonstraram qualquer necessidade de Deus, religião ou autoridade política ou religiosa para viverem suas vidas.

Ainda segundo freethinker.co.uk o zelo do missionário logo se dissipou. Convencido de que os Pirahãs não apreciavam qualquer significado espiritual da Bíblia, Everret finalmente admitiu que ele mesmo não conseguia mais levá-la a sério. Ele se declarou ateu.

Sua honestidade intelectual lhe custou um casamento, vários amigos e a perda de contato com dois de seus três filhos. Sua trajetória com os Pirahãs é contada em seu livro: "Don’t Sleep There are Snakes.", eleito o Livro da semana pela própria BBC Radio 4 que nos trouxe a história.
Fonte: http://www.mortesubita.org/blog/pirahas-a-tribo-que-converteu-um-missionario-ao-ateismo/

O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/

Comentários

• 6 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Leandro_Leandro_ Membro
    edited fevereiro 2014 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Um grupo primitivo de céticos? Interessante...

Talvez assim como os crentes, eles sejam céticos das crenças dos outros.

Post edited by Leandro_ on
  • Da Wikipédia:

"Uma característica curiosa dessa tribo é o fato de seus membros não acreditarem em nada que eles não possam ver, sentir ou que não possa ser provado ou presenciado. Por esse motivo a tribo não acredita em espírito supremo ou divindade criadora, apenas em espíritos menores que às vezes tomam a forma de coisas no ambiente (devido a experiência pessoal de cada indivíduo), e que a terra e o céu sempre existiram, ninguém os criou.3 Esforços já foram feitos para convertê-los ao cristianismo, talvez o mais relevante seja o do missionário Daniel Everett que nos anos 70 tentou evangelizar a tribo. Sem sucesso, escreveu um livro em que descreve sua cultura. Segundo ele, os indígenas perderam o interesse em Jesus quando descobriram que Everett nunca o viu de fato. Seu constante contacto com este tipo de pensamento acabou transformando Everett em ateu.4"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirarrãs
  • Sua honestidade intelectual lhe custou um casamento, vários amigos e a perda de contato com dois de seus três filhos.

Cansei de ver isso nas igrejas que ja participei. É só a pessoa desistir da "casa de deus" para aquele papo todo de irmão ir pro ralo. Inclusive ja aconteceu isso comigo tambem.

Aliás, seria bom mandar o Erivelton para essa tribo. Das duas uma: ou ele se tornava ateu, ou os indios comeriam ele (eles são canibais??).
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • The_Doctor disse: Aliás, seria bom mandar o Erivelton para essa tribo. Das duas uma: ou ele se tornava ateu, ou os indios comeriam ele (eles são canibais??).

Eu já comi crente, mas foi no bom sentido, e só as fêmeas da espécie. No caso por você proposto, acho que a aldeia toda estaria correndo grande perigo. Crente é muito indigesto. Mais seguro comer um tetraodontídeo.

• Não sei não, mas essa historia me pareceu muito o mito do bom selvagem. Está me parecendo mais um grupo local do que um grupo étnico grande (a palavra tribo é muito ambigüa), é como uma comunidade fechada horizontal, um lugar super pacífico, mas pequeno demais, de fato, e além eles parecem já ter bons contatos com a grande economia, em suma, um simples kibbtizinho, e ainda na verdade são animistas e não realmente sem crenças no transcendente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.