Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Vereador quer Bíblia nas escolas como 'referência para sociedade'
O vereador Marcel Alexandre (PMDB) de Manaus (Amazonas) diz reconhecer que o Estado é laico, mas apresentou um projeto de lei que, se aprovado, obriga as bibliotecas e salas de leitura das escolas públicas a terem exemplares da Bíblia.
Alexandre também é pastor
Ele justificou a sua proposta com a percepção de que “faltam referências” hoje em dia para sociedade. “Nesse sentido, o uso da Bíblia não tem caráter religioso, mas sim cultural.”
A rigor, independentemente da existência de uma lei, toda biblioteca deveria ter pelo menos um exemplar da Bíblia, como de outros livros religiosos.
Contudo, o que chama a atenção é o sectarismo do vereador. O seu projeto se restringe à Bíblia – deixando de incluir, portanto, outras fontes culturais, como o Corão – porque ele é evangélico.
Alexandre está, portanto, legislando em função do seu credo, não em prol dos cidadãos de toda a comunidade. Ele é pastor do Ministério Internacional da Restauração. Sua mulher é a bispa Joice Alexandre.
Aparentemente, o projeto de lei deverá passar com tranquilidade pelas comissões da Câmara Municipal, a começar pela de Constituição e Justiça.
O vereador Mário Frota (PDT), presidente dessa comissão, disse que, de fato, se trata de “uma questão cultural”. Para ele, para preservar a laicidade do Estado, o importante é que não se introduza a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas.
Antes de ir a plenário, o projeto de lei terá também de ser apreciado pela Comissão de Educação e pela de Finanças e Economia.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Ah, tá. Só porque vai incluir a Bíblia necessariamente tem que incluir todos os textos sagrados de todas as religiões do mundo? Realmente, não há NENHUM motivo para achar que, entre todos os textos sagrados de todas as religiões, a Bíblia teria uma relevância especial para nós, para a compreensão da nossa história, cultura etc?
É tanto rancor que mal conseguem disfarçar.
Só não vê quem não quer: esses movimentos que dizem militar pelos "direitos de ateus" e pelo laicismo não são mais que movimentos anticristãos.
Não tinha visto por esse lado. Eu estava apoiando a crítica ao vereador e quase postei uma resposta. Ainda parece óbvio que o vereador está puxando a sardinha para sua brasa, mas isso não diminui a coerência da idéia que você nos apresentou. Como é construtivo e proveitoso conhecer outras perspectivas...
Apo, minha linda, você anda tão revoltada. Que mal a aflige? De onde vem tanto ódio? Você é muito importante para Deus. Jesus te ama. Eu também te amo.
Beijos.
A bíblica é um dos livros mais manipulados do mundo, seja para garantir o controle do povo, seja para proporcionar dinheiro e poder aos que se dizem representantes de Deus na terra.
Se faz sim necessário que hajam livros de todas as religiões nas bibliotecas, até mesmo os melhores títulos ateus que criticam a religião, pois assim, cada um terá como construir o seu pensamento analítico e decidir qual a religião está em maior conformidade com sua consciência, ou mesmo se será não acreditará em nenhuma. Liberdade de pensamento é fundamental.
Agora, obrigar que se tenha bíblias em repartições públicas, pra quê? Para servir de peso de papel?
O Estado tem que ser laico, livre de qualquer credo religioso para poder atuar com total imparcialidade. Tinha é que retirar toda e qualquer referência religiosa em todo e qualquer prédio, de todos os poderes.
"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes" - William Shakespeare
P.S.: O conhecimento não garante sabedoria.
Oh rly?
Eu justifico a presença da Bíblia na base de que este é um livro fundamental para entender a nossa cultura, a nossa história e a nossa identidade de ocidentais.
Você justifica a presença de todos os textos de todas as religiões na base de que o estado deve participar ativamente no processo de tomada de consciência religiosa do indivíduo.
Qual dos dois aqui está mais de acordo com o princípio da laicidade estatal?
E os outros livros 'sagrados' nos ajudam a entender de onde viemos como espécie. Nossa cultura e nossa história como seres humanos. E nos mostram de onde as lendas da Bíblia foram tiradas.