Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
A Maçonaria Brasileira é um balaio de gatos. Lá dentro tem de tudo um pouco, posições políticas inclusive.
Mas parte da força da entidade reside nisto, sua competência em conciliar opostos visando a perpetuação da Ordem.
A tal carta não tem sotaque Maçônico. É obviamente dirigida aos profanos, sei lá com qual intenção, dada a ingenuidade do texto.
Tudo indica que seja apenas caipirice de uma Loja obscura procurando um pouco mais de evidência.
Mas pode não ser.
O jeito maçônico de fazer política é dentro de casa e nos bastidores, longe da gritaria militante.
Se é verdade que resolveram romper com esta tradição, vamos ver no que dá.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Um adendo meio off topic. Olavo disse que um dos motivos para o regime cubano continuar vivo é que, diferente de outras ditaduras comunistas, ele nunca perseguiu a maçonaria ou a Igreja.
Vai saber
Kardec eu não sei, mas x-piritismo e modismos esotéricos e ocultistas sempre atraiu atenção de muitos maçons. Também há ramos protestantes que são crias da maçonaria.
Considerando todo mundo que já foi Maçom, dizer que Fulano de Tal o foi não quer dizer nada.
E grau 33 tá mais ligado às tradições numerológicas da Maçonaria do que a alguma autoridade real. O Três Pitagórico é uma das bases do Rito - três batidas na porta, três pingos na assinatura etc
Nós, Indios.
Ou às origens da Ordem, criada por mestres artesãos e comerciantes urbanos.
Tanto que alguns maçons usam também o termo Oficinas.
Nós, Indios.
Eu conheço.
Tirando o frio e a grande possibilidade de neve em todos os invernos, não tem mais nada por lá.
Vale a pena conhecer a Serra do Rio do rastro, que leva até lá, o morro da igreja (quase 2000 de altura) e só.
Se fosse a Ordem dos Lapidários de lá a responsável por essa carta, eu daria algum crédito pois essa ordem é muito forte por lá e suas decisões influenciam todas as demais organizações lapidárias do Brasil.
Onde houver fé, levarei a dúvida!