No ano de celebração dos 50 anos de sua personagem mais famosa, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, diz que Mafalda é 'mais um desenho', que ele como um 'carpinteiro' teria projetado e produzido um 'móvel lindo'. Em entrevista à agência Efe, o argentino disse que muita gente se chateia ao ouvi-lo dizer que Mafalda é um desenho como outros.
Quino, hoje com 81 anos e vivendo em Madri, sofre com um problema de visão que o faz viver em 'um mundo um pouco desfocado', e diz se sentir um pouco menos otimista do que quando fez Mafalda, aos 35 anos.
O cartunista diz que a personagem não foi a sua 'melhor aliada' para falar 'o que queria quando queria'. 'Meu melhor aliado fui eu mesmo, porque deixei de dizer muitas coisas que gostaria e não se podia dizer. Desde que cheguei a Buenos Aires com minha pastinha (em 1954), me disseram que não podia fazer desenhos sobre militares, sobre a igreja, o divórcio, a moral. Então me acostumei a desenhar as coisas que me permitiam', lembrou, em entrevista à agencia.
Nos anos 60, ao ouvir que a TV era 'veículo de cultura', Mafalda concluía: 'Se fosse a cultura, descia do carro e ia a pé.'
Em entrevista ao 'Estado' em 2010, Quino argumentava: 'O mundo foi que mudou para pior, em especial após o 11 de Setembro, quando perdemos segurança. A política também piorou, perdeu muito terreno frente ao poder econômico'.
Joaquín Salvador Lavado nasceu em 17 de julho de 1932, em Mendoza, Argentina. Teve a primeira tira publicada em 1950 e alcançou fama internacional após mais de uma década, com as tiras de Mafalda, publicadas de 1964 a 1973. Depois, passou a criar cartuns sem personagens fixos.
Em Buenos Aires, a menina é lembrada pelos argentinos e virou trunfo turístico. No bairro de Montserrat, na esquina das Ruas Chile e Defensa, está o famoso banco com uma estátua da Mafalda, ponto que provoca filas para as fotos com a personagem.
A primeira tira da personagem foi publicada em 29 de setembro de 1964. As ruas de Montserrat e San Telmo servem de cenário para as tirinhas de Mafalda. As histórias se passam na porção norte da Avenida Independencia, oposta ao trecho mais badalado, perto da Praça Dorrego.
Mafalda possui dois aniversários, segundo o próprio Quino. Ela nasceu 'oficialmente' no dia 15 de março de 1962, na Buenos Aires de tinta nanquim. Na época, foi criada para uma propaganda de um eletrodoméstico. Mas, para os portenhos deste nosso mundo, sua estreia para o público foi o 29 de setembro de 1964, quando virou tirinha.
http://estadao.br.msn.com/fotos/50-anos-de-mafalda#image=1
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Comentários
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências
Pena que ainda o poder da amizade ainda não atingiu seu coração escurecido pela religião @CRIATURO
Mas tenho fé que o poder das Mane 6 junto com a Princess Twilight Sparkle cure esse seu coração tosco e pobre da maldade.
Qualquer coisa mande uma carta para Princesa Celestia para ver se ela te ajuda a alcançar o Sonic Rainboom.
― Winston Churchill
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))