Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Governo vai desapropriar reserva ambiental e área de pesquisas da Embrapa para Minha Casa Minha Vida

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
Como se não bastasse o MST, mais gente querendo destruir uma das poucas coisas que funciona direito neste país...
DF quer terreno da Embrapa para programa Minha Casa Minha Vida

Disputa põe em risco 39 anos de pesquisas sobre o Cerrado, segundo maior bioma do país

BRASÍLIA - Uma disputa territorial entre o governo do Distrito Federal (GDF) e a Embrapa põe em risco 39 anos de pesquisas que alavancaram a agricultura brasileira a partir do Cerrado, segundo maior bioma do país. A Embrapa Cerrados ocupa um terreno, que é do governo, a 40 km de Brasília. O objetivo do GDF é construir, em uma parte dessa área, casas populares do programa federal Minha Casa Minha Vida para pelo menos 4.608 famílias. A empresa responsável pelas obras já foi contratada, e o GDF afirma que quer começar a construir em agosto.

Enquanto isso, o Conselho de Administração da Embrapa se posicionou contra, e as pesquisas no local continuam. Na última terça-feira servidores da Embrapa protestaram durante audiência pública em comissões da Câmara dos Deputados. No ato foi aprovada moção contra as investidas do GDF.

A Embrapa Cerrados se vê ameaçada de modo mais claro desde 2008, quando o GDF queria utilizar o terreno, em Planaltina (DF), para construir um polo de venda de máquinas agrícolas, sem sucesso. Um ano depois, a Câmara Legislativa do DF modificou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, que define as regras básicas de uso e ocupação do solo do Distrito Federal, e passou a classificar o terreno da Embrapa Cerrados e suas cercanias como urbano, e não mais rural.

A partir daí, a área é cobiçada para sanar o déficit habitacional do DF com a oferta de 4.608 unidades habitacionais, 80% para famílias com renda mensal de até R$ 1.600. O GDF tem interesse em 90 dos 2.130 hectares do local, mas a Embrapa afirma que o impacto seria inviável.

- A Embrapa ocupa o terreno irregularmente. É uma terra urbana, com vocação urbana. Está no Plano Diretor. A Embrapa já foi noticiada oficialmente e esperamos começar as obras agora em agosto - afirma o subsecretário de Regularização Fundiária do DF, Paulo Valério.

O impacto pode ir além das pesquisas. A área tem papel importante na preservação de duas grandes bacias hidrográficas: a do Araguaia-Tocantis e a do Paraná. Uma zona de amortecimento tem como objetivo primário minimizar os impactos ambientais sobre alguma área, formando um cinturão verde de proteção.
http://oglobo.globo.com/pais/df-quer-terreno-da-embrapa-para-programa-minha-casa-minha-vida-12316212#ixzz30BhANYRP
Post edited by Fernando_Silva on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.