Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

EXOESQUELETO DO PT - Demonstração decepciona na abertura da Copa do PT

Demonstração do exoesqueleto decepciona na cerimônia de abertura

Em 3 segundos, o projeto de 156 cientistas de 25 países comandados pelo brasileiro Miguel Nicolelis mostrou seus resultados. Leia a repercussão entre cadeirantes e a comunidade científica mundial


Em um flash de 3 segundos, o paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, usando uma veste robótica que seria comandada pelo cérebro, moveu seu pé direito e deu um pequeno chute em uma bola de futebol durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira. Antes do espetáculo musical que apresentou a faixa-título da Copa, a demonstração esperada desde 2011 por paraplégicos de todo o mundo e que consumiu 33 milhões de reais, boa parte vinda do governo federal, foi vista apenas de relance. Em pé, Juliano, vestindo a estrutura metálica que pesa 70 quilos e apoiado por duas pessoas, mostrou o resultado do trabalho de 156 cientistas de 25 países que, liderados pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, viabilizaram a demonstração no início do campeonato.

O esperado era que um paraplégico, usando o exoesqueleto, levantasse de sua cadeira de rodas, desse alguns passos no gramado e então chutasse a bola para dar início aos jogos. Nicolelis, cientista da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, lançou o projeto Andar de Novo para fazer uma veste robótica de metal leve que leria os sinais elétricos emitidos pelo cérebro de um paraplégico e faria com que ele andasse. Por meio de um sistema chamado interface cérebro-máquina (ICM), os sinais enviados pelo cérebro seriam captados por uma touca repleta de eletrodos de eletroencefalograma (EEG) e enviados a um computador em uma mochila, nas costas do robô. Ali, eles seriam traduzidos e transformados em comandos de movimento. Giroscópios acoplados às costas do robô garantiriam o equilíbrio do exoesqueleto.

"O que foi exibido ao mundo, infelizmente, é tudo o que já se sabia do exoesqueleto: uma dúvida profunda a respeito de todos os seus potenciais, desdobramentos e capacidades. A questão, agora, não é mais ser cético em relação a um avanço científico que pode revolucionar vidas, é cobrar vigorosamente seriedade e luminosidade com promessas que envolvam dinheiro público, almas angustiadas e anseios de milhões de pessoas."


Mark Tuszynski, neurocientista americano e diretor do Center for Neural Repair da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos Estados Unidos

"A demonstração é positiva, pois chama a atenção para os paraplégicos. No entanto, é um show para abertura da Copa, sem mostrar grandes avanços científicos. Em 2012, uma paraplégica correu uma maratona com um exoesqueleto e essa não é uma tecnologia nova. Além disso, a estrutura é muito pesada, de 70 quilos e, se houver uma queda, isso pode levar a graves lesões — pessoas com lesões medulares costumam ter osteoporose e qualquer queda é perigosa. O exoesqueleto não vai resolver o problema de quem tem lesões medulares."



Alberto Cliquet Júnior, professor titular do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unicamp e de Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP)


"Mesmo depois da demonstração não fica muito claro se isso será um avanço. A ciência, tradicionalmente, é movida por cientistas que publicam suas descobertas em revistas científicas rigorosas que promovem uma análise justa dos feitos dos cientistas. Isso ainda não foi feito com o projeto Andar de Novo. Estou curioso para o momento em que isso seja feito e então cientistas e engenheiros poderão avaliar os progressos que esse time fez."

Daniel Ferris, neurocientista e professor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos



http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/demonstracao-do-exoesqueleto-decepciona-na-cerimonia-de-abertura
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!

Comentários

  • 8 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Aguarde comentários de petistas na Internet provando que o exoesqueleto da Copa é melhor que a armadura do Homem de Ferro.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!


  • O esperado era que um paraplégico, usando o exoesqueleto, levantasse de sua cadeira de rodas, desse alguns passos no gramado e então chutasse a bola para dar início aos jogos.

    de fato tal evento deveria ter sido colocado em primeiro plano, como o centro das atenções no palco inclusive os cientistas responsáveis pelo projeto, realmente esta abertura de copa deixou muito a desejar ,tantos protocolos tanto mistérios para esconder este fiasco, lamentável pois temos capacidade para realizar coisa melhor.
    De tão mal feito o evento do exoesqueleto quase passou despercebido, lamentável.

    ridículo apresentaram o cadeirante com fantasia de carnaval
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Foi o negócio mais mico que eu já vi.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Acauan disse: Aguarde comentários de petistas na Internet provando que o exoesqueleto da Copa é melhor que a armadura do Homem de Ferro.
    Não duvido nada. :P

    Come with me if you wanna live.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse:
    Acauan disse:Aguarde comentários de petistas na Internet provando que o exoesqueleto da Copa é melhor que a armadura do Homem de Ferro.

    Não duvido nada. :P

    E quem disser que o Tony Stark é melhor que o Nicolelis é porque é um coxinha com complexo de vira-lata.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Não curto o canal dele também, mas o vídeo é pertinente ao tema.
    Come with me if you wanna live.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.