Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Cientistas prevêem extinção da humanidade até 2040

Entrevista com Guy McPherson

Comentários

• 13 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Cientistas DE VERDADE? Ou catastrofistas como aqueles do documentário "Uma verdade inconveniente"?
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    A extinção da humanidade não será repentina. Acontecerá após um longo período de decadência, talvez séculos, com a população se reduzindo até só restarem pequenas tribos de coletores / caçadores que também desaparecerão.
  • A humanidade irá desaparecer em poucos milhões de anos. Estão avisados.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • SilvanaSilvana Membro
    edited agosto 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações Fernando_silva
    Saudações aos demais participantes
    Fernando_silva disse: A extinção da humanidade não será repentina. Acontecerá após um longo período de decadência, (...)

Fernando, os recursos hídricos são o maior dos gatilhos para isso...

Já se vamos levar milhões de anos para essa decadência... rs

Veja o que diz a UNESCO:
    Dados da Unesco: "De acordo com a Unesco, até 2050 cerca de 60% da população mundial irá viver em condições de estresse hídrico, e uma proporção semelhante ficará sem saneamento básico adequado. Alguns países do norte da África e do Oriente Médio já vivem com oferta de água insuficiente para suas populações.(1)

Fernando, o vídeo fala sobre "o mau uso dos recursos naturais", se pararmos para observar... Os recursos hídricos tbm se encontram entre o céu e a terra, e o envenenamento desses recursos compromete toda a cadeia de oferta.

Se pararmos para pensar...

Até o conflito no Oriente Médio na verdade é por conta da ÁGUA.

Observemos a seguir
    vice-diretor geral da UNESCO, Adnan Badran, no seminário “Águas transfronteiriças: fonte de paz e guerra” (que centrou os debates nas águas do Mar Aral, dos rios Jordão e Nilo) disse que “a água substituirá o petróleo como principal fonte de conflitos no mundo”. Embora Israel tenha sérios problemas com recursos hídricos, detém o controle dos suprimentos de água, tanto seus como os da Palestina.(2)

Bem, 2050, estresse por falta de água, guerras, doenças como o ebola se espalhando por falta de saneamento básico, some aí que o mundo estará consumindo de forma irresponsável...rsrsrsrsrsrs

Não sei acho que essas contas podem ser refeitas, claro que não é para aloprarmos...rs
    Mas, que se algo não for feito bem rapidamente, o Rio de janeiro em breve não terá de dividir somente os Royaltes do pré-sal com São Paulo... rsrsrsrs

Isso se não tivermos de dividir nossa água com os Americanos, Chineses, Russos etc, etc...rs

(1) http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/05/agua-o-recurso-natural-esta-escasso.html

(2)http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1899

abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Sybok

Sybok, vc já ficou uma semana sem água na sua casa ???

Eu já. Tive de lavar as peças de roupa mais necessárias para o uso diário num balde e aproveitar o resto dessa água para lavar um pedacinho de quintal...rs

A água é essencial, sem ela não se faz absolutamente nada...

Digo isso, pois sou dona de casa antes de ser estudante.

Nessas horas lembro logo do Claúdio Loredo e da turma "minimizando" as ideias dele...rs

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Sybok
    Sybok disse: Enquanto for possível sujar a agua as pessoas vão continuar sujando, só vão mudar quando os problemas aumentarem muito ao ponto de ficar insuportável para quem tem grana e poder(...)

Olha, as vezes parece conversa de ativista da natureza...

Mas, a preocupação com os recursos hídricos devem se tornar parte importante na pauta dos governos mundiais, mas, percebamos, não como uma forma de conquistar o maior pedaço fronteiriço de água, porém, antes, cuidar melhor desses recursos enquanto ainda "estão renováveis" por assim dizer...

abraços fraternos
    da Silvana
  • Aqui não falta água, mas também evito o desperdício.

Uma vez minha tia ao lavar a louça aqui quase que acabou com a água da caixa. Ela mora no centro e eu sou da baixada, provavelmente lá a distribuição de água seja mais abundante.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Silvana disse: Bem, 2050, estresse por falta de água, guerras, doenças como o ebola se espalhando por falta de saneamento básico, some aí que o mundo estará consumindo de forma irresponsável...rsrsrsrsrsrs

Não sei acho que essas contas podem ser refeitas, claro que não é para aloprarmos...rs
    Ainda bem que eu já tenho 60 anos.

sybok disse: Medo em relação a água m parece mais alarmismo do que coisa séria.
    A agua literalmente cai do céu, quando a situação apertar é só pararem de suja-la e começarem a limpa-la...
    O que não falta são fotos recentes de rios e represas secos.

sybok disse: Depois de um mês nessa situação o pessoal começa vender sistemas para coletar agua da chuva usando o telhado e com armazenamento em cisternas.
    Não funciona num prédio de apartamentos com 800 pessoas. Pouco telhado para muita gente. Talvez em casas isoladas.
    O que fazer com uma cidade de 20 milhões de habitantes, como S.Paulo?
    sybok disse: Enquanto for possível sujar a agua as pessoas vão continuar sujando, só vão mudar quando os problemas aumentarem muito ao ponto de ficar insuportável para quem tem grana e poder... mas quando isso ocorrer existem muitas soluções para lidar com o problema.
    Se e quando aparecer uma solução, pessoas já terão morrido aos montes ou emigrado, como está acontecendo nos últimos anos no norte da África, com milhares de pessoas tentando entrar na Europa a cada dia, muitas delas morrendo afogadas na travessia.
    sybok disse: Uma delas é simplesmente parar de jogar o esgoto nos rios.
    E jogar onde? Estações de tratamento não se constroem da noite para o dia.
    sybok disse: Problemas mais severos com agua se dariam só em regiões onde ela já é escassa e pudesse desaparecer completamente no caso do aquecimento global fazer a agua sumir.
    Rio e S.Paulo já estão à beira de problemas mais severos. O racionamento já começou, só que disfarçado na forma de fornecimento irregular.
    sybok disse: Mas a verdade é que o aquecimento tem o potencial é de aumentar a quantidade de chuvas, já que mais agua evapora com mais facilidade dos oceanos que ficaram mais quentes.
    Vai chover mais em alguns lugares e desertificar em outros.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Rio e S.Paulo já estão à beira de problemas mais severos. O racionamento já começou, só que disfarçado na forma de fornecimento irregular.

Eu diria que é por regiões @Fernando_Silva por exemplo aqui na Baixada Fluminense não é todo dia que cai água. Teve épocas que tínhamos que madrugar para poder encher o reservatório.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• SilvanaSilvana Membro
    Saudações Fernando_silva // Saudações Percival

Fernando_silva disse: Ainda bem que eu já tenho 60 anos.

Fernando, entendo o que falou... rs

Mas, se todos pensarmos assim, pois tbm já estou cascuda...rs O que deixaremos para nossos netos ???

Sim, pois nossos filhos já estão sentindo o reflexo do uso indevido dos mananciais de água potável e dos gases(super ácidos) jogados na atmosfera. Nossos netos ou bisnetos já estarão coletando água da chuva, isso quando não for tóxica ou escassa...

Percival disse: Eu diria que é por regiões @Fernando_Silva por exemplo aqui na Baixada Fluminense não é todo dia que cai água. Teve épocas que tínhamos que madrugar para poder encher o reservatório.

Percival, já que estou citando vc... rs

Percebeu que o autor das notícias funestas aqui tem o mesmo nome do anedótico escritor do seu tópico sobre as SENHORINHAS INDIGNADAS...rsrsrsrss

GUY = olha a "semelhança"...rs

O seu "autor" seguiu a veia cômica apontando um possível "fim para as instituições tradicionais" como as conhecemos, já o daqui seguiu a "funesta apocalíptica".

bem, vamos ao comentário do quote:

Sobre a região em que vc mora... rs Conheço um pouco a região da baixada.

O pessoal faz de lixeira os rios que cortam OS MUNICÍPIOS, as poucas nascentes e afluentes que sobraram, viraram remendo de rio... Se é que se pode chamar de rio...rs

Os filetes de suposta água que cortam os mesmos nos dias secos, são impraticáveis, perto sentimos o mau cheiro...rs

Quando a concessionária raciona a água para limpeza(pelo menos é essa a desculpa) dos reservatórios, avisam na(de) véspera, para não dar tempo do pessoal providenciar coletas... rs Se a pessoa possui cisterna, legal !!! Se tbm tem bomba de sucção, ajuda um pouco...rs

É menino, o negócio está meio feio pro lado da população, que tbm não ajuda na conservação do maior bem da humanidade...

TERRA, PLANETA ÁGUA ???

Eh Guilherme, quanta diferença...rs

abraços fraternos a ti e ao Fernando
    da Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.