Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Biston Betulária, uma fraude???

Biston-Bitularia.bmp

Eu mesmo caí na armadilha. A mariposa teve de se adaptar às condições da industrialização para sobreviver. A imagem mostrada é tão perfeita que eu deveria ter suspeitado de algo errado. Mas não o fiz porque, como milhares de jovens entusiastas queria acreditar na “ciência”.
Breve resumo dos fatos: a meados do século passado, um lepidopterista amador, Kettlewell, foi contratado para provar o que se acreditava: A evolução. Note-se que não foi contratado para “investigar”, mas para “provar algo que era dado como certo”.
Depois de algum tempo Kettlewell “provou” o que esperavam que provasse com imagens como a mostrada.

etc...
http://www.adamsapple.com.br/2014/05/a-fraude-da-biston-betularia/

Achei que isso fosse uma fraude e fui conferir...
http://www.nytimes.com/2002/08/25/books/the-moth-that-failed.html?src=pm
Post edited by docdeoz on

Comentários

• 20 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Nem li o artigo e por isso nem sei do que se trata já que o autor quis economizar demais nos argumentos. O lance é que o caso da dita mariposa, POR SI SÓ, não prova a Evolução. Essa é uma teoria final à qual se chega após a análise de um AMPLO CONJUNTO DE EVIDÊNCIAS E não por conta de um único caso isolado.
  • @docdeoz não sabe que pauta maravilhosa que isso ia dar pro programa do Geraldo Luiz.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited agosto 2014 Vote Up0Vote Down
    Apenas uma variação da tática de se usar a fraude do 'homem de Piltdown' para dar a entender que todos os fósseis de hominídeos são forjados.

Lembrando que, também neste caso, foi a comunidade científica que desmascarou o pilantra, não os criacionistas. Estes só ficaram sabendo do caso muito tempo depois e se assanharam todos, como se tivessem descoberto uma grande novidade.

Em todas as discussões com criacionistas, mais cedo ou mais tarde alguém nos joga este assunto na cara como se tivesse um argumento inquestionável...
    Post edited by Fernando_Silva on
  • http://evolucionismo.org/profiles/blogs/evolucao-em-acao-tres

Talvez o exemplo mais famoso de evolução em ação seja o caso das mariposas (Biston betularia), que ilustra o conceito de "pressão seletiva" - a força que impulsiona a evolução. A forma negra das mariposas prosperava em áreas industriais poluídas.
    A mariposa britânica alimenta-se à noite e passa o dia descansando em troncos de árvores, onde encontra-se em risco de ser comida por aves. Até meados dos anos de 1890, todas as mariposas tinham uma coloração pálida e salpicada que fornecia camuflagem contra o fundo de líquens claros que cobriam as cascas das árvores. Na segunda metade do século XIX, no entanto, uma forma negra da mariposa foi observada pela primeira vez e em 1900 quase todas as mariposas em áreas urbanas eram negras, enquanto a maioria daquelas em áreas rurais permaneceu clara. Este período de 50 anos coincidiu com a ascensão da industrialização nas cidades britânicas e foi sugerido que a mudança na cor das mariposas em áreas urbanas teria sido devida a fuligem de dióxido de enxofre originada das fábricas que matava os líquens sobre troncos das árvores. As cascas escuras por baixo passaram a ser uma boa camuflagem para as formas de mariposa escuras, e as mariposas pálidas estavam agora em desvantagem, porque elas eram mais facilmente avistadas pelos pássaros predadores.

Em 1956, o entomologista H. Bernard Kettlewell começou a examinar esta hipótese através da coleta, marcação e liberação de mariposas escuras e claras em Birmingham (área urbana) e Dorset (área rural). Ele, então, colocou mais armadilhas para recapturar as mariposas marcadas, e observou que uma menor proporção de formas claras era recapturada em Birmingham e uma proporção menor da formas escuras em Dorset. Esta descoberta foi consistente com a sugestão de que as mariposas claras eram mais evidentes - e, portanto, presas fáceis para as aves - em áreas com árvores escurecidas pela poluição, enquanto as mariposas escuras eram mais propensas a serem comidas em áreas rurais, com líquens claros cobrindo as árvores. Concluiu-se que a pressão seletiva por predação de aves tinha dirigido a evolução das duas formas diferentes de B. betularia.
    O experimento de Kettlewell tem sido repetido, e sua conclusão confirmada várias vezes, mais recentemente em 2003. Desde o Clean Air Act de 1956, no entanto, as emissões de dióxido de enxofre diminuíram no Reino Unido, e os estudos posteriores têm documentado o declínio da mariposa escura em regiões industriais. Em 1985, esta forma tinha praticamente desaparecido das Midlands e era encontrada em grande número apenas no extremo noroeste da Inglaterra.

• docdeoz disse: O experimento de Kettlewell tem sido repetido, e sua conclusão confirmada várias vezes, mais recentemente em 2003. Desde o Clean Air Act de 1956, no entanto, as emissões de dióxido de enxofre diminuíram no Reino Unido, e os estudos posteriores têm documentado o declínio da mariposa escura em regiões industriais. Em 1985, esta forma tinha praticamente desaparecido das Midlands e era encontrada em grande número apenas no extremo noroeste da Inglaterra.

stock-photo-single-d-emoticon-isolated-on-white-55728259.jpg
  • Já falou com Geraldo Luiz coma a Sônia Abraão?

É muito interessante isso, tem que ir pra tv.
    ― Winston Churchill

• Tópico encerrado, docdeoz!
    O caso da Biston betularia NÃO É uma fraude, mas uma questão sólida e sincera. Você sabe ler inglês?

http://whyevolutionistrue.wordpress.com/2012/02/10/the-peppered-moth-story-is-solid/
    http://whyevolutionistrue.files.wordpress.com/2012/02/peppered-moth-figure1.png?w=552&h=507

• - Se um pastor adventista tivesse desmascarado a fraude eu me juntaria ao Docdeoz, ainda posso me juntar se ele responder a contento as perguntas:

- Porque outro cientista também participante da conspiração evolucionista desmentiria seu comparsa?

- Esse desmentido não confere maior confiabilidade à ciência da evolução, uma vez que ela mesma descarta evidências falsas?

- O cientista que desmentiu se tornou criacionista?

- Isso comprova que qualquer evidência de evolução é falsa?

- Porque você sempre acredita em desmentidos mas sempre duvida das provas?

Abraços,
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Spider disse:
    Porque é só o que lhe resta.

Além, é claro, de considerar que qualquer divergência de opinião entre dois cientistas a respeito de algum detalhe é prova incontestável de que a biologia evolucionária é uma fraude.

• Fernando_Silva disse:
    Além, é claro, de considerar que qualquer divergência de opinião entre dois cientistas a respeito de algum detalhe é prova incontestável de que a biologia evolucionária é uma fraude.

Só enxerga o que lhe convém, pra ele é uma fraude só por ter divergências.

― Winston Churchill

• Spider disse: - Se um pastor adventista tivesse desmascarado a fraude eu me juntaria ao Docdeoz, ainda posso me juntar se ele responder a contento as perguntas:

- Porque outro cientista também participante da conspiração evolucionista desmentiria seu comparsa?

- Esse desmentido não confere maior confiabilidade à ciência da evolução, uma vez que ela mesma descarta evidências falsas?

- O cientista que desmentiu se tornou criacionista?

- Isso comprova que qualquer evidência de evolução é falsa?

Abraços,

- O Doc não responde não?

Abraços,
  • Azathoth disse: pico encerrado, docdeoz!
    O caso da Biston betularia NÃO É uma fraude, mas uma questão sólida e sincera. Você sabe ler inglês?

http://whyevolutionistrue.wordpress.com/2012/02/10/the-peppered-moth-story-is-solid/
    http://whyevolutionistrue.files.wordpress.com/2012/02/peppered-moth-figure1.png?w=552&h=507

New York Times versus NÃO SEI QUEM???

Achei que isso fosse uma fraude e fui conferir...
    http://www.nytimes.com/2002/08/25/books/the-moth-that-failed.html?src=pm
  • A Arte Refinada de Detectar Mentiras
    Autor: Carl Sagan
    Fonte: O Mundo Assombrado pelos Demônios
    “A compreensão humana não é um exame desinteressado, mas recebe infusões da vontade e dos afetos; disso
    se originam ciências que podem ser chamadas ‘ciências conforme a nossa vontade'. Pois um homem acredita
    mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de
    pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por
    superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho, coisas que não são comumente aceitas, por
    deferência à opinião do vulgo. Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis, pelas quais os
    afetos colorem e contaminam o entendimento.” – Francis Bacon, Novum organon (1620)
  • Fundamentem com FONTES SÓLIDAS....
  • Lá estava: a seleção natural em ação. Darwin estava certo. Fim da história. Infelizmente, como mostra Hooper, que não foi o fim da história. Nos últimos anos, tornou-se claro que as provas em que a história paira é como frágil como uma asa de borboleta. Os experimentos de Kettlewell provou nada. O mais famoso exemplo de evolução em ação agora deve se tornar o mais infame.
  • docdeoz disse: Fundamentem com FONTES SÓLIDAS....

Times new roman serve?
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.