Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A massa não curva a trajetória da luz

.
.
.
A massa não curva a trajetória da luz, consequentemente, não gera a força gravitacional, não deforma o suposto tecido espaço/tempo. A repetição e análise de um experimento em laboratório podem comprovar estas afirmações.

http://gilghamesh.blogspot.com.br/2014/09/a-massa-nao-curva-trajetoria-da-luz.html
.
.
O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/

Comentários

• 17 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Você fez mesmo os experimentos? Ou está apenas cogitando os resultados?

Olha, seu experimento deveria ser feito em ambiente de vácuo.
    O ar da nossa atmosfera iria sofrer arrasto por causa das superfícies ásperas da esferas girando muito rápido. Isso provocaria diferenças de densidade junto à superfície que desviariam o feixe de luz.

Desculpa, eu acho que você está equivocado.

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • MarcioMarcio Membro
    edited setembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Do seu artigo:
    ''A força gravitacional é gerada pela velocidade com que um corpo gire em torno de seu próprio eixo equatorial, esse giro faz com que toda a matéria que se encontre à sua volta, gire também, gerando pressão, fazendo com que essa pressão, forme uma atmosfera, mantendo os objetos na superfície dessa esfera, fazendo-os girarem na mesma velocidade, gerando um efeito gravitacional em cascata.''

Então explique porque nos polos há tamanha força gravitacional, já que a velocidade rotacional vai-se diminuindo conforme se aproxima deles.

Explique também como nossa Lua se mantem em órbita longe de qualquer pressão atmosférica, já que você afirma que é a pressão atmosférica que gera o efeito gravitacional.

Outra coisa, se não fosse a força gravitacional as coisas soltas da superfície da Terra seriam arremessadas ao espaço pela força centrífuga gerada pela rotação.

Post edited by Marcio on
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Você fez mesmo os experimentos? Ou está apenas cogitando os resultados?

O ar da nossa atmosfera iria sofrer arrasto por causa das superfícies ásperas da esferas girando muito rápido. Isso provocaria diferenças de densidade junto à superfície que desviariam o feixe de luz.

Marcio disse: Você fez mesmo os experimentos? Ou está apenas cogitando os resultados?

.
    .
    .
    Olá Marcio!

Os experimentos 1 e 1A, foram realizados.

Os experimentos não foram efetuados no vácuo, porque eu expliquei que não existe vácuo total no espaço.

Se os experimentos forem efetuados no vácuo, os resultados serão semelhantes, havendo apenas uma menor curvatura do feixe.

Desculpe, mas o equivocado aqui, não sou eu.

Um abraço!

.
    .
    .

O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

• Marcio disse: Então explique porque nos polos há tamanha força gravitacional, já que a velocidade rotacional vai-se diminuindo conforme se aproxima deles.

Explique também como nossa Lua se mantem em órbita longe de qualquer pressão atmosférica, já que você afirma que é a pressão atmosférica que gera o efeito gravitacional.

Outra coisa, se não fosse a força gravitacional as coisas soltas da superfície da Terra seriam arremessadas ao espaço pela força centrífuga gerada pela rotação.

.
    .
    .
    Olá de novo, Marcos.

As diferenças entre força nos plolos e no equador, estão explicadas no meu texto, explicações mais detalhadas, encontram-se em meu livro...

A lua se mantém, porque ela também exerce força gravitacional, uma vez que ela também gira em seu próprio eixo...

Não somos arremessados para o espaço, porque nós tambem estamos girando na mesma velocidade do nosso planeta.

.
    .
    .

• GilghameshGilghamesh Membro
    .
    .
    .
    Existe um experimento bem simples, do tipo: "Faça voce mesmo em casa":

Vá até a sua máquina de lavar, feche a torneira que fornece água para a máquina, polvilhe uma boa quantidade de talco sobre o eixo rotor da máquina, feche a tampa e coloque a máquina para centrifugar, por pelo menos 03 minutos.

Desligue a máquina e abra a tampa. No eixo, existirá uma grande quantidade de pó, que não foi espalhada pela centrifugação, pois estava em contato com a superfície do eixo, a rotação causou um efeito gravitacional sobre essas partículas de talco...
    .
    .
    .
    Post edited by Gilghamesh on

• Marcio disse: ''A força gravitacional é gerada pela velocidade com que um corpo gire em torno de seu próprio eixo equatorial, esse giro faz com que toda a matéria que se encontre à sua volta, gire também, gerando pressão, fazendo com que essa pressão, forme uma atmosfera, mantendo os objetos na superfície dessa esfera, fazendo-os girarem na mesma velocidade, gerando um efeito gravitacional em cascata.''
    Isso não existe, num movimento circular uniforme (se considerar a movimento de rotação da Terra como um MCU), nós seriamos lançados pela tangente, a não ser que uma força segurasse a gente nesse movimento impedindo o escape. E no seu experimento o pó que ficou "preso" ao eixo é resultado de uma soma de forças que se anulam no final (o grande responsável deve ser o atrito).

• Nem li. SE o Gilgha falou, eu acredito.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!

• Olá Gilgha!
    Gilghamesh disse: As diferenças entre força nos plolos e no equador, estão explicadas no meu texto, explicações mais detalhadas, encontram-se em meu livro...

Segundo a sua estranha teoria para a gravitação, conforme se fosse aproximando dos polos a força gravitacional diminuiria à ponto de quase se anular bem no centro do eixo de rotação.

Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, a atração gravitacional é ligeiramente mais forte nos polos. Na verdade há uma força contrária atuando mais fortemente no equador que anula um tantinho a força gravitacional.

Gilghamesh disse: A lua se mantém, porque ela também exerce força gravitacional, uma vez que ela também gira em seu próprio eixo...

Mas você dá à entender que o que mantem as coisas presas nas massas são os gazes atmosféricos em rotação.
    A Lua não está imersa na nossa atmosfera.
    Aliás, a Lua sequer possui atmosfera. Como as coisas soltas se mantem então presas à Lua?
    Gilghamesh disse: Não somos arremessados para o espaço, porque nós tambem estamos girando na mesma velocidade do nosso planeta.

E porque estamos girando a mesma velocidade que à Terra?
    Porque justamente a força gravitacional nos mantem presos à ela.

Gilghamesh disse: Vá até a sua máquina de lavar, feche a torneira que fornece água para a máquina, polvilhe uma boa quantidade de talco sobre o eixo rotor da máquina, feche a tampa e coloque a máquina para centrifugar, por pelo menos 03 minutos.

Desligue a máquina e abra a tampa. No eixo, existirá uma grande quantidade de pó, que não foi espalhada pela centrifugação, pois estava em contato com a superfície do eixo, a rotação causou um efeito gravitacional sobre essas partículas de talco...
    .

Você já ouviu falar de força de atração eletrostática?
    O pó de talco tem pouca massa, a força eletrostática para ele é mais forte que a força centrífuga gerada pela rotação da máquina. logo...

Abraços!
    Marcio disse: Segundo a sua estranha teoria para a gravitação, conforme se fosse aproximando dos polos a força gravitacional diminuiria à ponto de quase se anular bem no centro do eixo de rotação.

Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, a atração gravitacional é ligeiramente mais forte nos polos. Na verdade há uma força contrária atuando mais fortemente no equador que anula um tantinho a força gravitacional.

Olá novamente Marcio!

Para sua infelicidade, você está completamente equivocado.

Peso não é sinônimo de força, somente em sistemas de referência inerciais as definições de peso e força gravitacional são equivalentes.

Um excelente texto do Prof. Fernando Lang, explana muito bem o assunto:

http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=886

Ele explica detalhadamente que a força gravitacional é menor nos polos do que no equador.

Gilghamesh disse: A lua se mantém, porque ela também exerce força gravitacional, uma vez que ela também gira em seu próprio eixo...

Marcio disseMas você dá à entender que o que mantem as coisas presas nas massas são os gazes atmosféricos em rotação.
    A Lua não está imersa na nossa atmosfera.
    Aliás, a Lua sequer possui atmosfera. Como as coisas soltas se mantem então presas à Lua?

Não Marcio, o que eu digo em meu livro é que a “força” gravitacional é o resultado de um conjunto de efeitos em cascata que emergem da rotação em torno do próprio eixo de um objeto vagando livremente no espaço.

Gilghamesh disse: Não somos arremessados para o espaço, porque nós tambem estamos girando na mesma velocidade do nosso planeta.

Marcio disseE porque estamos girando a mesma velocidade que à Terra?
    Porque justamente a força gravitacional nos mantem presos à ela.

Novamente, não Marcio. A força gravitacional não é uma força de fato, a “força” gravitacional é resultado de um conjunto de efeitos em cascata, oriundos do movimento.

Gilghamesh disse: Vá até a sua máquina de lavar, feche a torneira que fornece água para a máquina, polvilhe uma boa quantidade de talco sobre o eixo rotor da máquina, feche a tampa e coloque a máquina para centrifugar, por pelo menos 03 minutos.

.

Marcio disseVocê já ouviu falar de força de atração eletrostática?
    O pó de talco tem pouca massa, a força eletrostática para ele é mais forte que a força centrífuga gerada pela rotação da máquina. logo...

Abraços!

Sim, já ouvi falar na força de atração eletrostática.

E você sabe de onde se origina essa força de atração observada no experimento da centrífuga? Ou seja, o que causa essa força?

Surprise, surprise: Do movimento. Adivinha qual tipo de movimento...

Se você disser que é do movimento rotacional, ganha um doce...

Well, para finalizar, não li em nenhuma parte do seu texto, alguma tentativa de explicação para o resultado obtido em meu experimento, ou seja, você não tentou argumentar sobre o que causou a curvatura na trajetória do feixe concentrado de luz.

Abraços!

.
    .
    .
    Ah, só um lembrete para quem afirma que é possível existir vácuo total:

Um experimento realizado por volta de 1705, efetuado por Francis Hauksbee, onde ele usou uma esfera de vidro vacuada (com vácuo), demonstrou que dentro da esfera, formou-se um plasma de elétrons.

Esse fato passou totalmente desapercebido por todo mundo, inclusive, até hoje.

Elétrons possuem massa, e são partes constituintes dos átomos. Isso significa que no espaço, existem elétrons, prótons , neutrons, neutrinos, etc, em abundância, matéria que ainda não formou átomos e vagam livremente pelo espaço.

Esse material, atravessou a esfera de vidro contendo vácuo, aliás, essa matéria atravessa tudo o que existe, não só a esfera.

Logo, não existe possibilidade da existência de vácuo total.

Então, o questionamento do Márcio, onde ele disse que o experimento que eu realizei deveria ser feito no vácuo, cai por terra.
    .
    .
    .

• Gilghamesh disse: Well, para finalizar, não li em nenhuma parte do seu texto, alguma tentativa de explicação para o resultado obtido em meu experimento, ou seja, você não tentou argumentar sobre o que causou a curvatura na trajetória do feixe concentrado de luz.

Eu expliquei sim:
    ''O ar da nossa atmosfera iria sofrer arrasto por causa das superfícies ásperas da esferas girando muito rápido. Isso provocaria diferenças de densidade junto à superfície que desviariam o feixe de luz.''

Abraços!
  • MarcioMarcio Membro
    Gilghamesh disse: Então, o questionamento do Márcio, onde ele disse que o experimento que eu realizei deveria ser feito no vácuo, cai por terra.
    .

Não, não cai por terra! Eu não falei de vácuo total, mas sim desse vácuo usual que todos conhecem.
    Você deve prover um ambiente livre de ar, ou qualquer gaz, comprimido (tal qual é ao nível da superfície terrestre) para evitar o tal efeito de arrasto que provocaria diferenças de densidades que poderiam desviar o feixe de luz.
    Partículas nesse vácuo seriam irrelevantes, devido à raridade com que elas se apresentam.

Abraços!
    Post edited by Marcio on
  • Gilghamesh disse: Sim, já ouvi falar na força de atração eletrostática.

E você sabe de onde se origina essa força de atração observada no experimento da centrífuga? Ou seja, o que causa essa força?

Surprise, surprise: Do movimento. Adivinha qual tipo de movimento...

Se você disser que é do movimento rotacional, ganha um doce...

A fricção com o ar seco deve carregar (se já não estiver carregada antes) a peça da centrífuga que é feita de plástico.
    Esse experimento deve ser feito com eixo giratório de metal devidamente aterrado.

Abraços!
  • MarcioMarcio Membro
    Gilghamesh disse: Olá novamente Marcio!

Para sua infelicidade, você está completamente equivocado.

Peso não é sinônimo de força, somente em sistemas de referência inerciais as definições de peso e força gravitacional são equivalentes.

Realmente, peso e força gravitacional não são a mesma coisa.
    Peso é um efeito que pode ser causado por gravidade ou aceleração, ou por um conjunto de ambos.

Mas veja que não invalida o meu argumento:
    '' Segundo a sua estranha teoria para a gravitação, conforme se fosse aproximando dos polos a força gravitacional diminuiria à ponto de quase se anular bem no centro do eixo de rotação.

Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, a atração gravitacional é ligeiramente mais forte nos polos. Na verdade há uma força contrária atuando mais fortemente no equador que anula um tantinho a força gravitacional.''

Eu errei aqui por mero descuido, onde se lê:
    ''Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, a atração gravitacional é ligeiramente mais forte nos polos. ''
    Leia-se:
    ''Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, opesoé ligeiramente maior nos polos.''

A força gravitacional é menor nos polos devido ao achatamento da Terra. Há menos massa entre dois polos do que entre quaisquer pontos contrários no equador ligados por uma reta que atravessa o centro da Terra.
    Entretanto as coisas pesam mais nos polos do que no equador, ainda que lá a força gravitacional seja menor do que ao nível do equador. (Atente para que tais diferenças são mínimas.)
    Isso por causa da atuação de outra força contrária à gravidade que atua mais fortemente no equador.

Mas você não respondeu o porque das diferenças de peso serem mínimas entre pontos no equador e nos polos.
    se a velocidade de rotação entre esses pontos são sumamente diferentes, diminuindo substancialmente conforme se aproxima dos polos.
    Já que você afirma que a força de atração é gerada pela rotação rápida.

Aliás! No seu experimento com as esferas girantes, você testou se há desvio num feixe de luz passando por algum dos polos?

Abraços!

Post edited by Marcio on
  • Gilghamesh disse: Um experimento realizado por volta de 1705, efetuado por Francis Hauksbee, onde ele usou uma esfera de vidro vacuada (com vácuo), demonstrou que dentro da esfera, formou-se um plasma de elétrons.

Esse fato passou totalmente desapercebido por todo mundo, inclusive, até hoje.

Elétrons possuem massa, e são partes constituintes dos átomos. Isso significa que no espaço, existem elétrons, prótons , neutrons, neutrinos, etc, em abundância, matéria que ainda não formou átomos e vagam livremente pelo espaço.

Esse material, atravessou a esfera de vidro contendo vácuo, aliás, essa matéria atravessa tudo o que existe, não só a esfera.

Desculpem a minha ignorancia, mas em 1705 ja se tinha o conhecimento de protons e eletrons?? Que eu saiba, Eletrons emitem energia negativa e estou perguntando so pra me atualizar, mas Eletrons tem massa? Se tiver, ela não é bem menor do que os Protons??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    The_Doctor disse:
    Desculpem a minha ignorancia, mas em 1705 ja se tinha o conhecimento de protons e eletrons?? Que eu saiba, Eletrons emitem energia negativa e estou perguntando so pra me atualizar, mas Eletrons tem massa? Se tiver, ela não é bem menor do que os Protons??
    Elétrons têm carga negativa, prótons têm carga positiva, nêutrons são ... neutros.

Elétrons têm massa, que é bem menor que a de prótons e nêutrons.

O elétron foi descoberto em 1897, embora já se suspeitasse de sua existência por volta de 1850.

• Marcio disse: Não, não cai por terra! Eu não falei de vácuo total, mas sim desse vácuo usual que todos conhecem.
    Você deve prover um ambiente livre de ar, ou qualquer gaz, comprimido (tal qual é ao nível da superfície terrestre) para evitar o tal efeito de arrasto que provocaria diferenças de densidades que poderiam desviar o feixe de luz.
    Partículas nesse vácuo seriam irrelevantes, devido à raridade com que elas se apresentam.

Well, vamos lá.

Olá, Marcio!

Se fizermos o experimento em “vácuo usual”, suponho que iremos notar que o desvio do feixe, sofrerá uma menor curvatura. Isso porque, esse vácuo, não será vácuo, ele terá apenas, menos partículas, mas conterá partículas suficientes para interagir com a esfera.

A questão é: não adianta fazer especulações do que acontecerá, tanto minhas, quanto suas, se ninguém refizer o experimento em ambiente de vácuo.

Marcio disse: A fricção com o ar seco deve carregar (se já não estiver carregada antes) a peça da centrífuga que é feita de plástico.
    Esse experimento deve ser feito com eixo giratório de metal devidamente aterrado.

Então, eu proponho que você faça o experimento seguindo os seus parâmetros.

Sobre isso, repito: de nada adianta ficarmos especulando sobre o resultado do efeito, se não fizermos o experimento.

Marcio disse: Realmente, peso e força gravitacional não são a mesma coisa.
    Peso é um efeito que pode ser causado por gravidade ou aceleração, ou por um conjunto de ambos.

Mas veja que não invalida o meu argumento:
    '' Segundo a sua estranha teoria para a gravitação, conforme se fosse aproximando dos polos a força gravitacional diminuiria à ponto de quase se anular bem no centro do eixo de rotação.

Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, a atração gravitacional é ligeiramente mais forte nos polos. Na verdade há uma força contrária atuando mais fortemente no equador que anula um tantinho a força gravitacional.''

Eu errei aqui por mero descuido, onde se lê:
    ''Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, a atração gravitacional é ligeiramente mais forte nos polos. ''
    Leia-se:
    ''Mas evidentemente não é o que acontece, aliás, opesoé ligeiramente maior nos polos.''

A força gravitacional é menor nos polos devido ao achatamento da Terra. Há menos massa entre dois polos do que entre quaisquer pontos contrários no equador ligados por uma reta que atravessa o centro da Terra.
    Entretanto as coisas pesam mais nos polos do que no equador, ainda que lá a força gravitacional seja menor do que ao nível do equador. (Atente para que tais diferenças são mínimas.)
    Isso por causa da atuação de outra força contrária à gravidade que atua mais fortemente no equador.

Sim, invalida. A força gravitacional não diminui, ela aumenta, e demonstrei que, quando calculamos o eixo primordial rotacional baseado na velocidade do equador de uma esfera, quanto menor for o eixo do equador, maior será a velocidade, pois estamos calculando o eixo equatorial de uma esfera, e não simplesmente um eixo reto.

Releia o texto onde demonstro os cálculos sobre o eixo equatorial do sol, quando diminuímos a proporção do sol baseado na velocidade do seu eixo equatorial mínimo, quanto mais próximo do eixo, maior é a velocidade, quanto mais afastado do eixo, menor a velocidade.

Ou seja, quanto menor a esfera, girando na mesma velocidade que o eixo primordial de uma esfera maior, maior será seu efeito gravitacional.

E demonstrei isso, usando duas esferas de tamanhos diferentes, girando com a mesma velocidade de um eixo motor.

Demonstrei também, que o efeito de curvatura do feixe, independe de a esfera ser maciça ou oca, invalidando a suposição de que seria o volume da massa que gera o efeito...

Marcio disse: Aliás! No seu experimento com as esferas girantes, você testou se há desvio num feixe de luz passando por algum dos polos?

E, não, não testamos o desvio do feixe passando por algum dos polos. Essa será uma medida interessante a ser executada em um novo experimento.

Enquanto não executá-lo, poderei apenas supor o resultado do efeito: Haverá um desvio um pouco menor, mas, haverá um desvio.

Abraços!
    .
    .
    .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.