Uma das coisas que mais li recentemente foi que em uma eventual privatização da USP, cursos como História, Filosofia e Sociologia deixariam de existir.
Tal idéia, além de falaciosa, esconde uma desproporção gritante. O custo do aluno USP está na casa dos R$4.355,00 mês - e isso não leva em consideração a margem de lucro e os impostos que incidem na formação de preço das mensalidades das universidades privadas.
Desta forma, ao compararmos a mensalidade para o curso de História de uma PUC (R$1.395,26) e de uma FMU (R$389,00) com o custo/aluno da USP, podemos perceber o abismo de ineficiência que existe entre a gestão pública e a privada.
Ademais, tais cursos poderiam ser ainda mais baratos se o Estado tirasse sua mão pesada do bolso dos estudantes e PARASSE DE TAXAR o sistema educacional. Sem impostos (cerca de 37,5%), o o valor das mensalidades da PUC e da FMU cairiam para, respectivamente, R$ 872,03 e R$243,12 - democratizando ainda mais o acesso ao ensino superior de qualidade.
Sou favorável a privatização da USP, UNICAMP e UNESP e ao financiamento via bolsas de estudos para mais de 150.000 estudantes nas mais diversas instituições de ensino superior. Assim, democratizamos o ensino e poupamos o bolso do cidadão de São Paulo, cansado de sustentar máfias sindicais que lutam apenas por seus privilégios
O problema de se privatizar alguma coisa aqui no Brasil, no geral, é que não temos uma politica que leva a responsabilidade a serio. Do tipo, a privatização, em tese, melhoraria algumas ações e agilizaria os atendimentos e contratações, mas sem uma fiscalização SÉRIA, com punições para o descumprimento de suas ações, é a mesma coisa que nada.
Exemplo: Muitos hospitais publicos foram privatizados, as famosas OSS aqui em São Paulo. Em tese, esses hospitais não deveriam ter problemas de falta de médicos pois a administração privada poderia contratar esses profissionais mais rapidamente e sempre suprir a falta, mas o que se vê é o contrario...a situação desses hospitais estao piores do que os hospitais puramente publicos.
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Encosto disse: Sou favorável a privatização da USP, UNICAMP e UNESP e ao financiamento via bolsas de estudos para mais de 150.000 estudantes nas mais diversas instituições de ensino superior. Assim, democratizamos o ensino e poupamos o bolso do cidadão de São Paulo, cansado de sustentar máfias sindicais que lutam apenas por seus privilégios.
Concordo! Infelizmente, as universidades estaduais e federais se tornaram antros de petismo, reféns dos sindicatos e desperdiçadores do dinheiro público. Parece a única alternativa sensata.
Desde que houvesse fiscalização e punições se houvesse algum sinal de alguma coisa errada. Como isso não acontece, sou contra.
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
E ai deixa como está? Mesmo se oq vc escreve fosse coerente, mesmo assim, seria melhor. Ta ai a USP em greve ate agora, com o custo por aluno infinitamente superior.
Imaginem só gastar dinheiro publico para formar mestres em História Social, com ênfase em História Política, e doutores em Saúde Pública (História Política dos movimentos sociais em Saúde e sua relação com partidos políticos)???????
Uma coisas dessas jamais sairá da universidade. Ficará por lá formando mais idiotas num ciclo ad infinitum.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
Exemplo: Muitos hospitais publicos foram privatizados, as famosas OSS aqui em São Paulo. Em tese, esses hospitais não deveriam ter problemas de falta de médicos pois a administração privada poderia contratar esses profissionais mais rapidamente e sempre suprir a falta, mas o que se vê é o contrario...a situação desses hospitais estao piores do que os hospitais puramente publicos.
Total de Mensagens:
Concordo! Infelizmente, as universidades estaduais e federais se tornaram antros de petismo, reféns dos sindicatos e desperdiçadores do dinheiro público. Parece a única alternativa sensata.
Desde que houvesse fiscalização e punições se houvesse algum sinal de alguma coisa errada. Como isso não acontece, sou contra.
Total de Mensagens:
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Uma coisas dessas jamais sairá da universidade. Ficará por lá formando mais idiotas num ciclo ad infinitum.
Onde houver fé, levarei a dúvida!