Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Agora Fedeu

Após anúncio de equipe econômica, juros vão a 11,75%, os maiores em 3 anos124
Do UOL, em São Paulo 03/12/201420h21 > Atualizada 03/12/201420h43

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (Selic) de 11,25% para 11,75% ao ano. São os maiores juros em mais de três anos, desde agosto de 2011 (quando estavam em 12%). Também é o segundo aumento seguido, e representa uma aceleração no ritmo de alta. A decisão foi unânime entre os integrantes do comitê.

Na última reunião, o Copom havia elevado os juros em 0,25 ponto percentual, de 11% para 11,25% (uma variação mais corriqueira nas decisões do BC). Agora a subida foi de 0,5 ponto percentual. Esta foi a última reunião do Copom no ano sobre taxa de juros. A próxima deliberação será em 20 de janeiro.

Foi a segunda decisão sobre juros depois da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Na primeira reunião do Copom após a eleição, três dias depois do segundo turno, a alta da taxa para 11,25% surpreendendo o mercado, que esperava manutenção.

Em nota, o Copom diz que o resultado do aumento de juros é "defasado" e precisa ser aplicado com "parcimônia" (de forma cautelosa).

"Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia", afirma a nota.

Taxa de juros é ferramenta para tentar combater inflação
Uma das maiores críticas a Dilma tem sido a economia, incluindo a inflação em alta. Os juros são usados, entre outras coisas, para tentar controlar a inflação. O governo tenta recuperar confiança do mercado.

No fim do mês passado, foram anunciados os nomes da nova equipe econômica. O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já acenou com metas mais realistas e controle de gastos. O mercado gostou de sua nomeação.

A Selic é uma taxa de referência para o mercado e remunera investimentos com títulos públicos, por exemplo. Não representa os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos. A taxa média de juros cobrada das pessoas na vida real em outubro chegou a 103,05% ao ano, segundo a Anefac, associação de executivos de finanças.

A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu 6,59% em 12 meses até outubro, estourando o limite máximo da meta do governo, que é de 6,5%. A meta do BC é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas são aceitos dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%, o chamado teto da meta).

A Selic é usada pelo BC para tentar controlar o consumo e a inflação, ou estimular a economia. Quando os juros sobem, as pessoas tendem a gastar menos e isso faz o preço das mercadorias cair, controlando a inflação, em tese. Por outro lado, juros altos seguram a economia e fazem o PIB (Produto Interno Bruto) ficar baixo.

Se os juros estão elevados, as empresas investem menos, porque fica caro tomar empréstimos para produção, e as pessoas também reduzem seus gastos, porque o crediário fica mais alto. Essa situação deixa a economia com menos força. O lado bom é que investimentos baseados em juros são beneficiados e rendem mais para o aplicador.

Por outro lado, com juros mais baixos, há mais consumo e mais risco de inflação, porque as pessoas compram mais e nem sempre a indústria consegue produzir o suficiente. Quando há falta de produtos, a tendência é que eles fiquem mais caros.

Além de inflação, o país tem um crescimento muito pequeno. Segundo o IBGE, a economia brasileira, medida pelo PIB (Produto Interno Bruto), cresceu 0,1% no terceiro trimestre. Esse leve crescimento tirou o país da recessão técnica, que ocorre quando o PIB (Produto Interno Bruto) tem resultados negativos em dois trimestres seguidos.

A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre e 0,2% no primeiro trimestre. Recessão significa redução de consumo, menos produção e risco de desemprego.
Poupança continua rendendo igual
A poupança continua rendendo com seu potencial máximo.

Uma nova regra de 2012 estabelece que ela renda menos quando a Selic estiver igual ou inferior a 8,5% ao ano. Nesse caso, a poupança daria 70% da Selic mais a TR. Como está acima disso, o rendimento é o tradicional: 6,17% ao ano mais a TR.

Entenda o Copom
O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros, mas a Selic já era usada como indicador desde 1986.

As reuniões do Copom ocorrem a cada 45 dias em Brasília.

O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central e os diretores de Administração, Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do Sistema Financeiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania.

(Com agências de notícias)

Ampliar
'Pacotão' ensina a usar Excel para guardar dinheiro, calcular juros e controlar gastos8 fotos 1 / 8
Neste pacotão de dicas, você encontra diversos tutoriais de Excel para deixar suas finanças em dia. Os passo a passo ensinam a montar planilhas de gasto personalizadas, a calcular quanto guardar para juntar um montante de dinheiro, a planejar as despesas com casamento, a pesquisar preços e economizar durante a reforma, a controlar gastos durante a viagem de férias e muito mais. Confira as dicas e, se tiver alguma dúvida sobre Excel, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br. Sua pergunta pode ser respondida em um próximo tutorial ThinkStock

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/12/03/juros-selic-copom-bc.htm
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif

Comentários

• 6 Comentários sorted by Votes Date Added
  • O que acontecerá daqui a 45 dias mais um aumento ?
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • emmedradoemmedrado Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    http://outraspalavras.net/blog/2014/12/24/sobre-juros-bancarios-e-o-silencio-dos-jornais/

Sobre juros bancários silêncios nos jornais
    Publicado em 24 de dezembro de 2014 por Antonio Martins

Taxas podem chegar agora a 268,83% ao ano. Capturam renda da população, ampliam desigualdade e… provocam curiosas decisões editoriais na velha mídia

Por Antonio Martins

Um estudo do Procom (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (22/12) demonstrou que subiram novamente — e estão em níveis estratosféricos — as taxas de juros que os maiores bancos cobram de seus clientes, em operações como crédito pessoal e utilização do cheque especial. Podem chegar a 268,83%.

Tais juros têm, como explicou o professor Ladislau Dowbor num artigo recente, consequências sociais e econômicas dramáticas. Eles capturam parte significativa dos salários e outras rendas dos trabalhadores, obrigados frequentemente a recorrer a crédito. Ao fazê-lo, limitam o próprio crescimento da produção e do emprego — já que parte do que seria consumido pela sociedade é entesourado pelos banqueiros, muitas vezes em “paraísos fiscais”. No entanto, você certamente não teve notícia do estudo do Procom nem na cada dos jornais impressos, nem nos destaques dos noticiários da TV. O assunto seria de importância menor? Ou seriam maiores os poderes dos que desejam evitar o debate sobre o tema?

Segundo os dados do Procon, as taxas do cheque especial saltaram para 191,6% ao ano (5,64% ao mês, com juros compostos), em média — uma alta de 7% em relação a um ano atrás. Já as linhas de crédito ao cliente (acessíveis via terminais de caixa automático) avançaram para 103,7% ao ano.

Embora seja altíssimos em todas as instituições, os juros discrepam muito entre um banco e outro, segundo indicam os dados do Procom. No cheque especial, a oscilação vai de 5,98 % ao mês (Caixa Econômica Federal-CEF) a 11,49% (Santander) — é neste caso que a taxa anualizada atinge 268,83%. No empréstimo pessoal, de 3,77% (CEF) para 6,92% (Santander).

Em seu artigo recente, o professor Ladislau Dowbor chamou, aliás, atenção para as diferenças entre o que uma mesma instituição cobra em sua matriz e o que impõe aos clientes no Brasil. No caso do HSBC, por exemplo, os juros para desconto de duplicatas cobrados às empresas são de 7,86% no Reino Unido, sede da instituição — mas sobrem para 40,36% (o quíntuplo) no Brasil. No mesmo texto, Ladislau lembrou que a operação brasileira de outro banco estrangeiro, o espanhol Santander, é responsável por 25% a 30% dos lucros que o grupo obtém em todo o mundo.
    Post edited by emmedrado on
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    E qual o problema se o banco cobra juros altos? Faça como o Lula disse: "Levanta a bunda da cadeira e procura outro banco".

• Esses juros altos são do cheque especial e cartão de credito. Se vc não paga, não te acontece nada. O risco de emprestar dinheiro é muito alto. O bom pagador se fode e paga pelo mau pagador.

O governo não deve intervir nisso (a lei deve punir o mau pagador e só) e sim dar plena liberdade de mercado para novos entrantes competirem com esses bancos.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Juros altos são um problema para pequenas empresas que muitas vezes precisam de socorro financeiro .
    Mas é muito difícil na atual conjuntura diminuir esses juros .
    É uma situação delicada .
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
  • A falta de educação econômica que o brasileiro tem me preocupa e muito.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.