DOENTE MENTAL
# Por motivos de saúde houve que fazer o eletroencefalograma de Chico Xavier, fora do controle dos espiritistas quando finge que está "psicografando". Resultado esclarecedor: "Foco temporal classicamente responsável por distúrbios sensoriais, alucinações, ouvir vozes (...), arritmia, tendência a ataques epilépticos ou `transes´" (Ver, entre outras publicações, Revista "Realidade", Novembro, 1971).
# Depoimento do pai, Sr. João Cândido. Confessou o próprio Chico Xavier com referência à sua "iniciação mediúnica" na infância, de sonâmbulo falante e ambulante: "Meu pai estava querendo internar-me em um sanatório para enfermos mentais (...) Devia ter suas razões: naquela época me visitavam (...) também entidades estranhas perturbadoras" (Em entrevista ao repórter Mauro Santayana, "Folha Ilustrada", São Paulo, 11-Julho-1982).
# Depoimento da madrinha, Da. Rita: "Dizia que eu era louco". Surrava-me "por ser doido (...) Dizia a todo mundo que o menino era doido varrido" (Em entrevista ao repórter Ramón García y García, "Fatos e Fotos", n. 1072).
# Por afirmação do próprio Chico. Afirmou inúmeras vezes que estava sempre sendo assistido e inspirado por "Emmánuel". Continuamente, ininterruptamente, dia e noite..., que o via, ouvia e sentia como a qualquer pessoa viva ou a qualquer coisa ao redor. Especialmente por "Emmánuel", como chefe, mas também mais de 500 outros "espíritos" subordinados.
--- Sendo isto não só sem prova nenhuma senão também clarissimamente falso, como veremos, de duas uma: ou Chico Xavier não acreditava no que afirmava e seria um continuo mentiroso e continuo farsante, ou acreditava nessa afirmação e então estava completamente fora da realidade, o que significaria que era absoluta e continuamente louco em alto grau.
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Comentários
É assim que muitas crenças sobrevivem.
― Winston Churchill
Eu gosto do Quemedo pelo fato de ser absurdamente contraditório. Não querendo desperdiçar nenhum argumento contra o Chico, usa TODOS. Só que é tão pirado que nem percebe que aí esses argumentos se anulam uns aos outros. Um hora Chico é louco em mais alto grau; noutra é um gênio na escrita que escrevia poemas melhores do que aqueles do Bilac psicografado. É louco ou gênio? Louco era o padre e mais loucos são vocês que acreditam nele.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
sem nenhuma consciência sem existências
putz! sempre pensei que era o padre Quiazedo! he...he...he...;he
sem nenhuma consciência sem existências
https://pensaralem.wordpress.com/2012/06/18/as-fraudes-do-espiritismo/
Nas palavras do autor do site: "A minha intenção NÃO É desprezar ou desmerecer a doutrina espírita, mas apontar as diversas FRAUDES MEDIÚNICAS que se tornaram facilmente aceitas pelos adeptos do espiritismo, pelo fato de haver a FÉ, COMO EM QUALQUER OUTRA RELIGIÃO". Peço que leia o texto e tire suas próprias conclusões.
― Winston Churchill
Ah....não. Botânico ingênuo era tudo o que eu menos imaginava....
Os céti-cus tem a mesma fé que os evangélicos, ou será que ainda não deu para perceber?
Acho que você tem razão. Se o Chico Xavier foi desonesto, isto depões mais CONTRA ELE do que contra a Doutrina Espírita como um todo. O que faz sentido: os católicos têm lá seus problemas com os padres pedófilos e a corrupção no Vaticano. Os protestantes têm pastores desonestos que só pensam em dinheiro. Os muçulmanos têm seus aiatolás sedentos de sangue e de morte. Por que com o Espiritismo seria diferente? É louvável a posição dos espíritas que querem ver as fraudes denunciadas e os mal entendidos esclarecidos. Não tive acesso ao prontuário médico do Chico Xavier para falar com segurança sobre a SANIDADE MENTAL dele; mas há evidências de perturbação mental, conforme o Judas citou. E o PRÓPRIO SOBRINHO dele o acusou de fraude. Então, o bom senso adverte que NEM TUDO estava correto com o Chico Xavier, não acha!?