.
.
.
Em meu artigo:
http://gilghamesh.blogspot.com.br/2014/10/o-acaso-ou-o-nada-sao-uma-causa-ainda.html
Eu, no final do texto, fiz uma afirmação que possivelmente foi interpretada de forma equivocada por algumas pessoas que queriam acreditar que o determinismo é algo que emerge de uma consciência, oriunda de um criador.
A frase foi: “Finalizando, o acaso não existe, o que afirmamos ser o acaso, ou o nada, é na verdade, uma causa ainda não especificada, ainda não encontrada, ou mal interpretada, ou mal definida, ou ainda, um conjunto de causas encadeadas que geram um efeito, e nesse sentido, não existe também, a coincidência, a indeterminação ou o conceito místico da sincronicidade.”
Infelizmente, para alguns, o determinismo à que eu me referia, é o determinismo das leis da natureza.
Quero aqui, antes de discorrer sobre o assunto, deixar claro alguns outros pontos equivocados:
Não existem leis do universo, não existem leis da física, o que existem, são: leis da natureza.
O universo não dita regras, assim como a física, também não.
A física tenta apenas traduzir em palavras e fórmulas matemáticas, o que são e com funcionam as leis da natureza.
Retornando ao determinismo:
Para explicar este determinismo, é necessário que eu lance mão de um experimento mental, vamos a ele então:
Imagine uma partícula subatômica vagando livremente pelo espaço.
Essa partícula possui massa, mas uma massa quase irrisória, por possuir massa quase irrisória, ela se desloca pelo espaço à grande velocidade.
Então, essa partícula possui um movimento, que é o movimento de deslocamento, de um ponto no espaço, para outro.
Vamos agora imaginar outra partícula, com as mesmas propriedades da primeira.
As duas estão em movimento e, em um determinado instante, uma se choca com a outra em ângulos diferentes.
Esses ângulos diferentes de deslocamento farão com que, essas duas partículas no instante em que se chocarem, ganharão dois novos movimentos, o primeiro, é o desvio de sua direção inicial, o segundo, será causado pelo ângulo diferente do seu deslocamento, fazendo com que cada uma das partículas após o impacto, comece a girar em torno de seus próprios eixos.
O que DETERMINARÁ em que direção e velocidade uma partícula irá girar em torno de seu próprio eixo, é uma DETERMINAÇÃO das leis da natureza, que especifica como ela deverá girar e esse giro é DETERMINADO pelo ângulo de seu impacto, leis que são inquebrantáveis e não são originadas por nenhum tipo de consciência.
As leis da natureza são deterministas, mas isso não significa que essa determinação tenha uma origem baseada em uma consciência, as leis da natureza são simples e pela simplicidade, ela gera tudo o que existe.
Somos seres conscientes, e nossa consciência emerge posteriormente das leis da natureza, assim sendo, não existia qualquer tipo de consciência antes da natureza, não existia algo criando as leis que governam tudo o que existe e existirá.
Mas, restam duas questões a serem respondidas:
De onde surgiram as partículas que deram origem a tudo, e, o que causou o movimento dessas partículas para possibilitar a elas, a geração de tudo o que existe...
.
.
.