Por que Jesus?
Jesus sempre foi tido em alta consideração tanto por cristãos quanto não-cristãos. Tenha ele realmente existido ou não, tenha ele sido de origem divina ou não, muitos afirmam que o Novo Testamento é o maior exemplo de moralidade. Muitos acreditam que seus ensinamentos, se verdadeiramente compreendidos e seguidos, fariam do mundo um lugar melhor.
Isto é verdade? Jesus merece a adoração generalizada que sempre recebeu? Vamos examinar o que ele disse e fez.
Jesus era pacífico e compassivo?
O nascimento de Jesus foi anunciado com "paz na terra", e no entanto Jesus disse: "Não penseis que vim trazer paz à Terra: não vim trazer paz, mas uma espada." (Mateus 10:34). "Aquele que não tem espada, que venda sua capa e compre uma." (Lucas 22:36). "Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença." (Lucas 19:27 - Nota: na verdade, este trecho era parte de uma parábola, mas termina sem maiores explicações).
A queima de hereges durante a Inquisição se baseou nas palavras de Jesus: "Se alguém não permanecer em mim, será jogado fora como um ramo de árvore, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam." (João 15:6).
Jesus tinha "raiva" (Marcos 3:5) de seus críticos e atacou mercadores com um chicote (João 2:15). Ele mostrou o respeito que tinha pela vida ao afogar animais inocentes (Mateus 8:32). Ele se recusou a curar uma criança doente até que foi pressionado pela mãe dela (Mateus 15:22-28).
O seu caráter se revela principalmente quando ameaça com o sofrimento eterno: "Mandará o Filho do homem (o próprio Jesus) os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade; e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 13:41-42). "E se a tua mão te ofende, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível." (Marcos 9:43).
Que bondade é esta? Dá bom exemplo quem impõe sua vontade através de ameaças de violência? Seria o inferno um lugar agradável e pacífico?
Jesus incentivou os "valores familiares"?
"Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26)
"Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. E assim os piores inimigos de um homem serão os seus próprios parentes." (Mateus 10:35-36)
Quando um de seus discípulos quis ausentar-se para o funeral de seu pai, Jesus o repreendeu: "Deixe que os mortos sepultem seus mortos." (Mateus 8:22)
Jesus nunca usou a palavra "família." Ele nunca se casou ou teve filhos. Para sua própria mãe, ele disse: "Mulher, que tenho a ver contigo?" (João 2:4).
O que ele pensava sobre igualdade e justiça social?
Jesus afirmou que os escravos deveriam ser chicoteados: "Aquele servo (escravo), que sabia a vontade de seu senhor, e não se preparou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites." (Lucas 12:47). Ele nunca condenou a escravidão, mencionando escravos e senhores em muitas de suas parábolas.
Ele nunca fez nada para reduzir a miséria. Em vez de vender um perfume caro para ajudar os pobres, gastou tudo com ele mesmo, dizendo: "Pobres, sempre os tereis" (Marcos, 14:3-7).
Ele não escolheu mulheres como discípulos ou as convidou para a Última Ceia.
Que princípios morais Jesus nos deixou?
"Há eunucos que a si mesmos fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Aquele que é capaz o admitir, admita." (Mateus 19:12). Alguns dos primeiros cristãos, inclusive o Pai da Igreja Orígenes, seguiram isto literalmente e se castraram. Mesmo como metáfora, este conselho é de mau gosto.
-Se seu olho ou sua mão forem causa de pecado, arranque-os fora Mateus 5:29-30, sobre o sexo).
-Casar-se com uma mulher divorciada é adultério (Mateus 5:32).
-Olhar para uma mulher com desejo é adultério (Mateus 5:28)
-Não planeje seu futuro (Mateus 6:34).
-Não guarde dinheiro (Mateus 6:19-20).
-Não fique rico (Marcos 10:21-25).
-Venda tudo o que tem e dê aos pobres (Lucas 12:33)
-Não trabalhe para conseguir comida (João 6:27)
-Faça com que as pessoas queiram perseguí-lo (Mateus 5:11).
-Diga a todos que você é melhor que os outros (Mateus 5:13-16).
-Tome dinheiro de quem tem pouco e dê para investidores ricos (Lucas 19:23-26).
-Se alguém lhe roubar alguma coisa, não tente recuperá-la (Lucas 6:30).
-Se alguém lhe bater, peça para baterem de novo (Mateus 5:39).
-Se tiver que indenizar alguém, pague mais do que o devido (Mateus 5:40).
-Se lhe obrigarem a andar um quilômetro, ande dois (Mateus 5:41).
-Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê sem discutir (Mateus 5:42).
-Não se preocupe com a higiene e com o que come (Marcos 7:15)
Isto é sensato? É isto que você ensinaria a seus filhos?
Jesus era confiável?
Jesus disse aos discípulos que eles ainda estariam vivos quando ele voltasse: "Em verdade vos digo que alguns aqui se encontram que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino" (Mateus, 16:28). "Vejam, eu venho rapidamente" (Apocalipse 3:11). Já se passaram 2000 anos e os crentes ainda esperam pelo seu retorno "em breve".
Ele errou ao dizer que a semente da mostarda é "a menor de todas as sementes" (Mateus 13:32) e que o sal poderia "perder seu sabor" (Mateus 5:13).
Jesus disse que quem chamasse aos outros de "louco" poderia ir para o inferno (Mateus 5:22), mas ele próprio chamou aos outros de louco várias vezes (por exemplo, Mateus 23:17).
Quanto à sua própria confiabilidade, Jesus deu duas respostas conflitantes: "Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro" (João 5:31) e "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro" (João 8:14).
Jesus foi um bom exemplo?
Ele amaldiçoou e fez secar uma figueira por não dar frutos fora de época (Mateus 21:18-19 e Marcos 11:13-14). Ele infringiu a lei ao roubar trigo em dia de sábado (Marcos 2:23) e mandou que seus discípulos levassem um cavalo sem pedir permissão ao dono(Mateus 21).
O "humilde" Jesus se disse "maior que o templo" (Mateus 12:6), "maior que Jonas" (Mateus 12:41) e "maior que Salomão" (Mateus 12:42}. Pareceu sofrer da paranóia dos ditadores quando disse que "Quem não é por mim é contra mim" (Mateus 12:30).
Por que Jesus?
Embora se possam citar passagens que mostrem Jesus de forma mais favorável, elas não apagam esse lado preocupante de seu caráter. E o fato de conflitarem com as outras mostram que o Novo Testamento é contraditório.
A "Regra de Ouro" já tinha sido dita muitas vezes por outros líderes religiosos (Confúcio: "Não faça aos outros o que não queres que te façam"). "Dê a outra face" encoraja as vítimas a pedirem mais violência. "Ama teu próximo" só se aplica aos que seguem a mesma crença (nem Jesus nem os judeus mostraram muita simpatia por outras religiões). Algumas das bem-aventuranças ("Bem-aventurados são os promovem a paz") são aceitáveis, mas não passam de promessas, de condições para se receber uma recompensa futura, e não baseadas no respeito à vida e aos valores morais.
No conjunto, Jesus disse pouca coisa aproveitável. Não trouxe nada de novo para a ética (exceto o inferno). Não criou programas sociais. Sendo "omnisciente", ele poderia ter contribuído com informações úteis para a ciência e a medicina, mas ele parecia não entender nada destes assuntos (como se ele fosse apenas um personagem inventado por escritores com o conhecimento limitado do primeiro século).
Muitos estudiosos têm dúvidas quanto à existência de um Jesus histórico. Albert Schweitzer disse que "O Jesus histórico é, para nossa época, um estranho e um enigma". Nenhum escritor do primeiro século confirma a história de Jesus. O Novo Testamento é contraditório e cheio de erros históricos. Conta uma história cheia de milagres e outras alegações fantásticas. Consiste em sua maior parte de material emprestado às religiões pagãs e o Jesus que ele descreve não é muito diferente dos outros mitos e fábulas.
Por que Jesus é tão especial? Seria mais sensato e produtivo falar de pessoas reais, de carne e osso, que contribuíram para a humanidade - mães que deram à luz, cientistas que aliviaram o sofrimento, reformadores sociais que combateram as injustiças - que adorar um sujeito com um caráter tão duvidoso quanto o de Jesus.
Comentários:
Sei que estou tratando o Novo Testamento como se as palavras e feitos de Jesus fossem a verdade literal. Sei que há controvérsias quanto à autenticidade de muitas das passagens citadas acima. O Jesus Seminar, por exemplo, afirma que em torno de 85% das palavras e ações de Jesus contidas no Novo Testamento não são autênticas. Ele nunca disse ou praticou a maior parte delas. Este texto é dirigido aos que acreditam que o Novo Testamento não contém erros e é inspirado por Deus.
Desde que este trabalho se tornou disponível na Internet, recebi muitas queixas de que eu usei esses trechos "fora de contexto". Do modo como eu e os estudiosos da Bíblia vemos a coisa, isto pode ser verdade, ou seja, a maioria dos trechos podem ser eliminados do livro.
Entretanto, do modo como os fundamentalistas e evangélicos entendem o assunto, ou seja, segundo os que pensam que estou criando uma falsa imagem de Jesus, não estou usando nada fora de contexto. Nenhum dos que reclamaram deu um exemplo específico ou explicou a que "contexto" eles se referem, nem tampouco indicou qual o verdadeiro significado, não literal, dos trechos citados.
Texto nº 12. Publicado pela Freedom From Religion Foundation, Inc., PO Box 750, Madison WI 53701.
Texto original:
http://www.ffrf.org/nontracts/jesus.html
Você pode distribuir este documento por email, mas, por favor, não distribua cópias impressas.
Copyright 1993 Dan Barker. Todos os direitos reservados.
http://fernandosilvamultiply.blogspot.com.br/2006/01/por-que-jesus.html
Comentários
sim "embaia tua espada por que quem com ela ferir sera também ferido (lei do carma)
mas de fato sua previsão se confirma até os dias de hoje com as guerras santas.
mandou seus apóstolos comprarem espadas, para que fosse cumprida as escrituras "foi preso com malfeitores"
parábola criticando os fariseus que matavam os profetas enviados por Deus
ok ! Jesus foi o fundador da santa inquisição
comercio no lugar inapropriado.
livrou um homem de maus espíritos , e este entraram nos porcos, hipocrisia é querer condenar aquilo que na pratica se faz muito pior.
algumas pessoas ajudamos deixando elas mesmas se ajudarem
"enquanto estiverem a caminho se reconciliem com seus inimigos , para que eles não deem queixa ao Juiz, este te ponha na prisão até pagar o ultimo centavo" viu , pagou saiu, não existe pena eterna"
Se teus membros te arão tropeçar , arranque os de ti, pois é melhor nascer cego ou aleijado do que fazer tudo errado e ir parar no inferno.
esta falando sobre reencarnação e lei do carma.
sem nenhuma consciência sem existências
Ensinou que os nosso laços familiares não se limitem a troca de favores entre conhecidos que devemos ser irmãos daqueles que nunca terão como nos recompensar.
foi ríspido com Maria pois a mesma queria que ele começasse a fazer milagres antes da hora, no caso vinho em agua.
ensinou que devemos honrar pai e mãe.
26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
"Sr. eis que largamos familia e nossas redes para te seguirmos" receberão dez vezes mais.
de fato ha guerras "santas" , e contenda sobre religiões.
"em quanto estiverdes a caminho, entrai em acordo com seus inimigos......pois ele poderão te perseguirem pelas vidas eternas, na forma de parentes dentro da sua casa (reencarnação)
ha duas versões:
evangélicos mortos na fé.
espirita: Deixem que os mortos recebam seus mortos
dai a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus
amai a seu proximo, esta é toda a lei de Deus
ha...ha.ha.ha.ha ...apenas mais uma critica aos fariseus e religiosos hipócritas
servos no tempo de jesus e nos de Moisés eram assalariados
hipocrisia de Judas que roubava as doações recebida.
dizem que seu discípulo amado era uma das mulheres que o seguiam, que tambem teria sido a primeira a chegar no seu tumulo quando ressuscitado
ha...ha..ha..ha..ha..ha...tinham pouco cerebro e acabaram perdendo literalmente a cabeça
Jesus se referia aos religiosos, monges celibatarios.
os de nascença podem ser deficientes fisicos ou impotentes, sem falar das almas femininas encarnadas em corpos masculinos.
os que o mundo fizeram eunucos podem ter sido os que viraram gays por influencia sociais.
e tentar desvirtuar é sensato ? o que Deus ajuntou não separe o homem, casamento, família, inteligencia,saude, dinheiro são dons naturais dado a cada um segundo suas obras, existe um planejamento espiritual pre vida, se voce se desvia do compromisso pre assumido, cedo ou tarde tera que enfrenta-lo novamente até pagar o ultimo centavo da divida.
essa eu vou deixar para o Sybok não deposite toda sua fé em uma matéria efêmera, siga as palavras dele que alimentaram seu espirito pela vida eterna
Jesus disse isso apenas aquele moço rico
voces me chamam de mestre, pois eu sirvo a todos voces
servos preguiçosos que nem ao menos se dão ao trabalho de desejar multiplicar os bens recebidos , lhes serão tirados estes bens e dado a quem mereça mais.
isto é valido para, familia , saudê , dinheiro , inteligencia, os dons naturais dados por Deus.
se alguem te roubar porque Deus permitiu, se revoltar é pedir por coisa piores.
Decida-se Jesus é ou não pacifico? Ta dificil de te agradar heim ?
o bem cristão é incondicional
há, esqueci! voce não é mais cristão!
hipocritas se preocupam com a sujeira que entra por suas bocas,mas não preocupam com toda imundice que saem dela, vindas direto do coração que ja esta contaminado.
hipócritas! Jesus veio ensinar o mais necessário , o mais difícil "amar ao próximo" perdoar inimigos, desapego a matéria essas são a fonte de toda chagas sociais.
Jesus não veio ensinar como evitar a morte e sim conscientizar que a vida continua, apesar de ter ensinado que todo aquele que se instruir conseguirá realizar obras maiores do as que ele fez, não veio ensinar novas tecnologias como instrumentos de salvação moral, pois bem sabemos que armas nucleares e químicas degradam a humanidade, " o homem ao comer do fruto do conhecimento, pela soberba se afasta de Deus"
invejoso "dai a cezar o que é de cezar e Deus o que é de Deus" muitos drogados,ladrões ,prostitutas, adúlteros, assassinos evoluíram moralmente por aceitarem os ensinamentos cristãos.
"Jesus o ladrão de cavalos, fundador da santa inquisição, um super ego ?"
hipócritas falam de amor pregando o ódio , difamando, denegrindo desvirtuando alguém que só ensinou o bem, esta seria a sua verdadeira contribuição social, um péssimo exemplo ateu a não ser seguido.
Jesus não foi chamado de mestre por ter cursado medicina, ele é mestre por conhecer o corpo e alma das pessoas, é especial por ensinar as leis de Deus, que por serem verdadeiras possuem validade eternas e imutáveis.
alem do mais mesmo que outros tenham ensinado esta mesmas leis na teoria, ele ensinou na pratica em que nível devemos perdoar e desejar o bem dos nossos algozes.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Daí você alega que "Deus é amor, portanto na verdade foi Moisés quem disse isto".
caramba Fernandinho, quanta fé ! , agora voce me surpreendeu !
Mas o principal esta bem claro "ame ao próximo " isto é todo o necessário Deus.
a paz de cristo! irmão Fernando!
sua ovelha perdida ! kkkkkkkk
mania de querer refletir suas fantasia nos outros!
Deixa de ser hipocrita vai dizer que não come animais de vez em quando,mas porque resolveu expor sua homofobia dessa maneira tão acintosa ?
só se for as suas palavras.
oh falta de recurso argumentativo, oh dó!
disse um fofoqueiro do inferno
o fenômeno não tem que ser reproduzido ?
― Winston Churchill
Isto é do ponto de vista técnico. Mas os cristãos e os Judeus afirmam que a vontade de Deus está nas entrelinhas ou carece interpretação da época, desde que não fira suas contradições. Assim fica difícil.
Por exemplo, você crê na biblia incondicionalmente ou seja, tudo o que está escrito ocorreu conforme está escrito, sem interpretar?
pior dos que não entendem são os que entendem mas não querem aceitar.
E o conceito de fraternidade universal de todos os Homens sem exceção.
E o conceito implícito de igualdade essencial de todos os Homens - O Homem sozinho perante Deus.
O Judaísmo e outras religiões e filosofias pregaram antes a fraternidade, mas ela se restringia aos membros da tribo, casta ou nação - o Nós -. Os gentios - Eles - estavam invariavelmente fora da regra.
Igualdade e Fraternidade deve lembrar alguma coisa.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!