Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
E que Thor nos ajude!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
"Thou shalt not make a machine in the likeness of the human mind"
Mentes violentas criarão máquinas violentas.
Mas veja que questão interessante. Se uma mente humana puder ser "transportada" para um sistema eletrônico, na forma de bits e bytes, significaria que a concepção de espírito seria refutada.
Uma IA criada diretamente à partir de um mente humana, por mera transferência de dados analógicos, convertidos em dados digitais seria puramente material. E ainda poderia ser replicada indefinidamente.
Tal mente seria o indivíduo original ou outra coisa?
Sobre o filme. O ponto mais instigante é sobre um poder quase ilimitado sob controle de uma mente humana transmutada. É o velho dilema do homem e o poder.
Qual mente humana pode ter tanto poder sem se corromper?
Se foi transferida, então não foi criada...
Qualquer um que, com poder, não tenha seu caráter alterado.
A questão é mais o que poder absoluto fará a essa pessoa.
Bom, se a mente puder ser digitalizada, onde ficaria o espírito?
De fato, era para ser entre aspas, "criada".
Mas, transferida não seria o caso, ela seria transcrita para uma outra linguagem (digital) e acomodada num suporte eletrônico.
Veja que o "doador" da mente, não precisaria estar necessariamente morto.
É muito esquisito.
É. Mas, parece que é uma espécie de sina o fato de que o poder desmedido sempre corrompe. Ou na melhor das hipóteses, a pessoa não sabe o que fazer com tanto poder e "mete os pés pelas mãos".
Ou o que uma genuína IA faria com tanto poder à disposição. Talvez, por não ser humana ela saberia agir de modo melhor e otimizado.
Que espírito, já que eu afirmei que qualquer alusão à imaterialidade seria refutada?
Pelo que eu entendi no filme, a consciência seria mesmo transferia e não apenas copiada. Só ainda não entendo qual o conceito que se dá para a consciência, isso fora do conceito alma/espírito.
Otimizado, com certeza, se seria bom para os humanos, dependeria de como esta IA enxergaria nós, seres viróticos que corrompem, destroem, etc..
Mas, o meu ponto é que, se o cérebro (como afirma a tese espírita) só é uma interface entre o ser espiritual e o mundo material; o fato de uma mente poder ser transcrita e copiada para uma máquina, significaria que ela é totalmente material, refutando assim a tese proposta.
E uma IA consciente seria também uma interface espírito-matéria?
Pode haver consciência sem espírito?
No filme, me pareceu que a mente poderia ser transcrita para a máquina sem que o doador necessariamente morresse.
Acontece que o protagonista morreu, e o procedimento foi feito às pressas para preservar sua mente.
E acho que ninguém sabe o que é consciência, já que ela depende de muitos processos complexos interagindo.
Bem, não ficou claro para mim se isso foi dirigido à mim. Eu, coloquei exatamente que, se isso for possível, então cai por terra qualquer outra afirmação de que haveria algo além da matéria, salvo que consciência não é matéria...Ouo será que é?
Certo!
Grosso modo, consciência parece ser um resultado de muitos processos que ocorrem dentro de um sistema material.
Cada coisa que você pensa deve gerar algum fluxo de informações em uma rede que está estruturada para produzir resultados variados. Cada coisa que você memoriza deve estar inscrito materialmente em outra rede, e por aí se vai.
E matava como?