Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Real Terminator: Comming soon...

«1

Comentários

• 34 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Legal! Mas, por enquanto vai precisar de um cabo de força um tanto longo, não?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Não se um desses carregar suas necessidades...

• Bom! Então agora é só armá-los!
    E que Thor nos ajude!
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Se conectarem um sistema de fabricação em uma IA, bem, Stephen Hawkings já afirmou que será a aniquilação da raça humana...
  • Johnny disse: Se conectarem um sistema de fabricação em uma IA, bem, Stephen Hawkings já afirmou que será a aniquilação da raça humana...
    Uma autoridade no assunto muito maior do que ele também garantiu esse resultado, James Cameron. :P

Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited maio 2015 Vote Up0Vote Down
    Já dizia a Orange Bible ("Duna"), em consequência da Butlerian Jihad contra as máquinas:
    "Thou shalt not make a machine in the likeness of the human mind"

Mentes violentas criarão máquinas violentas.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Por falar em máquinas e IA, quem assistiu Transcendence? O que acharam? Não se parece mais real do que fict[icio?
  • Eu assisti!
    Mas veja que questão interessante. Se uma mente humana puder ser "transportada" para um sistema eletrônico, na forma de bits e bytes, significaria que a concepção de espírito seria refutada.
    Uma IA criada diretamente à partir de um mente humana, por mera transferência de dados analógicos, convertidos em dados digitais seria puramente material. E ainda poderia ser replicada indefinidamente.
    Tal mente seria o indivíduo original ou outra coisa?

Sobre o filme. O ponto mais instigante é sobre um poder quase ilimitado sob controle de uma mente humana transmutada. É o velho dilema do homem e o poder.
    Qual mente humana pode ter tanto poder sem se corromper?
  • Marcio disse: Eu assisti!
    Mas veja que questão interessante. Se uma mente humana puder ser "transportada" para um sistema eletrônico, na forma de bits e bytes, significaria que a concepção de espírito seria refutada.
    Qualquer concepção imaterial seria refutada....
    Marcio disse:Uma IA criada diretamente à partir de um mente humana, por mera transferência de dados analógicos, convertidos em dados digitais seria puramente material. E ainda poderia ser replicada indefinidamente.
    Tal mente seria o indivíduo original ou outra coisa?
    Se foi transferida, então não foi criada...
    Marcio disse:Sobre o filme. O ponto mais instigante é sobre um poder quase ilimitado sob controle de uma mente humana transmutada. É o velho dilema do homem e o poder.
    Qual mente humana pode ter tanto poder sem se corromper?
    Qualquer um que, com poder, não tenha seu caráter alterado.
    Johnny disse: Por falar em máquinas e IA, quem assistiu Transcendence? O que acharam? Não se parece mais real do que fict[icio?
    Neste caso, é uma inteligência humana digitalizada e transportada para uma máquina.
    A questão é mais o que poder absoluto fará a essa pessoa.
  • MarcioMarcio Membro
    Johnny disse: Qualquer concepção imaterial seria refutada....

Bom, se a mente puder ser digitalizada, onde ficaria o espírito?

Johnny disse: Se foi transferida, então não foi criada...

De fato, era para ser entre aspas, "criada".
    Mas, transferida não seria o caso, ela seria transcrita para uma outra linguagem (digital) e acomodada num suporte eletrônico.
    Veja que o "doador" da mente, não precisaria estar necessariamente morto.
    É muito esquisito.
    Johnny disse: Qualquer um que, com poder, não tenha seu caráter alterado.

É. Mas, parece que é uma espécie de sina o fato de que o poder desmedido sempre corrompe. Ou na melhor das hipóteses, a pessoa não sabe o que fazer com tanto poder e "mete os pés pelas mãos".
    Post edited by Marcio on
  • Fernando_Silva disse: A questão é mais o que poder absoluto fará a essa pessoa.

Ou o que uma genuína IA faria com tanto poder à disposição. Talvez, por não ser humana ela saberia agir de modo melhor e otimizado.
  • Marcio disse: Bom, se a mente puder ser digitalizada, onde ficaria o espírito?

Que espírito, já que eu afirmei que qualquer alusão à imaterialidade seria refutada?
  • Marcio disse: É. Mas, parece que é uma espécie de sina o fato de que o poder desmedido sempre corrompe. Ou na melhor das hipóteses, a pessoa não sabe o que fazer com tanto poder e "mete os pés pelas mãos".
    Será? Ou será que por uma infelicidade ou má sorte, sempre quem tem este tipo de poder nas mãos não é totalmente moral?
  • Marcio disse: Mas, transferida não seria o caso, ela seria transcrita para uma outra linguagem (digital) e acomodada num suporte eletrônico.
    Veja que o "doador" da mente, não precisaria estar necessariamente morto.
    É muito esquisito.

Pelo que eu entendi no filme, a consciência seria mesmo transferia e não apenas copiada. Só ainda não entendo qual o conceito que se dá para a consciência, isso fora do conceito alma/espírito.
  • Marcio disse: Ou o que uma genuína IA faria com tanto poder à disposição. Talvez, por não ser humana ela saberia agir de modo melhor e otimizado.

Otimizado, com certeza, se seria bom para os humanos, dependeria de como esta IA enxergaria nós, seres viróticos que corrompem, destroem, etc..
  • Johnny disse: Que espírito, já que eu afirmei que qualquer alusão à imaterialidade seria refutada?
    Sabe-se lá o que seria "imaterial". Poderia ser algo constituído de qualquer outra coisa diferente da matéria usual.
    Mas, o meu ponto é que, se o cérebro (como afirma a tese espírita) só é uma interface entre o ser espiritual e o mundo material; o fato de uma mente poder ser transcrita e copiada para uma máquina, significaria que ela é totalmente material, refutando assim a tese proposta.
    E uma IA consciente seria também uma interface espírito-matéria?
    Pode haver consciência sem espírito?
  • Johnny disse: Pelo que eu entendi no filme, a consciência seria mesmo transferia e não apenas copiada. Só ainda não entendo qual o conceito que se dá para a consciência, isso fora do conceito alma/espírito.

No filme, me pareceu que a mente poderia ser transcrita para a máquina sem que o doador necessariamente morresse.
    Acontece que o protagonista morreu, e o procedimento foi feito às pressas para preservar sua mente.
    E acho que ninguém sabe o que é consciência, já que ela depende de muitos processos complexos interagindo.
  • Marcio disse: Sabe-se lá o que seria "imaterial". Poderia ser algo constituído de qualquer outra coisa diferente da matéria usual.
    Mas, o meu ponto é que, se o cérebro (como afirma a tese espírita) só é uma interface entre o ser espiritual e o mundo material; o fato de uma mente poder ser transcrita e copiada para uma máquina, significaria que ela é totalmente material, refutando assim a tese proposta.
    E uma IA consciente seria também uma interface espírito-matéria?
    Pode haver consciência sem espírito?

Bem, não ficou claro para mim se isso foi dirigido à mim. Eu, coloquei exatamente que, se isso for possível, então cai por terra qualquer outra afirmação de que haveria algo além da matéria, salvo que consciência não é matéria...Ouo será que é?
  • Johnny disse: Eu, coloquei exatamente que, se isso for possível, então cai por terra qualquer outra afirmação de que haveria algo além da matéria

Certo!

Johnny disse: salvo que consciência não é matéria...Ouo será que é?

Grosso modo, consciência parece ser um resultado de muitos processos que ocorrem dentro de um sistema material.
    Cada coisa que você pensa deve gerar algum fluxo de informações em uma rede que está estruturada para produzir resultados variados. Cada coisa que você memoriza deve estar inscrito materialmente em outra rede, e por aí se vai.
  • Cientificamente falando....não sabemos.
    Marcio disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    A questão é mais o que poder absoluto fará a essa pessoa.
    Ou o que uma genuína IA faria com tanto poder à disposição. Talvez, por não ser humana ela saberia agir de modo melhor e otimizado.
    Ela pode achar que eliminar os humanos otimizaria o planeta.
    Marcio disse: Veja que o "doador" da mente, não precisaria estar necessariamente morto.
    É muito esquisito.
    No livro "The terminal experiment" (Robert J. Sawyer), um cientista transfere para um computador 3 cópias de sua mente, duas com diferentes modificações e uma inalterada para comparação. As 3 escapam para a Internet e uma delas começa a matar pessoas de quem ele não gostava.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: As 3 escapam para a Internet e uma delas começa a matar pessoas de quem ele não gostava.

E matava como?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.