Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

A Palavra de Deus - Sabedoria ou loucura?

A Palavra de Deus - Sabedoria ou loucura?

Paulo diz, nas epístolas, que Deus fez os sábios deste mundo de loucos e que sua sabedoria parece loucura aos olhos do mundo.

1 Coríntios 02:13-14
“…e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.”

1 Coríntios 01:20-21
“Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.”

1 Coríntios 03:18-20
“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ‘ele apanhará os sábios na sua própria astúcia’.

Isto permite que aqueles que, em qualquer outra situação, seriam considerados ignorantes, sintam-se sábios e autorizados a ensinar.

É fácil perceber tal fato no dia-a-dia. Embora mal saibam se expressar em sua língua materna, semi-analfabetos com uma visão limitadíssima do mundo, entram para uma seita e, de um dia para o outro, saem por aí discursando com ar superior. Repetem com olhos arregalados as bobagens que ouviram na igreja de fundo de quintal como se estivessem fazendo grandes revelações.

Entramos no botequim de caminhoneiros e lá está o "iluminado" citando trechos grandiloquentes da Bíblia que ele próprio, com seu parco vocabulário, mal compreende. Andamos pela rua e lá está o camelô com suas baboseiras apocalípticas, como se estivesse no púlpito. Na fábrica, o operário que mal sabe assinar o próprio nome lidera grupos de oração dos quais participam funcionários bem mais capacitados que ele.

Pastores sem nenhum conhecimento científico decretam que "o evolucionismo é uma teoria fracassada" e que o Big Bang não aconteceu. Atropelando séculos de arqueologia e pesquisa histórica, informam que "os historiadores sérios já demonstraram que Jesus existiu e que a Bíblia já foi toda comprovada". Suas afirmações delirantes tornam-se "fato" para os ignorantes que os ouvem.

Numa total inversão de valores, a falta de estudo passa a ser virtude e o quase analfabeto sem cultura vê-se como o enviado de Deus, trazendo revelações que ele acha que vão deixar de quatro, maravilhados, todos os que o ouvirem, como se fossem para todos a mesma novidade que são para ele, como se o assunto já não tivesse sido debatido e investigado à exaustão por 2 mil anos. E quanto mais é rejeitado e ridicularizado, mais se sente santificado e justificado. Quanto mais o chamam de louco, mais fica provado que ele é sábio.

Ele não é mais o cara humilde que se calava diante dos mais instruídos. Agora, ele é importante, é membro de uma organização poderosa que representa o Criador. Ele tem uma missão. Ele sabe das coisas. Ele está salvo e Deus tem um plano especial para sua vida. Ele é muito superior aos orgulhosos e vaidosos que ousam duvidar de suas palavras. Ele é superior aos mais instruídos e capacitados. Sua sabedoria é a de Deus, não a dos homens.

O mesmo ocorre na Internet. Ao cair num site de ateus, alguns crentes ficam chocados e deixam mensagens cheias de ofensas e ameaças de fogo eterno. Outros apenas assumem que aquelas pessoas ainda não encontraram a verdade e, com um sorriso de superioridade, despejam citações do "Livro Bom", certos de que conseguirão uma conversão instantânea de todos os participantes.

Seus "argumentos" deixam claro que eles não leram nada do que estava sendo debatido e nem julgaram isto necessário.

Lembro-me de uma crente que me escreveu após topar com algum texto que eu postei. Seu português era capenga e ela às vezes digitava a mensagem inteira no campo "Assunto". Logo na primeira mensagem, disse que não conhecia a Bíblia e que era melhor assim, mas que estava pronta a responder qualquer pergunta que eu lhe fizesse. Sua confiança ingênua desapareceu após alguns dias de debate e, assustada, pediu que eu não lhe escrevesse mais.

Ela é um bom resumo do que a religião faz com a cabeça das pessoas e de como pessoas ignorantes passam a ter como única cultura, visão do mundo e conhecimentos científicos aquilo que ouviram na igreja:

moço com todo o respeito, o senhor esta preocupado em querer saber sobre o
livre arbitrio de ter nascido? Pergunta a sua mãe, foi ela quem desejou
isto. Deus apenas deu a ela esta dádiva de ser mãe.

O senhor tem uma outra dúvida, tem a liberdade de perguntar. Não sou entendo
muito da biblia, mas é bem melhor assim...

Tem outra duvida?

Se o senhor estava querendo saber , o senhor tem este email que poderá tirar
a dúvida, mas não exponha a sua descrença tentando passar duvidas para os
outros nao, isto atrapalha o nosso trabalho de evangelização.

Eu sei que o senhor deve ser ateu, tudo bem , é para isto que existe o livre
arbitrio, o senhor não é obrigado a acreditar em quem fez o mundo ou quem
fez o primeiro ser humano. Pode acreditar no que quiser, se veio do macaco,
ou se veio de um ser cósmico, eu só sei que jacaré gera jacarezinho, são
iguaizinhos, gato gera gato são iguais, isto é DNA.
Agora, obvio que o ser humano veio de outro ser humano, agora o
primeiro,...fica difícel lembrar...a sua tataraavo , o senhor conhece....
não. como pode me explicar se ela existiu?

Ah! claro que existiu , o senhor esta conversando comigo agora, não é?

esteja a vontade para perguntar, eu nao sou nenhuma teologa, aliás ,
sabedoria dos homens são tolice diante da sabedoria de Deus.

O domíno do idioma pode ser melhor, o conhecimento científico mais completo, mas, no fim das contas, a idéia é:
"se contraria o que está na Bíblia, então, de alguma forma, está errado".

http://fernandosilvamultiply.blogspot.com.br/2008/11/a-palavra-de-deus-sabedoria-ou-loucura.html
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.