Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Ja compraram seu Guarda-chuva?

ReidReid Membro
Chance de satélite cair em pessoa é 1/3200

Cabo Canaveral - Um satélite científico desativado da Nasa deve cair na sexta-feira na Terra, espalhando detritos em algum ponto imprevisível do planeta, segundo cientistas da agência espacial norte-americana.

satelite_NASA-20110917173833.jpg

O Uars (Satélite de Pesquisas da Atmosfera Superior, na sigla em inglês) pesa 6,5 toneladas e foi colocado em órbita por um ônibus espacial em 1991. Ele funcionou durante 14 anos, fazendo medições do ozônio e de outras substâncias químicas da atmosfera.

Desde que completou sua missão, em 2005, o Uars vem lentamente perdendo altitude, por causa da gravidade terrestre. Na sexta-feira, a peça de 10,6 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro deve mergulhar na atmosfera, segundo o site da Nasa.

A maior parte do equipamento acabará sendo incinerada na queda, mas os cientistas preveem que até 26 peças, com um peso total de 500 quilos, poderão sobreviver ao atrito e cair em algum lugar do planeta.

A órbita do satélite sobrevoa a maior parte do planeta, desde o norte do Canadá até o extremo sul da América do Sul.

A Nasa disse haver 1 chance em 3.200 de que uma peça do Uars atinja uma pessoa. O mais provável é que os destroços caiam no mar ou em terras desabitadas.

A agência está fornecendo informações atualizadas (em inglês) pelo seu site: http://www.nasa.gov/uars.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/chance-de-satelite-cair-em-pessoa-e-1--3200-20092011-11.shl

Melhor procurarem abrigos ou talvez uma caverna :-))

Comentários

• 11 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Em 1979, foi o Skylab que caiu (um antigo laboratório espacial americano, antepassado da Estação Espacial).
  • Sabem o que eu acho gozado? Os caras lançam uma tralha dessas e não instalam nenhum dispositivo direcional para fazer com que caia num local seguro? Quando a Mir foi definitivamente aposentada, fizeram isso e ninguém se machucou.

Lembra-me o caso do Skylab. Ele foi feito com os restos do programa Apollo. Havia sido tomada a decisão de lançar o dito-cujo sem nenhum controle de reentrada. As chances de alguém ser atingido era de 1/50. Antes do lançamento, contudo, o diretor Low foi substituído por Flecher, que considerou esse risco muito alto e pediu a Low uma revisão e este introduziu três giroscópios ligados a foguetes, que poderiam ser acionados quando o Skylab estivesse no momento de reentrar na atmosfera. Assim o risco caiu para 1/320. Flecher autorizou então o lançamento. Pouco depois de passou um aperto danado quando o foguete Saturno II reentrou na atmosfera. Calculava-se que ele ia entrar já sobre os EUA, espalhando os destroços ao norte. Mas o foguete continuou em órbita, passando pelas áreas densamente povoadas do nordeste dos EUA e depois disso não foi mais visto. O piloto de um avião sobre os Açores informou ter visto um rastro luminoso, indicando então que foi neste ponto que o foguete entrou na atmosfera. Outros três pedaços dos veículos de lançamento também caíram, mas só um atingiu a terra, num trecho deserto da África do Sul. O Skylab, quando começou a reentrar, teve o desvio feito pelo único foguete que restava funcional, mas resistiu mais do que o esperado, jogando destroços sobre a Austrália.

Que será que vai dar com esse novo lixo espacial? Acho que esqueceram de colocar um direcionador no dito-cujo. Isso nada mais pode ser chamado do que negligência.
  • Se cair em Brasilia ou nas cabeças de Geraldo Alcool-emim e Jose Serrote já vai ser um resultado bem aproveitado.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • É querer demais, mas seria ótimo se uma parte caísse na cabeça da Dilma, bem no meio de uma reunião ministerial e no Congresso, quando todos os paralamentares estivessem lá, reunidos para votar alguma mordomia...
  • Botânico, não tem como controlar um satélite ou nave desativada exatamente por falta de combustível. Se tivesse suficiente, seria mais fácil fazê-la ir para fora da gravidade
  • ApopoApopo Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    1/3200 é bastante ein? Oremos. [-O<
    Post edited by Apopo on
  • quote]Johnny disse: Botânico, não tem como controlar um satélite ou nave desativada exatamente por falta de combustível. Se tivesse suficiente, seria mais fácil fazê-la ir para fora da gravidade [/quote]

E por que diachos não é previsto algum combustível para este momento lindo?

• JohnnyJohnny Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Apopo disse: E por que diachos não é previsto algum combustível para este momento lindo?

Custo. Se alguma nação quiser pagar o maior aporte para isso, basta avisar a Nasa ou outra agência espacial "olha, eu quero que seu satélite seja enviado para o espaço quando estiver no final de vida, sendo assim onde posso depositar algumas dezenas de milhões de dólares para mandarem um pouco mais de combustível?"
    Post edited by Johnny on
  • Vejam pelo lado bom, se cair no seu quintal, as peças devem valer algo :-))
  • Reid disse: Vejam pelo lado bom, se cair no seu quintal, as peças devem valer algo :-))

Depende em que local do espaço isto está, se passa por onde na reentrada, em quantas centenas de pedaçõs, etc. Normalmente tem ouro nestas coisas....mas muito pouco.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.