Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Chance de satélite cair em pessoa é 1/3200
Cabo Canaveral - Um satélite científico desativado da Nasa deve cair na sexta-feira na Terra, espalhando detritos em algum ponto imprevisível do planeta, segundo cientistas da agência espacial norte-americana.
O Uars (Satélite de Pesquisas da Atmosfera Superior, na sigla em inglês) pesa 6,5 toneladas e foi colocado em órbita por um ônibus espacial em 1991. Ele funcionou durante 14 anos, fazendo medições do ozônio e de outras substâncias químicas da atmosfera.
Desde que completou sua missão, em 2005, o Uars vem lentamente perdendo altitude, por causa da gravidade terrestre. Na sexta-feira, a peça de 10,6 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro deve mergulhar na atmosfera, segundo o site da Nasa.
A maior parte do equipamento acabará sendo incinerada na queda, mas os cientistas preveem que até 26 peças, com um peso total de 500 quilos, poderão sobreviver ao atrito e cair em algum lugar do planeta.
A órbita do satélite sobrevoa a maior parte do planeta, desde o norte do Canadá até o extremo sul da América do Sul.
A Nasa disse haver 1 chance em 3.200 de que uma peça do Uars atinja uma pessoa. O mais provável é que os destroços caiam no mar ou em terras desabitadas.
A agência está fornecendo informações atualizadas (em inglês) pelo seu site: http://www.nasa.gov/uars.
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/chance-de-satelite-cair-em-pessoa-e-1--3200-20092011-11.shl
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Lembra-me o caso do Skylab. Ele foi feito com os restos do programa Apollo. Havia sido tomada a decisão de lançar o dito-cujo sem nenhum controle de reentrada. As chances de alguém ser atingido era de 1/50. Antes do lançamento, contudo, o diretor Low foi substituído por Flecher, que considerou esse risco muito alto e pediu a Low uma revisão e este introduziu três giroscópios ligados a foguetes, que poderiam ser acionados quando o Skylab estivesse no momento de reentrar na atmosfera. Assim o risco caiu para 1/320. Flecher autorizou então o lançamento. Pouco depois de passou um aperto danado quando o foguete Saturno II reentrou na atmosfera. Calculava-se que ele ia entrar já sobre os EUA, espalhando os destroços ao norte. Mas o foguete continuou em órbita, passando pelas áreas densamente povoadas do nordeste dos EUA e depois disso não foi mais visto. O piloto de um avião sobre os Açores informou ter visto um rastro luminoso, indicando então que foi neste ponto que o foguete entrou na atmosfera. Outros três pedaços dos veículos de lançamento também caíram, mas só um atingiu a terra, num trecho deserto da África do Sul. O Skylab, quando começou a reentrar, teve o desvio feito pelo único foguete que restava funcional, mas resistiu mais do que o esperado, jogando destroços sobre a Austrália.
Que será que vai dar com esse novo lixo espacial? Acho que esqueceram de colocar um direcionador no dito-cujo. Isso nada mais pode ser chamado do que negligência.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
E por que diachos não é previsto algum combustível para este momento lindo?
Custo. Se alguma nação quiser pagar o maior aporte para isso, basta avisar a Nasa ou outra agência espacial "olha, eu quero que seu satélite seja enviado para o espaço quando estiver no final de vida, sendo assim onde posso depositar algumas dezenas de milhões de dólares para mandarem um pouco mais de combustível?"
Depende em que local do espaço isto está, se passa por onde na reentrada, em quantas centenas de pedaçõs, etc. Normalmente tem ouro nestas coisas....mas muito pouco.