Fonte: Marcus Valério XR
http://www.xr.pro.br/MARCO2015.HTML
https://www.facebook.com/MarcusValerioXR/posts/10206403941800363
Notas minhas:
Para entender o item 7 do artigo, ver:
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/93008/Serra-prometeu-à-Chevron-mudar-regras-do-pré-sal.htm
Para entender o item 8 do artigo, ver:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/petrobras-foi-alvo-de-espionagem-de-agencia-dos-eua-aponta-documento.html
Para entender o item 9 do artigo, em que é dito "Conforme analisei em 23 de fevereiro", ver o texto que sucede o que será mostrado logo a seguir.
Atenção! Não estou defendendo o artigo, coloquei esses links que vi no site do filósofo Marcus Valério XR e que acho que ajudaria a entender o que ele estaria argumentando. Gostaria de saber o que acham do texto exposto a seguir...
Para quem realmente quer tentar entender o "Petrolão", temos que começar bem do começo...
1 - Em 1870 os irmãos Rockefeller fundaram a Standard Oil, que se tornou a maior petrolífera do mundo fazendo o primeiro Bilionário de todos os tempos. Primeira grande multinacional, seu monopólio se estendeu tanto que em 1911 o governo dos EUA baixou uma Regulamentação Anti-Truste tentando acabar com o jogo sujo. Para driblar a lei, a Standard Oil foi dividida em 34 companhias.
2 - Elas e outras empresas privadas dominaram a produção de petróleo mundial até que em 1951 o Irã nacionalizou (estatizou) a inglesa Anglo-Persian Oil Company, que não gostou e em resposta formou um cartel de empresas que ficaram conhecidas como AS 7 IRMÃS! Elas eram:
1) Anglo-Persian, que se tornou British Petroleum (BP), da Inglaterra;
2) SHELL (Holanda / Inglaterra);
3) Gulf Oil (EUA);
4) Texaco (EUA);
5) Standard Oil of California - SOCAL (EUA);
6) Standard Oil of New Jersey - ESSO (EUA);
7) Standard Oil of New York - SOCONY (EUA).
3 - Mas a moda das estatizações e criação de estatais pegou, com seus monopólios nacionais dificultando a vida das empresaS privadas transnacionais. Na atualidade existem as NOVAS 7 IRMÃS, que detêm a vantagem de possuir as maiores reservas monopolizadas que são no máximo concedidas parcialmente à exploração. TODAS ESTATAIS, elas são:
1) Saudi Aramco (Arábia Saudita) - Outra subsidiária da Standard Oil estatizada em 1974
2) CHINA National Petroleum Corporation
3) Gazprom (Rússia)
4) National Iranian Oil Company (Irã) - Aquela mesma nacionalizada em 1951
5) Petronas (Malásia)
6) PDVSA (Venezuela) - De 1976 também expropriando empresa privadas inclusive da Standard Oil.
e, advinhe só?
7) Petrobras (Brasil)
4 - O fato é que o setor petrolífero privado vem enfrentando más condições, uma das evidências disso é que das antigas 7 irmãs, restaram apenas a BP, a SHELL, e todas as dos EUA ficaram reduzidas a duas: Exxon Mobil e Chevron, netas da Standard Oil e ainda sob controle indireto da família Rockefeller.
5 - Elas não irão avançar sobre a China, muito menos Rússia, que reestatizou petrolíferas que haviam sido privatizadas na dissolução da URSS. Também é muito complicado se intrometer com Arábia, Irã ou Malásia, países muçulmanos, mais do que já fizeram as intermináveis guerras no Oriente Médio cujo motivo REALMENTE FOI PETRÓLEO! Pra cima de quem vai sobrar? América Latina!
6 - Por isso que até um famoso blockbuster hollywoodiano de Ficção Científica ambientando no ano 2154 em outro planeta precisa falar mal da Venezuela, que tem a maior reserva de petróleo do ocidente e um governo pouco amigável aos EUA. O que tornava a situação muito desesperançada até que em 2007 o Brasil descobriu o Pré-Sal.
7 - As netas da Standard Oil cresceram o olho, mas para seu desespero as regras de exploração impostas pelo modelo de concessão foram inaceitáveis para Exxon Mobil e a Chevron (a SHELL aceitou), e pior de tudo, ainda por cima beneficiaram a China. Os tucanos prometeram às americanas mudar as regras para beneficiá-las caso eleitos, mas José Serra perdeu.
8 - Então as crias dos Rockefeller decidiram por a mão na massa por conta própria, e acionaram ninguém menos que a CIA, uma das inúmeras instituições governamentais dos EUA sob seu controle, que como sabemos começou a "espionar" a Petrobras conforme amplamente noticiado em Setembro de 2013 muito antes das denúncias do Petrolão. Mas até quem só sabe da CIA o que vê nos próprios seriados americanos sabe muito bem que a especialidade dessa instituição não é apenas "espionar", mas assassinar, sabotar, fraudar, FORJAR EVIDÊNCIAS e promover toda sorte de patifaria sórdida com vista a objetivos escusos, e com isso "O Maior Escândalo de Corrupção De Todos Os Tempos da última semana" estourou justo em véspera da eleição. Mas o PSDemB, mais uma vez, perdeu.
9 - Então o JP Morgan & Chase Bank, que também é dos Rockefeller, anunciou na maior cara de pau em 20/02/15 que ia "mandar" abaixar a avaliação de crédito da Petrobras, MESMO ADMITINDO que seus ativos ainda estavam em alta! MESMO ADMITINDO que ela prometia se recuperar! Conforme analisei em 23 de Fevereiro.
10 - E logo depois a Petrobras anuncia que porá a venda grande parte de seu patrimônio para se recuperar do rombo causado pela dívida que triplicou desde que começou a espionagem! Ao mesmo tempo que os liberais de sempre defendem a maravilhosa solução da privatização, a mesma que triplicou nossa Dívida Externa, quintuplicou nossa Dívida Pública e deixou nosso país num crise de empregos, energia, e fragilidade internacional e da qual é impossível dar um único motivo claro de qual foi a verdadeira vantagem, exceto, claro, ter multiplicado fabulosamente as fortunas dos já riquíssimos. E que por sinal, é ideia de um certo Consenso de Washington que é cria, advinhe de quem? Dos mesmos Rockefeller que dominam o setor petrolífero e bancário dos EUA!
RESUMINDO: O modelo de exploração estatal vem desbancando o modelo privado há décadas. As petrolíferas privadas americanas tem na América Latina a melhor chance de crescer, especialmente agora com o pré-sal brasileiro, mas a política adotada pelo governo não é de seu interesse. A política da oposição seria, mas como esta não voltou ao poder, o jeito foi criar uma manobra para desvalorizar a estatal brasileira e convencer o país a torná-la mais passível de ser privatizada ao menos parcialmente. Não é que não exista corrupção Petrobras ou que o PT não tenha culpa das ingerências, mas achar que é uma mera questão de o governo estar roubando é ignorar toda a realidade.
Temos uma luta ideológica e econômica onde o viés Liberal Privatista está simplesmente perdendo para o Nacional Estatista típico dos BRICS. E a melhor chance do primeiro é, como quase sempre, usar e abusar de seus capachos ao sul do equador.
* Logo abaixo está o trecho do "Conforme analisei em 23 de Fevereiro" do item 9...
Fonte:
http://www.xr.pro.br/FEVEREIRO2015.HTML
https://www.facebook.com/MarcusValerioXR/posts/10206225548340638
Tudo bem que a maior parte do povo não tem a menor capacidade, e muito menos interesse em tê-la, para se dar conta da pervertida armação por trás do escândalo da Petrobrás, por isso o banco JP Morgan não precisa ter tanto receio ao declarar É iminente que a Petrobras perca seu grau de investimento.
Mas juro que para quem está, aos poucos, tentando juntar as peças do quebra cabeça ( como o bom trabalho do colega Gregório Luiz Anaconi) fica até sem graça entregarem o esquema desse jeito!
Vejamos. O que são a Moody's Corporation e a Fitch Ratings? São duas integrantes da Santíssima Trindade das Empresas de Avaliação de Crédito que quantificam riscos e potenciais de retorno para investimento. Se elas disserem que uma empresa X vale a pena, o investidores aplicarão em massa nela, se disserem o contrário, os gestores da empresa já podem ir procurar anúncios de emprego nos classificados.
Mas a não ser para quem ainda acredite em Papai Noel, não é possível pensar que essas avaliações são perfeitamente honestas e bem intencionadas, invés de mais um braço manipulatório do poder financeiro global. O 3 vezes vencedor do prêmio Pulitzer Thomas Friedman, especialista em Comércio Internacional, declarou em 1996 que não sabia quem era mais poderoso, os EUA com seu poder militar de destruição (can destroy you by dropping bombs) ou a Moody's com seu poder de avaliação de títulos (can destroy you by downgrading your bonds).
E aí, ver um dos bancos mais poderosos do mundo, braço das dinastias dos Rockefeller e dos Morgans avisando que esses avaliadores irão logo logo lançar suas "bombas especulativas" em cima da Petrobrás, mas AO MESMO TEMPO admitir que os ativos da estatal continuam acima do mercado e que a mesma irá se recuperar, seria como entregar o maior Spoiler possível para um romance de mistério conspiracionista!
Ou seja. Vão derrubar o valor de mercado da Petrobrás especulativamente, provocando fuga de investimentos e jogando as ações ainda mais baixo do que já estão, enquanto os arquitetos por trás dessa patifaria toda as comprarão sabendo que irão hiper valorizar em pouco tempo! (Se bem que depois de um spoiler destes é até capaz de melar o esquema. Ou será isso parte de uma esquema maior?)
Enquanto isso, nossa mídia corrupta e um bando de facebookeiros idiotas ficam ajudando a fazer o trabalho sujo, com a diferença de que os primeiros ao menos são pagos para isso.
Sobre a Santíssima Trindade, praticamente controlam toda a avaliação de crédito do planeta, em especial a Moody's Corporation e a Standard & Poor's Financial Services LLC (S&P). Com a Fitch Ratings basicamente desempatando impasses entre as outras duas.
Entre outras pilantragens, eles avaliaram favoravelmente os Créditos em Subprime que resultariam na Crise de 2008.
Comentários
2. A dívida brasileira não disparou com as privatizações. Pelo contrário, foi renegociada no governo FHC em termos bem melhores (juros menores, prazos maiores). Por outro lado, no governo PT, embora eles digam que ela foi paga, na verdade só fez aumentar. As tais reservas em dólares que pagariam a dívida já são insuficientes e, ainda por cima, foram conseguidas com empréstimos, o que fez a dívida interna chegar aos trilhões.
3. A Petrobras está nesta situação, com mais de 300 bilhões de dívida e sem dinheiro para investir, por causa da roubalheira do PT. Ou seja, pelas mesmas razões que a PDVSA, da Venezuela, está quebrada. Não precisamos de sabotadores externos. Temos os nossos próprios.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Com os resultados da exploração do xisto, os americanos voltaram a ser os Reis da Cocada Preta na produção de combustíveis fósseis e tão cagando e andando pro pré-sal.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Pois é, mas se a CIA pode armar tudo, então qualquer crime no governo Chavez ou cometido por qualquer outro governo de país rico em petróleo pode ser blindado de acusações. Dizer que "não é que o PT não tenha culpa das ingerências" (como fez Marcus Valério XR) soa contraditório porque qualquer ingerência pode ser atribuído a armações da CIA, da mesma forma como o Dragão Invisível de Sagan pode escapar da detecção por causa de suas propriedades mágicas. Eis aí argumento fechado a refutação...
O cara chama Marcus Valério e defende o PT... Pois é...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
- Quem é funcionário dela e tem estabilidade de emprego;
- Quem rouba ela;
- Idiotas úteis.
Fora desses 3 grupos, ninguém defende essa estatal.
Onde houver fé, levarei a dúvida!