Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

XICO CHAVIER - DOENTE MENTAL

# Por motivos de saúde houve que fazer o eletroencefalograma de Chico Xavier, fora do controle dos espiritistas quando finge que está "psicografando". Resultado esclarecedor: "Foco temporal classicamente responsável por distúrbios sensoriais, alucinações, ouvir vozes (...), arritmia, tendência a ataques epilépticos ou `transes´" (Ver, entre outras publicações, Revista "Realidade", Novembro, 1971).

# Depoimento do pai, Sr. João Cândido. Confessou o próprio Chico Xavier com referência à sua "iniciação mediúnica" na infância, de sonâmbulo falante e ambulante: "Meu pai estava querendo internar-me em um sanatório para enfermos mentais (...) Devia ter suas razões: naquela época me visitavam (...) também entidades estranhas perturbadoras" (Em entrevista ao repórter Mauro Santayana, "Folha Ilustrada", São Paulo, 11-Julho-1982).

# Depoimento da madrinha, Da. Rita: "Dizia que eu era louco". Surrava-me "por ser doido (...) Dizia a todo mundo que o menino era doido varrido" (Em entrevista ao repórter Ramón García y García, "Fatos e Fotos", n. 1072).

# Por afirmação do próprio Chico. Afirmou inúmeras vezes que estava sempre sendo assistido e inspirado por "Emmánuel". Continuamente, ininterruptamente, dia e noite..., que o via, ouvia e sentia como a qualquer pessoa viva ou a qualquer coisa ao redor. Especialmente por "Emmánuel", como chefe, mas também mais de 500 outros "espíritos" subordinados.

--- Sendo isto não só sem prova nenhuma senão também clarissimamente falso, como veremos, de duas uma: ou Chico Xavier não acreditava no que afirmava e seria um continuo mentiroso e continuo farsante, ou acreditava nessa afirmação e então estava completamente fora da realidade, o que significaria que era absoluta e continuamente louco em alto grau.
O ENCOSTO
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!

Comentários

• 2 Comentários sorted by Votes Date Added
  • De novo essa besteira do Quemedo?
    Pra quem ainda tiver cérebro: então surge do nada um certo eletroencefalograma atribuído sabe-se lá por quem como de um exame de saúde que o dito Chico teria feito... Só para esclarecer: um exame médico PERTENCE AO PACIENTE: o médico NÃO PODE torná-lo público pois vai contra a ética médica. Então de onde esse exame apareceu?
    A revista Realidade de novembro de 1971 traz ao fim de uma reportagem feita pelo José Hamilton Ribeiro a foto de um suposto trecho deste suposto eletroencefalograma. Pelo que está ali, NADA DÁ PARA SER CONCLUÍDO, pois é só um trecho, sem indicação de ritmo, tempo, nada.

Em seu texto, Quemedo cita essa reportagem e demonstra a loucura do Chico dizendo que este falara ter levado um tiro de espíritos maléficos, que fizeram o ombro atingido ficar doído por uns dias. Diz também que certo coelho não era honesto e fora denunciado por dois gatos do Chico por estarem comendo a ração de carne deles. Os coelhos deveriam ser herbívoros, mas aquele acanalhado se tornou carnívoro. Ainda o Chico dizia que quando era levado de carro a algum lugar e via alguma folha caindo perto do carro, mandava o motorista parar pois tinha medo que os cavalos do motor se assustassem.

Então, para a avaliação do personagem que o chifrudo aí invoca em defesa de sua tese aí vai uma informação: na reportagem, de fato Chico relata o caso do tiro que levou dos espíritos, mas o repórter ressalta que falava com um ar de gozação, de muito bom humor, deixando a pista de que Chico poderia estar só fazendo uma brincadeira (alguma lei o proibia disso?). E quanto ao coelho e aos cavalos do motor, NADA DISSO EXISTE NA REPORTAGEM. Tudo é só invenção do Quemedo.

Àqueles que, como o Encostado aí, acreditam piamente no que diz o padreco, digo que só posso rir de vossa ingenuidade.
  • É, concordo: essa lenda do EEG que teria sido feito lá sabe-se como nada diz.
    O que evidencia loucura (esquizofrenia?) ou digamos traços de já que tem que atender aqueles critérios do CID &c., é o tiro que ele levou dos espíritos; o fato de enxergar o Emm<b>â</b>nuel e receber ordens e ameaças dele.Que eu saiba esquizofrênicos defato enxergam na mente deles e/ou recebem ordens e ameaças de seres. Aliás tenho presenciado um caso duma criança que é impressionante, só não sei se diagnosticaram formalmente esquizofrenia pois que estava em exames num centro maior...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.