Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Top 10 Espadas de Todos os Tempos!


Quem nunca brincou de luta de espadas quando era pequeno? Vou dizer quem: NINGUÉM.

Ok, talvez eu esteja sendo um pouco exagerado, mas digo isso levando em conta a minha geração, que cresceu diante de inúmeros filmes, quadrinhos, séries, games, todos possuindo fortes elementos de luta de espada.

Simbolicamente, espadas representam poder, mas como são manejadas por uma pessoa, elas tem aquela face mais pró-ativa do poder. Realizar alguma coisa, conquistar algo… tudo diretamente ligado a seu histórico de uso durante a história. No Japão era até mesmo dito que a alma de um samurai residia em sua katana, tão importante era este instrumento de vida e morte.

Não é à toa que duelos de espada sejam tão queridos tanto pelos nerds quanto por outras pessoas. Na maioria dos confrontos tanto o maniqueísmo quanto outros motivos e ideologias tomavam forma no aspecto dos guerreiros. E tanto pelas histórias de ficção quanto pelas façanhas realmente conquistadas, as espadas foram ganhando seus próprios traços, sua própria lenda e sua própria importância no imaginário popular.

Agora você me pergunta: “E quais dessas espadas tem tanta relevância assim, Tadeu?”. Pois bem, lá vai mais um top 10 com várias espadas de diversos nichos de fantasia e história. Podem reclamar depois se esqueci de alguma!


10 – Muramasa/Masamune

Espada-2-550x399.jpg

Muramasa e Masamune são ambas armas que os fãs de videogame e da cultura nipõnica devem conhecer bem. Seus nomes figuram em vários jogos de RPG, sempre relacionados a armas muito poderosas, ao mesmo tempo que possuem uma profunda ligação com a história do Japão.

Quem jogou Chrono Trigger ou Final Fantasy 7 deve se lembrar da Masamune. Essa espada recebeu o nome de seu criador, Goro Nyudo Masamune, o maior ferreiro japonês, a quem é atribuída a criação das katanas! A Masamune-to era a espada mais famosa de seu criador, tendo cerca de 150cm (semelhante a versão usada por Sephiroth). Ela teria sido passada de geração em geração de herdeiros do Shogunato Tokugawa, até que durante a Segunda Guerra Mundial foi dada para o sargento Coldy Bimore, da 7ª Cavalaria Naval Americana, onde posteriormente seria perdida (pqp americanada!).

Já a Muramasa também tem ligação direta com o Shogunato. Dizem que seu ferreiro, Sengo Muramasa, era violento e doentio, e que seu comportamento era passado para as espadas, que se revestiam em uma aura assassina.
Quando Tokugawa Ieyasu subiu ao poder, baniu todas as espadas de Muramasa, taxando-as como demoníacas, pois perdera muitos amigos e subordinados pela lâmina dessas espadas, chegando até mesmo a receber um ferimento de uma delas. Como o estigma ficou preso na espada por anos, as assinaturas eram removidas para ninguém saber que usavam uma delas e atualmente são de difícil identificação.

Os rumores de que ela era uma espada maldita eram tão fortes que acreditavam que uma vez sacada, a Muramasa não poderia ser embainhada até que tivesse provado de sangue. Essas características se espalham em vários games e até mesmo na obra Ronin, de Frank Miller.

9 – Sakabatou

Espada-3-527x800.jpg

Pulando de espadas lendárias para uma fictícia, a Sakabatou (ou Espada de Lâmina Invertida) é criação do mangaká Nobuhiro Watsuki para sua obra Rorouni Kenshin, conhecida no Brasil como Samurai X.

Claro que o anime teve um impacto fortíssimo em muita gente, sendo uma das maiores “portas de entrada” para o mundo da animação japonesa, junto a Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho, mas de todas essas obras (e, parando para pensar agora, dentre quase todos os mangás), poucos estão tão diretamente ligados a uma espada quanto Samurai X.

Para começar, o amor que Nobuhiro tem sobre o kendô/kenjutsu, as atuais modalidades de combate herdeiras dos antigos estilos do passado, ficou marcado na obra, assim como a época em que a história acontecia, em que as katanas, a “alma dos samurais”, foram proibidas e taxadas como armas. Nesse período de transição, estava o nascimento desse estilo de luta que é personificado pela Sakabatou e o juramento incondicional de Kenshin de não matar, transformando um símbolo da violência naquele que seria o de proteção a vida.

8 – Espadas de Grayskull/Thundera

Espada-4-550x413.png

Se você cresceu nos anos 80/90, é muito provável que a primeira espada que você queria ter foi ou a Espada de Grayskull, do desenho do He-Man, ou então a Espada Justiceira, dos Thundercats.

Isso se deve muito em parte ao fato de que em ambas as produções as espadas eram o ícone de poder dos heróis. No caso da Espada de Grayskull, ela permitia com que o príncipe Adam se transformasse no poderoso herói He-Man e seu mascote Pacato no Gato Guerreiro. O interessante é que ela foi inicialmente chamada de “Espada do Poder”, em um mini-gibi que veio no conjunto de bonecos de He-Man e Esqueleto, lançados pela fabricante de bonecos Mattel. Alem disso, a irmã gêmea do príncipe Adam, Adora, também tem sua versão da Espada de Grayskull, que faz com que ela se transforme em She-Ra.

Espada-5-550x308.jpg

Já em Thundercats, a Espada Justiceira retirava seu poder do Olho de Thundera, que dava parte de seus poderes para o portador da arma. Mas mais do que uma arma, a Espada também servia como um símbolo de nobreza, confirmando que Lion-O era o líder dos Thundercats.

Entre seus poderes, além de ser uma espada com um corte afiadíssimo, ela também tem o poder de convocar todos os Thundercats próximos ao seu sinal, disparar energia e o mais famoso de todos os seus poderes, a “Visão Além do Alcance”, que permitia que Lion-O visse coisas distantes, amigos em perigos e coisas escondidas.

Não são as espadas mais famosas de todos os tempos, mas se você tem algo entre 25 a 35 anos, com certeza já quis ter uma dessas duas!

7 – Balmung

Espada-7-550x439.jpg

A espada Balmung é uma das maiores espadas da mitologia nórdica, pertencente a saga Volsung, influência para a obra Der Rings des Nibelungen do compositor Richard Wagner e também para O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien.

Ela é conhecida originalmente pelo nome Gram e também por Nothung. É uma espada que foi forjada pelo ferreiro Volund para o herói Sigmund. Depois de se quebrar em uma batalha, Sigmund pede para sua mulher guardar os pedaços da espada para que ela seja reforjada e dada ao seu filho Sigurd (ou, em outras obras, conhecido como Siegfried).

A espada é reforjada pelo anão Regin e entregue a Sigurd, que a usa para matar o dragão Fafnir, se tornando uma arma lendária imortalizada pelos versos Edda da Islândia.

Claro que uma espada tão famosa não passou despercebida de muitos autores da cultura pop nos últimos anos, estando presente em inúmeros games, HQs e até mesmo animes. Quem não se lembra de Cavaleiros do Zodíaco, onde Seiya usa a armadura de Odin e utiliza a espada Balmung para acabar com o mal que se apoderava de Hilda? Até hoje eu acho a armadura mais legal do mangá!

Espada-6-550x413.jpeg

6 – Dragonslayer

Espada-8-550x399.jpg

Provavelmente a espada mais famosa dos universos de RPG Medieval (principalmente D&D), as espadas Dragonslayer eram construídas literalmente para dar cabo de dragões, tendo assim um tamanho fenomenalmente grande para uma espada.

Eu imagino que parte da influência dessa espada venha da Zanbatou, uma espada lendária que teria existido no japão feudal e fora criada para literalmente “cortar cavalos” e lutar contra a cavalaria. Em diversos animes e games vemos exemplos da espada, como em Samurai X (usada por Sanosuke Sagara), Final Fantasy 7 (as espadas de Cloud e Sephiroth), além de Naruto e Bleach.

Mas sua versão “matadora de dragões” pode ser melhor definida nos RPGs, como Dungeons & Dragons, além do mangá Berserk. A espada imensa que o herói Guts empunha tem o mesmo nome e objetivo da arma destes RPGs: destuir bestas mitológicas abusando de seu massivo poder e tamanho!

Da próxima vez que ver em algum lugar alguém usando uma espada maior e mais pesada que o próprio espadachim, lembre de onde veio sua inspiração!

5 – Glamdring/Andúril

Espada-9-550x413.jpg

Como já foi dito anteriormente, a saga do Nibelungo foi uma das influências para a criação da história O Senhor dos Anéis do grande Tolkien. Claro que a espada Gram/Balmung também foi uma das influências para a criação das espadas mais famosas da obra: Glamdring e Andúril.

Claro, também pode botar uma pitada de outras espadas clássicas como Durandal e também a famosa Excalibur; todas estas espadas contribuíram para que Tolkien criasse ambas as espadas de dois grandes personagens da saga: Gandalf e Aragorn.

Espada-10-550x673.jpg

Elas tem a mesma origem: forjadas com técnicas místicas por ferreiros elfos, para serem espadas ainda mais poderosas. Glamdring (“Martelo do Inimigo”), foi a espada de Turgon, um herói que aparece no livro Contos Inacabados, e acabou sendo encontrada por Gandalf junto com a espada Orcrist, entregue a Thorin Escudo de Carvalho, e também Ferroada, de Bilbo, durante o livro O Hobbit.

Já Andúril anteriormente fora Narsil, espada de Elendil forjada pelo anão Telchar, que cortou a carne de Sauron, o separando do Um Anel. A espada também fora quebrada e seus pedaços posteriormente foram passados pelos descendentes de Isildur até chegar em Aragorn. Posteriormente ela foi reforjada pelos elfos e se tornou a espada Andúril (“Chama do Oeste”). Ambas as espadas ficaram famosas por conta dos filmes e também por terem inúmeras réplicas feitas para os fãs.

4 – Katana de Ramirez

Espada-11-550x327.jpg

Pessolamente, a primeira vez que vi um ocidental portando uma espada japonesa foi durante o filme Highlander, quando vemos Connor MacLeod (interpretado pelo Christopher Lambert) duelar em um estacionamento.

Claro que depois descobrimos quem foi o primeiro dono da espada: o espanhol (ou melhor dizendo, egípcio) Jan Sanchéz Villa-Lobos Ramírez, interpretado por Sean Connery. A espada foi dada a ele pelo ferreiro Masamune como presente de casamento com sua filha, Shakiko. A espada tem um cabo branco ornamentado com a cabeça de um dragão e tem um design único que faz com que ela fique na memória dos fãs do longa.

Como já tinha dito anteriormente, foi a primeira vez que vi um ocidental usando uma espada nipônica, algo que antes só se via carregada por samurais de filmes do Kurosawa ou por yakuzas. Posteriormente, o conceito foi pegando e vários heróis e vilões ocidentais apareceram usando estas espadas lendárias, como por exemplo, Demolidor, Wolverine, Deadpool e etc.

3 – Montante de William Wallace

Espada-12-550x364.jpg

Ame ou odeie o Mel Gibson, não dá para negar que Coração Valente é um filme incrível. O ator/diretor vira e mexe se mete com várias posições contraditórias a respeito de vários assuntos, mas é impossível negar que ele dirige com muita paixão, algo que podemos ver bem no longa.

Ele mostra o herói escocês William Wallace, que lutou pela liberdade do reino da Escócia do domínio da Inglaterra. Wallace se tornou uma figura lendária, com muitos mitos a respeito de suas façanhas e capacidades espalhadas pelo tempo, muito antes dos Chuck Norris Facts.

Sua espada também ficou famosa. A “Espada de Wallace”, é uma Claymore, espada escocesa de mais de 1,3m de tamanho, a qual Wallace erguia com maestria. Lembra do que falamos a respeito da Dragonslayer? Pois então, apesar de não ser tão imensa, a Claymore tem uma certa vantagem intimidadora para cima dos oponentes que a maioria das outras espadas.

Além disso, como item extra, ela é uma das poucas espadas lendárias que, de certo modo, não foi criada pela ficção e sim existiu de verdade!

2 – Sabre de Luz

Espada-13-550x309.jpg

Uma das grandes inspirações para George Lucas em sua obra foi o Japão Feudal e muita gente já deve estar careca de saber disso. A inspiração nas roupas para os personagens, a analogia dos Siths e Jedis como lordes feudais e samurais e, é claro, o sabre de luz ser uma versão da katana.

Claro que isso vem da aura mitológica que as espadas japonesas tem. Suas lâminas são forjadas e reforjadas até seu fio ficar ultrafino e extremamente cortante, o que, aliadas à capacidade de grandes mestres, garantiu a fama de que elas podem “cortar qualquer coisa”.

Para o George Lucas adaptar esta arma para o setting Sci-Fi de Star Wars não deve ter sido um grande trabalho. Uma versão com uma lâmina de laser (ou de plasma), capaz de cortar absolutamente qualquer coisa que não seja outro sabre, criada e controlada apenas por mestres… e você já consegue ver a ligação.

Mas mais do que isso, o sabre de luz conseguiu um patamar lendário entre a maioria das pessoas, sejam elas nerds ou não. Qualquer um reconhece sua forma e até mesmo seu som, algo que nenhuma espada notória tem de destaque. Basta pensar em alguma pessoa pegando um pedaço de madeira, fazendo um som de “Vooooum” e se imaginando com um destes sabres! E logicamente ela gerou várias imitações e homenagens por jogos, filmes, desenhos e etc.

Pergunte para sua mãe que espadas mágicas ela conhece de filmes ou outras histórias, e é muito possível que ela responda ou “Sabre de Luz” ou o primeiro colocado….

1 – Excalibur

Espada-14-550x344.jpg

Claro, o primeiro lugar era óbvio desde o primeiro momento em que você leu o título deste top 10 mas, justamente por isso, não dava pra escolher outra espada que não fosse a lendária Excalibur, do rei Arthur.

Excalibur, ou Caliburn ou Caledfwitch entre os vários nomes e origens. Em algumas a espada foi entregue a Merlin por Vivianne, a Dama do lago, após ser forjada na mística ilha de Avalon. O velho mago então a coloca em uma pedra ou bigorna, para ser retirada pelo verdadeiro rei da Inglaterra, herdeiro do falecido monarca Uther Pendragon, que acaba sendo o jovem Arthur.

A Excalibur é um dos maiores arquétipos de espada mágica de todos os tempos. Em algumas histórias ela não passa de um símbolo da nobreza de Arthur, em outros ela torna o usuário praticamente invencível, inclusive tendo poderes em sua bainha. A única vez que a espada fora quebrada foi no confronto de Arthur contra o Cavaleiro do Lago, posteriormente conhecido como Lancelot, uma lição de humildade para o próprio Arthur naquela ocasião.

A partir daí, ela já apareceu em diversos animes, HQs e filmes, junto com outras encarnações do lendário rei Arthur. Vários jogos colocam a lendária espada como um item utilizável ou mesmo como uma espada final do personagem. Alguns RPGs, principalmente os medievais, tem lá suas espadas místicas inspiradas na lendária Excalibur (e é como se ela estivesse lá), então é difícil superar essa espada como a mais conhecida de todas!



E Você? Tem alguma espada favorita dentre a vasta coleção de mitos, histórias e criações da cultura pop? Basta deixar sua opinião na seção dos comentários!

contraversao.com/top-10-espadas-de-todos-os-tempos/
“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
― Winston Churchill

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.