Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Museus de Ciência do Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação publicou a terceira edição do Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil - 2015. Nele, você encontra a localização e uma descrição detalhada de cada um dos 268 espaços culturais e científicos brasileiros.

Para acessá-lo, é só clicar no link abaixo:
Guia Centro de Museus e Ciência do Brasil

Procure no guia onde ficam os museus de ciência localizados no seu Estado e vá visitá-los. Caso você viaje para qualquer canto do Brasil, procure visitar um dos museus do local para onde você vai. Infelizmente, eu ainda não visitei nenhum museu de Ciências aqui no Tocantins porque aqui não há nenhum :-(

Eu descobri que há diversos Museus de Ciência no Rio de Janeiro, minha cidade natal, que eu ainda não visitei. Estes espaços precisam ser mais divulgados. As escolas de primeiro grau deveriam levar mais seus alunos para passear nestes locais.

Desses museus listados no guia, você tem algum favorito para nos indicar?
Tags:

Comentários

• 3 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Saudações Cláudio

Concordo com vc... As escolas(públicas e privadas) devem mesmo levar seus alunos a lugares onde se divulgue a ciência e a tecnologia...

Eu sou carioca e já fui na maioria dos endereços da listinha do RJ. Fui tbm em outros endereços da listinha fora do Rj. Normalmente quando viajava para ouros estados, fazia questão de visitar tbm igrejas, museus, teatros...

Enfim...

O Planetário da Gávea(RJ) é muito legal, o Jardim Botânico é uma visita muito interessante, as palmeiras imperiais deixam a gente com a sensação de pequenez... rs

Ainda no Jardim Botânico... Espaços como orquidário e o bromeliário, são um espaço muito lindo... Das várias vezes que já estive por lá encontrei alunos de botânica fazendo desenhos das bromélias, segue uma imagem do orquidário...

https://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/small/63435042.jpg

Na Quinta da Boa Vista, podemos visitar museu e zoológico, um passeio e tanto...

Bem, já que vc divulgou dados do Ministério da Ciência e Tecnologia...

Aproveito e divulgo então endereços do IBRAM(Intituto Brasileiro de Museus)

https://www.museus.gov.br/os-museus/museus-do-brasil/

abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Silvana disse: Na Quinta da Boa Vista, podemos visitar museu e zoológico, um passeio e tanto...
    Que legal Silvana! Você também é carioca!

No Rio o meu museu favorito é o de História Natural que fica na Quinta da Boavista. Só que antigamente, o museu era melhor. Lembro que quando era criança era cheio de esqueletos de dinossauros lá. Não sei o porque, mas tiraram.

Existem diversas escolas ao redor da Quinta da Boa Vista, mas nunca soube de nenhuma que levasse seus alunos para passear por lá. Se mais escolas fizessem visitas aos museus, mais eles sairiam fortalecidos, pois criança que vai ao museu torna-se um adulto interessado em Ciências e em artes.

Se mais cariocas fossem ao Museu de História Natural não existiria tanta gente na cidade acreditando em criacionismo. Não haveria tanta ignorância científica.

• Saudações Cláudio

Cláudio disse: Se mais escolas fizessem visitas aos museus, mais eles sairiam fortalecidos, pois criança que vai ao museu torna-se um adulto interessado em Ciências e em artes.

Cláudio, eu era a única adolescente da minha turma e geração que frequentava museus...rs

Sou de uma região do Rio que não privilegiava(está mudando ultimamente) muito esses passeios culturais, moro numa das cidades da Baixada Fluminense.

Mas, como viajava muito para lugares distantes, acabei por conhecer outros costumes e pessoas... Tudo por visitar certos lugares esotéricos, nesses haviam bruxas com uma cultura incrível, algumas me iniciaram em visitas a livrarias e centros culturais não convencionais, daí para os museus e demais centros de cultura foi consequência...rs

Porém, atualmente existem escolas que já vem fazendo esse tipo de passeio com seus alunos.

abraços fraternos a ti e a todos
    da Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.