A verdade é que estou emocionalmente doente .Admitir isso quando se tem ainda um pouco de lucidez é importante.Quase tirei minha vida novamente .Deixei minha família em aflição por quase 9 horas .Não tomei remédios, quase me joguei na frente de um trem por várias vezes , como não acredito em milagres o acaso me salvou muitas vezes .Ver minha família chorando enquanto eu estava dentro de um caixão foi o que me fez desistir cerca de 7 horas da noite de Sábado .Eu não tenho esse direito , seria muito egoísmo .Meu pai correndo risco de vida, minha mãe com forte depressão, um irmão que pode ficar cego a qualquer momento , outro que esta enfermo mas não diz o que é e minha tia talvez nunca se perdoa-se .Voltei para casa de meus pais .
Estou trocando de psiquiatra urgentemente e procurando algum lugar que ofereça Terapia cognitivo-comportamental gratuita no R J , se alguém souber por favor me comunique .
Grato.
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Comentários
É muito difícil pra mim a questão de acreditar em Deus e de fazer orações . Não virei um ateu avesso a religião, sei o quanto ela foi importante pra mim principalmente pelo que passei com a doença de minha ex Adriana e é importante ainda pra muitas pessoas . Mas acho que cheguei a um ponto irreversível de ateísmo .Interessante também é que se no desespero não tenho mais um Deus para me apegar , perdi também o medo da morte .Só numa das tentativas senti medo mas não foi da morte e sim dela não ser imediata .Tive medo dos últimos momentos se não perdesse o sentido a agonia que poderia sentir . O ateísmo traz muitas perdas mas muitos ganhos também, perder o medo de morrer e passar uma eternidade queimando em um inferno foi uma delas .
Meu irmão psicólogo acha que seria bom se eu praticasse ioga além de fazer a TCC , mas tudo esbarra na falta de grana . Minha história emocional é bem complicada , sofro de depressão desde os 12 para 13 anos quando tive crise de pânico pela primeira vez.Desde então posso dizer que sempre sofri deste mal .Os sentimentos são muito ruins e vc sabe disso , acordo não querendo estar vivo , sinto medo sei lá do que , sinto dores no peito e apertos no coração e constantes pensamentos suicidas .Queria aprender a controlar um pouco esses sentimentos mas nunca consegui isso .Os acontecimentos em minha vida também não ajudam em nada .Desde de que um sócio me roubou, foi uma merda atrás da outra .Outra coisa que me afetou muito foi a doença de Adriana , até hoje tenho pesadelos com isso .Dos 15 anos de casado se a doença ficou remida por cinco foi muito tempo .Doença FDP , meu primo quase morreu a dois anos atrás por conta dela, mesmo sendo o tratamento hoje já bem mais evoluído que no tempo que eu era casado . Espero q a mudança de psiquiatra e de medicamentos melhorem meu estado emocional .
Também me focar no trabalho com um novo sócio que arrumei deve ajudar, assim espero , mais uma vez valeu .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
― Winston Churchill
Grato Dr_Whooves , valeu
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Vou procurar artigos na internet sobre suas práticas se tiver alguns links , por favor me passe caro Sybok.
Hoje percebi que o trabalho já não adianta tanto , tive a crise de Pânico mais forte dos últimos 4 anos trabalhando no Mercadão de Madureira e fui parar na emergência de um deprimente hospital público .A cerca de 4 anos q isso não acontecia, quando começava a ter os sintomas tomava um Rivotril SOS e sentado esperava parar .Estava sem o SOS na carteira pois esqueci em casa e passei 1 hora e meia de tortura esperando socorro da emergência .Se crise de pânico matasse eu não estaria aqui agora .Que lástima esta a saúde pública .Hospital sujo , pessoas gritando de dor , falta de leitos, fiquei na cadeira de rodas em que fui socorrido e ali mesmo fui medicado . Entendi perfeitamente porque pessoas morrem por falta de socorro .
A saúde pública está um caos .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Prezado, tenha a certeza de que não és o único.
Dê uma olhada nesse link
http://www.emocionaisanonimos.com/
"Para ser membro de E.A. o único requisito é nutrir o desejo de se recuperar emocionalmente. - 3a. Tradição."
Reuniões do EA
http://www.emocionaisanonimos.com/ajuda.html
Grupo Tijuca I
Reuniões:Quarta-feira: 15:00h às 17:00h
IGREJA SANTO AFONSO
RUA BARÃO DE MESQUITA COM MAJOR ÁVILA SALA 215
PERTO DA PRAÇA SANS PENÃ - TIJUCA - RIO DE JANEIRO
Confirme a programação para este mês... Pois estão com a reuniões suspensas.
http://www.emocionaisanonimos.com/programa__o_do_m_s.html
Obs.: Fica o endereço para vc dar uma olhada, ok ?!
Dê uma olhada nesse link tbm:
http://semtranstorno.blogspot.com.br/2013/05/grupos-de-apoio.html
Tem grupos na Barra e em Copacabana
Neste link o trabalho é em SP, mas, fica a dica.
http://www.abrata.org.br/new/
Em vários estados do Brasil:
http://www.apoiar.org.br/grupospelobrasil.asp
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Verifique estes endereços e contatos tbm, ok?!
Universidade Estácio de Sá - Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Voltado para crianças, adolescentes e adultos, o atendimento é gratuito para casos encaminhados por órgãos conveniados e conselhos municipais, ou com a cobrança de uma taxa simbólica. Possui dez pontos de atendimento ao público no Rio de Janeiro, feito por alunos de Estácio com supervisão de profissionais especializados. Os atendimentos são feitos após agendamento. Inicialmente, é feita uma avaliação prévia de cada caso. Alguns trabalhos são feitos em grupo, mas a maioria é de consultas individuais.
Unidades Estácio que oferecem o serviço:
- Barra da Tijuca: Akxe (Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso 2.900, tel. 2432-3800)
- Taquara, Jacarepaguá: R9 (Rua André Rocha 838, tel. 3312-6100)
- Rio Comprido: Rebouças (Rua do Bispo 83, tel. 2503-7000)
- Norte Shopping (Avenida Dom Hélder Câmara 5.080, Pilares, tel. 2583-7100)
- Ilha do Governador (Estrada do Galeão 1.900, tel: 2468-1550)
- Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso 1.660, Centro, tel: 2418-2587)
PUC - Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Clínica de atendimento psicológico
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea. Tel.: 3527-1573 / 3527-1574
psispa@puc-rio.br
UNISUAM - Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati)
Ambulatório com equipe de psicólogos. A triagem para atendimento ocorre na última segunda-feira de cada mês. Antes, no entanto, é necessário entrar em contato através dos números 2334-0053 / 2334-0131 / 2334-0168 / 2334-0604 para confirmar se haverá acolhimento.
Universidade Santa Úrsula - Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Rua Fernando Ferrari, 75, Prédio I, sala 412, Botafogo
Tel.: 2554-2500
Especialidade: Atendimento psicológico e psicoterápico a pessoas carentes através de psicoterapia.
Clínica Mente e Corpo
Rua Sorocaba, 158 – Botafogo
Tel.: 2286-4738 e 3239-1414
Para o primeiro atendimento basta ligar e agendar entrevista, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
Instituto de Psicologia Fenomenológica Existencial do RJ
Rua Barão de Pirassununga, 62 - Tijuca
Tel.: 2268-9907 ou 2208-6473
Todos os terapeutas são profissionais de Psicologia, não havendo a possibilidade de atendimento com estagiários.
UFRJ - Divisão de Psicologia Aplicada
Av. Venceslau Brás, 250 fundos - Botafogo
Tel.: 2295-8113 / 3873-5326 / 3873-5327
O interessado deverá comparecer ao endereço acima, das 8h às 20h, onde passará pela entrevista inicial. O atendimento, que poderá ser individual ou em grupo, é realizado por estudantes de Psicologia da UFRJ, dos últimos períodos.
UERJ - Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Rua São Francisco Xavier, 524 – 10° andar – Maracanã
Tel.: 2334-0033 e 2334-0688
Inscrição nos meses de março e agosto. Comparecer à secretaria das 8:30h às 20:30h, fazer a inscrição e aguardar contato. O atendimento é realizado somente por estagiários e o valor a ser cobrado é de acordo com a renda familiar. Até 01 salário mínimo, o serviço não é cobrado. Há atendimento individual e em grupo.
Instituto Psiquiátrico Philipe Pinel
Av. Venceslau Brás, 65 - Botafogo
Tel.: 2542-3049
O interessado deverá comparecer à triagem do setor de emergência e, após consulta com psiquiatra, será encaminhado à psicologia. O atendimento é gratuito e realizado somente por profissionais.
Instituto de Psiquiatria - IPUB UFRJ
Av. Venceslau Brás, 71 Fundos - Botafogo
Tel.: 3873-5536
Comparecer ao setor de Triagem, no ambulatório, de segunda a sexta-feira, entre 5:30h e 6h, e pegar a senha para o primeiro atendimento, que será realizado por um médico psiquiatra e um psicólogo. O serviço é gratuito.
Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro
Praça Coronel Assunção, s/n Praça Mauá
Tel.: 2216-6534
OBS: Apenas para quem mora nos bairros pertencentes a AP1 (Centro, Fátima, Santo Cristo, Caju, Mangueira, São Cristóvão e proximidades).
Comparecer ao endereço acima, levando comprovante de residência. O usuário passará por uma consulta com o psiquiatra, que fornecerá o encaminhamento à Psicologia. O atendimento é gratuito. Também há emergência 24h em Psiquiatria, mesmo para aqueles que não residem nos bairros pertencentes a AP1.
Universidade Veiga de Almeida - Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Rua Ibituruna, 108 Vila Universitária – Casa 04/Tijuca - Telefone: 2574 – 8898
Av. Ayrton Senna, 2001 Bloco 3 Sala 43 – Barra da Tijuca - Tel.: 3326-1350
Para atendimento tanto no campus Tijuca quanto no campus Barra, o interessado deverá se dirigir ao endereço acima, preencher a ficha e aguardar a fila de espera (em torno de 02 meses). O atendimento é realizado por estudantes de Psicologia da Veiga de Almeida, cursando os últimos períodos.
Ambulatório São Luiz Gonzaga
Rua São Clemente, 216 – Tel.: 2527-3766 / 2535-6000 e 2535-2164
Atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h
Hospital Pedro de Alcântara
Atendimento psiquiátrico
Rua Santa Alexandrinha, 667 - Rio Comprido. Próx. ao hospital dos Bombeiros e da entrada do túnel Rebouças sentido Lagoa.
Agendamento pelo tel.: 3293-2400
De acordo com um dos nossos leitores, o valor de consulta é R$ 60,00. Pagamento somente em dinheiro.
Campos dos Goytacazes
Universidade Estácio de Sá
Avenida 28 de Março 423, Centro - Tel.: (22) 2737-7000)
http://semtranstorno.blogspot.com.br/2014/08/atendimentos-psicologicos-e.html
da Silvana
Bem, agora darei minha opinião...
Um grupo de apoio faz muita diferença sim... Estive me sentindo sozinha e sem orientações em momentos difíceis da doença de minha mãe... Só um tempo depois descobri que havia um grupo de reunião no Rj.
Teria me ajudado muito...
da Silvana
Olá Silvana , valeu .A última gratuita que havia deito foi a do Estácio . mas não tinha TCC, vou procurar saber se já tem. Grupos de Apoio . nem tinha pensado nisso , boa ideia . Obrigado Amiga .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
― Winston Churchill
Disponha...
No Facebook encontrei este link.
https://pt-br.facebook.com/depressao.tcc
emmcri, alguns centros acadêmicos de pesquisa andam capacitando(triagem), pessoas que sofrem de Depressão Maior e outros distúrbios cognitivos...
O tratamento é conhecido por: Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e Estimulação Cerebral Não-Invasiva em Psiquiatria.(*)
http://www.sin.org.br/neuromodulacao-no-hu/
Notícia:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2014-02/pesquisadores-da-usp-usam-corrente-eletrica-para-tratar
(*) http://www.sin.org.br/sobre-o-sin/
http://www.sin.org.br/pesquisas/
Abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
Menino lindo... Anime-se, fortaleça seu espírito meditando, faça o exercício de respiração pela meditação...
Eu sempre sofri de depressão, mas aprendi a tentar respirar...
Dedico a ti o texto da Martha Medeiros..
A TRISTEZA PERMITIDA
Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.
Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.
“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não me importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago da razão/ eu ando tão down…” Lembra da música? Cazuza ainda dizia, lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega mal. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara. “Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato. Os esforços não são para compreendê-la, e sim para disfarçá-la, sufocá-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem está calado demais. Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinícius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo: na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia.
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.
Martha Medeiros é jornalista e escritora brasileira
A crônica transcrita acima, faz parte do Livro “Doidas e Santas”
emmcri, gostei de ver que vc não desistiu de si... :)
abraços fraternos a tie a todos
da Silvana
Deixa eu contar um causo que aconteceu comigo recentemente...rs
Estava eu numa fila da facul... Então um monte de pessoas BEM-NASCIDAS E EDUCADÍSSIMAS(sarcasmo)...rs
Começaram a LITERALMENTE A FURAR A FILA na minha frente.
Nossa, não sei o que me deu...
Comecei a fazer um "levante"... Reclamei, "Xinguei"(uma guria sem noção na minha frente), esbravejei, mandei uns pra'quele lugar....rs
Uma pessoa bem próxima de mim, disse: Nossa cadê a (....meu nome verdadeiro...)
Traga ela de volta, vc está irreconhecível...rs
Essa pessoa disse para mim, que naquele dia eu havia personificado a MADAME MIM...rsrsrs
hahahahaha
Bom, pra uma coisa serviu... No final eu estava levinha, levinha...rs
E o chefe da segurança um senhor que me conhece por lá, pois ele sempre atende o grupo do qual integro numa pesquisa da facul... :)
Veio perto de mim e me disse que, iria controlar melhor a fila...rs
Logo vieram uns funcionários...
Depois, dali, dentro do campus mesmo, estava em um quiosque comprando lanche mais tarde do ocorrido nas filas de atendimento acadêmico...
Então... Um rapazinho veio, e eu estava fazendo o pedido de lanche, ele começou a fazer o pedido dele na minha frente, monopolizando a menina que estava me atendendo antes dele...
Puxa, Madame Mim voltou com uma velocidade incrível, mas junto trouxe a Maga Patalógica também... rsrsrs
Comecei a falar de forma fria e educada, mas de um jeito que o rapaz pediu desculpas...rs
Eu disse a ele: desculpo não... Volte para o ensino fundamental, de preferência numa escola que ensine bons modos, pois tua mãe esqueceu de te ensinar isso...
hahahahahahaha
Ou seja, depois ao sair dali, comecei a refletir sobre meu temperamento alterado... Se vc me conhecesse pessoalmente, diria que eu realmente havia sido abduzida...rs
Cheguei a conclusão que estou em depressão... :(
Depressão menor... mais precisamente a:
Transtorno afetivo sazonal (TAS), que é caracterizado pelo surgimento da depressão durante os meses de inverno, quando há menos exposição de luz solar natural. A depressão geralmente melhora durante a primavera e o verão. O TAS pode ser tratado efetivamente com foto terapia, mas quase a metade destes pacientes não melhoram apenas com a foto terapia ou terapia de exposição à luz. Os antidepressivos e psicoterapia podem reduzir os sintomas do TAS, tanto isoladamente quanto em associação com a foto terapia.
Nesse mesmo dia senti um leve frescor de alegria...
Quando comecei a caminhar em direção a biblioteca em um local onde o caminho é cheio de árvores, as mesmas tinham sido cortadas as copas, FIQUEI BRAVA COM AQUILO... Mas, então... quando percebi estava sorrindo ao sentir o sol no meu rosto... :)
Vai entender isso...rsrsrs
da Silvana
― Winston Churchill
A pessoa próxima que me chamou de Madame Mim... Disse que ficou sem saber o que aconteceu...
Isso não é meu normal, sou muito tranquila, muito tranquila mesmo...rs
Acho que o que aconteceu era um misto de sentimentos... Uma pitada de ansiedade com o semestre(semestre das patologias clínicas/estágio em análises clínicas); um pouco de intolerância com a falta de educação generalizada que vejo acontecer com frequência nas filas da facul; um sentimento do TAS(inverno, vai saber, muito inter relacionamento da situação), além de outras coisas reprimidas..
Podíamos fundar neste tópico o grupo de apoio dos deprimidos do RéV, sim, pois suspeito que um monte de participantes do fórum sofre desses tipos de distúrbios...rsrsrs
hahahahahaha
da Silvana
Mas, o curioso é que vc participa de um grupo agora... Vc faz parte do RéV, entende...rs
Já notou como esses fóruns, passam a ser um "local de encontro" para falarmos de situações cotidianas, expressarmos nossas opiniões sobre os tópicos diversos, falarmos sobre nossa compreensão de mundo...
No final, acabamos por conhecer os colegas daqui, só de ler a forma como respondem...
Conseguimos perceber quando não estão bem, quando precisam de palavras de apoio, etc...
Passamos a a conhecer essas pessoas e suas personalidades e qualidades... :)
Então... Sybok, vc participa de um grupo social sim... rs
Já reparou que a gente até sente falta da participação de alguns participantes, quando não os vemos muito por aqui ?!
da Silvana
Se eu te contar ia dar uma parede de texto, mas eu passei um pouco dessa época de escrever grandes textos sobre essas coisas. Não por falta de vontade e sim por falta de tempo mesmo. Nem pra atualizar meu blog tenho tido tempo ainda mais que peguei uma doença que me deixou cheio de manchas vermelhas aqui. Mas o médico disse que não era Dengue e sim uma tal de Zica.
― Winston Churchill
― Winston Churchill
Menino rsrsrsrs ... Linda é você, a séculos ninguém me chama menino , é sempre OH MAIS VELHO... rsrsrs
A cerca de um Mês atrás fui assaltado e o motoqueiro da traseira falou Oh mais velho , perdeu, perdeu, passa a carteira , o celular e o dinheiro .
Concordo 100 % é o que falam pra mim .
Uma das coisas que as minhas experiências com psicólogos que me esclareceu foi que eu me odeio .
Uma Junguiana em um exercício de toques na "couraças" do corpo , eu falei com a vós alterada eu me odeio , eu me odeio muito , se fosse uma pastora evangélica iria tentar expulsar os demônios rsrsrsrsrs.
@Silvana... Certamente estou vivo ainda única e exclusivamente para não fazer um estrago na família , como o @Acauam me disse família é tudo , é o mais importante que temos .
É mais ou menos assim , quando meus irmãos me perguntam que motivos eu tenho para me matar , eu me pergunto que motivos eu tenho pra continuar vivo ... O motivo é não foder a vida deles , principalmente a do que é psicólogo que perdeu duas namoradas por suicídio (uma eu acho que era mais amiga) .
@Dr_Whooves... Eu sempre fui muito fechado , até entrar pra igreja , daí sai de um extremo para outro , as vezes eu sei que me exponho demais .
@sybok ... Eu o justo oposto . Se me colocarem em um maraca lotado estou tranquilo da Silva , se me largarem numa praia deserta , vou primeiro correr como um louco , depois me deitar desesperado esperando socorro com perda total de coordenação motora .Chamavam isso de agorafobia , mas na última pesquisa que fiz o significado de agorafobia alargou com novos sintomas psicossomáticos .
@Fernando_Silva há muita gente que usa estes medicamentos e não fala por sentir vergonha .Uma vez numa reunião de uma igreja, lembro que o Pastor perguntou quem ali usava medicamentos psicotrópicos , ninguém levantou a mão até ele levantar a dele .
Em um espetáculo de um cantor humorista ele entrou e perguntou : Tudo bem ? Todos rivotrilizados ? A gargalhada foi geral .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Imagino... rsrsrsrsr Eu já falsifiquei receitas , q vergonha ...
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu sofri por me expor demais durante um tempo, achei que assim iria vencer a timidez mas deixei a guarda aberta para pessoas mal intencionadas agirem. Agora sou muito reservado: tenho meus amigos, mas tudo no meu módulo organizacional.
Aprendi a administrar isso, você não pode viver sozinho é ruim pra quem é depressivo.
― Winston Churchill
Aqui na baixada(vc é da baixada, né ?) houve um aumento de casos de Zica.
Cuide-se ok ?!
da Silvana
Fernando, a OMS preconiza em suas análises e previsões sobre isso...
Segue um trecho:
Por isso, não devemos nos espantar com a quantidade de pessoas que fazem uso de algum tipo de medicamento psicotrópico...
O que os especialistas da área vem alertando é quanto ao uso indiscriminado e a automedicação...
É aquela história... O medicamento que serve para uma pessoa não pode ser usada por outra sem o devido acompanhamento médico.
Agora, quanto ao RéV e sua função social na oportunidade de se falar sobre o assunto...rs
Isso é indiscutível... :)
da Silvana
Baixada Fluminense. Agora estou melhorando, mas foi uma semana difícil. Ainda mais porque fui num evento nesse estado, nem pude fazer o registro audiovisual direito dele.
― Winston Churchill
Já que estamos conversando sobre o assunto...
Sinto-me no dever de colar o trecho em destaque da página 24 do referido material da ANVISA sobre a relação de antidepressivos e o suicídio.
Fica o destaque para que todos tenham cuidado no uso de medicamentos...
Acompanhamento clínico, galera, acompanhamento clínico, ok ?!
abraços fraternos a todos
da Silvana