Governo deve expor déficit nas contas em proposta de Orçamento
Presidente Dilma deverá enviar texto ao Congresso nesta segunda-feira
O governo tende a deixar explícita a previsão de déficit primário nas contas do setor público, em 2016. A proposta de Orçamento do ano que vem será enviada ao Congresso nesta segunda-feira, e a presidente Dilma Rousseff convocou nova reunião com ministros, neste domingo, para bater o martelo sobre o assunto, no Palácio da Alvorada.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, vê com grande preocupação a sinalização de novo déficit, por considerar que embute um sinal negativo para o mercado e pode levar o Brasil a perder o grau de investimento, com consequências ainda mais severas para a economia, que já está em recessão. Levy ainda luta por um corte maior de despesas.
Mesmo assim, uma preocupação da Fazenda é fazer com que as projeções incluídas do Orçamento não sejam mascaradas. Em conversas com um integrante da equipe econômica, o vice-presidente Michel Temer defendeu "realismo" na elaboração do Orçamento de 2016.
Sem a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), porém, o governo não tem muitas alternativas para cobrir o rombo de R$ 80 bilhões. Tudo indica que a meta de superávit primário de 2016, de 0,7% do PIB, seja reduzida novamente e é possível que haja corte de programas sociais.
O governo desistiu de incluir a nova CPMF no Orçamento depois de forte reação negativa de empresários e políticos. A ideia inicial do Palácio do Planalto era ressuscitar o imposto do cheque com o nome de Contribuição Interfederativa da Saúde, mas, diante da crise política e econômica, o plano foi bombardeado até por aliados e por Temer.
Um integrante da equipe econômica admitiu ao jornal O Estado de S.Paulo que houve uma "ilusão" no governo de que a CPMF poderia resolver o problema fiscal de 2016, como uma espécie de "Grande Berta", canhão produzido para a Primeira Guerra Mundial, que disparava munições de até 830 quilos de peso, a uma distância de12 quilômetros. Era uma "colossal" peça de artilharia com capacidade para destruir as fortificações francesas, mas que pesava 70 toneladas e era muito difícil de ser transportado, o que limitava bastante sua eficácia.
No Ministério da Fazenda, há preocupação com o risco de uma nova sinalização de déficit primário nas contas do governo em 2016. Em 2014, as contas fecharam no vermelho e não está descartado um novo déficit esse ano diante do rombo já anunciado nos sete primeiros meses do ano. Quando o governo reduziu a meta de superávit primário de 2015 de 1,1% do Produto Interno Bruto para 0,15% do PIB, foi introduzida uma regra de abatimento que permite que as contas fechem o ano deficitárias.
A avaliação é de que a proposta de Orçamento terá que ser reformulada pelo Congresso Nacional em conjunto com a "Agenda Brasil", lançada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que contou com apoio de Levy. A Fazenda avalia que, desta vez, o papel do Congresso será determinante para a "construção" do equilíbrio fiscal.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/08/governo-deve-expor-deficit-nas-contas-em-proposta-de-orcamento-4836652.html
Comentários
Eu bem que avisei.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
ótimo te rever. Estou de volta.
1. O governo está oficialmente quebrado (déficit de 30 bilhões)
2. O governo diz que não sabe o que fazer
Quanto ao primeiro, o déficit é muito maior, pois está comtemplando receitas que o governo tão tem certeza que entrarão.
.
Quanto ao segundo, dilmentira pode até não saber o que fazer, mas sabe por que está fazendo. Ela está tentando manter os programas sociais de compra de votos para acarpetar o caminho para luladrão em 2018 e quer que eu, você e todos os demais brasileiros paguem a conta.
.
bacana.
E nessa vai deixar a maior parte do povo na miséria. Porque é isso que eles querem rebaixar o povo a esse estado para poderem controlar.
― Winston Churchill
enquanto o povo não jogar futebol com uma meia dúzia de e ou 4 cabeças coroadas, eles não vão entender o recado.
.
Um orçamento que prevê déficit não é admissão de fracasso, é crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Já se fala em 130 bi. Sim, é crime mesmo, mas vamos ver que nome eles vão dar à peça.
Aécio ameaçou ir ao STF. Vamos ver como isso se desenrola.
Se vier mais impostos pra cima do povo, eu defendo a Desobediência Civil e greve geral no país, até a anta cair.
Acho que está mais pra olim-piada. Lembra da Copa? Foi a derrota mais cara da história destepaiz. Vamos pagar aquele 7x1 por décadas. É uma piada mesmo.
Qualquer tentativa de se mudar a lei vai gerar uma enorme gritaria da pelegada que os petralhas instalaram no Estado, dos sindicatos, dos políticos e sua corja de agregados etc. etc.
Eles estão falando que em Janeiro passa os 4.0
― Winston Churchill
― Winston Churchill
Muitos apostam que, hoje, o dólar já está mais alto.
Aumento de impostos? hum... Vamos ver. Na última passeata na Paulista, eu peguei o microfone de um dos caminhões de som e falei que não concordo em pagar pela roubalheira da quadrilhada petralha. Fui aplaudida.
E Já se fala em desobediência civil, aliás, euzinha já tenho pregado essa medida em TODOS os dites políticos de oposição, faz alguns meses. Esta semana, Augusto Nunes, colunista da Veja, já fez a proposta na TVeja.
Outra saída é parar o país. Greve geral. Ninguém sai de casa até a dilmandioca cair.
Esse é o temor dos bastidores do PSDB, mas difícil esse blábláblá e mimimi do lula colar de novo.
O Brasil inteiro sabe que foi o corruPT quem quebrou o país e essa marca ficará para sempre.
Eu pago pra ver.
A merda é essa.
― Winston Churchill