Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Olavo escreveu:Tentei durante anos evitar esse confronto, mesmo vendo que sem a deterioração da Igreja Católica e a ascensão das igrejas "evangélicas" o PT jamais teria chegado ao poder. Mas quem agüenta um analfabeto presunçoso imbuído da convicção de ser um dos eleitos, falando em tons proféticos de um enviado dos céus? Não há mais saco para isso.
Olavo escreveu:Se você não domina nem mesmo o seu próprio idioma, como vem dar palpites sobre a interpretação da Bíblia? Quem acha que a sua própria incultura faz dele um ungido superior à "cultura dos homens" padece de arrogância satânica e JÁ ESTÁ NO INFERNO.
Olavo escreveu:Marcel Gauchet, na volumosa obra-prima "L'Avènement de la Démocratie", deu a prova cabal de que a Reforma protestante foi a responsável principal e direta pela divinização do Estado.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Aliás, um dos motivos de a Bíblia protestante ter menos livros que a católica foi retirarem do cânon os que defendiam o individualismo.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
abusa ou faz mal uso dela, não devemos odiá-lo, buscar vingança ou punição.
A obediência é devida em nome de Deus, pois a autoridade é o representante
de Deus. Por mais que eles tributem e exijam, devemos obedecer e suportar
com paciência" (Martinho Lutero, sermão "Tributo a César")
"Quanto aos plebeus, ...é preciso ser duro com eles e cuidar para que façam seu
trabalho; que, sob ameaça da espada e da lei, eles cumpram com seus deveres
religiosos, assim como você acorrenta os animais selvagens" (Martinho Lutero)
"Se os camponeses se rebelam abertamente, eles estão agindo contra a lei de
Deus. Todos os que puderem devem espancá-los, derrubá-los e matá-los ...
pois não há nada mais venenoso ou prejudicial ou demoníaco que um rebelde.
É exatamente como matar um cachorro louco" (M. Lutero)
Trecho de O Cânon Bíblico
Por Dalton Catunda Rocha
A América(EUA) e sua independência, não pode(m) ser vista(s) do ponto de vista religioso...
Obs.: Se acaso eu me equivocar, por favor, me corrijam os estudiosos do assunto... :)
Historicamente foi um processo de amadurecimento do pensamento humano tendo como base o continente Americano... A título de curiosidade, entraria um aspecto interessante...
Pois sua "herança moral-intelectual" vinha basicamente da Inglaterra...rs
Nesse caso duas correntes de pensadores estiveram no arcabouço da emancipação da América do Norte...
Os Maçons e um outro grupo chamado segundo alguns historiadores de: Ir,ãos da Liberdade.
Trago um texto de um historiador do assunto, para reforçar o que citei acima:
Nesse caso, a maçonaria é formada por livres pensadores, digo, pois conheço vários membros da respeitosa instituição...
Então... Curioso se faz o Nobre Olavo de Carvalho, seguir tão cegamente os preceitos preconceituosos de uma religião(que tbm tenho profundo respeito, quanto a religião(*) Católica), frente ao discurso contra a Maçonaria que foi responsável pelo cerne da libertação de países em desenvolvimento no Continente Americano.
Porém, claro, do ponto de vista político-filosófico-religioso, permitam-me usar esta expressão com hifens e tudo que tem direito...rsrsrs
Ou seja...
Quando um poder unificador(Confraria formada por homens), onde a mesma não tivesse emergido da religião ou pela religião(Centralizadora dos poderes do estado como o era em outrora), é normalmente visto(a) pelo censo comum como algo transgressor.
Creio que, todos aqui(grupo mais emancipado de pensadores) sabemos como os religiosos se comportam ao que lhes causa algum tipo de estranhamento e/ou enfrentamento...rs
(*) Nem todos os religiosos, pois existiram padres maçons na história da maçonaria, claro, normalmente o eram em segredo da Instituição de Roma.
abraços fraternos a todos
da Silvana
Interessante vc dizer isso...
Quando abordei o assunto introdutório, fui o mais generalista possível dando maior ênfase a abordagem da independência americana, margeando o fato de que o Olavo em seu facebook, adotou uma forte crítica a maçonaria do ponto de vista religioso(a), ou seja, segue o que é apresentado pela religião como regra dogmática frente à ideia das ordens iniciáticas baseadas nas LANDMARKS... :)
Fato que me causou estranheza...rsrs Pensava que, sendo ele um livre-pensador e atualmente morando nos EE. UU (Virginia).... Seria mais coerente em sua abordagem ao "pluralismo dito religioso"... rs
Destacando que considero algumas de suas retóricas em alguns assuntos políticos.
Porém, quando ele entra no campo das Landmarks... FIASCO TOTAL, segue a linha de pensamento das regras episcopais Romanas, ou seja, não poupando a maçonaria nem suas LANDMARKS para a emancipação da América do Norte, e, os fatores históricos do ponto de vista da emancipação de ideias iluministas/humanistas, do país com maior influencia do: "Bloco-do-novo-continente- NOVO_MUNDO" (permitam-me)... rs
Claro, para os Norte americanos isso nom ecxiste...rsrsrs
Esse vídeo explica o processo e conceito das Landmarks Americanas:
Vc porém, segundo sua explanação(destaque acima), já entendeu ao que eu me referi.
Mas... Vamos explicar melhor essa coisa de Povo religioso(anglicanos, presbiterianos, puritanistas, etc) que lutou pela independência americana e, o grupinho elitista ao qual vc se referiu(grupos pluralistas de formação mista religiosa, maçons, R+C, etc, etc...).
Fernando, a religião sempre deu o tempero, e as vezes o destempero em discussões sociais, mas uma coisa é indiscutível... O estado deve permanecer LAICO...
Para a saúde mental de todos e maior isenção de ideias...rs
Por isso o radicalismo do Olavo nessa questão, creio... Não combina com história da América, país que escolheu para viver, e, que, usa como base para seus pensamentos políticos... Corrijam-me se eu me enganar nesta questão.
Então... A América do Norte a exemplo de sua formação religiosa estava sendo moldada basicamente por:
Por isso achei "estranheza" ao posicionamento radical do Olavo, frente aos maçons...
Ou não deveria ?
Ou devo ficar pensando sobre ele o que muitos falam quando se trata da abordagem de assuntos religiosos...
Filósofo dos racistas e idiotas.
abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
A verdade continua sendo a verdade não importando da boca de quem tenha saído.
Não importando que tenha sido a única coisa certa que essa pessoa disse.