Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Já o segundo desenho critica as utopias. Mas se os EUA são o que são hoje é graças a pessoas sonhadoras que construíram esta grande nação. Sejam os imigrantes que arriscaram tudo para viver uma nova vida, ou os que lutaram pelas liberdades civis. O desenho acerta ao criticar os "ismos". O correto é a busca de soluções técnicas e baseadas na ciência. Elas podem conter ideias de várias correntes. O importante é estudar bastante antes de tomar qualquer decisão.
Infelizmente, não dá para repetirmos aqui no Brasil a fórmula que fez sucesso nos EUA. Nossa elite ainda possui uma mentalidade fortemente escravocrata. Ainda é necessário para a maior parte da população exigir uma maior participação na renda nacional e mais acesso aos meios de produção.
Uma visão conservadora ou uma visão de alguém afim de desestabilizar o sistema com boatos e falsas afirmações?
Então por que você só aceita as ideias comunistas, socialistas e semelhados?
― Winston Churchill
A estória do primeiro desenho pode ser aplicada a qualquer tipo de ditadura. Ela foi usada na década de 40 para fazer propaganda pró imperalismo norte-americano, mas também poderia ser usada por Hitler, por Stalin, por Medice, por Pinoche ou por qualquer outro ditador. A lição é: a segurança está em obedecer. Eu aceito qualquer ideais baseada na Ciência. A resolução dos problemas humanos consiste na aplicação de técnicas. Sou contra o capitalismo porque ele não é científico. Ele se baseia na busca de ganhos financeiros. Para mim, um sistema ideal deve se basear na Ciência. Dê a ele o nome que for, qualquer nome. O importante é o uso da Ciência para atingir fins humanistas e ambientalistas.
Achar não significa que ele realmente seja.
O desenho mostra um ser ingênuo sendo manipulado e fazendo a cabeça de todo um grupo. E no mais todos acabaram aceitando a sugestão da raposa sem questionar.
Afinal nem se apurou o fato do céu estar caindo como verídico.
Então você só aceita a ciência que vá de acordo com teu modo de pensar teu ego.
Desde quando capitalismo não é científico. Já ouviu falar em economia? https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia#A_economia_.C3.A9_uma_ci.C3.AAncia.3F
― Winston Churchill
O capitalismo não é uma ciência pelo mesmo motivo que o feudalismo, o escravagismo e o mercantilismo também não são ciências. Todos eles são modos de produção. Existem para estabelecer uma hierarquia e a forma como se dá o consumo e a produção. Tudo de acordo com os interesses de quem está no topo da pirâmide.
Um modelo econômico baseado na Ciência deve buscar a maximização do bem-estar humano e ao mesmo tempo a proteção ao meio ambiente. Para isto, é necessário que não existam privilegiados. Todos devem ter igualmente atendidas suas necessidades e devem ter iguais oportunidades.
Para exemplificar o que estou dizendo, vou dar como exemplo a agricultura. Hoje é possível existir produção agrícola com pouca mão-de-obra. Uma só pessoa, usando as máquinas apropriadas, pode cultivar uma imensa área e alimentar centenas de pessoas. Ora, se as máquinas podem cuidar de toda a produção de alimentos, então por que não deixá-las produzindo para alimentar gratuitamente toda a humanidade? O Estado, ou qualquer arranjo social que o substitua, pode cuidar dessa tarefa. Cultivando o necessário para todos se alimentarem. Afinal, a necessidade nutricional é praticamente a mesma para todos seres humanos. Ninguém tem mais necessidade, ou direito, de comer 10 ou 100 vezes mais do que outros. A comida pode ser igualmente distribuída para todos. A evolução tecnológica possibilitou isto, então por que não a usar da forma mais racional possível?
O modelo capitalista impede que soluções como estas sejam aplicadas. As terras possuem donos e estes a usam para ganhos financeiros pessoais. Por isto, metade da produção de alimentos é jogada fora. No Estado do Tocantins as Terras estão sendo totalmente devastadas devido ao cultivo da soja, que dá lucro rápido aos proprietários, mas desertifica o solo . Portanto, a terra pertence as gerações futuras. O que o capitalismo está fazendo com a destruição do meio ambiente e esgotamento dos recursos naturais é totalmente irracional e anticientífico. Isto para não falar da exclusão social que atinge a maior parte da humanidade e gera todos os males que já conhecemos. Tudo isto é completamente ilógico.
Tudo automatizado num passe de mágica a custo zero?
Todo mundo trabalhando por amor? O capitalismo permitiu a "revolução verde", que levou a um aumento de produção nunca visto e à consequente disparada da população do planeta, que já passa dos 7 bilhões.
Sim, os donos das terras visam o lucro, mas o que importa é que produzem e nos alimentam.
Não, eles não trabalham por "amor". Por que um capitalista jogaria comida fora se seu objetivo é maximizar os lucros?
Sim, o processo todo ainda é ineficiente, gera perdas e pode ser melhorado, mas não será estatizando tudo que se conseguirá isto. Pelo contrário: estatais não estão nem aí para a eficiência. O que desertifica o solo é o desmatamento descontrolado, não a cultura da soja.
Desmatamento, aliás, que voltou a crescer depois que o PT perdoou as multas dos desmatadores, praticamente lhes dando carta branca. Ainda essa besteira de que a abundância é o estado natural e a pobreza é imposta por uma minoria?!
― Winston Churchill
Por isto, pessoas no mundo todo estão buscando alternativas para este sistema de concentração de rendas e destruição de recursos chamado capitalismo. Não basta criticar o capitalismo, é necessário mostrar alternativas. Diversas sociedades estão vivenciando uma cultura pós-capitalista. Um exemplo de sociedade que está conseguindo superar o capitalismo e criar mecanismos econômicos bem melhores é a Dinarmarca. Segue abaixo três vídeos curtos falando sobre as experiência da sociedade dinarmarquesa que podem ser aplicadas em todo o mundo.
Progresso ou excesso de otimismo meu?
E empregados. Se ele vai ter prejuízo vendendo o produto abaixo do custo, terá mais ainda se tentar distribuí-lo de graça.
Não se pode exigir dele que faça este sacrifício e se endivide.
Quem quiser que vá lá na fazenda dele, recolha a produção e distribua, arcando com os custos.
Afinal, isto costuma acontecer com pequenos produtores de produtos perecíveis, como tomate, que não têm como dar outro destino à produção. Pergunte aos mais pobres se eles querem comer a soja em vez da carne.
A soja não é usada para alimentar o gado. Temos pasto suficiente para que comam capim. O problema é outro: é o desmatamento para aumentar as pastagens. Vou repetir: a escassez é que é a regra. E nunca terá fim. Será sempre necessário um esforço constante para se gerar riqueza, já que esta riqueza é constantemente consumida e desaparece (embora você ache que ela é constante e fica apenas trocando de mãos).
Não faz nenhum sentido, do ponto de vista capitalista, manter pessoas trabalhando sem sentido.
Gastos desnecessários? Pode até ser, se você mudar o nome para "incentivo ao consumo". Mas é direito das pessoas decidir comprar besteiras. Esta é a estratégia dos comunistas: negros x brancos, homens x mulheres, pobres x ricos, gays x héteros. Dividir para conquistar.
Acabam surgindo paradoxos, como os petralhas sem saber se defendem um estuprador porque é uma "vítima da sociedade" ou se o condenam por seu machismo. E se ele for negro e atacou uma mulher branca? Terá razão por ser negro? A Dinamarca, capitalista até a medula, é rica o bastante para se permitir gastar dinheiro com essas experiências.
Entretanto sua riqueza não se baseia nelas e precisa da continuidade do capitalismo para sustentá-las.
E tais serviços dão emprego a um monte de gente, como você mesmo disse. Isto é bom, do meu ponto de vista.
Pensando bem, eu não bebo, portanto decreto que passar horas num barzinho bebendo cerveja é uma atividade fútil e improdutiva que, além do mais, humilha o garçom obrigado a nos servir. Os bares devem ser fechados. Não farão falta.
Não sei o que tem a ver a tirinha do Recruta Zero com seu argumento. Fazer faxina e descascar batatas são trabalhos inúteis?
Bizarro: um comunista manifestando desprezo pelo trabalho! Exatamente o contrário da Dinamarca como bem comentou aquela brasileira por lá casada referida ontem por ele.
Cara o que você acha inútil pode ser útil para alguém. Aliás tem um monte de funções que eu acho inútil, mas enquanto existir gente disposta a pagar não vejo mal algum em alguém oferecer esses serviços.
Afinal é a lei da oferta e procura como bem disse o Fernando.
― Winston Churchill
A tirinha é mais uma reflexão sobre o sentido do trabalho na vida das pessoas. Trabalhar é um momento máximo de realização na vida do ser humano. É o trabalho que nos define e nos dá a alegria de viver.
O Recruta Zero é o sujeito que conseguiu o emprego que sobrou para ele. Na fala dele no quadrinho, ele mostra a vontade de fazer algo maior do que trabalhos mecânicos. As pessoas não se sentem satisfeitas com trabalhos que não as realizem.
Descascar batatas e fazer faxina não são trabalhos inúteis. Mas a existência de forças armadas é. Grande parte do PIB dos governos são representados por gastos militares. Se os países parassem de ficar se defendendo uns dos outros, haveria muito mais recursos para as coisas que realmente importam.
Tire o salário deles e veja o que acontece:
https://www.google.com.br/search?q=desempregados&client=ubuntu&biw=1280&bih=715&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjt3pqY1OHJAhXLF5AKHcaTAzYQ_AUIBigB#tbm=isch&q=pessoas+desempregadas
Sorte de quem consegue trabalhar naquilo de que gosta. Quanto aos outros, deem-se por felizes se ganharem o bastante para uma vida digna. "A paz é possível - se um dos lados se render"
"Aqueles que derretem suas espadas para fazer arados vão arar para aqueles que não o fizeram"
Lembrando que a função primordial de um governo é garantir a segurança de seus governados.
O resto vem depois.
E a opção é...?
Uma vez um professor meu de faculdade disse uma coisa muito importante: o mais importante antes de fazer o que gosta é gostar do que faz.
Agora se você acha trabalhar algo monótono largue seu trabalho, ou tente ao menos fazer aquilo que goste ou busque algo com mais emoção.
E que cada um viva da melhor maneira que achar melhor e que pare de se intrometer na liberdade individual alheia.
― Winston Churchill
O mundo é uma bosta, felicidade pode até acontecer, durante curtos instantes, mas não é a norma e, muito menos, um direito.
Onde houver fé, levarei a dúvida!