Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A Moda do Futuro no Passado... (Parte 2)

8703138832_979e549c39_b.jpg[

Nos anos 50, nos Estados Unidos, o escritor de de ficção científica e fantasia, Andre Norton, fazia muito sucesso e vendia muito bem. Na realidade ele era realmente Alice Mary Norton, que teve que se tornar "Andre" para permitir que o seu trabalho fosse aceito pelas massas - porque ela era simplesmente uma mulher e deveria ser apenas uma boa dona de casa como as outras "decentes" mulheres americanas da época.
O famigerado código Hays, controlava a ética e os bons costumes em Hollywood e censurava os filmes com proibições como:


Sexo apresentado de maneira imprópria
Cenas românticas prolongadas e apaixonadas
Referências a doenças venéreas
Danças com movimentos dos seios, ou excessivo dos quadris
Casais (mesmo formalmente casados) dormindo ao mesmo tempo na mesma cama
Nudez
Retratar gestos e posturas vulgares
Miscigenação e alusão ao amor entre brancos e negros...
O mesmo código regulamentava a vestimenta adequada para as mulheres que apareciam nas telas.
A ficção científica no cinema foi uma válvula de escape para alguns costumes conservadores, principalmente a moda, que, que por exemplo, considerava adequado jovens senhoras não mostrarem nada "acima da linha do joelho"...


A produtora MGM publicou comentários sobre esta tendência de moda em comparação com as "roupas femininas aceitáveis"; estas observações tinham a ver com a moralidade dos anos 50, e o caráter (e as roupas) de Altaira interpretada por Ann Francis em "Forbidden Planet"(Planeta Proibido, 1950). Tal como já acontecia em filmes de baixo orçamento e renegados, o filme mostrava Altaira circulando sensualmente com roupas que eram muitos centímetros mais curtas do que aquelas usadas por tenistas femininas e, especialmente, da média das donas de casa americanas. "Vergonhoso", pelo menos.

forbidden-planet-12.jpg

O roteiro de "Planeta Proibido" é ambientado no século 23 em um outro planeta, de um sistema solar diferente, isto justificaria o comportamento da garota. A moralidade da América de 1950 é mostrada dentro do filme, quando o Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) se queixa de que "muito" da menina está mostrando e poderia ter um efeito sobre os desejos sexuais de sua tripulação só de homens. Isso é feito sem o uso da palavra "sexo". Hoje, muitos espectadores podem rir da cena, mas, na verdade, tinha o propósito de "fazer uma média" com os censores de cinema da época.

altaira.jpg

Outro filme a romper a barreira da mini-saia para as mulheres alienígenas foi "Flight to Mars" ( Voando para Marte, 1951), e eles fizeram isso em Cinecolor também. O filme tinha uma tripulação espacial liderado por Cameron Mitchell e Arthur Franz, que chega em Marte. Lá eles descobrem uma moribunda civilização subterrânea, com as marcianas, incluindo a sua rainha, usando algumas saias muito curtas feitas de cores vivas e material brilhante ( enquanto os homens de Marte são completamente cobertos com túnicas futuristas e calças).

flighttomars02.jpg

Os terráqueos tornam-se o centro de um debate que vemos em muitos filmes da época: Eles são férteis e pode salvar a população de Marte por ter "sexo"...

affiche-flight-to-mars-1951-9.jpg

A produção foi filmada em cinco dias. O script copiado um filme russo mudo de 1924, intitulado "Aelita: a Rainha de Marte" (o mesmo nome da rainha marciana neste filme).

Outra animada viagem ao espaço saiu em 1953 : "Abbott & Costello Goes to Mars" (Abbott & Costello no Planeta Marte) de Charles Lamont .


97e32715a68cef1e1151bdd109f99c1a.jpg


Apesar do título, eles realmente não vão a Marte. Primeiro pousam em meio ao Carnaval (Mardi Gras) de New Orleans (que eles acham que é Marte por causa das fantasias que todos usam!); depois são forçados por bandidos a voltarem ao espaço e então sim, acabam pousando em...Vênus!

abbott-and-costello-go-to-mars-3.jpg


E o planeta é um "paraíso": habitado pelas concorrentes a Miss Universo e sua rainha é Mary Blanchard ("She Devil"). os homens foram derrotados há muito tempo em uma guerra com as fêmeas. Mas algumas garotas sentem falta dos homens, e o gordinho simpático Orville (Costello) é coroado Rei!

Abbott_and_Costello_Go_To_Mars_photo__69523.1412710050.1280.1280.jpg

Uma das guardas é Anita Ekberg (Miss Suécia), e figurinos, cenários, adereços e efeitos especiais são excelentes. Vários adereços foram reaproveitados em outros filmes de ficção da Universal ( o dispositivo do Raio da Morte em "It Came from Outer Space" (Veio do Espaço, 1953) e o carro-bala em "This Island Earth" (Guerra Entre Planetas, 1955 ).


Em 1987, John Landis, Joe Dante e outros, parodiaram estes filmes de ficção dos anos 50 em "As Amazonas na Lua". A principal paródia era ao clássico (?) de 1953 "Cat Women of the Moon"(Mulheres-Gato da Lua) de Arthur Hilton. Estrelado por Sonny Tufts e Victor Jory com uma partitura musical de Elmer Bernstein ("Bernstien" nos créditos), e lançado em 3D na época.

catwoman-of-the-moon.jpg

Uma expedição à Lua encontra as últimas oito sobreviventes de uma civilização de 2000 mil anos de idade... Que usam roupas colantes muito sensuais... e vagamente lembram...gatos. O maquiador Harry Thomas, se limitou (com o orçamento mais apertado do que os colants das meninas..) a lhes dar exóticas perucas apertadas, sobrancelhas finas pintadas e unhas/garras longas, feitas com pedaços de celuloide cortados e pintados...

Seduzindo os homens e controlando telepaticamente a tripulante Helen Salinger, (Marie Windsor), as Mulheres-Gato roubam as roupas espaciais e pretendem dominar a nave para saírem do satélite deserto.

2166720032_7e50cfa6f1_o.jpg

A líder do mal é chamada de "Alpha" (Carol Brewster) e, claro, há uma mulher chamada "Beta", mas é a Mulher Gato Lambda (Susan Marrow) que frustra os planos da Rainha para dominar o foguete depois de se apaixonar por um dos tripulantes.

Cat-WomenOfTheMoonStill.jpg

As roupas espaciais e a cabine de comando da nave foram recicladas do filme "Project Moon Base" (1953); e a monstruosa aranha que também habita as cavernas da lua, foi construída pelo especialista em efeitos Wah Chang...

catwomen3.jpg

Apesar da trasheira geral, cinco anos depois a Astor Pictures refez seu filme com o título de "Missile to the Moon" (Terríveis Monstros da Lua, 1958) de Richard E. Cunha, com ligeiras alterações.

missile_to_the_moon_poster_1958_01.jpg


Em vez de uma expedição temos um cientista que revela depois ser um homem-da-Lua, e constrói seu próprio foguete para voltar para a sua rainha chamada "The Lido" (K.T. Stevens). Juntos acabam indo dois fugitivos da justiça e um casal que acaba na nave acidentalmente...O homem da lua morre durante a viagem, e os terráqueos descobrem a raça de lindas mulheres que habitam a lua, e também aranhas gigantes e monstros de pedra.

As aranhas de fantoches do filme, na verdade uma só, é a mesma aranha construída por Wah Chang para "Mulheres Gato", cinco anos antes. A paisagem lunar foi filmada no Vasquez Rocks um sítio perto de Los Angeles muito usado em Westerns e seriados da Repúblic, além de ser a Bedrock de "Os Flintstones", com John Goodman e Rick Moranis.

tumblr_ncbmpahvpp1s01qkyo1_500.gif

Na verdade, este filme teve um orçamento ainda mais baixo do que o original, o interior da nave é uma pobreza só, e para mostrar seus equipamentos funcionando, foram utilizados clips do laboratório de "Frankenstein" de 1932...
Mas, o elenco feminino merece um atento olhar - incluindo K.T.Stevens, a Rainha tirana ; filha do diretor Sam Wood, e casada na época com o ator Hugh Marlowe, e Leslie Parrish como Zema,(creditada sob o nome fictício de Marjorie Hellen). Parish ganharia curto estrelato como Daisy Mae, na versão do musical da Broadway "Li'l Abner" (1959) e a condenada Jocelyn Jordon no clássico "The Manchurian Candidate" de John Frankenheimer.

Cotinua...

Post edited by Percival on
“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
― Winston Churchill

Comentários

  • 4 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Se não formos muito exigentes, existe uma leve semelhança na roupa da Miss Marvel da Marvel Comics com a das mulheres gato.

    daily820-5.jpg
    catwoman-of-the-moon.jpg
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Outra opção para se mostrarem mulheres com perna de fora eram coisas trash como versões femininas de Tarzan, tipo Shanna das Selvas (ou Sheena, ou Jana, ou ...). Ou filmes sobre heróis gregos (Hércules, Maciste etc.)
  • A Moda do Futuro no Passado (Parte 2)
    mwAogRtQ47s9ZUtIB278iwSdNox.jpg


    Entre " Cat Women of the Moon" e "Missile to the Moon"(ver primeira parte...), os britânicos entraram em ação com " Fire Maidens from Outer Space" (1956) de Cy Roth .

    fire-maidens-from-outer-space-movie-poster-1956-1020302376.jpg


    Uma tripulação de cinco astronautas são enviados a uma das luas do planeta Júpiter para investigar sinais de vida. Eles resgatam Hestia (Susan Shaw), uma bela garota, que está sendo atacada por um monstro. Eles chegam a Nova Atlântida, uma civilização moribunda, uma colônia da Atlântida original, onde há apenas dezessete pessoas, todas mulheres lindas (com roupas que lembram as togas greco-romanas, mas bem curtas!) e um único homem de meia-idade, Prasus (Owen Barry), que cuida das meninas .

    fire_maidens3.jpg

    Duessa (Jacqueline Curtis), a líder das mulheres, ordena que eles sejam mantidos em cativeiro para serem usados como companheiros! O monstro (descrito no filme como um gigante com cabeça de animal, mas apenas um dublê com um macacão escuro e uma péssima maquiagem que lembra um caroço de abacate ) invade a cidade e causa estragos e mortes.

    fireyMb2.jpg

    Os astronautas se libertam e Hestia (oferecida como noiva para um deles) retorna com eles, e fica a promessa do envio de naves espaciais com maridos para as restantes!!!.

    2069417_jpg.jpg

    Dois anos mais tarde, Zsa Zsa Gabor estrelou "Queen of Outer Space" (Rebelião de Planetas, 1958 ) de Edward Bernds e não, ela não é a Rainha, mas uma cientista nuclear em Vênus, claro, e com seu pesado sotaque húngaro (não, não ria por favor...heheh).

    3227509301_c9569e3893.jpg

    Uma nave espacial da Terra chega em Vênus e a tripulação masculina é capturado por guerreiras comandadas pela ditadora maligna Rainha Yllana (Laurie Mitchell). Ela baniu todos os homens para a lua do planeta devido às guerras que eles criaram, e usa uma máscara para esconder sua beleza..

    queen-of-outer-space-12.png

    Uma rebelião liderada por Gabor tem lugar e a Rainha é morta em uma tentativa de destruir a Terra com uma potente arma de raios. A rainha tinha na verdade seu rosto horrivelmente queimado pela radiação das guerras atômicas e havia ficado louca. Os homens de Vênus são reunidos com as mulheres e todos vivem felizes para sempre, com Zsa Zsa e outra menina ficando com namorados terráqueos.

    cult-camp-classics-1-sci-fi-thrillers-20070705022556914-000.jpg
    tumblr_nfzfznwDzH1r196kgo1_500.png

    "Queen of Outer Space" usa os trajes dos astronautas e o vestuário de Altaira de "Planeta Proibido" (1956) e miniaturas, cenários e a aranha mutante de "World Without End" ( 20 Milhões de Léguas a Marte, 1956 - ver abaixo).

    images.jpg

    Um dos tripulantes foi interpretado por Paul Birch que atuou como o vampiro alienígena em "Not of This Earth" (1957) de Roger Corman e apareceu em "The Beast with a Million Eyes" (1955), "The Day the World Ended" (1955) , entre outras performances de teatro, TV e cinema.

    Em seguida, houveram filmes sobre alienigenas-invasores-fêmeas, começando com o britânico "Devil Girl from Mars" (1954). Patricia Laffan estrela como Nyah, a garota diabólica do título. Ela é a batedora de um exército de invasão de uma civilização que precisa de homens para repovoar o seu planeta moribundo. Quando eu ouvi isso antes?


    c0a7c8a784fb55899c9201303350f9e0.jpg

    Patricia Laffan tinha vivido a esposa de Nero no filme espetáculo da MGM "Quo Vadis", em 1951. Se antes ela foi vestida com real esplendor para uma rainha romana, aqui, ela se veste da cabeça aos pés de vinil brilhante preto com mini-saia...Uau!. Será que Darth Vader escolheu o mesmo estilista?????

    devil-girl-mars.jpg


    Nyah originalmente planejava posar na noite de Londres, mas seu disco voador acaba caindo nas charnecas pantanosas e cheias de nevoeiro da Escócia . Ah sim! Junto com ela vem sua Junkie box...digo...robot, chamado...Chani (!?!?)...

    Devil-Girl-01.jpg

    Jogando no time das mulheres terrestres estava Hazel Court. Embora ativa no cinema desde filmes 1944, ela se tornaria permanentemente associada a filmes britânicos de terror com sua performance como Elizabeth em "The Curse of Frankenstein" (A Maldição de Frankenstein, 1957) da Hammer Films. Seguido de "O Homem Que Enganou a Morte" (1959); " Premature Burial" (Obsessão Macabra, 1962); "O Corvo" (1963); "The Mask of the Red Death" ( A Orgia da Morte, 1964); e várias séries de televisão dos EUA. Seu último papel no cinema foi uma ponta em "The Omen III: The Final Conflict"(A Profecia III - O Conflito Final, 1981).

    book%2Bcover.jpg

    Outra fêmea alienígena foi " The Astounding SHE - Monster"(1957 aka: no Reino Unido como "Invader Mysterious") de Ronald V. Ashcroft, estrelado por Robert Clarke e Shirley Kilpatrick como a senhora do título.

    asm2.jpg


    O "consultor não oficial" reconhecido neste filme foi Ed Wood Jr. . Sobre a roupa colante da alienígena gostosa ( uma pele prata metálica colada no corpo), John J.J. Johnson conta no livro "Cheap Tricks and Class Acts" (McFarland Books, 1996):
    "...ela teve uma das mais baratas roupas jamais fabricadas. No primeiro dia de filmagens, Shirley Kilpatrick foi colocar sua malha prateada, quando o zíper nas costas rasgou. Como não havia orçamento para reparos (n.t. "The Astounding SHE Monster" teve um orçamento final registrado de US $ 18.000.), nem um especialista em guarda-roupas, o zíper foi fechado com alfinetes de segurança, e a atriz instruída pelo diretor a nunca ficar de costas e ao sair de cena...andar para trás..."

    20788574_jpg.jpg


    Com um cartaz que proclamava "From Time Unborn ... A Hideous She-Thing!", O filme "Terror from the Year 5000" (1958 ) de Robert J. Gurney Jr. foi um trash da melhor espécie.

    427346307_3036e13001.jpg
    As mulheres do futuro são deformadas como resultado de uma guerra atômica. Ela mata uma bela enfermeira para roubar as feições de seu rosto e assumir sua identidade, e assim, poder procurar genes saudáveis para salvar seu povo da extinção...

    TerrorFromTheYear5000%2B%252800%2529.jpg

    Foi o primeiro filme da bela atriz e dançarina Salome Jens, que muitos anos mais tarde iria viver uma metamorfo feminina em 15 episódios da série "Deep Space Nine", e ser a mãe de Clark Kent na série de TV "Superboy"...

    E também tivemos "hermosas chicas del espacio" em "La Nave de los Monstruos" (1959) de Rogélio A. Gonzalez.

    24965.jpg

    Duas lindas garotas de Vênus, Gamma (Ana Bertha Lepe) e Beta (Lorena Velázquez) tem a missão de percorrer a galáxia em busca de machos para repovoar seu planeta. Elas fazem um pouso de emergência na Terra "um planetóide de quarta categoria...não vale a pena, porque seus habitantes estão matando uns aos outros." como recita o robot Tor.

    8d8ad9_186574e97893db79348aec7b8b9358b4.jpg

    Mas elas chegam a região de Chiuhauha, no interior do México "onde os homens são homens" e onde vive o cowboy-cantor Lauriano (Piporro). Gamma se apaixona por Lauriano, Beta se revela uma vampira espacial, e os machos alienígenas escapam...tudo em ritmo de comédia & musical. Ah sim! As duas atrizes foram Miss México!!!

    devil2.jpg

    As mesmas saias curtas e o conceito de pernas-de-fora também foi encontrado em muitos filmes sobre o futuro da Terra, como em "World Without End" ( Vinte Milhões de Léguas a Marte,1956) de Edward Bernds com uma história sobre astronautas que voltam de uma viagem a Marte e acabam 200 anos no futuro.

    worldwithoutendforeign.jpg

    Eles encontram duas civilizações distintas, mutantes deformados, aranhas gigantes (Ohhhh...) e claro, belas garotas!!!

    World-Without-End-1.jpg

    Como era uma produção extremamente barata, o filme utilizou muitas cenas de arquivo de "Flight to Mars" (1951); assim mesmo, suas aranhas-motorizadas foram reutilizadas em "Rebelião dos Planetas" (1956) e "Valley of the Dragons" (1961).

    Rod Taylor, que vive um dos astronautas, estrelou 4 anos mais tarde o clássico "A Máquina do Tempo" - outra vez viajando para o futuro e encontrando raças e garotas bonitas!!!

    Mini-saias pré-históricas foram a moda em "Teenage Caveman" (1958) de Roger Corman, que também é sobre o futuro da Terra.


    6a00d83451d04569e2017c3885d4d2970b.jpg



    Saias curtas e togas semi-gregas eram vestidas no mundo subterrâneo de "The Mole People" ( O Templo do Pavor, 1956),

    photo-le-peuple-de-l-enfer-the-mole-people-1956-6.jpg


    ... e não podemos realmente esquecer o biquíni gigante de Allison Hayes em "Atttack of the 50 Foot Woman" ( A Mulher de 15 Metros,1958) , onde seu tamanho era grande , mas sua roupa pequena.

    attackofthe50footwoman1958_678x380_02272013031419.jpg

    Refletindo sobre esses filmes eu só posso supor que o orçamento para a roupa das mulheres na década de 1950 foi menor do que a dos homens. Conseguiam mais visibilidade e menos sobrecarga na produção, tudo isto burlando a tacanha censura da época...
    Fonte: Blog She Demons Zine.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.