Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Morre aos 42 anos Ian Murdock

Morre Ian Murdock, um dos pioneiros do Linux

size_810_16_9_ian-murdock.jpg

Washington - O fundador do Debian, Ian Murdock, membro da fundação Linux e um dos maiores expoentes do software livre, morreu nesta semana aos 42 anos, confirmou nesta quinta-feira o blog da plataforma aberta de desenvolvedores Docker.

"Debian lamenta o falecimento de Ian Murdock, firme partidário do software livre e aberto, pai, filho e o 'ian' em Debian", afirmou a companhia em comunicado.

Murdock, germânico-americano, fundou em 1993 o Debian, um sistema operacional livre, baseado em Unix e um dos softwares mais utilizados por equipamentos informáticos e programadores de todo o mundo.

"O enfoque de Ian foi criar uma comunidade de distribuição que fizesse o correto ética e tecnicamente", explicou o Debian.

Murdock foi chefe tecnológico da fundação Linux e em 2003 se tornou vice-presidente da Sun Microsystems até que a empresa foi adquirida pelo fabricante de software Oracle.

Posteriormente desenvolveu sistemas na nuvem e passou a trabalhar para a companhia Salesforce.

No último mês de novembro, Murdock deixou a empresa para somar-se a Docker, uma plataforma aberta para desenvolvedores de software.

As causas da morte ainda não foram esclarecidas, mas suspeita-se que tenha sido suicídio.

Antes de morrer, Murdock publicou uma série de tweets no qual fala em se matar após ser agredido por policiais e ter que gastar US$ 25 mil para pagar sua fiança justamente pela acusação contrária: agredir policiais.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/morre-ian-murdock-criador-do-sistema-debian-e-impulsor-do-software-livre

Comentários

• 3 Comentários sorted by Votes Date Added
  • sudo "rest in peace my friend" && .deb community grieves -f now.
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Não verifiquei as estatísticas, mas acho que o Debian e seus derivados são as distribuições mais populares atualmente.
  • CameronCameron Membro
    edited janeiro 2 Vote Up0Vote Down
    O Ubuntu é a distro mais popular, seguido de perto pelo Linux Mint, ambos derivados do Debian.

Eu usaria Arch se não fosse a imensa dificuldade para a utilização de softwares de virtualização, nesse ponto o Debian (e seus derivados) é imbatível.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.