Viva a intolerância!
Dezoito motivos para você exercitar sua capacidade de tolerância com o governo brasileiro
Passei um pacote de dias no Brasil. Pouco, mas o suficiente para comprovar como certas pessoas estão preocupadas com a intolerância. "Mais tolerância", pedem. "Ai, quanta intolerância". É bonito clamar por tolerância. É como clamar pela bondade ou pela paz.
Já eu estou orgulhoso dessa intolerância do Brasil. Finalmente! Aqui, nos Estados Unidos, o sistema funciona devido à intolerância. Quem infringe a lei é punido. Ponto. Está estabelecida a igualdade.
No Brasil, a tolerância histórica estabelece a desigualdade histórica. Há sempre justificativa para a tolerância. Ou o sujeito é coitadinho demais ou poderoso demais para ser punido. Ou se tem pena ou medo dele.
O longo braço da lei, no Brasil, não é tão longo. Só alcança aquela que esperneia entre os coitadinhos e os poderosos — a classe média, tão odiada pelos governistas. Os poderosos, como o ministro corrupto ou o nababo assassino, esses estão muito acima do braço da lei (ou estavam), porque têm recursos para se defender. Os coitadinhos, como o punguista da Praça XV ou o menor que apunhala o médico, esses estão muito abaixo da lei. Não ficam na cadeia, são quase inimputáveis.
Sente medo da lei apenas quem tem algo a perder com as penas da lei. Só os infelizes assalariados, tristes contribuintes que, além de financiar com seus impostos um governo ineficiente, ouvem desse mesmo governo que são a pérfida elite branca. E que são intolerantes, quando reclamam.
Os governistas, tão intolerantes com a classe média e com a oposição, agora precisam desesperadamente da tolerância para existir. Seja tolerante, recomendam. Tolere um governo que:
1. Soma 21 ministros denunciados, investigados ou presos por corrupção. Vinte e um ministros! Deve ser algum tipo de recorde.
2. Leva, com sua presidente, 900 pessoas em comitiva para um evento em Paris. Novecentas! Deve ser outro recorde.
3. Causou um rombo de R$ 120 bilhões nas finanças públicas.
4. Mentiu na campanha eleitoral. O que foi admitido pelo próprio Pai Lula.
5. Inchou a folha do Estado com a contratação de 235 mil funcionários, isso só os concursados.
6. Corroeu de corrupção a maior empresa da América Latina, a Petrobras.
7. É suspeito de ter promovido corrupção nos Correios e Telégrafos, na Eletrobras e nos fundos de pensão.
8. É suspeito de praticar corrupção ao captar recursos para campanhas.
9. Fez acordos com as ditaduras mais espúrias do mundo.
10. Usou o BNDES para financiar empresários amigos, como Eike e Odebrecht.
11. Gastou bilhões de dólares para construir quatro estádios onde praticamente não há futebol.
12. Está investindo outros bilhões para patrocinar uma Olimpíada numa cidade em que os hospitais estão falidos.
13. Falhou no controle sanitário e permitiu epidemias.
14. Tem o seu líder no Senado preso.
15. Tem dois tesoureiros do seu principal partido presos.
16. Tem o ex-presidente do seu principal partido preso.
17. Faz uma proposta ideológica de mudança no currículo escolar, acabando com o estudo da história antiga e medieval, e eliminando o estudo dos clássicos da literatura ocidental.
18. Conduz a economia de maneira que a inflação chegue a dois dígitos, que o dólar estoure os R$ 4, que mais de 1 milhão de pessoas percam seus empregos e que empresas comecem a demitir e a falir.
Um governo com tal desempenho precisa, sim, e muito, de tolerância.
Seus bajuladores precisam de tolerância.
Nenhum outro povo toleraria. Só os tolerantes brasileiros.
Sejam, pois, intolerantes, brasileiros! Não deem trégua a eles! Não acreditem nessa conversa de que todos são iguais na desonestidade! Não acreditem que o prejuízo de vocês é o benefício dos pobres! Não acreditem que, saindo um ruim, entrará outro pior! Chega, basta e fora! Viva a nova intolerância brasileira!
http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/david-coimbra/noticia/2016/01/viva-a-intolerancia-4948785.html
Comentários
hahahahahaha. Mudando um pouco de assunto...
Fazendo alusão ao Tópico do nosso nobre Aranha, sobre 2016 !!!
Rogo que o ReV permaneça tolerante em relação as muitas opiniões de seus foristas...
As vezes o que se pratica no exercício democrático, quanto a exposição das idéias, é um "ataque"(opressão das ideias) em bando...rs
abraços fraternos a ti e a todos
Silvana
Li o texto e concordo com quase tudo que o autor escreveu. Na mensagem central, ele está correto: temos que protestar mais e sermos mais intolerantes para com os erros do governo. Entretanto há dificuldades para ir contra o governo.
Em 2013 eu participei dos protestos nacionais aqui na minha cidade. Para mim, eles eram contra os políticos em geral. Mais de 10.000 pessoas compareceram num desses protestos só na cidade de Palmas/TO. O que é muita gente. Lá estavam sindicalistas, filiados do PT, a galera do MST e muitos participantes de movimentos sociais. Entretanto, estes protestos tinham um problema: faltava foco. Dizer exatamente como fazer para chegar aos objetivos de menos corrupção, mais eficiência governamental etc. De qualquer forma, estávamos acreditando em mudanças a partir deles.
Os protestos começaram a perder a força quando começou uma galera a pedir a volta da ditadura militar e outras bandeiras reacionárias. Dai, as pessoas passaram a ter medo de protestar. A cantora Pitty sintetizou bem o porquê de muitos não protestarem mais:
Então, como protestar ao lado de pessoas que querem o que eu não quero? Vontade de protestar todos tem, mas dentro de um direcionamento para as pautas de esquerda. Porque não adianta ser contra o PT se os outros partidos são muito piores. É necessário mudar toda a estrutura política do Brasil. Antes de protestar, as pessoas devem entender quais são estas estruturas que devem cair e a alternativa. São necessários protestos mais focados. A intolerância não deve ser contra um partido. Deve ser contra todos.
Políticos são só marionetes do sistema financeiro. Não adianta trocar as marionetes. É necessário substituí-las pelo poder popular. Não serei intolerante com o governo atual para que uma outra marionete pior entre. Serei intolerante para que nenhuma marionete mais entre e os bancos parem de mandar em tudo .
Por que revoluções "populares" sempre são impostas ao "povo"?
Simples: na opinião dos revolucionários, o "povo" não tem capacidade para decidir por si só e tem que ser tratado como criança pequena. Que tristeza...
Concordo. Porém, eis aí a diferença de uma manifestação pública espontânea e uma manifestação organizada com algum tipo de representatividade.
Para ter foco nessas manifestações, a sociedade necessitaria "formar" representatividade...
E eu creio que as manifestações populares foram somente para manifestar a insatisfação com o estado de coisas que estão ocorrendo no país. Sem lideranças, o povo está cansado de lideranças que, depois demonstram ser somente oportunistas.
E creio também que intolerância somente pela intolerância, simplesmente pela necessidade de manifestar insatisfação com algo não leve a lugar nenhum.
Abraços fraternos a ti
Silvana
Onde houver fé, levarei a dúvida!
É verdade. Precisamos é de reformas e não de revoluções...
Pensar, estudar, compreender as propostas dos candidatos na hora de votar. É daí que começam as reformas...
Uma vez ouvi de uma vizinha minha que ia votar em tal candidato, pois ele estava fazendo festas e mais festas e "alimentando" o pessoal da região...
Perguntei a ela por curiosidade mórbida(tenho essa mania), somente para saber se ela tinha a compreensão das propostas do candidato... Pois eu conhecia o tal político...rs
Ela me disse que não sabia as propostas dele, mas que isso não importava, pois se ele estava fazendo festas e farras na região, lógico(segundo a lógica dela), ele seria um político que ajudaria nosso bairro. Conclusão... O cara ganhou e depois de uns seis meses foi morar na Barra da Tijuca...rsrsrsrs
Nada contra a pessoa melhorar seu padrão de vida e sair de uma cidade cheia de problemas de infraestrutura...
Mas, daí a nem receber mais o pessoal do bairro para ouvir as solicitações, o cara fazia...rs
Abraços fraternos
Silvana