Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Escritor ateu Richard Dawkins vê no cristianismo “a melhor defesa” contra o extremismo islâmico

Escritor ateu Richard Dawkins vê no cristianismo “a melhor defesa” contra o extremismo islâmico

O polêmico escritor ateu Richard Dawkins admitiu que o cristianismo é a melhor alternativa para fazer um contraponto à mensagem extremista do islamismo.

A afirmação foi feita a partir de uma análise sobre a ascensão do secularismo na Europa e Estados Unidos e também do extremismo islâmico no Oriente Médio e áreas da África.

“O cristianismo pode realmente ser a nossa melhor defesa contra as formas aberrantes de religião que ameaçam o mundo”, disse Dawkins, de acordo com informações do Gospel Herald.

Biólogo evolucionista, Dawkins é considerado o ateu de maior reconhecimento no planeta, e por diversas vezes expressou sua aversão ao cristianismo, devido a um episódio de abuso sexual sofrido na infância, quando frequentava um colégio católico.

Mesmo assim, ele reconheceu que na doutrina cristã, ao contrário do islamismo, não existem incentivos ao uso da violência contra quem ignora seus ensinamentos: “Não há cristãos, pelo menos que eu saiba, explodindo edifícios. Não tenho conhecimento de quaisquer ataques suicidas dos cristãos. Não tenho conhecimento de qualquer grande denominação cristã que acredita na pena de morte por apostasia”, destacou.

Nesse cenário, Dawkins foi enfático ao afirmar que o cristianismo pode ser “um baluarte contra algo pior”, e que por isso, tem “sentimentos mistos” a respeito da redução do crescimento da fé cristã na sociedade.

Dawkins pontuou ainda que, no passado, ele concentrava suas críticas ao cristianismo por ser a religião com a qual estava mais familiarizado, já que foi educado em uma escola cristã.

“Horrível como o abuso sexual era, sem dúvida, o dano que foi indiscutivelmente inferior ao dano psicológico a longo prazo infligido, por trazer a criança para um contexto católico, em primeiro lugar”, contextualizou, falando sobre os problemas posteriores ao abuso que teve que enfrentar. “Eu pareço ser percebido como agressivo e estridente e eu realmente não acho que eu sou estridente e agressivo. O que eu acho é que nós nos tornamos tão acostumados a ver a religião autonomizada por um muro de proteção especial que, quando alguém oferece mesmo uma leve crítica à religião, é entendido como agressivo, mesmo quando ele não é. Eu gosto de pensar que sou mais pensativo e reflexivo”, concluiu.

http://noticias.gospelmais.com.br/dawkins-cristianismo-defesa-contra-extremismo-islamico-81167.html
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!

Comentários

• 11 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Opor a uma religião outra religião jamais será bom. Sabemos bem o que o cristianismo já aprontou e voltará a aprontar se lhe dermos corda sob esse pretexto.
    A única solução boa será fortalecer o senso laico dos europeus.
  • Você frequenta esse forum e já deve ser percebido que, na media, o Ateu é como o Claudio Loredo.

Ou seja: Não se pode esperar muito quando o assunto for enfrentar o Islã dentro de uma guerra ideologica. Esquerda e islamismo são amiguinhos.
    O ENCOSTO
  • GorduchoGorducho Membro
    edited janeiro 25 Vote Up0Vote Down
    Eu acho que o Sr. está lobrigando os perfeito-idiotas-latinoamericanos; que caíram em irrelevância ainda maior depois desse colapso generalizado que estamos presenciando.
    China e Russia são severos combatentes desses fanáticos e não precisam apelar para a religiosidade - apesar dos russos serem razoavelmente crédulos e religiosos...- para assim procederem.
    Se para combater o fanatismo islâmico - não apenas o IS e o Taliban mas todas as formas patrocinadas pela Arabia Saudita e pelo Iran - precisamos apelar para religiosidade cristã estamos mal...
    Eu acho que os recentes eventos já despertaram as sociedades onde religiões não são levadas a sério, como os nórdicos, UK, baixos, França.
    Post edited by Gorducho on
  • Nós estamos mal mesmo. Precisamos apelar para a religiosidade cristã. Falou tudo.

O ENCOSTO
  • CameronCameron Membro
    edited janeiro 25 Vote Up0Vote Down
    ENCOSTO disse: Nós estamos mal mesmo. Precisamos apelar para a religiosidade cristã. Falou tudo.
    Se for a única forma de combater os maomeloucos então sou cristã devota desde criancinha. :P
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Eu estudarei criacionismo.
    O ENCOSTO
  • Dá para defender os valores e tradições de uma religião sem necessariamente ser um completo imbecil... os judeus fazem muito bem isso, que já colecionam por volta de 180 prêmios Nobel.
  • Gorducho disse: A única solução boa será fortalecer o senso laico dos europeus.

O mundo não está preparado pra isso ainda.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Fedidovisk disse: Dá para defender os valores e tradições de uma religião sem necessariamente ser um completo imbecil... os judeus fazem muito bem isso, que já colecionam por volta de 180 prêmios Nobel.

Fazem muito bem mesmo. Os palestinos que o digam. É isso que esperamos que o resto faça.
    O ENCOSTO
  • Dawkings pode entender muito bem de Biologia, eu mesmo li um livro dele e gostei. Mas com a questão aí de radicalismo, entra um universo que talvez ele conheça muito pouco que é a sensação de pertencimento. Por incrível que pareça, as seitas mais cheias de palhaçadas comportamentais tendem a ser mais duráveis do que aquelas mais liberais. O caso é que os salins e mustafás que emigram para a Europa são, usualmente, confinados a "bairros muçulmanos". Isso é uma maneira nada sutil de dizer que: "você não é igual à gente". Se eles são mais rejeitados quanto a conseguir empregos, melhores escolas, criticados por causa de véu ou por não querer trabalhar na sexta, etc e tal, mais isolados vão ficando. E os nascidos deles vão sentir na carne os mesmos problemas com as mesmas agravantes: o Allah disse tais e quais coisas, mas a gente aqui da Europa desconsidera isso tudo. Como ele vai fazer para lidar com o que aprendeu em casa e viver do jeito dos outros europeus? Como vai fazer no bandejão da escola se lá puserem uma bisteca de porco?

É um lance onde não há um norte preciso para decidir como lidar com sua vida.

Aí fica sabendo que lá nas terras das arábias existem grupos muçulmanos autênticos, que vivem como manda a sharia e punem com a morte quem ousa desobedecê-los. Opa! Tá pra mim! Pela primeira vez vejo um turma de gente onde diz o que é certo e errado e me desobriga do trabalho de pensar.

E aí lá vão europeus virarem extremistas. Alguns vestem o dito extremismo de corpo e alma e aqueles de logo percebem que entraram numa furada, se não forem mortos pelos drones, acabam mortos pelos chefes extremistas que os julgaram não bastante bons para a causa.

É isso.
  • ENCOSTO disse: Eu estudarei criacionismo.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    SÓ você O Encosto KKKKKKKKKKK
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.