Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Dobra no cérebro explicaria memória ruim

ReidReid Membro
dobra-cerebro-20111006154627.jpg

São Paulo- “Oi, lembra de mim?”. Se você é o tipo de pessoas que sempre pensa “não” ao ser confrontado com uma pergunta como essa, tudo bem. A culpa pode não ser da sua falta de atenção.

Pesquisadores ingleses descobriram que uma variação normal na estrutura do cérebro pode explicar porque algumas pessoas são melhores do que outras ao se lembrarem de detalhes – qual é o nome de alguém, quem disse o que em determinada festa....

E mais: a pesquisa da Universidade de Cambridge mostra que essa mesma estrutura ajuda pessoas a distinguirem se um evento é real (aconteceu de verdade), foi contado por uma outra pessoa ou foi imaginado.

Embora pareça simples, com o tempo, algumas pessoas parecem “misturar” os eventos, tomando para si histórias de terceiros, ou incluindo detalhes que elas mesmas imaginaram em histórias reais.

O que a equipe liderada pelo Dr Jon Simons descobriu foi que uma dobra na frente do cérebro chamada PCS (paracingulate sulcus) pode explicar porque algumas pessoas são melhores nessas tarefas do que em outras. Essa dobra, que pode estar presente nos dois hemisférios do cérebro, apresenta variações normais entre as pessoas por ser uma das últimas regiões formadas no cérebro antes do nascimento.

Em seu estudo, publicado no Journal of Neuroscience, os pesquisadores recrutaram 53 adultos saudáveis que apresentavam presença ou ausência completa da PCS em pelo menos um hemisfério. Embora todos os voluntários se considerassem bons de memória, em testes, aqueles sem a dobra no cérebro tiveram notas muito piores ao tentar se lembrar de diversos tipos de detalhes.

O estudo poderia ajudar a compreender melhor os casos de esquizofrenia, nos quais alucinações que misturam realidade e imaginação são frequentes.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/dobra-no-cerebro-explicaria-memoria-ruim-06102011-33.shl

A maioria dos religiosos devem ter o Cérebro chato :-))

Comentários

  • 4 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Reid disse: Embora pareça simples, com o tempo, algumas pessoas parecem “misturar” os eventos, tomando para si histórias de terceiros, ou incluindo detalhes que elas mesmas imaginaram em histórias reais.

    No meu caso, o lugar em que as coisas aconteceram é que muda, em geral para a casa onde eu cresci. Por exemplo: eu sei que algum fato aconteceu no trabalho, mas eu me lembro dele na sala de casa.
    Ou aconteceu na casa em que eu morei depois, mas eu lembro da coisa acontecendo na primeira casa.
  • Tenho uma lembrança vaga de um pai de uma amiga minha fumando numa festa familiar. Mas ele nunca fumou. Não, não era outra pessoa. Ele estava naquele cenário, mas meu cérebro adicionou um cigarro à imagem.
  • Eu tenho umna certa facilidade de me lembrar de fatos ocorridos, mas rostos, e principalmente nomes, eu tenho uma certa dificuldade. A não ser que eu memorize a feiçao da pessoa associando ao nome, passando um tempo, me lembro da feição, mas não do nome.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.