Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Se possível peça a um amigo músico para te acompanhar na compra. Há muita diferença de sonoridade entre instrumentos da mesma marca e alguém com ouvido treinado pode identificar os melhores.
Se decidir aprender violão clássico as exigências são maiores.
Pode-se começar também com um violão básico, mas é recomendável que o encordoamento seja feito com cordas de primeira qualidade.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Arrume alguém com paciência pra te ensinar o básico, não precisa ser um professor. A maioria dos meus amigos aprendeu a tocar violão uns com os outros, obviamente de graça.
A sonoridade do violão com cordas de aço é bem melhor, e embora as de nylon sejam mais fáceis de dedilhar, você vai ter que criar os "calinhos" nos dedos de qualquer forma, heheh.
Antes é preciso definir o que se quer do violão.
Se apenas brincadeiras musicais em rodas de amigos, então qualquer paixão diverte.
Quem quiser aprender música a sério deve evitar o autodidatismo, orelhismo e que tais, que criam vícios técnicos que dificilmente são corrigidos depois.
Nós, Indios.
Há controvérsias.
Concertistas costumam preferir cordas de nylon, conforme o repertório.
Nós, Indios.
Pois é...eu comecei a dar uns tapas em violão com um primo meu que é filho de um cantor sertanejo das antigas. Ele me ensinava umas posições e eu acompanhava depois. O problema é como o Acauan disse, você pega vícios. Como faz tempo que não pego num violão, acho que daria para começar a ter aulas.
Percebi que gosto pelas cordas é questão de...gosto, e obviamente do que irá tocar. Eu quero tipo assim, aprender um pouco para poder sentar num canto e tocar algumas coisas boas (não João Gilberto, não gosto..)
Depois eu posto mais...
Pronto...então, não quero ser músico. Apenas quero saber ver uma partitura de alguma música (antigamente tinha uma revista que meu primo comprava chamada ViGu (Violão e Guitarra) que vinha umas músicas da época.
Quero então: Ter umv violão que dê para tocar alguma musica legal tipo da Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, alguma sertaneja não pop (Milionário e José Rico, Trio Parada Dura, Sérgio Reis), "Leãozinho", alguma coisa nacional e internacional, etc e também tocar numa roda de amigos. Quero saber afinar e cuidar do violão, não quero ser um expert e já nem seio mais se vou querer fazer aulas particulares, já que estou tendo outra atividade no momento (kung-fu).
Resumo: Quanto eu devo dispor para um violão que atenda à estas características e quais marcas e modelos?
Abraços e obrigado por enqüanto.
É isso.
Quanto a levar algum amigo "músico", bem, não conheço ninguém
Pois é, fiquei com a impressão que o Johnny queria mais era simplesmente se divertir de forma descontraída, daí meus conselhos pouco didáticos. =P
Verdade. Eu aprendi "sozinho" a tocar bateria, mas um dia comecei a ter aulas com um professor que fazia parte da banda do exército, e fiquei surpreso com a quantidade de coisas que eu não sabia fazer, por estar acostumado a encaixar os ritmos que eu mais tocava nesses vícios. O material didático, os exercícios para treinar a coordenação e a enorme variedade de técnicas que ele me trouxe realmente me colocaram em outro nível.
Mas acho que meu conselho continua válido pra quem realmente não anda com muito tempo ou disposição pra isso, já que dominar de verdade os conceitos e as técnicas exige estudo e exercícios que podem ser considerados tediosos.
E não há nada de errado em tocar um instrumento só por diversão e o violão é o que melhor se adequa a este fim, afinal, ninguém leva um piano prá uma rodinha de amigos.
Nós, Indios.
Lembrei do Woody Allen em "Um assaltante bem trapalhão΅, onde ele era violoncelista numa banda de música. A banda tocava andando e ele tinha que parar a toda hora para pegar a cadeira, levar mais para a frente e recomeçar a tocar.
Procure a Oficina Cultural mais próxima!
Capital
Alfredo Volpi – Itaquera Amácio Mazzaropi – Brás (veja também: Terceira Idade) Luiz Gonzaga – São Miguel Paulista Maestro Juan Serrano – Vila Brasilândia Oswald de Andrade – Bom Retiro Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade – Barra Funda
Interior
Altino Bondesan – São José dos Campos Candido Portinari – Ribeirão Preto Carlos Gomes – Limeira Fred Navarro – São José do Rio Preto Gerson de Abreu – Iguape Glauco Pinto de Moraes – Bauru Grande Otelo – Sorocaba Guiomar Novaes – São João Boa da Vista Hilda Hilst – Campinas Lélia Abramo – Araraquara Pagu – Santos Sérgio Buarque de Holanda – São Carlos Silvio Russo – Araçatuba Tarsila do Amaral – Marília Timochenco Wehbi – Presidente Prudente
http://www.oficinasculturais.org.br/
Algumas pessoas podem até torcer o nariz pra tipos de curso assim, mas muitas vezes o conteudo é muito melhor do que em alguma faculdade. Por exemplo...Faculdade pode levar meses pra se mexer em algum equipamento, mas como nas oficinas o tempo é limitado, põe-se a mão na massa quase duas aulas depois, depois, é claro, do básico.
Muitas dessas oficinas tem curso de violão. Se voce já arranha alguma coisa, conhece um pouco os arcodes, pode tentar uma dessas aulas.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Métodos populares não usam partituras e sim cifras dos acordes, representadas pelas letras A (lá) até G (sol).
Quem tem grande aptidão musical e ótimo ouvido consegue desenvolver a partir daí.
Mas se não quer pagar um curso e não tem aquele talento natural o melhor é pedir dicas para um amigo e treinar muito.
Nós, Indios.
Acho dificil de ser assimilado por quem nunca recebeu instrução sobre os rudimentos da técnica, principalmente do dedilhado, mas pode servir para apresentar o estudante na sonoridade e construção dos acordes.
[/color]
Nós, Indios.
Me parece uma boa opção.
Estou precisando agora é de escolher um violão que tenha um som bom e não custe mais que 600 reais ou se custar, a prestação não ultrapasse uns 50 por mes.
Não sei o que seria aptidão musical. Meu ouvido é bom para seqüencias. Treinar já é questão de ... insistência. Nunca peguei antes no violão (que eu tive dos 16 aos 20) e disse: vou comprar uma revista de acordes e aprender. Sò agora me deu a vontade. E tendo a vontade...
Obrigado pelo incentivo Mig. Vamos ver se desta vez vai...Mas se consigo achar fácil o Debian, acho que o violão não deve ser táo escroto...
A medida que digo é o comprimento do braço. Como tenho 1,97 proporcionais, o tal Giannini fica pequeno, mas mais pela largura do braço pois as cordas ficam muito juntas. E olha que nem tenho dedos largos. O que quis dizer com cordas altas? Esticadas ou com a distância até a "boca" do corpo?
Agora, vamos às aulas....
Afinar não tem segredo. 5ª corda em 440Hz (tom do telefone, gerado pelo Audacity ou qualquer outro) e o resto pelos trastes. Já afinei e está beleza. LEgal os videos aí em cima. Se eu tocar 10% disso já me dou por satisfeito. Vou pegar umas MPBs da Ana Carolina (esquadros, Quem de nós dois...), Marjorie Estiano (Voce Sempre Sera) e outros. As da Ana tem mais potencial para aprender alguma coisa de dedilhado. As outras (batidas) mais para pegar os acordes e treinar os ouvidos.
Bem, obrigado pelo apoio aí pessoal e vamos que vamos.