Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Violão> Alguém aqui tem, cursa, usa?

JohnnyJohnny Membro
E poderia dar uma dica de como escolher um violão? Até li num monte de foruns, mas a resposta é leeeeeerda e aqui eu sei que, quem começa, pelo menos posso continuar na resolução de dúvidas.
EU pensava que violão fôsse tudo parecido, que podia usar tanto nylon quanto aço nas cordas mas pelo que vi não funciona assim. Queria aprender a tocar guitarra, mas guitarra exige amplificação. Pensei num vilão para aprender a dedilhar. Tinha um amigo que dava aula de violão, usava um violão comum e tirava desde rock, mpb até chorinho. Gostaria então de um violão para aprender a tocar dedilhando, que tenha um som gostoso, não custe muito caro nem muito barato (já tive um Rei dos Violões...), etc. E o que é cutway, folk, etc pois não entendi lhufas.
«1

Comentários

• 31 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Receita de cocada mole de maracujá.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    Se você quer aprender violão popular, tocar canções e acompanhar cantorias, um Di Giorgio tá de bom tamanho. É razoavelmente barato e tem uma tradição de qualidade.
    Se possível peça a um amigo músico para te acompanhar na compra. Há muita diferença de sonoridade entre instrumentos da mesma marca e alguém com ouvido treinado pode identificar os melhores.

Se decidir aprender violão clássico as exigências são maiores.
    Pode-se começar também com um violão básico, mas é recomendável que o encordoamento seja feito com cordas de primeira qualidade.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Compre um violão usado baratinho pra aprender. Tem muita gente que compra a viola e depois larga em um canto pra nunca mais pegar, isso evita que você tenha gasto dinheiro a toa.

Arrume alguém com paciência pra te ensinar o básico, não precisa ser um professor. A maioria dos meus amigos aprendeu a tocar violão uns com os outros, obviamente de graça.

A sonoridade do violão com cordas de aço é bem melhor, e embora as de nylon sejam mais fáceis de dedilhar, você vai ter que criar os "calinhos" nos dedos de qualquer forma, heheh.
    Darkside disse: Arrume alguém com paciência pra te ensinar o básico, não precisa ser um professor. A maioria dos meus amigos aprendeu a tocar violão uns com os outros, obviamente de graça.

Antes é preciso definir o que se quer do violão.
    Se apenas brincadeiras musicais em rodas de amigos, então qualquer paixão diverte.

Quem quiser aprender música a sério deve evitar o autodidatismo, orelhismo e que tais, que criam vícios técnicos que dificilmente são corrigidos depois.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Darkside disse: A sonoridade do violão com cordas de aço é bem melhor, ...

Há controvérsias.
    Concertistas costumam preferir cordas de nylon, conforme o repertório.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • JohnnyJohnny Membro
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Darkside disse: Arrume alguém com paciência pra te ensinar o básico, não precisa ser um professor. A maioria dos meus amigos aprendeu a tocar violão uns com os outros, obviamente de graça.

Antes é preciso definir o que se quer do violão.
    Se apenas brincadeiras musicais em rodas de amigos, então qualquer paixão diverte.

Quem quiser aprender música a sério deve evitar o autodidatismo, orelhismo e que tais, que criam vícios técnicos que dificilmente são corrigidos depois.

Pois é...eu comecei a dar uns tapas em violão com um primo meu que é filho de um cantor sertanejo das antigas. Ele me ensinava umas posições e eu acompanhava depois. O problema é como o Acauan disse, você pega vícios. Como faz tempo que não pego num violão, acho que daria para começar a ter aulas.

Percebi que gosto pelas cordas é questão de...gosto, e obviamente do que irá tocar. Eu quero tipo assim, aprender um pouco para poder sentar num canto e tocar algumas coisas boas (não João Gilberto, não gosto..)

Depois eu posto mais...

Pronto...então, não quero ser músico. Apenas quero saber ver uma partitura de alguma música (antigamente tinha uma revista que meu primo comprava chamada ViGu (Violão e Guitarra) que vinha umas músicas da época.

Quero então: Ter umv violão que dê para tocar alguma musica legal tipo da Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, alguma sertaneja não pop (Milionário e José Rico, Trio Parada Dura, Sérgio Reis), "Leãozinho", alguma coisa nacional e internacional, etc e também tocar numa roda de amigos. Quero saber afinar e cuidar do violão, não quero ser um expert e já nem seio mais se vou querer fazer aulas particulares, já que estou tendo outra atividade no momento (kung-fu).

Resumo: Quanto eu devo dispor para um violão que atenda à estas características e quais marcas e modelos?

Abraços e obrigado por enqüanto.

É isso.

Quanto a levar algum amigo "músico", bem, não conheço ninguém
    Post edited by Johnny on
  • Acauan disse: Antes é preciso definir o que se quer do violão.

Pois é, fiquei com a impressão que o Johnny queria mais era simplesmente se divertir de forma descontraída, daí meus conselhos pouco didáticos. =P

Acauan disse: Quem quiser aprender música a sério deve evitar o autodidatismo, orelhismo e que tais, que criam vícios técnicos que dificilmente são corrigidos depois.

Verdade. Eu aprendi "sozinho" a tocar bateria, mas um dia comecei a ter aulas com um professor que fazia parte da banda do exército, e fiquei surpreso com a quantidade de coisas que eu não sabia fazer, por estar acostumado a encaixar os ritmos que eu mais tocava nesses vícios. O material didático, os exercícios para treinar a coordenação e a enorme variedade de técnicas que ele me trouxe realmente me colocaram em outro nível.

Mas acho que meu conselho continua válido pra quem realmente não anda com muito tempo ou disposição pra isso, já que dominar de verdade os conceitos e as técnicas exige estudo e exercícios que podem ser considerados tediosos.
    Darkside disse: Mas acho que meu conselho continua válido pra quem realmente não anda com muito tempo ou disposição pra isso, já que dominar de verdade os conceitos e as técnicas exige estudo e exercícios que podem ser considerados tediosos.

E não há nada de errado em tocar um instrumento só por diversão e o violão é o que melhor se adequa a este fim, afinal, ninguém leva um piano prá uma rodinha de amigos.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acauan disse: E não há nada de errado em tocar um instrumento só por diversão e o violão é o que melhor se adequa a este fim, afinal, ninguém leva um piano prá uma rodinha de amigos.

Lembrei do Woody Allen em "Um assaltante bem trapalhão΅, onde ele era violoncelista numa banda de música. A banda tocava andando e ele tinha que parar a toda hora para pegar a cadeira, levar mais para a frente e recomeçar a tocar.
  • Bem, já estou pagando uma academia e não cabe no orçamento aulas de violão. Achei isto e gostaria de uma opinião. Também gostaria de saber se, tendo vontade e encontrando na rede, se é possível aprender sózinho. Lembrem-se, não quero ser um músico, apenas interpretar partituras de violão e tocar
  • Nem sempre voce precisa pagar pra ter uma aula de qualidade. Veja se tem alguma Oficina Cultural proximo de onde voce mora. Geralmente as aulas é uma vez por semana e de graça.

Procure a Oficina Cultural mais próxima!

Capital
    Alfredo Volpi – Itaquera Amácio Mazzaropi – Brás (veja também: Terceira Idade) Luiz Gonzaga – São Miguel Paulista Maestro Juan Serrano – Vila Brasilândia Oswald de Andrade – Bom Retiro Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade – Barra Funda

Interior
    Altino Bondesan – São José dos Campos Candido Portinari – Ribeirão Preto Carlos Gomes – Limeira Fred Navarro – São José do Rio Preto Gerson de Abreu – Iguape Glauco Pinto de Moraes – Bauru Grande Otelo – Sorocaba Guiomar Novaes – São João Boa da Vista Hilda Hilst – Campinas Lélia Abramo – Araraquara Pagu – Santos Sérgio Buarque de Holanda – São Carlos Silvio Russo – Araçatuba Tarsila do Amaral – Marília Timochenco Wehbi – Presidente Prudente

http://www.oficinasculturais.org.br/

Algumas pessoas podem até torcer o nariz pra tipos de curso assim, mas muitas vezes o conteudo é muito melhor do que em alguma faculdade. Por exemplo...Faculdade pode levar meses pra se mexer em algum equipamento, mas como nas oficinas o tempo é limitado, põe-se a mão na massa quase duas aulas depois, depois, é claro, do básico.

Muitas dessas oficinas tem curso de violão. Se voce já arranha alguma coisa, conhece um pouco os arcodes, pode tentar uma dessas aulas.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    Johnny disse: Achei isto e gostaria de uma opinião. Também gostaria de saber se, tendo vontade e encontrando na rede, se é possível aprender sózinho. Lembrem-se, não quero ser um músico, apenas interpretar partituras de violão e tocar

Métodos populares não usam partituras e sim cifras dos acordes, representadas pelas letras A (lá) até G (sol).
    Quem tem grande aptidão musical e ótimo ouvido consegue desenvolver a partir daí.
    Mas se não quer pagar um curso e não tem aquele talento natural o melhor é pedir dicas para um amigo e treinar muito.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    O Método Paulinho Nogueira para Violão é recomendado há décadas para os autodidatas.
    Acho dificil de ser assimilado por quem nunca recebeu instrução sobre os rudimentos da técnica, principalmente do dedilhado, mas pode servir para apresentar o estudante na sonoridade e construção dos acordes.

00315.jpg

[/color]
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: O Método Paulinho Nogueira para Violão é recomendado há décadas para os autodidatas.
    Acho dificil de ser assimilado por quem nunca recebeu instrução sobre os rudimentos da técnica, principalmente do dedilhado, mas pode servir para apresentar o estudante na sonoridade e construção dos acordes.

Me parece uma boa opção.
  • Judas disse: á te dou uma força Luiz Carlos, amanhã tento achar algo pra vc, cheguei de viagem agora e estou morrrto!!!

Estou precisando agora é de escolher um violão que tenha um som bom e não custe mais que 600 reais ou se custar, a prestação não ultrapasse uns 50 por mes.
  • Achei um Yamaha C40 por 12 x R$ 38,00 com afinador Michael digital. Alguém poderia dar uma opinião se ele é melhor ou pior que um Gianini estudante? Sei que é melhor que uns chineses que etão vendendo por aí como Aurora, Condor e outros. Acho ....
  • Bam, comprei o c40m mesmo. Agora é esperar chegar e enquanto não chega, aprender os acordes.
    Métodos populares não usam partituras e sim cifras dos acordes, representadas pelas letras A (lá) até G (sol).
    Quem tem grande aptidão musical e ótimo ouvido consegue desenvolver a partir daí.
    Mas se não quer pagar um curso e não tem aquele talento natural o melhor é pedir dicas para um amigo e treinar muito.

Não sei o que seria aptidão musical. Meu ouvido é bom para seqüencias. Treinar já é questão de ... insistência. Nunca peguei antes no violão (que eu tive dos 16 aos 20) e disse: vou comprar uma revista de acordes e aprender. Sò agora me deu a vontade. E tendo a vontade...
  • Não desista à primeira dificuldade.
  • Mig29 disse: Não desista à primeira dificuldade.

Obrigado pelo incentivo Mig. Vamos ver se desta vez vai...Mas se consigo achar fácil o Debian, acho que o violão não deve ser táo escroto...
  • Fui na casa de minha cunhada e lá havia um Giannini Estudante. Putz, espero que o Yamaha seja maiorzinho ou pelo menos o braço mais largo pois achei meio estreito. Senão, fiz cagada e agora é tarde. E o site da Giannini está em construção e os dados que vi nos sites de compra são dispersos. No site da yamaha deu para ter uma idéia do tamanho, se é que entendi direito (até peguei minha trena) Só achei estranho o corpo ter 130 mm, será que é isso mesmo?
  • Judas disse: Qual medida? A altura dele né? Tem violão que é mais fino, dá menos som, mas o que conta por hora é a tocabilidade do braço e a possibilidade de regulagem por um bom luthier, as vezes esses violoes vem com cordas muito altas e é dificil de tocar, principalmente nas casas mais altas da escala.

A medida que digo é o comprimento do braço. Como tenho 1,97 proporcionais, o tal Giannini fica pequeno, mas mais pela largura do braço pois as cordas ficam muito juntas. E olha que nem tenho dedos largos. O que quis dizer com cordas altas? Esticadas ou com a distância até a "boca" do corpo?
  • Correção, 1,87. Valeu Judas, mas tenho uma dúvida ainda: Sei que tem violões maiores e menores (fora os infantis e juniores) Dos de tamanhos normal, o que muda então, o tamanho da caixa?
  • BEm, chegou o dito cujo. SInceramente, tem MUIIIITA diferença entre o som do mau yamaha com aquele Giannini viu. O meu tem um som suave, as cordas não "distorcem" (aquele parece que tem uma tarracha solta). Sò achei que fôsse maior. Mas agora já foi. Quem sabe se eu aprender legal, mereça encontrar um maiorzinho. Mas a largura do braço para mim é muito boa (o outro é estreita).

Agora, vamos às aulas....
  • Judas disse: Se o braço deu certo então é o que conta por hora. Quanto à afinação é bom levar em um luthier pra ele dar uma revisada, instrumentos nunca chegam regulados.

Afinar não tem segredo. 5ª corda em 440Hz (tom do telefone, gerado pelo Audacity ou qualquer outro) e o resto pelos trastes. Já afinei e está beleza. LEgal os videos aí em cima. Se eu tocar 10% disso já me dou por satisfeito. Vou pegar umas MPBs da Ana Carolina (esquadros, Quem de nós dois...), Marjorie Estiano (Voce Sempre Sera) e outros. As da Ana tem mais potencial para aprender alguma coisa de dedilhado. As outras (batidas) mais para pegar os acordes e treinar os ouvidos.

Bem, obrigado pelo apoio aí pessoal e vamos que vamos.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Bernard Benoît

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.