Amigos,
Já comprei minha passagem para Cuba. Estarei lá de férias entre os dias 05 e 19 de agosto deste ano. Será uma oportunidade que terei para conhecer um modelo econômico mais igualitário e estudar o grau de satisfação das pessoas com o regime de lá. Pretendo buscar respostas para uma série de indagações filosóficas que possuo. Dia 13 de agosto de 2016, Fidel Castro completa 90 anos de idade, e eu estarei em Havana para participar das comemorações do aniversário do Comandante.
Ainda irei começar a detalhar todos os passos da minha viagem nos mínimos detalhes, como sempre faço quando viajo. Mas já decidi que irei me hospedar em casas de família e irei conhecer pelo menos as cidades de Havana, Trindad e Varadero. Pretendo levar uma filmadora e entrevistar com ela alguns cubanos. Ainda irei fazer uma lista de perguntas, do tipo:
- O que te leva a querer progredir na vida se há limites salariais em Cuba?
- Você se incomoda em se sacrificar pelo seu país?
- Qual importância você dá aos bens materiais?
- Você consegue se realizar profissionalmente e em todos os sentidos em Cuba?
- Você se incomoda do mesmo presidente estar no poder há 50 anos?
- etc.
Ainda irei pensar em outras perguntas. Peço a você que me ajuda a formular mais indagações. Quero voltar desta viagem sabendo o máximo possível sobre o que pensa o heroico povo cubano. Então, se você tem alguma indagação sobre Cuba, me passa, para lá eu perguntar aos cubanos e se possível voltar com a resposta em vídeo. Irei passar a maior parte desta viagem conversando com eles.
Quando a gente defende posições de esquerda no Brasil, algumas vezes nos mandam ir para Cuba. Como se o Brasil fosse um país muito melhor do que Cuba. Pois bem, próxima vez que me mandarem ir para Cuba, eu irei responder: “Eu já fui!”.
Comentários
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Tem 100% de meu respeito esta sua ação .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Onde houver fé, levarei a dúvida!
para participar das comemorações do aniversário do Comandante.
Já começa mal... Deveria claro olhar as (certamente que bizarras) comemorações mas se pondo na condição de analista, não de participante junto à pelegada do Partido.
E a questão básica não são as perguntas que fará e sim a postura que terá, que deve ser a de não envolvimento com os pelegos.
Se tentar filmar provavelmente ninguém concordará em aparecer exceto p/recitar os chavões aprovados pelos Castro.
Se quiser enganar a si mesmo... cá ninguém embarcará na sua conversa caso tente proceder de forma intelectualmente desonesta.
Em 2013 - se bem me lembro...- quando houve o congresso da FEB lá eu tinha planos de ir disfarçado de espírita - visto que mantenho amizades no meio. Só pra ver também. Mas por razões $ e profissionais meus conhecidos que iriam acabaram não fondo e sozinho ficaria sem graça.
Gostaria de ter visto como tive oportunidade de ver um pouco do leste europeu antes do muro cair (se bem que já tava light a coisa lá pelos 80s...).
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Eu já disse isso a ele. A questão é que, provavelmente, aquele que transmite uma mensagem é menos importante do que quem a recebe, no processo de comunicação.
Não. Será uma prova de que a ilha não é o paraíso que você acredita. O seu julgamento é seletivo como o de qualquer outro comunista. "Se ninguém falar mal, é porque todos aprovam e vivem muito bem. Se falarem mal, é porque são livres e não vivem em uma ditadura". Resumindo, não importa o que você encontre por lá, já existe a predisposição em ver o melhor. Isso é muito bonito, filosoficamente falando. Já no terreno político...
Não lobrigo nenhum propósito sério na viagem
Tudo já está disponível. Quem parece não acreditar é você.
Se sim, poderá aproveitar p/cumprimentar o Maduro...
Sempre duvidar, nunca idolatrar políticos nem conviver só intragrupos monoculturais...
Perfeito!
Gostou muito do povo, que achou simpático, acolhedor, educado e... musical. Contou como os garçons do restaurante onde estava se organizaram para improvisar um coro de Iolanda para ele, só porque disse que gostava da música.
Também elogiou as praias caribenhas.
No restante, relatou o óbvio, a vida em Cuba é uma merda.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
O PIG mente quando afirma que Cuba tem apenas 1 partido, que Fidel Castro foi o ditador até cair de cama, etc...
Quem concorreu com o Raul Castro nas ultima eleições? O PIG não mostrou.
Deram...
¿Já libertou-os?