Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Mal se passaram 15 anos, e a economia venezuelana está hoje à beira do total colapso, com pessoas matando cachorros nas ruas para ter o que comer e recém-nascidos morrendo como moscas nos hospitais públicos do país. Consequentemente, tornou-se impossível encontrar um socialista que defenda o atual regime venezuelano. Porém, aqueles poucos que se pronunciam apenas dizem "Mas não é isso o que defendemos!".
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2433
Onde houver fé, levarei a dúvida!
O problema é que uma observação mais aprofundada dos países escandinavos mostra que: tais países não possuem leis de salário mínimo, a carga tributária sobre as empresas está entre as menores do mundo, as economias são abertas e há uma praticamente plena liberdade de importação (as tarifas são baixíssimas), há liberdade de empreendimento (quase nenhuma burocracia para se abrir empresas), e quase não há empresas estatais (a única mundialmente famosa é a estatal petrolífera da Noruega, país que tem a gasolina mais cara do mundo).
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Por que insistem em desprezar o capitalismo que, com todos os seus defeitos, permitiu que a população do planeta passasse de 1 bilhão para 7 bilhões em menos de 200 anos e reduziu a miséria a níveis nunca vistos na história da humanidade?
A chegada ao poder de Hugo Chávez foi um gigantesca conquista para a Venezuela. Este país possui grandes reservas petrolíferas conhecidas há 70 anos. Durante todo este tempo, nenhum dos governos anteriores a Chavéz investiu na industrialização do país ou em melhorias sociais. Vendiam o petróleo a preços baixos para os EUA e deixavam o povo sofrendo nas favelas.
Hugo Chavéz chega a presidência em 1998 e passa a industrializar o país e investir em programas sociais que melhoraram muito a vida dos venezuelanos e por isto o povo de lá sempre o apoiou. Após sua morte, a economia da Venezuela passou a encolher por falta de uma unidade nacional.
Agora sai esta notícia dizendo que os venezuelanos disputam restos de feira. Ora, até 2002 restos de feira sempre foram disputados no Brasil. Pessoas comendo restos existem até nos EUA. É claro que tudo isto é grave. A situação na Venezuela é ruim. Mas isto nada tem a ver com o socialismo. Pois a Venezuela não é socialista é um país capitalista. As ações sociais feitas durante o governo de Chávez foram necessárias.
O país passa por problemas graves. Mas não é fazendo dela um espantalho para o socialismo que se resolverá as graves questões econômicas. Se Chavéz nunca tivesse assumido o poder, praticamente nada saberíamos sobre a Venezuela ou o que ocorre por lá. Ainda que o povo de lá passasse todo tipo de dificuldades. Só ouvimos falar da Venezuela porque querem fazer deste país um espantalho para o socialismo e assim barrar qualquer avanço nas políticas sociais de outros países.
O bom é que S/Pessoa sempre consegue se superar, não estagna e até o dossiê perdeu a razão se ser!
Gastou fortunas criando as milícias "bolivarianas", uma força ilegal para reprimir os protestos.
Comprou o silêncio e o voto dos mais pobres com esmolas em vez de criar empregos.
O dinheiro acabou, como estava previsto, e a realidade apareceu.
- Qualquer país socialista é um bom espantalho para o socialismo.
Abraços,
Que vergonha, Claudio. É muita ignorância.
O preço do petróleo é definido pelo MERCADO.
ATUALMENTE sim a Venezuela envia de graça petróleo para Cuba e outras ditaduras comunistas miseráveis.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Venezuela não inclui todas as estatais (PDVSA, em especial). Não sei como alguém acredita em dados oficiais de republiquetas.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
E, claro, provavelmente não inclua a PDVSA.
Além do que e principalmente, é o intervencionismo que conta mais: expropriações; controles de preços; controles de câmbio...
"En los últimos cinco años, las erogaciones del sector público tuvieron un incremento equivalente a 17 puntos del Producto Bruto Interno. En 2010 fue de 30,7% y terminará 2014 en 47,9%, según proyecciones de Ecoanalítica."
[INFOBAE MARTES 02 DE DICIEMBRE 2014]
― Winston Churchill