De onde vem o costume de comer insetos na China?
Eles aprenderam a ingerir todo tipo de bicho durante as fomes devastadoras que enfrentaram no passado. A pior veio em 1958, quando Mao Tsé-tung decretou a coletivização do campo. Todos os que viviam na zona rural foram obrigados a trabalhar em fazendas controladas pelo governo, que confiscou a produção e se deu o papel de distribuidor de comida.
Os camponeses foram proibidos de arar a própria terra ou de ter uma cozinha. Enxadas, arados, panelas e facas foram derretidos para produzir metais para o Partido Comunista. Só era permitido comer em refeitórios coletivos. Quem fosse flagrado mastigando fora do lugar era castigado fisicamente.
O resultado da coletivização foi devastador. A produção de alimentos caiu e a fome chegou. Em 1960, para tentar diminuir o estrago, o Comitê Central do Partido Comunista publicou uma resolução recomendando a ingestão de insetos. Eles poderiam ser tostados, fritos, assados, secos e transformados em pó. Recomendava-se ainda que fossem transformados em pastas, biscoitos e colocados no molho de soja.
Seguindo a orientação do Grande Timoneiro Mao, cada localidade mandou seus habitantes para as montanhas e para os rios para encontrar insetos. “As alternativas aos alimentos ajudaram a mitigar a fome, mas também provocaram envenenamento, frequentemente com resultados fatais“, escreveu Yang Jisheng no livro Lápide, a grande fome chinesa.
Na Grande Fome da China, como a tragédia ficou conhecida, morreram 38 milhões de pessoas. No desespero, alguns violavam túmulos para comer cadáveres recém-enterrados.
http://veja.abril.com.br/blog/duvidas-universais/como-os-chineses-comem-escorpioes-e-sobrevivem/
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Comentários
Pelo que eu saiba, comer insetos sempre foi um hábito comum entre todos os habitantes do leste da Asia, incluindo países como Japão e Tailândia. Aqui no Brasil mesmo, era comum comer insetos até algumas décadas atrás. Meu avô, por exemplo, juntava centenas de formigas tanajuras, as fritava numa penela, e as comia. Eu vi ele fazer isto e foi no Rio de Janeiro. Ou seja, o hábito de comer insetos sempre foi comum no mundo. Seja na China da década de 60 ou no Brasil no mesmo período. A geração de 1945 para cá é que perdeu este hábito.
Particularmente, entre comer insetos ou comer carne de boi, eu prefiro comer insetos, pois eles estão bem mais distantes de mim na escala evolutiva. Nojento, para mim, é comer algo que sangra.
Também digo que é muito melhor comer insetos do que ser espancado pelo supervisor a mando do gerente. Esta é a realidade atual da China que resolveu adotar posturas capitalistas. A indignidade na qual vivem muitos chineses pode ser vista no link abaixo.
Funcionários de banco na China levam surra por desempenho ruim
A revolução socialista na China foi importante para garantir a independência deste país. Antes, o território chinês estava fragmentado e dominado por diversas potências europeias, pelos EUA e pelo Japão. A revolução de 1949 unificou o país. Tirou a população do analfabetismo e do atraso científico e tecnológico.
É claro que houve muitas decisões erradas tomadas por um governo extremamente centralizador. A revolução cultural foi um desastra que levou a morte milhões de chineses. Mas imagina um pais do tamanho do Brasil com mais de um bilhão de habitantes, quase todos concentrados na parte leste. É realmente um pais problemático. O descontrole no crescimento populacional é um obstáculo para qualquer economia.
Igualdade forçada, abolição da propriedade privada, desprezo pelo conhecimento, nivelamento por baixo, lavagem cerebral.
É só tosco e sem noção mesmo. O Claudio é um cara legal.
Onde houver fé, levarei a dúvida!