Nessa semana, Cuba passou a censurar mensagens de texto por celular com os termos “democracia”, “direitos humanos” e “greve de fome”. Após uma denúncia, a Reuters - a maior agência de notícias do planeta - tentou, sem sucesso, enviar um SMS no país contendo essas expressões. Elas não chegaram ao destino.
Mas Cuba não foi o único canto do mundo a determinar proibições absurdas nessa semana. Há poucos dias, a Venezuela proibiu a formação de filas em padarias. Com a escassez assassina de alimentos, remédios e produtos de higiene - ocasionada graças ao desastre das políticas econômicas - a culpa por todos os problemas do país passou a ser das filas, encaradas como um "ato político" dos comerciantes.
Também nessa semana, a Coreia do Norte baniu ironias e sarcasmos em conversas diárias. E uma lei em defesa do mau humor não é nenhuma novidade por lá: todo dia 8 de julho, data da morte de Kim Il-sung, é proibido sorrir.
Já o governo comunista chinês, também há poucos dias, proibiu festas de aniversário em algumas cidades do país. O motivo? Criar uma campanha anticorrupção e acabar com a cultura de dar presentes em troca de favores. Num lugar onde o governo ainda exerce tanta influência - que vem diminuindo nas últimas décadas, é verdade - a corrupção parece uma chaga inevitável. E quem paga a culpa por isso são as festas de aniversário (que só são permitidas se o aniversariante completar 89 anos - não me pergunte a razão).
Essas medidas não são nenhuma novidade. A União Soviética já havia proibido bandas como Black Sabbath, Nazareth, Iron Maiden e Judas Priest de serem tocadas no país por supostos crimes como obscurantismo religioso, violência e anti-comunismo. No Camboja, durante o governo socialista, pessoas que usassem óculos, que soubessem ler ou abrir a porta de um carro, ou mesmo quem tivessem uma marca branca no pulso - um claro sinal de que usavam relógio - eram condenadas à execução.
A homossexualidade já foi, ou ainda permanece sendo, crime em todos esses lugares. Diversos livros foram banidos em todos esses cantos.
Não há liberdade de expressão.
Não há liberdade de imprensa.
Não há liberdade econômica.
Não há liberdade política.
E eu sei que isso tudo pode parecer papo antiquado, reaça, da Guerra Fria. Mas isso tudo acontece agora mesmo.
O PCdoB apoia o regime norte coreano e o chinês. O PSOL apoia Cuba e Venezuela - dois países que receberam um caminhão de dinheiro do seu bolso, em obras bancadas por governos do PT nos últimos anos. Quase todos os movimentos sociais que invadem as ruas pedindo a volta de Dilma se declaram socialistas e prestam homenagens a todos esses regimes, incluindo a União Soviética.
Lembre disso na próxima vez em que encarar um militante dizendo que a liberdade é compatível com o socialismo. Não é.
Não há democracia em nenhum desses cantos. Há só o poder totalitário de seus burocratas. E o horror.
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Comentários
O claudio pode testar enviando mensagens aos amigos cubanos. Se for verdade, tem problema não. A mente dele irá bolar uma desculpa bem infantil para o tranquilizar.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Eu já enviei uma mensagem para um amigo cubano perguntando sobre esta notícia. Aguardando respostas.
Segundo este artigo, eles obtiveram esta informação com o grupo opositor cubano "Somos Mas" e a blogueira Yoani Sanchez. Ambos recebem dinheiro do exterior para fazer oposição ao governo cubano de dentro de Cuba. Creio que eles inventaram esta mentira para chamar a atenção, não cair no esquecimento e continuar recebendo dinheiro de entidades internacionais interessadas na queda do governo cubano.
Estou com um pouco de vergonha, porque perguntei isto a um amigo cubano e ele disse que não sabe de nada. Se um estrangeiro fizesse uma pergunta dessas sobre o Brasil, eu acharia ele um idiota.
Concluindo, não há provas dessa censura a palavras especificas. Estive em Cuba e vi que de lá eles acessam todos os sites, inclusive os que fazem oposição a Raul Castro. Cubanos conversam a vontade sobre política e economia com os muitos turistas que lá chegam. Eu fiquei impressionado com a quantidade imensa de informações que qualquer um lá tinha sobre vários países. Eles até sabiam, por alto, o que estava acontecendo no Brasil. Totalmente sem sentido esta informação dada pelo jornal.
Esta imbecil tentou enviar um SMS para alguém. Só que a mensagem de texto não chegou. Dai a burra liga para o jornal para dizer que tais e tais palavras estão bloqueadas na ilha. São ridículas as tentativas de difamar o governo de Cuba. Principalmente para quem já foi lá.
Agora mudou. O certo é Bora Temer.
☐ Não
☐ Sim
Fui no Twitter dela e vi que ela continua usando as palavras que ela disse que estão proibidas para difamar o governo Cubano. Ela inclusive postou o artigo com as palavras proibidas.
https://twitter.com/yoanisanchez
Portanto, se ela, que mora em Havana, consegue postar estas palavras, então os demais cubanos também conseguem.
A maioria de seus esforços é no sentido de fuçar e então pinçar "discursos de ódio" e então um discurso neutralizador daquele, em sítios vários; e não em estudar de fato, via obras sérias, as vantagens e desvantagens relativas dos sistemas de produção e políticos que sejam socialmente possíveis na crosta terrícola.
S/Pessoa mesmo candidamente confessa que sempre conviveu, convive, e faz questão de conviver, só dentro desse meio esquerdista. Ou seja: faz questão de ter seus neurônios lavados por um agrupamento específico.
Penso que o que existe de melhor no mundo hoje é o modelo socioeconomico adotado nos países nórdicos. Entretanto, também defendo o anarco comunismo como uma utopia a ser buscada. Gosto muito de ler os livros dos pensadores desta vertente.
Minha história se parece um pouco com a do personagem principal do filme Laranja Mecânica. Para se tornar uma pessoa de bem, ele foi super exposto a violência após ser preso. Depois disto, passou a ter pavor de qualquer coisa violenta. Algo parecido ocorreu comigo. Eu fui super exposto as ideias de direita aqui neste fórum. Agora eu tenho pavor de tudo o que é de direita.
https://www.16personalities.com/br
Este teste divide as pessoas em dezesseis tipos de personalidade. De acordo com o teste eu me enquadro como um defensor. Ou seja eu gosto de defender. Até quando jogo futebol eu gosto de ficar de defesa.
Existem outros tipos, tais como: virtuoso, ativista, inovador, comandante etc. Se cada um de nós fizer este teste, irá dar um resultado diferente. O que mostra que um bom modelo econômico deve agradar a todos estes diferentes tipos de personalidades.
“LOGÍSTICO”
(ISTJ-T)
Onde houver fé, levarei a dúvida!