Pouca gente se deu conta disso ainda, mas "Aquarius" é um filme de direita.
Sim, de direita.
No meio desse tiroteio político todo, vocês chegaram a tentar entender qual é a história da bagaça? Imaginem uma quase senhora que mora num apartamento de classe média na praia de Boa Viagem. Aquarius é o nome do edifício. A relação dela com aquele lugar é umbilical. Foi ali que ela passou a maior parte da vida. É ali que ela pretende ficar até morrer. Pelos seus valores. Pela sua família. Em defesa de suas tradições.
E é aí que entra uma grande construtora na parada - dessas que fazem contratos escusos com as obras do PAC. Eles são os vilões. Gente como Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro. Gente que oferece triplex pra político famoso só pra obter vantagens em licitações públicas. Gente que corrompe a Petrobras.
E o que eles querem? A droga do apartamento da mulher, claro. Só que ela não quer ceder aquele lugar pra ninguém. Aquilo é dela, afinal.
Esse é o conflito da história que, recheado de elementos menores à esquerda, não passa de uma grande propaganda de dois pressupostos básicos da direita: o direito à propriedade privada e a defesa da família.
Kleber Mendonça Filho, o diretor do filme, talvez nem tenha se tocado disso. E muitos desses caras que vão ao cinema pelo cunho partidário de seus idealizadores podem sequer sonhar com essas bandeiras. Mas essa noção maniqueísta da grande construtora malvadona tentando forçar a venda de propriedades que não estão à venda de senhoras indefesas, muito longe de ser uma imagem fiel ao ideal capitalista, é a essência da luta pelo direito à propriedade privada - que, por sua vez, é a essência da economia capitalista e parte de um discurso costumeiramente encarado como de direita.
E é isso. Muito mais do que um batido e previsível "Fora Temer", tudo que Aquarius tem a nos ensinar pode ser resumido num outro bordão:
- Minha propriedade privada, minhas regras.
Obrigado pela mensagem, Kleber Mendonça Filho.
Obrigado, Aquarius.
Fora MST!
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Comentários
http://profissaocinefilo.blogspot.com.br/2016/09/aquarius.html
― Winston Churchill
E não é... é uma bruxa...rs
hahahahahaha
Não vi o filme ainda. Pretendo ver assim que der...
abraços fraternos a ti
Silvana
- Cara, Nosso Lar é ruim pra caralho, acho que é o pior filme religioso que já vi, é tão piegas que deu ânsia de vômito.
Abraços
- autoestima / orgulho / ambição / individualismo
- sucesso / habilidade / força
- fama / popularidade
- carisma / beleza física / sensualidade
- julgamentos morais / hierarquias / certo vs. errado / melhor vs. pior
- razão / objetividade
- cultura ocidental / EUA / capitalismo
- dinheiro / ricos / conforto material / heranças / propriedade privada
- civilização / progresso / tecnologia / indústria
- otimismo / felicidade / romantismo
- prazer / diversão / entretenimento
― Winston Churchill