COMO ERA A HIGIENE DO PALACIO DE VERSALHES NO SECULO 17?
Na epoca, os cuidados coa limpza eram precarios na Europa Até mesmoo Palacio de Versalhes tinha a fama e er imundo, habitdo por mradores ue nao tinha higiene. Sem aneamento bsico, a população vivia em,eio asujeira e animais peçonhentos. E essa ondição tambem foi uma das causadoras da pandemia depeste bubonica, ou Peste Negra, como ficou conhecida. Antriormente, a doença, trasmitida pela picada de pulga,dizimu um trçoda população europeia,entre realeza e plee, no seculo 14. Antes considerada um castigo de Deus, a peste trouxe o conceito de higiene pessoal o muo e a passos lentos, mudou hebitos ate formar as pessoasimpas e cheirosas que conhecemos hoje.
VIVENDO NA SUJEIRA:
Os habitos de um sociedde que fugia do banho
AGUA DA DOENÇA - As casas de banho, muito comun na Europa medieval, fopram fechads durante o pedominio do cistianismo por incentivar atos de luxuria. Na epoca tambem foi difundido que a sujeira era benfica a saue - teoria apovada pela comunidae medica, queacreditava que a agua abria s poros e deixava s individuos vlneraveis doença. Até mesmo Luis XIV fugia do banho, se lavando apenas quando o medico recomendava. Ele se limpava com umpano com agua, alcool ou saliva.
BANHO FAMILIAR - Pra ser considerado limpo, bastava lavar as maos e o rosto. O banho de corpo inteiro era realizado quando muito, uma vez por ano. Nessa ocasiao, a familia inteira se banhava no mesmo barril e com a mesma agua - começando pelo pai, que era seguido pela mulher e pelos filhos, do mais velho ao mais novo.
BAFO DE ONÇA - Sem escova de dente ou pasta, as pessoas costumavam esfregar dentes e gengivas com panos, utilizando misturas de ervas para amenizar o mau halito. Enxaguar a boca com agua gelada ajudava a liberar o muco, mastigar aipo ou casca de cidra cortava o bafo e amiscar e folhas de louro funcionavam como antisséptico.
ESPONJA DE IMUNDICE - As roupas so eram trocadas quando estavam muito sujas e infestadas de pulgas, percevejos e traças. Eram feitas de linho, que absorvia o sebo junto com a transpiração, deixando o corpo purificado. Portanto, trocando de roupa, nao era necessario tomar banho. Limpar as partes expostas (face, pescoço, maos e braços) ja era suficiente. Para dar a luz, as camas eram forradas com lençois velhos e sujos. Na epoca, cerca de um terço das crianças morria antes de completar um ano.
SAI, FEDOR - Tanto em Versalhes como nas casas comuns, os quartos eram varridos com uma especie de vassoura de bambu, que so tirava o grosso da sujeira. Eram sempre umidos e com cheiro de suor e a roupa de cama raramente era trocada. Para amenizar o cheiro, substancias odorificas eram queimadas antes da hora de dormir.
LA VAI AGUA! - As necessidades fisiologicas feitas em penicos que ficavam nos quartos eram constantemente despejadas pelas janelas, podendo atingir qualquer desavisado que passasse no local na hora errada. A limpeza intima era feita com folhas de sabugo de milho - ou com a mao mesmo.
MADEIXAS SEBOSAS - Fios oleosos eram sinonimos de cabelos saudaveis e brilhantes, por isso ninguem tinha o costume de lavar a cabeça. A infestação de piolhos era frequente e caçar os bichos na cab eça do outro era quase como um passatempo familiar. Em ocasioes especiais, os cortesaos e a realeza utilizavam perucas para dar uma aparencia de limpeza.
FAZ NO CHAO MESMO - Quartos com banheiros, fossas e sistemas de drenagem nao eram comuns ate o seculo 19. As pessoas faziam as necessidades em qualquer canto da rua e, no Palacio de Versalhes, nao era diferente: os corredores e os jardins eram verdadeiros depositos de dejetos. Um decreto de 1715 dizia que as fezes deveriam ser retiradas dos corredores uma vez por semana - o que significa que o recolhimento era menos frequente.
PRODUZIDAS NO MAKE - Se hoje a industria de cosmeticos fatura milhoes é graças às mulheres fedidas daquela epoca. No final do seculo 16, surge o po de arroz, que sevia para mascarar as imperfeiçoes do rosto - incluindo feridas causadas pela falta de higiene. Esponjas perfumadas eram colocadas nas axilias e nas partes intimas e pastas de ervas eram aplicadas sobre a pele para mascarar o mau cheiro.
FONTE: Revista Mundo Estranho - Novembro / 2011
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Comentários
Lembro dos regulamentos de uma empresa na França, final do século 19. As pessoas comiam na própria mesa, sem parar de trabalhar, tinham que trazer pena e tinteiro de casa e, em caso de necessidade, podiam usar as moitas do jardim.
Já fiquei em hotéis franceses em que o banheiro obviamente tinha sido acrescentado em épocas recentes: era tudo improvisado, com canos expostos. E também já fiquei em hotéis que não tinham banheiro no quarto. Havia um por andar, no fim do corredor. Não tinha ducha: tive que aprender a tomar banho na pia.
Assim que eu ficar rico. Sempre viajei com dinheiro contado e com o hotel reservado pela empresa.