Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Brinquedos perigosos do passado - tinham até material radioativo

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
Há um erro no artigo. Ele dá a entender que o ponto do fusão do chumbo (327ºC) é maior que o do vidro (acima de 1000ºC).

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI274323-17770,00-OS+BRINQUEDOS+PERIGOSOS+DAS+CRIANCAS+DE+ANTIGAMENTE.html
Os brinquedos perigosos das crianças de antigamente

Veja exemplos do que não dar de presente a seu filho. Ou coisas com as quais seu pai se divertiu no passado

Quando encontramos peças muito pequenas que se soltam ou tinta tóxica, em brinquedos é um verdadeiro escândalo na mídia. Logo a fabricante faz recall, sofre processos e corrige os erros. Mas nem sempre foi assim. No passado, alguns brinquedos eram verdadeiras armas. O site Cracked fez uma lista dos mais perigosos:

Soprar vidro
Aparentemente era divertido soprar um tubo de vidro fundido até que ele tomasse forma. Para os jovens americanos de 50 anos atrás era útil ter essa habilidade para que fizessem seus próprios tubos usados nas aulas de química. Mesmo assim, a brincadeira do Gilbert Glass Blowing é um tanto perigosa para ser feita por pessoas sem treinamento, á que o vidro deve ser muito aquecido para chegar ao ponto maleável.

0,,57495986,00.jpg

Moldar chumbo
A mesma empresa que dava vidro quente para crianças moldarem com a boca, tem o Gilbert Kaster Kit, um equipamento para fazer soldados e armas de chumbo. Se o vidro precisa ficar muito quente para fundir, imagine o chumbo. Segundo o site Cracked, o brinquedo foi comercializado entre os anos 1920 e 1930.

0,,57496504,00.jpg

Locomotiva de verdade
Só em 1843 a empresa Stevens criou o primeiro trem que se movia sozinho. Mas nada de pilhas nessa época. O combustível era querosene ou álcool que deveria ser acendido e deixava um rastro pelo chão.

0,,57495984,00.jpg

Ferramentas de verdade
O Powermite Working Tools é uma caixa de ferramentas para crianças, mas os objetos não são de plástico ou borracha. É tudo de metal mesmo, só o tamanho é menor, afinal, as crianças são menores. Furadeira e serra podem ser usadas normalmente.

0,,57495924,00.jpg

Fogão e ferro de passar
Outra vez, nada de plástico. O fogãozinho, da década de 1930, esquenta de verdade, só deveria ser difícil cozinhar alguma coisa de verdade. O ferro elétrico em miniatura é perfeito para passar roupinhas de boneca, a propaganda diz que as meninas poderão ajudar a mãe com as tarefas de casa.

0,,57495925,00.jpg

Química
O jogo de química da Gilbert, a mesma empresa do vidro e chumbo fundidos, poderia ser mais um educativo comum, mas continha 56 produtos químicos. Alguns deles bem perigosos. O permanganato de potássio, além de tóxico, pode provocar explosões, por exemplo. O kit vinha até com instruções para fazer uma bomba. O brinquedo fez sucesso na década de 1920, mas acabou entrando em declínio nos anos 60.

0,,57495954,00.jpg

Arma
A Autstin Magic Pistol, lançada nos anos 50, conta com a ajuda de produtos químicos que, em combinação com água – ou saliva – , provocam uma explosão e lança a bola para seu oponente, quer dizer, amiguinho. Veja:

0,,57495936,00.jpg

Laboratório de Energia Atômica
O pior ficou para o final. Na década de 1950, a energia nuclear era bem vista pela maioria das pessoas, mas nada justifica dar urânio radioativo como presente de natal. O kit, feito pelo Clube Americano de Ciência Básica, continha urânio e rádio, ambos radioativos.

0,,57495899,00.jpg

Post edited by Fernando_Silva on
«1

Comentários

• 30 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando e seus flash backs. Vou até repassar isto que é uma relíquia.
  • ApopoApopo Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Alguém lembra da lanchinha Pop Pop? Era de metal pintada, tinha uma mini caldeirinha dentro. Botava-se alcool ali e acendia com um fósforo. O calor gerava o movimento de umas pás que faziam a klanchinha andar na água. Meus pais deram de Natal para meu irmão. Ele levou pra casa de um amigo, o álcool espalhou no chão e o fogo pegou no corpo do amiguinho dele. Eles tinham 6 anos. O outro menino ficou todo queimado. =\

E_20028404918.jpg
    Post edited by Apopo on
  • Eu tive uma dessas. A propulsão era através e um diafragma de lata
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Apopo disse: O calor gerava o movimento de umas pás que faziam a klanchinha andar na água.

Não havia nenhuma parte móvel. O calor fazia borbulhar a água dentro de dois tubos, as bolhas saíam por trás e empurravam a lancha. Também tive uma.

Aliás, eu derretia chumbo no fogão da cozinha e misturava com enxofre na tentativa de fazer galena. Não funcionou...
    Fotos da lancha e tentativas de explicar seu funcionamento:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_33.asp
  • JohnnyJohnny Membro
    Fernando_Silva disse:
    Não havia nenhuma parte móvel. O calor fazia borbulhar a água dentro de dois tubos, as bolhas saíam por trás e empurravam a lancha. Também tive uma.

Aliás, eu derretia chumbo no fogão da cozinha e misturava com enxofre na tentativa de fazer galena. Não funcionou...
    editado: era isso mesmo...

Quanto à derreter chumbo, não vejo problemas com isso. Pegava restos de lacre do Detran com meu primo (latas e latas), compramos forminhas e fazíamos chumbada para pesca e vendíamos. Bons tempos...
    Post edited by Johnny on
  • ApopoApopo Membro
    A lanchinha não tinha uma pazinha atrás? Estou imaginando coisas...Tem uma coisinha lá atrás vermelha que dá pra ver na foto...
    Post edited by Apopo on
  • Eu gostava de quebrar termômetro pra brincar com as bolinhas de mercúrio. Barbaridade.
  • Apopo disse: Eu gostava de quebrar termômetro pra brincar com as bolinhas de mercúrio. Barbaridade.

ISso explica muita coisa... rs
    Apopo disse: A lanchinha não tinha uma pazinha atrás? Estou imaginando coisas...Tem uma coisinha lá atrás vermelha que dá pra ver na foto...

Aquilo é o leme.
    Apopo disse: Eu gostava de quebrar termômetro pra brincar com as bolinhas de mercúrio. Barbaridade.

Eu tinha um vidro onde ia juntando mercúrio conseguido em vários lugares.
    Também tinha uma garrafa de ácido sulfúrico. Como ele absorve água do ar, não parava de aumentar de volume e vazava.
  • Fernando_Silva disse: Também tinha uma garrafa de ácido sulfúrico. Como ele absorve água do ar, não parava de aumentar de volume e vazava.

Isto também explica muita coisa... rs2
    Eu gostava de química.
    Fui levado à eletrônica quando tive que pesquisar como produzir corrente contínua para fazer eletrólise.
    Brincadeirinha ...

linecoke.jpg
    Kit de trepanação. Faça você mesmo.

340px-TrepanationTools.jpg

Ou dê para suas crianças:

Trepanation_game.jpg
  • Fernando_Silva disse: Kit de trepanação.
    Entendi outra coisa...deixa pra lá....
    Johnny disse:

Entendi outra coisa...deixa pra lá....

Pesquise sobre pia mater e dura mater.
  • Fernando_Silva disse: Kit de trepanação.

Johnny disse: Entendi outra coisa...deixa pra lá....

7169499_J6rdw.jpeg
  • Fernando_Silva dissePesquise sobre pia mater e dura mater.

HAHAHAHA

• ApopoApopo Membro
    Johnny disseISso explica muita coisa... rs

Sempre achei que sim.
    Post edited by Apopo on
  • Fernando_Silva disse: Eu gostava de química.
    Fui levado à eletrônica quando tive que pesquisar como produzir corrente contínua para fazer eletrólise.

Quando moleque, depois de aprender a ligar lampadinhas em chaves e pilhas velhas para transmitir em código morse, me aventurei no mundo da eletrólise. Experimentava muitos tipos de metal para os eletrodos e variadas soluções eletrolíticas, a mais inusitada foi urina com água, argh!
    Havia um kit que se comprava mensalmente nas bancas com diversos experimentos científicos, também vinha junto partes de um microscópio que ao final dos kits era montado inteiramente, aumentava até 300X. Uma maravilha!
    Depois, nunca mais vi coisa semelhante pra comprar para o meu primeiro filho.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Quando moleque, depois de aprender a ligar lampadinhas em chaves e pilhas velhas para transmitir em código morse

Confesse!

MANUAL_DO_PROFESSOR_PARDAL_1261478142P.jpg
    Marcio disse: Havia um kit que se comprava mensalmente nas bancas com diversos experimentos científicos, também vinha junto partes de um microscópio que ao final dos kits era montado inteiramente, aumentava até 300X. Uma maravilha! Depois, nunca mais vi coisa semelhante pra comprar para o meu primeiro filho.

Eu tinha um microscópio que também ia até 300x. Ficava olhando os paramécios na água suja, pernilongos e até meus espermatozóides correndo para lá e para cá ;-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.