Cientistas franceses conseguiram recuperar a juventude de células doadas por centenários, ao reprogramá-las para o estágio de células-tronco, demonstrando que o processo de envelhecimento é reversível.
Trabalhos sobre a possibilidade de apagar as marcas do envelhecimento celular, publicados na edição desta terça-feira da revista especializada "Genes & Development", marcam uma nova etapa da medicina regenerativa com vistas a corrigir uma patologia, ressaltou Jean-Marc Lemaitre, do Inserm (Instituto de Genômica Funcional), encarregado das pesquisas.
Segundo um cientista do Inserm, outro resultado importante dos trabalhos é compreender melhor o envelhecimento e corrigir seus aspectos patológicos.
As células idosas foram reprogramadas 'in vitro' em células-tronco pluripotentes iPSC (sigla em inglês para células-tronco pluripotentes induzidas) e, com isso, recuperaram a juventude e as características das células-tronco embrionárias (hESC).
Estas células podem se diferenciar dando origem a células de todos os tipos (neurônios, células cardíacas, da pele, do fígado...) após a terapia da "juventude" aplicada pelos cientistas.
Desde 2007 os cientistas demonstraram ser capazes de reprogramar as células adultas humanas em células-tronco pluripotentes, cujas propriedades são semelhantes às das células-tronco embrionárias. Esta reprogramação a partir de células adultas evita as críticas ao uso de células-tronco extraídas de embriões.
NOVA ETAPA
Até agora, a reprogramação de células adultas tinha um limite, a senescência, última etapa do envelhecimento celular. A equipe de Jean-Marc Lemaitre acaba de superar este limite.
Os cientistas primeiro multiplicaram células da pele (fibroblastos) de um doador de 74 anos para alcançar a senescência, caracterizada pela suspensão da proliferação celular.
Em seguida, eles fizeram a reprogramação 'in vitro' destas células. Como isto não foi possível com base em quatro fatores genéticos clássicos de transcrição (OCT4, SOX2, C MYC e KLF4), eles adicionaram outros dois (NANOG e LIN28).
Graças a este novo 'coquetel' de seis ingredientes genéticos, as células senescentes reprogramadas recuperaram as características das células-tronco pluripotentes de tipo embrionário, sem conservar vestígios de seu envelhecimento anterior.
"Os marcadores de idade das células foram apagados e as células-tronco iPSC que nós obtivemos podem produzir células funcionais, de todos os tipos, com capacidade de proliferação e longevidade aumentadas", explicou Jean-Marc Lemaitre.
Os cientistas em seguida testaram com sucesso seu coquetel em células mais envelhecidas, de 92, 94, 96 até 101 anos.
"A idade das células não é definitivamente uma barreira para a reprogramação", concluíram.
Estes trabalhos abrem o caminho para o uso de células reprogramadas iPS como fonte ideal de células adultas toleradas pelo sistema imunológico para reparar órgãos ou tecidos em pacientes idosos, acrescentou o cientista.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1000064-estudo-indica-que-processo-de-envelhecimento-pode-ser-reversivel.shtml
Comentários
Nunca disse que não morreríamos. O problema é que nosso sistema de previdência é baseado em uma projeção de vida, cerca de 77 anos para mulheres e um pouco menos para homens. Se esta perspectiva de vida mudar radicalmente como ficaria a aposentadoria?
Imagine pessoas que achariam que isto é errado, que gostariam de viver apenas o que "deus determinou", poderiam eles se aposentarem mais cedo? E se alguém já estiver aposentado, e com um tratamento de prolongar a vida conseguir mais 50 ou 100 anos, deveria a previdência mantê-lo durante todo esse tempo?
Lembrei agora do discurso de Jobs, que a morte é boa pois limpa o velho e dá lugar ao novo. Imagine um ditador que fique no poder por 120, 130...150 anos, seria um inferno quase sem fim.
Parecido com o que acontecia no livro Admirável Mundo Novo, em que as pessoas morriam com a aparência de jovens mesmo estando velhas ?
Exato! Poderia até ser que o envelhecimento fôsse apenas um aviso: "Olha, o prazo de validade está acabando, se prepare!"
Fora que cada órgão, cada sistema possui um código diferente. Acho que nossos netos não estarão vivos para ver tudo isso ainda não...
Se não me falha a memória, os velhos eram escondidos em hospitais e asilos para não atrapalhar a 'felicidade' geral (à base de lavagem cerebral e Prozac).
Quero deixar aqui registrado o imenso prazer de VOLTAR ao Religião é Veneno, o qual pensava estar extinto, depois da saída do Cláudio. Pretendo ser assíduo (na medida do possível) e deixar um abraço para, se alguém da velha guarda ainda pairar por aqui.
Alfredo Bernacchi
Saúde e seja bem vindo!