Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Psicopatas - Como agir com eles?

ENCOSTOENCOSTO Membro
Tendo em vista que a grande maioria dos psicopatas não são criminosos, como você agiria se soubesse que alguém próximo a você foi diagnosticado como sendo um?

Simplesmente se afasta?

Pode ser um irmão, esposa, marido, filho, pai ou amigo(a) próximo.
O ENCOSTO
Onde houver fé, levarei a dúvida!

Comentários

• 21 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Não tem como se afastar de um filho que seja dependente de nós. Do resto, eu me afastaria sem sombra de dúvida.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    ENCOSTO disse: Tendo em vista que a grande maioria dos psicopatas não são criminosos, como você agiria se soubesse que alguém próximo a você foi diagnosticado como sendo um?
    Simplesmente se afasta?
    Pode ser um irmão, esposa, marido, filho, pai ou amigo(a) próximo.

O vizinho psicopata é uma ameaça mais comum do que parece.
    Mesmo porque todo mundo tem dezenas de vizinhos e ignora a grande maioria.
    Se prestar atenção, até dá prá perceber alguns sinais, como a incapacidade de sentir empatia - tipo aquele sujeito que testemunha um atropelamento e de imediato se preocupa mais com as implicações na sua rotina do que com a vítima.

Se identificou o tipo, afaste-se. Mantenha um relacionamento cortês, mas distante, sem envolvimento pessoal e não compartilhe rotinas ou planos.

Existe um temor popular generalizado contra a inveja e os invejosos, que teriam um poder místico de fazer o mal. Muitas vezes a inveja é apenas a aparência externa de um comportamento meticulosamente planejado para prejudicar pessoas próximas, sem se incriminar (fora, claro, dos casos comuns em que as alegações sobre inveja alheia são apenas complexo de inferioridade de quem reclama).

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • A maior ameaça que os psicopatas representam é a idéia de que são pessoas como nós, que possuem motivos para apresentar o comportamento que possuem e que podem mudar, muitas vezes prometendo essa mudança para as pessoas próximas como forma de aumentar a tolerância com o seu comportamento anti-social.

Um psicopata não é simplesmente uma pessoa egoísta, megalomaníaca ou detentora de defeitos comuns em gente normal. Psicopatas não conseguem sentir remorso pelas suas ações e não há cura para essa disfunção da consciência, e isso degenera o caráter deles de forma permanente.

Se alguém anda tendo problemas com uma pessoa apresentando um comportamento típico de psicopatas, recomendo muito ler o livro Mentes Perigosas.
  • Acauan disse: Se prestar atenção, até dá prá perceber alguns sinais, como a incapacidade de sentir empatia - tipo aquele sujeito que testemunha um atropelamento e de imediato se preocupa mais com as implicações na sua rotina do que com a vítima.

Um psicopata também poderia ser a pessoa que aparentemente mais se impactou com o acidente e tentou ajudar.

A vida desses indivíduos é um enorme teatro para convencer as pessoas de que eles são o completo oposto do que realmente são. O problema é que, no caso do exemplo, o psicopata poderia ter atropelado alguém no dia anterior ao acidente e não ter dado a mínima, fugindo da cena do crime e não se importando com a vítima.

São pessoas de comportamento completamente anormal.
  • Eu tenho medo.
    Darkside disse: Um psicopata não é simplesmente uma pessoa egoísta, megalomaníaca ou detentora de defeitos comuns em gente normal.

O que torna estes indivíduos extremamente perigosos, pois normalmente nos precavemos intuitivamente contra ameaças racionais - contra um concorrente desleal no trabalho, por exemplo -, mas somos completamente indefesos contra ameaças irracionais - ninguém se precavê contra alguém que não ganha absolutamente nada em prejudicá-lo.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Darkside disse: Um psicopata também poderia ser a pessoa que aparentemente mais se impactou com o acidente e tentou ajudar. A vida desses indivíduos é um enorme teatro para convencer as pessoas de que eles são o completo oposto do que realmente são.

Exato.
    A melhor analogia para o impulso psicopata é a motivação demoníaca.
    O mal pelo mal.
    Durma-se com um barulho destes...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Exato.
    A melhor analogia para o impulso psicopata é a motivação demoníaca.
    O mal pelo mal.
    Durma-se com um barulho destes...

Pois é, mas as pessoas possuem certa dificuldade de entender isso.

A empatia natural do ser humano nos leva a nos colocar na situação em que as outras pessoas estão, e ninguém normal vai conseguir se imaginar atropelando alguém sem se importar com isso, e ainda por cima fingir que ficou profundamente emocionado com a vítima de um acidente posterior logo em seguida, onde não poderia ser responsabilizado. Causas externas serão consideradas, como o uso de drogas ou qualquer outro motivo que alivie um pouco a barra da criatura que parece um ser humano por fora.

É uma questão biológica, o cérebro dos psicopatas não funciona igual o das pessoas sãs. A própria natureza deles é má e qualquer pessoa que não entenda isso é uma vítima potencial de um.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acauan disse: A melhor analogia para o impulso psicopata é a motivação demoníaca.
    O mal pelo mal.

O Coringa, do Batman.

"Because some men aren't looking for anything logical, like money. They can't be bought, bullied, reasoned or negotiated with. Some men just want to watch the world burn."

Post edited by Fernando_Silva on
    Fernando_Silva disse: O Coringa, do Batman.

Nos quadrinhos de Frank Miller, O Cavaleiro das Trevas, Batman enfrenta uma versão do Coringa que é mais pura encarnação do psicopata assassino. Em certo momento ele imagina como seria envenenar um grupo de escoteiros e apreciar os padrões geométricos dos corpos caídos...

O horror...

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Darkside disse:
    Pois é, mas as pessoas possuem certa dificuldade de entender isso.

Isto dificulta também a ação policial.
    Uma das primeiras coisas que policiais querem saber em caso de homicídio é quem teria razões para matar, seja por lucro pessoal, vingança ou crime passional.
    Quando o assassino é um psicopata não existe a "pessoa com motivo" a se procurar, Pode ser, absolutamente, qualquer um.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Mig29Mig29 Membro
    Afastar-me-ia se soubesse que estava perante um psicopata. Se fosse um familiar muito próximo, não sei o que faria.

Não sabendo com quem lido, evito discussões inúteis.
    Post edited by Mig29 on
  • The_DoctorThe_Doctor Membro
    Parafraseando Cobra:

Pessoa Estranha:
    "Com louco eu não negocio. Com louco eu mato!"

Pessoa da Familia:
    "Com louco eu não converso. Com louco eu aleijo!"
    Post edited by The_Doctor on
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • ReidReid Membro
    estranho que pelo que vi aki, que o pessoal prefere esperar tal psicopata cometer algum ato, antes de tomar alguma providencia ou não tomar nenhuma, "ajudando" ou indo ha alguma autoridade competente, eh isso mesmo?

se ha um suposto psicopata que eh alguem proximo que você conheça, significa que ele sabe algo sobre você, o que garante que ele não va cometer algum ato ha alguem da sua familia ou algum conhecido? no dia seguinte por exemplo, e simplesmente pq "é so me afastar mesmo" :/
    Post edited by Reid on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Reid disse: estranho que pelo que vi aki, que o pessoal prefere esperar tal psicopata cometer algum ato, antes de tomar alguma providencia ou não tomar nenhuma, "ajudando" ou indo ha alguma autoridade competente, eh isso mesmo?

A lei não prevê prender um criminoso antes que ele tenha cometido um crime.
  • Fernando_Silva disse: A lei não prevê prender um criminoso antes que ele tenha cometido um crime.

Prevê a hospitalização de doentes psiquiátricos. Qualquer cidadão pode denunciar o caso.

Mig29 disse: Prevê a hospitalização de doentes psiquiátricos. Qualquer cidadão pode denunciar o caso.

Na maioria dos casos a psicopatia não é detectável por exames clínicos.
    Determinados comportamentos podem levantar suspeitas, o que é insuficiente para qualquer ação legal.

A única possibilidade seria uma legislação Pré-Crime Minority Report

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Reid disse: estranho que pelo que vi aki, que o pessoal prefere esperar tal psicopata cometer algum ato, antes de tomar alguma providencia ou não tomar nenhuma, "ajudando" ou indo ha alguma autoridade competente, eh isso mesmo?

Qualquer um é inocente até prova o contrario. Ele pode ter algum disturbio psicotico, mas se não fizer nada contra ninguem, também não pode ser responsabilizado por algo que não fez.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Acauan disse: Na maioria dos casos a psicopatia não é detectável por exames clínicos.
    Determinados comportamentos podem levantar suspeitas, o que é insuficiente para qualquer ação legal.

A única possibilidade seria uma legislação Pré-Crime Minority Report

E pra piorar, o psicopata acha que não tem nada de errado com ele.

O que pode acontecer é eles posarem de vítimas de outros quadros, que supostamente levam eles a agirem da forma como agem, como transtorno bipolar, alcoolismo, consumo de drogas e tantos outros.

Conheço o caso de uma pessoa que já aceitou ser internada como dependente química, alcoólatra e depressiva. Como essa pessoa não sofria realmente com nenhum desses males, recebeu alta com o tempo mínimo de tratamento sem problemas, mas quem teve que bancar o tratamento foi a família, e sempre voltou a apresentar o comportamento de sempre.

Como já disse, a vida deles é um teatro, e a maior arma desses lixos são sentimentos como a pena e a compaixão que os outros sentem por eles, principalmente as pessoas que eles exploram. Eles procuram criar laços afetivos doentios, onde sempre colocam a culpa do comportamento deles em outras pessoas, tentando dominar os outros através do sentimento de culpa.

E sobre o que eu faria, a única forma de identificar um psicopata é observar o comportamento de um por anos a fio e identificar o padrão característico. Se eu tivesse um filho psicopata, seguiria meu dever de pai e prepararia ele pra seguir a vida pelas próprias pernas, e se ele não quisesse e terminasse em um buraco, consideraria isso um enorme desrespeito e falta de consideração por tudo o que eu já fiz por ele e não daria a mínima, já que ele tentaria me responsabilizar pelo fracasso dele e conseguir que eu sustentasse a vida imoral que ele levaria.
  • HuxleyHuxley Membro
    Darkside disse: Um psicopata também poderia ser a pessoa que aparentemente mais se impactou com o acidente e tentou ajudar.

A vida desses indivíduos é um enorme teatro para convencer as pessoas de que eles são o completo oposto do que realmente são.

Esse tipo de comportamento é mais comum de existir no maquiavélico.Na realidade, o psicopata tem menos propensão, em relação a uma pessoa comum, a temer as punições quando age impulsivamente e imoralmente. Existe uma diferença de descrição entre Narcisismo, Maquiavelismo e Psicopatia. Para maiores informações, ver Inteligência Social de Daniel Goleman.

Post edited by Huxley on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.