08/11/2011 - 10h39
Morre Joe Frazier, o boxeador que tirou a invencibilidade de Muhammad Ali
Da EFE
Em Filadelfia (EUA)
Joe "Smokin" Frazier, ex-pugilista que conseguiu a façanha de derrubar a invencibilidade do lendário Muhammad Ali, não pôde vencer sua luta mais decisiva e morreu na segunda-feira (7) aos 67 anos em consequência de um câncer no fígado. O ex-campeão mundial dos pesos pesados e membro do Salão da Fama do Boxe, morreu na Filadélfia e nem teve a oportunidade de se defender, como sempre fazia nos ringues, da doença diagnosticada há apenas um mês.
Ver em tamanho maior
Joe Frazier
Um comunicado divulgado pela família confirmou que Frazier faleceu em um asilo onde estava internado depois que os médicos não lhe deram nenhuma esperança de sobrevivência. Antes de descobrir o câncer, Frazier levava vida normal, com aparições regulares para dar autógrafos. A última vez que foi visto em público foi em setembro em Las Vegas.
"Smokin" Joe, apesar de ser um pugilista baixo para os pesos pesados, compensou a falta de estatura com uma ferocidade que impressionava seus rivais. Além disso, Frazier possuía um devastador gancho de esquerda que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO UOL
Foi exatamente o temível gancho de esquerda levou Ali à lona no décimo quinto assalto da luta que ambos disputaram no lendário Madison Square Garden, em Nova York, em 1971.
A queda de Ali permitiu a Frazier comemorar a vitória de uma luta que foi considerada como o "Combate do Século". No entanto, Ali venceu os outros dois desafios entre os dois pugilistas.
Aliás, a presença de Ali fez com que a figura de Frazier sempre ficasse em um segundo plano, algo que nunca agradou o ex-campeão mundial.
Frazier soube da doença no mês passado e se internou várias vezes em um hospital da Filadélfia. Até que na semana passada, já sem nenhuma esperança de superar o câncer, decidiu permanecer em um centro especializado para que passasse seus últimos dias sem dor.
O pugilista ganhou o título de campeão do mundo dos pesos pesados em 1970 ao vencer por nocaute Jimmy Ellis no quinto assalto. "Smokin" Joe defendeu quatro vezes com sucesso o título até que foi finalmente vencido por George Foreman em 1973.
http://esporte.uol.com.br/lutas/boxe/ultimas-noticias/2011/11/08/morre-joe-frazier-o-boxeador-que-tirou-a-invencibilidade-de-muhammad-ali.htm
08/11/2011 - 12h15
Lenda do boxe, Frazier inspirou Rocky, esteve em Simpsons e foi até astro de games
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Joe Frazier morreu na madrugada desta terça e encerrou uma história de muito sucesso esportivo. Campeão olímpico e mundial, protagonista de algumas das maiores lutas do boxe e lenda dos ringues, ele também fez sucesso como pop star. Apesar de ter sofrido com problemas financeiros após a aposentadoria, ele inspirou o personagem Rocky, esteve entre os Simpsons e foi até astro de games de sucesso.
Joe Frazier (5 vídeos)
A importância de Frazier fora dos ringues se deve ao que ele fez sobre eles. O norte-americano foi campeão olímpico dos pesos-pesados em 1964, em Tóquio, e ganhou seu primeiro título mundial em 1970, contra Jimmy Ellis.
Seus grandes momentos, no entanto, foram contra Muhammad Ali. Ele quebrou a invencibilidade do rival em 1971 e só perdeu o cinturão dois anos depois, contra ninguém menos que George Foreman. Sua tentativa de retorno ao topo do mundo se deu de novo contra Ali.
Frazier encarou um dos maiores boxeadores da história em 1974 e perdeu. A rivalidade entre os dois aumentou. Ali chamava o adversário de “Uncle Tom”, gíria pejorativa usada para negros que supostamente se submetiam ao domínio dos brancos.
A decisão entre eles aconteceu nas Filipinas, em Manilla. O combate sangrento terminou com uma vitória apertada de Ali que depois viraria um documentário sobre a rivalidade entre os dois: “Thrilla in Manilla”. Depois disso, Frazier ainda perderia de novo para George Foreman e faria uma luta de despedida em 1981 contra Floyd Cummings.
Sua história, ou parte dela, foi parar no cinema. Frazier foi um dos vários boxeadores (como Rocky Graziano, George Foreman e o próprio Ali) que inspiraram Sylvester Stallone a criar o personagem Rocky, do filme homônimo que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1976.
GRANDES MOMENTOS DE JOE FRAZIER NA CARREIRA
- Campeão olímpico dos pesos pesados em 1964
- Campeão mundial em 1970, após vencer Jimmy Ellis
- Mantém o título após vencer e quebrar a invencibilidade de Muhammad Ali em 1971
- Perde o título mundial para George Foreman, em 1973
- Na terceira luta contra Ali, leva o combate ao 15º round e quase vence uma luta que virou filme, em 1975
- Perde pela segunda vez para George Foreman em 1976 e inicia aposentadoria, que ocorreria de vez em 1981
JOE FRAZIER MORRE COM CÂNCER
LENDAS ATUAIS LAMENTAM MORTE
O treinamento de Rocky Balboa na Filadelfia, cidade americana onde Frazier desenvolveu seu talento no boxe, é a maior relação com o pugilista da vida real. Frazier conta que o treinamento nas escadas do museu da cidade e os socos em grandes pedaços de carne fizeram parte da sua preparação. Ele reclama, no entanto, de nunca ter sido pago por isso.
“Ele nunca me pagou por nada disso no meu passado. Eu só fui pago pela minha pequena participação. Rocky é uma história triste para mim”, disse Frazier ao inglês Guardian. Ele esteve no primeiro filme em uma ponta, interpretando ele mesmo antes de uma luta entre Rocky e Apolo Creed.
O rival de Balboa, aliás, foi inspirado em Ali. As provocações contra todos os oponentes, especialmente Frazier, levaram Stallone a criar o falastrão que vestia as cores dos Estados Unidos nos ringues. Os dois chegaram a fazer piada sobre isso na premiação do Oscar.
Frazier, por sua vez, voltaria aos holofotes na década de 1990 com os Simpsons. Na sua primeira participação no desenho animado, ele bateu no bêbado Barney enquanto ele bebia na taverna do Moe, famoso bar de Homer Simpson. Depois, ele faria uma segunda passagem pela série já nos anos 2000.
O pugilista também foi estrela nos games. Ele esteve presente em toda a série Fight Night, da produtora EA Sports, que montou games de boxes reunindo astros de diversos períodos, como Mike Tyson e Tommy Morrison.
Nem tudo, no entanto, garantiu estabilidade financeira para o lutador. Frazier chegou a processar seus parceiros comerciais, desperdiçou muito dinheiro e reclamou por não ter ganho como Muhammad Ali e George Foreman, seus contemporâneos mais famosos.
http://esporte.uol.com.br/lutas/boxe/ultimas-noticias/2011/11/08/lenda-do-boxe-frazier-inspirou-rocky-esteve-em-simpsons-e-foi-ate-astro-de-games.htm
Joe Frazier morreu nesta terça-feira, aos 67 anos, devido a um câncer no fígado
Joe Frazier morreu nesta terça-feira, aos 67 anos, devido a um câncer no fígado
08/11/2011 - 12h05
Tyson, irmãos Klitschko e Lewis lamentam morte de Frazier: 'Era uma lenda do boxe'
Das agências internacionais
Em Berlim (Alemanha)
A morte do americano Joe Frazier, ex-campeão dos pesados, repercutiu entre grandes nomes do boxe mundial da atualidade e também lendas do esporte. Mike Tyson falou no Twitter sobre o acontecido, e os irmãos Vitali e Vladimir Klitschko, pugilistas ucranianos, expressaram através de um comunicado sua tristeza pelo falecimento de Frazier, ocorrido nesta terça-feira, em decorrência de um câncer de fígado. Ele estava com 67 anos.
LEIA MAIS DE FRAZIER
"Hoje é um triste dia, em que honramos e celebramos as conquistas incríveis de Joe Frazier. Frazier e Ali tinham o pedigree de lutadores, em que cada homem não desistia até que estivessem mortos. A era deles foi do mais alto nível e, quando jovem tive a honra de ser comparado a ele", afirmou Tyson, ex-campeão dos pesados, que mudou a sua foto do perfil no Twitter para uma do ídolo com Muhammad Ali.
Os ucranianos também elogiaram a habilidade de Frazier. "Eu e meu irmão estamos tristes pela morte de Frazier. Era um dos grandes dos pesos pesados. Seus três combates com Mohamed Alí são grandes clássicos do boxe", escreveu o mais velho, Vitali. "Como campeão, sinto muito pelo nosso esporte", completou o campeão mundial.
Quem também lamentou a morte do ex-campeão foi o britânico Lenox Lewis, que classificou Joe Frazier como uma lenda. Em declarações à BBC, o ex-campeão do Conselho Mundial de Boxe disse que esta terça-feira é um dia triste para o esporte.
"Ele foi sem dúvida um dos maiores do boxe, era uma lenda e sua contribuição foi enorme. É um dia triste para o boxe. Ele deixou sua marca, todo mundo conhece sua história, era um grande homem. Existia um estilo Joe Frazier, todos se recordam e alguns boxeadores tentam imitá-lo", afirmou o ex-pugilista britânico.
George Foreman, bicampeão mundial dos pesados, também se manifestou sobre a morte do amigo. Em sua página no microblog Twitter, o americano escreveu: "Boa noite, Joe Frazier. Eu amo você, querido amigo".
Frazier fez história ao ser o primeiro pugilista a conseguir derrotar Mohammed Ali, em 1971.
http://esporte.uol.com.br/lutas/boxe/ultimas-noticias/2011/11/08/irmaos-klitschko-e-lenox-lewis-lamentam-morte-de-frazier-era-uma-lenda-do-boxe.htm
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Comentários
Não me parece sensato levar golpes violentos na barriga e na cabeça.
Não me espanta que alguns boxeadores terminem com problemas mentais.