Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Criaturo, seja bem vindo

JohnnyJohnny Membro
E esteja à vontade para criar uma nova discussão.

Temos aqui espíritas como a Salgueiro, o Botânico e eu (pseudo espiritóide babão meio confuso e preghuiçoso em ler...), céticos macacos velhos do fórum como o Acauan, Fernando, Ayyavazhi?, entre outros. Desculpem os que deixei de mencionar, pois postei isso para ser resumido...

«1

Comentários

• 29 Comentários sorted by Votes Date Added
  • E esteja à vontade para criar uma nova discussão.

Temos aqui espíritas como a Salgueiro, o Botânico e eu (pseudo espiritóide babão meio confuso e preghuiçoso em ler...), céticos macacos velhos do fórum como o Acauan, Fernando, Ayyavazhi?, entre outros. Desculpem os que deixei de mencionar, pois postei isso para ser resumido...

Cético eu sempre fui, graças a Deus. Mas não sou ateu. Johnny, talvez você não esteja ciente do meu novo nick, mas eu sou o Avatar, do antigo RV.

Você é espírita?
  • Aff....cada dia que passa me surpreendo com os conhecidos...

Faz tempo...mas me considero mais um aprendiz do que espirita propriamente dito, visto que ser um verdadeiro espírita exige conhecimento (que não tenho), humildade (que eu não tenho), paciência (que eu já tive) e mais uma pá de coisa que barbaridade tche...
  • RaphaelRaphael Administrador
    edited junho 2011 Vote Up0Vote Down
    Cara, a gente tem uns 5 anos, ou mais, de convivência, né?

Eu nem desconfiava.
    Post edited by Raphael on
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited junho 2011 Vote Up0Vote Down

Eu nem desconfiava.

O Johnny já comentou isso conosco diversas vezes. Ele é uma
    espécie de espírita-em-cima-do-muro (no melhor dos sentidos, Johnny). Algo como
    uma versão espírita de um “católico não praticante”. O catolicismo tem dessas
    coisas, mais do que qualquer outra religião, acho. Mas em qualquer uma delas
    vamos encontrar seguidores não muito engajados e, até mesmo, não muito
    convictos.

E ainda existe a possibilidade de que essa convivência com
    ateus derrube o Johnny do muro, para o outro lado (o lado negro da força). Acertei
    ou falei besteira?

Post edited by Ayyavazhi on
  • Eu realmente fiquei ausente por tanto tempo que perdi essa.
  • JohnnyJohnny Membro
    edited julho 2011 Vote Up0Vote Down

Eu nem desconfiava.

O Johnny já comentou isso conosco diversas vezes. Ele é uma
    espécie de espírita-em-cima-do-muro (no melhor dos sentidos, Johnny). Algo como
    uma versão espírita de um “católico não praticante”. O catolicismo tem dessas
    coisas, mais do que qualquer outra religião, acho. Mas em qualquer uma delas
    vamos encontrar seguidores não muito engajados e, até mesmo, não muito
    convictos.

E ainda existe a possibilidade de que essa convivência com
    ateus derrube o Johnny do muro, para o outro lado (o lado negro da força). Acertei
    ou falei besteira?

Não é bem assim. Eu me considero um pseudo espírita pelo fato de que, cada vez que o ESE cai na página "O verdadeiro espírita" eu vejo que para ser um espírita razoável, eu tenho que melhorar muito. E me sinto um lixo ao reconhecer que existem pessoas sem sequer uma religião, sejam melhores do que eu no quesito humildade, benevolência, caridade e etc.

Não existe lado negro, existe um mal comum, o que separa as pessoas e as isolam, fazendo com que sejam egocêntricas. MAs isto é um papo muito filosófico para discutir em poucas linhas.

Dùvidas todos nós temos, pois a verdade absoluta (vida após a vida) só será alcançada após nossa morte.

Abraços à todos.
    Post edited by Johnny on

Cético eu sempre fui, graças a Deus. Mas não sou ateu. Johnny, talvez você não esteja ciente do meu novo nick, mas eu sou o Avatar, do antigo RV.

Avatar??? Pior que não lembro mesmo. E devo ter confundido você com outro forista...

Mas jurava que era ateu, cético ou coisa parecida.
  • Não é bem assim. Eu me considero um pseudo espírita pelo fato de que, cada vez que o ESE cai na página "O verdadeiro espírita" eu vejo que para ser um espírita razoável, eu tenho que melhorar muito. E me sinto um lixo ao reconhecer que existem pessoas sem sequer uma religião, sejam melhores do que eu no quesito humildade, benevolência, caridade e etc.
    Muita gente tem religião e nenhum pouco de humildade. Uma pessoa soberba, ao abraçar uma religião, não se transforma em alguém melhor da noite para o dia. O normal é que essa pessoa se sinta especial, detentora da verdade, “amiga” do Senhor, como eles costumam dizer, e isso potencializa o problema que ela já carregava consigo.

Eu sou ultra-mega-religioso, embora sem religião, e tenho problemas sérios com a humildade. Quanto mais eu tento ser humilde, percebo que mais arrogante eu me torno. Não é fácil.

Não existe lado negro, existe um mal comum, o que separa as pessoas e as isolam, fazendo com que sejam egocêntricas. MAs isto é um papo muito filosófico para discutir em poucas linhas.
    Lado negro foi apenas brincadeira, Johnny. E quanto ao papo filosófico demorado, bem, acho que é disso que estamos precisando. Aponte a direção que eu, desde já, aceito o “convite”.

Dùvidas todos nós temos, pois a verdade absoluta (vida após a vida) só será alcançada após nossa morte.
    Tai um bom tema para um tópico. Eu, por exemplo, discordo veementemente dos espíritas quanto à essa idéia de que, após a morte, qualquer coisa de absoluto aconteça, principalmente encontrar a Verdade. (a Apo adora esse V maiúsculo).

• Avatar??? Pior que não lembro mesmo. E devo ter confundido você com outro forista...

Mas jurava que era ateu, cético ou coisa parecida.
    Fala sério!

Muito prazer, sou o Avatar, do antigo RV, seu amigo virtual há, mais ou menos, sete anos. Salvo se você for outro Johnny.

E, cético, repito, eu sou. Não existe incompatibilidade entre “crença” em Deus e ceticismo, tanto quanto não existe ateísmo automaticamente vinculado ao ceticismo. É óbvio que existem ateus céticos, mas, nesses sete anos, tenho visto muito ateu crente, e também já aprendi que falar isso por aqui é o mesmo que xingar a mãe de um deles, mas como estamos precisando de polêmica, tai, falei.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Tai um bom tema para um tópico. Eu, por exemplo, discordo veementemente dos espíritas quanto à essa idéia de que, após a morte, qualquer coisa de absoluto aconteça, principalmente encontrar a Verdade. (a Apo adora esse V maiúsculo).
    E se houver um deus criador, mas não existir vida após a morte?
  • Já entrou, esse Criaturo?

• E se houver um deus criador, mas não existir vida após a morte?
    Como possibilidade, acho válido seu questionamento, pois entendo que não pode haver outra forma de ceticismo. Eu posso seguir duas linhas, uma lógica, que eu sempre procurei empregar em meus debates com vocês, e outra, que evito o quanto possível, que me lança na vala comum reservada aos tolos: aqueles que cultivam certezas absolutas.

Eu frustraria, talvez, suas expectativas, mas, numa postura radicalmente sincera, tenho que dizer que esse tema, para mim, não está na esfera das possibilidades e, tampouco, da crença. Eu não tenho dúvidas quanto a existência da vida após a morte do corpo físico e nem acho correto descrever dessa forma. Na ausência de uma melhor narrativa, perco-me em terminologias fracas e obsoletas.

Permita-me um momento espirituoso: em poucas décadas (que não seja antes!) nós todos iremos concordar com isso. Quem viver morrer verá.

Permita-me um momento espirituoso: em poucas décadas (que não seja antes!) nós todos iremos concordar com isso. Quem viver morrer verá.
    Se você estiver certo, vamos nos reencontrar e discutir o assunto. Se estiver errado, estaremos no mesmo lugar em que estávamos antes de nascer.
    Teremos sido uma breve centelha entre 2 eternidades de escuridão.
  • Permita-me um momento espirituoso: em poucas décadas (que não seja antes!) nós todos iremos concordar com isso. Quem viver morrer verá.

Se você estiver certo, vamos nos reencontrar e discutir o assunto. Se estiver errado, estaremos no mesmo lugar em que estávamos antes de nascer.

A morte física é certa. O que é incerto é o pós morte e quais açoes nossas em vida teriam consequencias e como.

Eu já convidei o Acauan para uma cervejinha lá no “outro lado”, seria um imenso prazer ter sua companhia, também.

Eu estava aqui pensando, ao lembrar-me dessa conversa, que muitos religiosos deverão ficar bastante contrariados quando isso acontecer. O cara passou a vida inteira orando e vigiando para, no final, acabar no mesmo lugar que um ateu. Imagina a cena.

Post edited by Ayyavazhi on

A morte física é certa. O que é incerto é o pós morte e quais açoes nossas em vida teriam consequencias e como.
    Toda e qualquer ação, até um simples pensamento, traz consequências. Isso é parte do processo de aprendizagem. Mas nenhuma ação sua, por pior que seja, irá te lançar no fogo do inferno cristão. Importante lembrar que essas consequências não são punições, embora nossa percepção e compreensão possam nos levar a essas conclusões.

Vocês questionam, muito apropriadamente, que punições eternas são desproporcionais aos erros que cometemos. Além disso, se Deus é de fato o criador, Ele tinha a opção de nos criar perfeitos. Que direito teria Ele de nos punir por nossos erros se Ele é o único responsável por tudo isso? Esse cenário todo é uma escola, como se costuma dizer, e nessa escola todos serão aprovados. Até os religiosos.

Mas eu não posso te provar isso. Não por enquanto.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Quotei errado e respondi errado. A mensagem acima deveria
    ser para o Johnny. Só agora percebi. E a resposta não ficou adequada, pois o
    Johnny não é ateu. Falha nossa.

• Pô cara, não faça mais isso, que coisa...
    rs
  • Pô cara, não faça mais isso, que coisa...
    rs
    Foi mal, Johnny. Ainda estou em fase de adaptação ao novo sistema. Mas se quiser comentar alguma coisa, mesmo com o erro de "identidade", fique à vontade. A gente continua daí.

Quotei errado e respondi errado. A mensagem acima deveria
    ser para o Johnny. Só agora percebi. E a resposta não ficou adequada, pois o
    Johnny não é ateu. Falha nossa.

Corrigi.

• Corrigi.

O problema maior é que a resposta ficou fora de contexto. E eu fiquei com preguiça de escrever tudo de novo. Em muitos aspectos, a abordagem que se utiliza para falar com um ateu é bastante distinta da que se emprega com um religioso, principalmente um espírita.

• Johnny meu querido esse negócio de "verdadeiro espírita" é bobagem, nao existe na real porque se trata de um ideal, uma meta digamos assim para um futuro prá lá de  longínquo
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Johnny meu querido esse negócio de "verdadeiro espírita" é bobagem, nao existe na real porque se trata de um ideal, uma meta digamos assim para um futuro prá lá de  longínquo
    Mas este ideal não seria o que deveríamos estar buscando? Como perseguir um ideal se não consigo sequer conter coisas simples como o egoísmo, o orgulho, a vaidade, etc? Se não consigo me esforçar para atingir sequer o mínimo, como almejar o máximo? Que moral tenho eu para consolar ou aconselhar alguém por exemplo?

Foi isso que eu quis dizer. Que todos somos imperfeitos e estamos  longe de alcançar o nível do "verdadeiro espírita", isso todos sabemos. Mas o que eu não queria é ser como outros religiosos, que sabem a biblia e as "palavras de Deus" decor e salteado mas não aplicam nada. Queria ser um analfabeto e simples favelado, mas ter um coração puro, humilde e caridoso, só isso.

Beijos
  • E desde quando podemos considerar como tarefa simples se livrar do orgulho, da vaidade e correlatos, e é por isso que muitos jovens se encantam quando encontram a doutrina e obtem um monte de respostas só que quando percebem o tamanho da pedreira que é colocar em prática pois transformar conhecimento em consciëncia leva tempo e principalmente disciplina, desistem. Mas é exatamente pelo grau de dificuldade do propósito que necessitamos de tantas encarnações e isso não nos "diminui" em nada, estamos todos no mesmo barco apesar de muitos acharem que não e olharem de cima a grande massa de ignorantes que nós somos. E sim podemos e devemos dentro dessa enorme ignoräncia procurar dar uma "mão" ao outro porque o que vale é a intenção por trás do gesto.

Desejar algo de verdade é o verdadeiro primeiro passo para se alcançar, reconhecer o que se precisa mudar o segundo e então começa a verdadeira luta de nos reconfigurarmos dentro dos padrões que se deseja alcançar onde se trava a verdadeira "batalha". E convenhamos esse processo nada tem de simples ou insignificante principalmente de se vc vë-lo como realizável em curto prazo.

E Johnny, essa permuta não funciona, seria como vc querer "comprar" ou trocar sua situação atual pelo estágio de evolução que deseja chegar, digamos um atalho que infelizmente não vai ser te dado (nem a ninguém) de bandeja, quanto mais nesses tempos onde todos estão sendo mexidos e remexidos no ämago.

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.