Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
A ideia é melhorar fotos antigas.
É...mais ou menos isso. O que acontece é que com imagens um pouco desfocadas, seria necessário um algorítmo que primeiro separasse a liminância da crominância (caso de fotos coloridas), pegasse o contorno "grosso" da imagem, fizesse a média de um traçado e redesenhasse a foto a partir de cada contorno, depois unisse a croma pelo mesmo sistema. Isso causaria distorções imprevisíveis na imagem com relação ao motivo original. É muito simples por exemplo prever o que aconteceria, fotografando fora de foco três figuras em intersecção, por exemplo um triângulo, um quadrado e um círculo, e depois reconstruir a mesma imagem sem a desfocagem.
Ja tinham feito aquela filmadora cujo infravermelho (acho) "tirava" a roupa das pessoas. Infelizmente uma bicha enrustida percebeu isso, fez escandalo e tiraram esse primor da tecnologia.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Nao e que seja taxativamente impossivel, mas me parece um problema bem complexo.
Isso porque o algoritmo precisaria entender a disposicao geografica dos elementos da fotografia, para afetar as distancias de cada ponto a objetiva e ai rodar um filtro usando essa informacao.
Como o algoritmo faria esse calculo e o problema. Ele poderia fazer de maneira aproximativa se ele souber qual foi a distancia focal utilisada na foto original e atraves da estimacao de certos tamanhos standard de objetos reconheciveis (rostos por exemplo) na foto, mas nao vejo como isso poderia ser feito facilmente.
A impossibilidade está exatamente neste ponto. Fotos são imagens planas e não possuem informação alguma de distância focal. Um exemplo,pegue uma imagem um pouco fora de foco (ou faça uma no Photoshop). Vá distanciando a imagem. Tem-se a impressão que a mesma fica mais nítida. Tente fazer o contrário ou seja, fazer um contorno da imagem e seus detalhes. Os pixels adjacentes são semelhantes e impossibilitam a tarefa, por isso é impossível. Seria o mesmo que tentar traçar uma linha média entre linhas de curvas variáveis, diferente de traçar uma linha média de duas linhas paralelas.
Tornou a foto mais nítida artificialmente, com perda de informação, ou realmente recuperou informação que não estava visível?
Os termovisores possuem funções parecidas. Creio que por seu emprego técnico restrito (e principalmente, o preço), o termovisor não se apresenta como um produto próprio para uso do povão, daí que nenhuma “bicha enrustida” se preocupou com ele. Quem estiver disposto a desembolsar mais de vinte mil reais, poderá comprar algum modelo top de linha, com câmera digital térmica, à prova d’água, com infravermelho, superplus-tabajara. É um brinquedo caro, e a turma que faz vistoria em linhas de alta tensão, vez ou outra muda a direção do visor, quando passa alguma gostosa por eles.