Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Novo recurso do Photoshop promete (e faz) recuperar fotos tremidas

JohnnyJohnny Membro
Before and After Comparisons of Adobe’s Amazing Image Deblurring Feature

deblur1_mini.jpg
Last week we shared a sneak peek at some jaw-dropping image deblurring technology currently in development at Adobe. The video wasn’t the best quality and was captured from the audience, so we didn’t get to see the example images very clearly. Adobe has now released an official video of the demo, giving us a better glimpse at what the feature can do.

fotos_antes_depois_image_deblurring_photoshop.jpg

http://www.petapixel.com/2011/10/17/before-and-after-comparisons-of-adobes-amazing-image-deblurring-feature/
Post edited by Johnny on

Comentários

• 15 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Se funcionar, tenho muito material para testar.
  • Fernando_Silva disse: Se funcionar, tenho muito material para testar.
    No caso de blur ou tremulação, até acho que seja possível, pois a Sony usava um algoritmo muito complexo de eliminação de glitches e ruiídos em videos de fita. Mas isto não corrigirá problemas de foco. Eliminar áreas duplicadas (tremidas portanto) é uma coisa, foco é outra. Já me perguntaram isso e eu afirmei categoricamente, NÃO É POSSÍVEL"
    Johnny disse: Já me perguntaram isso e eu afirmei categoricamente, NÃO É POSSÍVEL"
    Ou seja, não é possível recuperar uma informação que não está lá.
  • A maioria das câmeras modernas já possuem algum sistema anti-shake, o que é diferente de desfocagem.
    Raphael disse: A maioria das câmeras modernas já possuem algum sistema anti-shake, o que é diferente de desfocagem.

A ideia é melhorar fotos antigas.
  • Fernando_Silva disse: Ou seja, não é possível recuperar uma informação que não está lá.

É...mais ou menos isso. O que acontece é que com imagens um pouco desfocadas, seria necessário um algorítmo que primeiro separasse a liminância da crominância (caso de fotos coloridas), pegasse o contorno "grosso" da imagem, fizesse a média de um traçado e redesenhasse a foto a partir de cada contorno, depois unisse a croma pelo mesmo sistema. Isso causaria distorções imprevisíveis na imagem com relação ao motivo original. É muito simples por exemplo prever o que aconteceria, fotografando fora de foco três figuras em intersecção, por exemplo um triângulo, um quadrado e um círculo, e depois reconstruir a mesma imagem sem a desfocagem.
  • Judas disse: Quando vão inventar um efeito que tira a roupa das mulheres, de preferência em versão pra Ipod?

Ja tinham feito aquela filmadora cujo infravermelho (acho) "tirava" a roupa das pessoas. Infelizmente uma bicha enrustida percebeu isso, fez escandalo e tiraram esse primor da tecnologia.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Johnny disse: Já me perguntaram isso e eu afirmei categoricamente, NÃO É POSSÍVEL"

Nao e que seja taxativamente impossivel, mas me parece um problema bem complexo.

Isso porque o algoritmo precisaria entender a disposicao geografica dos elementos da fotografia, para afetar as distancias de cada ponto a objetiva e ai rodar um filtro usando essa informacao.

Como o algoritmo faria esse calculo e o problema. Ele poderia fazer de maneira aproximativa se ele souber qual foi a distancia focal utilisada na foto original e atraves da estimacao de certos tamanhos standard de objetos reconheciveis (rostos por exemplo) na foto, mas nao vejo como isso poderia ser feito facilmente.

• ufka_Cabecao disse: Nao e que seja taxativamente impossivel, mas me parece um problema bem complexo.

Isso porque o algoritmo precisaria entender a disposicao geografica dos elementos da fotografia, para afetar as distancias de cada ponto a objetiva e ai rodar um filtro usando essa informacao.

Como o algoritmo faria esse calculo e o problema. Ele poderia fazer de maneira aproximativa se ele souber qual foi a distancia focal utilisada na foto original e atraves da estimacao de certos tamanhos standard de objetos reconheciveis (rostos por exemplo) na foto, mas nao vejo como isso poderia ser feito facilmente.

A impossibilidade está exatamente neste ponto. Fotos são imagens planas e não possuem informação alguma de distância focal. Um exemplo,pegue uma imagem um pouco fora de foco (ou faça uma no Photoshop). Vá distanciando a imagem. Tem-se a impressão que a mesma fica mais nítida. Tente fazer o contrário ou seja, fazer um contorno da imagem e seus detalhes. Os pixels adjacentes são semelhantes e impossibilitam a tarefa, por isso é impossível. Seria o mesmo que tentar traçar uma linha média entre linhas de curvas variáveis, diferente de traçar uma linha média de duas linhas paralelas.
    Judas disse: Não sei se é isso que vc está descrevendo aqui, mas tenho um plug-in que aumenta a resolução das fotos, usei e funcionou.

Tornou a foto mais nítida artificialmente, com perda de informação, ou realmente recuperou informação que não estava visível?
  • Estou baixando e farei uns testes.
  • Não consegui ativar...alguma dica?
  • NEm procurei mais, Judas...
  • Judas disse: Lucifer disse: Ja tinham feito aquela filmadora cujo infravermelho (acho) "tirava" a roupa das pessoas. Infelizmente uma bicha enrustida percebeu isso, fez escandalo e tiraram esse primor da tecnologia.

OMG!! Que FDP!

Os termovisores possuem funções parecidas. Creio que por seu emprego técnico restrito (e principalmente, o preço), o termovisor não se apresenta como um produto próprio para uso do povão, daí que nenhuma “bicha enrustida” se preocupou com ele. Quem estiver disposto a desembolsar mais de vinte mil reais, poderá comprar algum modelo top de linha, com câmera digital térmica, à prova d’água, com infravermelho, superplus-tabajara. É um brinquedo caro, e a turma que faz vistoria em linhas de alta tensão, vez ou outra muda a direção do visor, quando passa alguma gostosa por eles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.