Alguns sempre acreditaram no mitológico Che Guevara. Isso porque não havia o
deus google para pesquisar sobre esse Comandante do Fidel, sanguinário e psicopata.
Execuções e campo de trabalhos forçados
Segundo o escritor Paul Berman, Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzilamento daRevolução Cubana, e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de Cuba, sistema que depois seria usado para encarcerar homossexuais, dissidentes e, mais tarde, vítimas de AIDS.
O site do projeto Cuba Archive, uma associação mantida por cubano-americanos sediada em Nova Jersey (EUA), cujo objetivo é contabilizar violações de direitos humanos em Cuba, oferece um levantamento da cifra de fuzilamentos comandados por Ernesto "Che" Guevara. O grupo existe desde 1996, compilando informações com base em documentos oficiais.
Em 17 de fevereiro de 1957, Che executou de maneira sumária o camponês Eutimio Guerra, considerado o primeiro traidor do grupo guerrilheiro em Sierra Maestra:
“Era uma situação incômoda para as pessoas e para [Eutimio], de modo que acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no [lobo] temporal direito. Ele arquejou um pouco e estava morto. Ao tratar de retirar seus pertences, não consegui soltar o relógio, que estava preso ao cinto por uma corrente e então ele me disse, numa voz firme, destituída de medo: ‘Arranque-a fora, garoto, que diferença faz...’. Assim fiz e seus bens agora me pertenciam.
E isso:
De acordo com Jon Lee Anderson, Guanahacabibes "era um campo de reabilitação na extremidade ocidental de Cuba, uma zona isolada, pedregosa e infernalmente quente (...) Ali tinham que se submeter a períodos de trabalho físico impessoal, a fim de se redimirem antes de retornarem ao trabalho. As sanções deviam ser aceitas "voluntariamente" e podiam durar de um mês a um ano, dependendo da falta, geralmente de tipo ético.”
Segundo Tirso Saenz, o local se chamava de fato Uvero Quemado e ficava na península de Guanahacabibes. Era um acampamento, dentro de uma plantação de eucaliptos. De acordo com o autor, se uma pessoa se recusasse a aceitar a sanção, podia não ir para lá, mas também não poderia mais trabalhar no ministério.
Segundo Jorge G. Castañeda, foi o Che quem criou esse que foi o primeiro campo de trabalho em Cuba. "Embora ele próprio tenha passado alguns dias ali, voluntariamente, estava estabelecendo um dos mais odiosos precedentes da Revolução Cubana: o confinamento de dissidentes, homossexuais e, mais tarde, de pacientes de AIDS/SIDA.
gentilPastor disse: Alguns sempre acreditaram no mitológico Che Guevara. Isso porque não havia o
deus google para pesquisar sobre esse Comandante do Fidel, sanguinário e psicopata.
Hoje existe o Google, mas eles preferem o mito à verdade.
Fernando_Silva disse: Alguns sempre acreditaram no mitológico Che Guevara. Isso porque não havia o
deus google para pesquisar sobre esse Comandante do Fidel, sanguinário e psicopata.
Hoje existe o Google, mas eles preferem o mito à verdade.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
inclusive o Lord Acnes, que pena...