Por Michael Holden
LONDRES, 14 Dez (Reuters) - Estudantes britânicos desesperados, com crescentes problemas de custos por conta das medidas de austeridade do governo, estão se voltando para a prostituição, os jogos de azar e outras atividades perigosas para financiar seus estudos, disseram líderes estudantis e de cooperativas de trabalhadores na quarta-feira.
A Cooperativa Inglesa de Prostitutas (ECP, na sigla em inglês), uma entidade que cuida das trabalhadoras do sexo, disse que o número de pessoas que procurou a organização em busca de ajuda dobrou no último ano, com estudantes se esforçando para cobrir as despesas.
"(O governo) conhece os cortes e os programas de austeridade e a remoção dos empréstimos, ele sabe que quando remove esses recursos empurra as mulheres para a pobreza", disse Sarah Walker da ECP à Reuters.
"O modo como as mulheres sobrevivem à pobreza geralmente é pela prostituição. O governo sabe disso e, francamente, não parece se importar."
Jovens foram os mais atingidos pela recessão econômica, com o desemprego juvenil agora totalizando 1,03 milhão dos 2,64 milhões de desempregados, o maior índice desde 1992.
No ano passado, o governo disse que iria se desfazer da Pensão para a Educação, um subsídio para estudantes adolescentes para ajudá-los a permanecerem na escola, e permitiu que as taxas de mensalidade subissem para 9.000 libras (14.000 dólares) por ano a partir de 2012.
Com empregos de meio período escassos e o custo de vida apertado pela inflação, a União Nacional dos Estudantes (NUS) disse que os jovens estavam adotando medidas desesperadas e perigosas para pagar por sua educação.
TRABALHO PERIGOSO
"Em alguns casos é a prostituição, mas também escutamos histórias de testes como cobaia em clínicas, jogos de azar... atividades perigosas, em que praticamente não há nenhum tipo de direito trabalhista", disse Estelle Hart, da NUS.
"Você sempre escuta que é muito fácil conseguir um trabalho em um bar. Bem, não é fácil conseguir trabalho em bar nesse clima econômico, não é fácil conseguir trabalho nenhum."
Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade londrina, publicado no ano passado, mostrou que 16 por cento dos alunos estavam dispostos a se prostituir para pagar sua educação e 11 por cento iria trabalharia para agências de acompanhamento.
Hart disse que um estudo recente da Universidade de Leeds, no norte da Inglaterra, revelou que 25 por cento das strippers eram estudantes Ela disse que o governo tinha o dever de investigar quais eram os efeitos de suas mudanças e cortes nos orçamentos da educação.
A cooperativa das prostitutas disse que mulheres de todas as idades estavam sendo afetadas.
"Com a prostituição você pode trabalhar por talvez uma noite por semana e conseguir dinheiro para cobrir suas despesas", disse Walker.
O governo disse que estava providenciando 180 milhões de libras por ano para ajudar as adolescentes mais vulneráveis, e que nenhum estudante teria que pagar adiantado por seus estudos.
"Nossas reformas tornarão o sistema ainda mais justo, com mais apoio financeiro e menos mensalidades para pagar o empréstimo quando se conseguir um emprego bem remunerado", disse um porta-voz do Departamento para Negócios, Inovação e Habilidades do governo.
Comentários
Prostituicao nao e ilegal no Reino Unido.
Se algumas prostitutas estao usando seu dinheiro para adquirir formacao academica e nao para comprar drogas, qual e o problema?
Nenhuma adolescente e "vulneravel" a prostituicao, exceto se houver algum tipo de trabalho forcado envolvido, o que nao parece ser o caso.
O Estado nao deve subsidiar todas as garotas saudaveis e atraentes entre 18 e 27 para que elas nao se tornem putas. Isso e uma ideia completamente inconsequente. E preciso ser um esquerdista muito burro para admitir uma coisa dessas.
E claro que no fundo eu duvido que esses casos de prostituicao sejam de fato para pagar por estudos. Embora eu nao seja um profundo conhecedor do mundo das prostitutas, elas em geral nao tem qualquer perfil academico ou disciplina para levar a serio um curso numa universidade legitima. Talvez nas uniesquinas do Brasil putas pagas consigam diplomas em comunicacao, mas nao no Imperial College.
Bem, tá certo que prostituição não é coisa fácil, pois há os problemas de doenças venéreas, agressões, etc e tal, mas fica para mim sempre a dúvida: são as "vulneráveis" prostitutas a quem eles estão tentando proteger ou salvar a imagem da "boa moral e dos bons costumes"?
A maioria das pessoas inteligentes subestima a capacidade das outras pessoas de decidirem o que e melhor para si.
Essas pessoas inteligentes acham que se tivessem o poder para tomar mais decisoes pelos outros as demais pessoas sairiam ganhando.
Em virtude disso, muita gente inteligente acaba virando esquerdista.
Uma regra para a qual não conheci exceção:
Esquerdistas bem intencionados são burros.
Esquerdistas inteligentes são mal intencionados.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nao acho que seja burrice a caracteristica do esquerdista bem intencionado.
Excetuando economistas e seus interesses privados/corporativos em defender suas escolas e metodologias, o carater que realmente agrega quase todos os esquerdistas que eu conheci e um entendimento rudimentar dos processos economicos aos quais eles se referem.
A maioria dos esquerdistas que eu conheci esta completamente despreparado para explicar como funciona o sistema de precos ou para conduzir um raciocinio dedutivo sobre as implicacoes indiretas de uma medida regulatoria qualquer, digamos, controle de precos, corte de juros, moratoria e etc; sobre a qual eles no entanto apresentam alguma opiniao taxativa.
Nao por burrice, pois qualquer um pode entender essas coisas. Eles nao conseguem por ignorancia e/ou por desinformacao. Em geral, quando eu tenho tempo e paciencia para explicar algum desses mecanismos em maior detalhe, eles parecem compreender, mesmo se resistem um tanto em acreditar.
Eu tenho uma hipotese. Pessoas que se veem como inteligentes tem, quase que por consequencia, uma tendencia a subestimar a racionalidade das outras pessoas.
Isso nao e dificil de se convencer. Quando voce se acostuma a ver outras criancas a esquentar a cabeca para resolver problemas logicos que para voce sao meio obvios, quando voce se expressa de maneira mais articulada e fluente que as pessoas que voce conhece, ou quando voce nao comete erros estupidos como dirigir alcoolizado ou engravidar sua namorada aos 19 anos, nao e tao complicado assim se achar um pouco mais esperto.
Eu nao sei porque algumas pessoas parecem mais racionais do que outras.
Mas esse fato parece bem nitido.
Dai, quando voce e mais racional, voce conclui que na situacao daquelas pessoas, voce tomaria decisoes diferentes e mais acertadas.
O que leva muitas pessoas inteligentes a conclusao, errada, de que decisoes devem ser retiradas de pessoas menos aptas a assumirem a responsabilidade, e transferidas para pessoas mais qualificadas (pessoas como o proprio esquerdista em questao).
Essa e a nocao por tras de todo e qualquer esquerdismo. O de que certas pessoas nao sao capazes de arcar com as responsabilidades de suas proprias decisoes e por isso devem ser privadas do direito de toma-las.
Poucos esquerdistam articulariam seu esquerdismo com essas palavras, mas esse e o principio nao enunciado de tudo aquilo que eles acreditam.
Os outros militantes com os quais discuti se resumem a atacar o capitalismo como o responsável por todas as mazelas humanas, dizer que o comunismo seria a panacéia da sociedade, no entanto, a profundidade do discurso se mostra a de um pires ao primeiro sinal de contestação mais elaborada.
Cabeça,
Acho que concordou comigo em sua discordância quanto a esquerdistas inteligentes serem mal intencionados e esquerdistas bem intencionados serem burros.
Como você mesmo explicitou, intelectuais esquerdistas querem o poder para si, à custa da liberdade dos demais.
Pior intenção, impossível.
Como você disse, eles podem até racionalizar esta ambição por poder justificando ser para ajudar os outros, não para oprimi-los, mas todo futuro opressor começa falando assim.
E há os esquerdistas que realmente acreditam do fundo do coração que sua militância visa defender os pobres da opressão dos ricos e promover a construção de uma sociedade mais justa.
Estes não conseguem entender a diferença óbvia entre discurso de propaganda de uma facção política e realidade.
Ou seja, pertencem à categoria do se cair de quatro não levantam.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
1 - Moral. Cada cidadão decide por si.
2 - Imoral. Punição de todos os envolvidos.
Minha sensibilidade tende a incidir no ponto 2
O maior problema que encontro é saber; como controlar os excessos sem interferir? Na falta de resposta satisfatória, apoio-me no meu julgamento para sancionar o mau comportamento de terceiros. Esperando que o meu exemplo influencie os restantes.
Não é fácil aceitar estarmos tão isolados, mas, no meu entender, a felicidade passa por saber estar só.
O que é um 'comportamento desviante'? Se nunca nos desviássemos, a escravidão ainda seria legítima, por exemplo, e as mulheres ainda viveriam trancadas em casa parindo um filho atrás do outro.
Há várias maneiras de se vender o corpo. Por que apenas quando os genitais estão envolvidos é que se torna inaceitável?
Depois, fica fácil determinar o que é comportamento desviante.
Pior que tenho uma tara por inglesas, em especial aquelas grumpies que andavam com os stones e beatles na decada de 60.
Se sobrar uma grana, vou fazer um turismo sexual por Londres.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Se estiver ao meu alcance, puno-os severamente, pois, também tenho direitos :)
Entenda-se punição conforme à legalidade.
Eu tenho certeza que concordo com a ideia, embora a forma de articular seja imprecisa.
Porque eu sei que voce nao esta dizendo que esquerdistas bem intencionados sejam "burros" no sentido de suas inteligencias serem inferiores de maneira geral aos nao esquerdistas.
Apenas que eles nao entendem bem as implicacoes socio-economicas das suas ideias politicas. Ou seja, eles sao ignorantes e mal informados em principios economicos basicos.
Isso e diferente de ser burro, no sentido de nao conseguir conduzir as implicacoes de absolutamente nenhum tipo de raciocinio direito.
Isso porque eu conheco professores emeritos de Logica Matematica esquerdistas. Eles podem nao entender lhufas de economia, mas jamais os chamaria de burros.
Funciona como a fé religiosa. São 'verdades' aceitas sem análise crítica, ainda que a pessoa examine qualquer outra coisa antes de aceitar.
São burros essencialmente no que tange ao modo como conciliam suas boas intenções e a opção pelo esquerdismo.
Via de regra esta opção dos bem intencionados se fundamenta na associação sincera que fazem entre esquerdismo e justiça social, o que denota incapacidade de enxergar o óbvio - que tal associação é construída pelo discurso de propaganda esquerdista e não pela realidade dos fatos.
À incapacidade de enxergar o óbvio chamamos burrice.
Mesmo o mais tacanho dos matutos mantém uma saudável desconfiança natural contra políticos. Sempre encarará suas promessas com um pé atrás e instintivamente identificará mentiras, tão mais facilmente quanto mais mirabolantes tais mentiras se apresentem.
Oras, políticos esquerdistas prometem o paraíso na Terra com base em um conjunto de teorias que sempre que levadas à prática conduzem ao desastre. Crer nisto é dar o máximo de credibilidade às promessas mais mirabolantes feitas pelo grupo que em tudo e por tudo é o que menos merece crédito - como classificar uma inteligência que atua assim?
O problema não está, necessariamente, na incompreensão dos mecanismos técnicos que impedem as doutrinas de esquerda, particularmente o marxismo clássico, de funcionar na prática.
Eles não entendem a lógica básica – ou falta dela - de seus posicionamentos.
O objetivo tanto da Direita quanto da Esquerda é conquistar, manter e ampliar seu poder político sobre uma sociedade visando garantir que este poder seja exercido conforme sua própria visão.
Acreditar que a Esquerda quer a igualdade e justiça social e a Direita quer a liberdade e garantias individuais tropeça de cara no fato de que ambas as facções comandaram ditaduras sem o menor compromisso com estes valores.
Esquerda e Direita se igualam na ambição do poder e se distinguem nas estruturas montadas para exercê-lo, preferindo a Direita exercer o poder através de instituições pré-existentes e consolidadas na sociedade, enquanto a Esquerda tende a criar novas instituições segundo algum projeto de engenharia social.
Acreditar que políticos buscam o poder para serem bonzinhos e ajudar ao próximo, seja garantindo-lhes a liberdade através da economia de mercado, seja promovendo a justiça pelo efeito equalizador do estado é tão idiota quanto acreditar em Papai Noel.
Uma vez no poder, a única coisa que impede que estes políticos utilizem o controle das instituições exclusivamente em proveito próprio é a manutenção de uma quantidade suficiente de poder fora do alcance destes políticos e só.
Esquerdistas bem intencionados são particularmente burros por não enxergar o óbvio de que dar mais poder aos políticos – ou dar todo o poder a um partido político – só pode resultar em que estes políticos se comportarão despoticamente e não altruisticamente como sua burrice sugere.
No mais, tanto a Direita quanto a Esquerda mantém, basicamente, três níveis de discurso político:
- Estratégico, mantido entre as lideranças, que é pragmático e define os planos de como conquistar, manter e ampliar o poder;
- Motivacional, destinado à militância que é ideológico e visa o controle das ações táticas;
- De Massas, que é demagógico e visa manipular a opinião pública.
Uma das evidências da burrice dos esquerdistas bem intencionados é sua incapacidade de distinguir estes três discursos.
O que não falta no mundo é gente extremamente capaz para resolver problemas abstratos complexos e incapaz de enxergar um palmo adiante do nariz em assuntos concretos.
Uma evidência disto é o relativismo, tipicamente esquerdista, cujo modo de lidar com a realidade concreta é negar a sua existência.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!